Hidrogénio verde: Zero chumba três dos projetos portugueses
O hidrogénio verde surge como uma das soluções mais eficientes para enfrentar os desafios relacionados com a descarbonização de setores onde a transição poderá ser mais complexa. No entanto, a Zero chumbou recentemente três dos projetos portugueses.
Hidrogénio verde: hidrogénio produzido num local e depois transportado para longas distâncias?
A Zero referiu recentemente que o hidrogénio verde não deve ser transportado para longe dos locais de produção. Para a associação Zero, “existe um enorme equívoco em quase todos os projetos apresentados”. Segundo a associação, não faz sentido o hidrogénio ser produzido num local e depois transportado para longas distâncias até aos centros de consumo, como sucede com os combustíveis fósseis.
Os quatro projetos apresentados por Portugal referem-se à rede de distribuição de hidrogénio, ao gasoduto entre Celorico da Beira e Zamora, ao terminal de liquefação e exportação de hidrogénio em Sines e ao eletrolisador de 400 MW em Sines. Dos quatro projetos, a Zero "chumbou" três.
O projeto, batizado H2MED, para transporte de hidrogénio verde, prevê uma ligação terrestre entre Celorico da Beira (Portugal) e Zamora, em Espanha (CelZa, com 248 quilómetros) e outra submarina entre Barcelona e Marselha (BarMar, de 455 quilómetros).
Deste projeto fazem atualmente parte Portugal, Espanha e França. No total, o H2MED vai custar quase 3.000 milhões de euros: 350 milhões na ligação entre Portugal e Espanha e mais 2.500 milhões na ligação entre Espanha e França... falta agora saber para a Alemanha. O financiamento europeu pode chegar aos 50%.
Este artigo tem mais de um ano
Zero = ideologias por incompetentes
O projecto em si é uma maravilha: as despesas vão ser cobertas pelos contribuintes, as receitas vão ser empochadas pelos capitalistas.
Esperavas que o Socialismo não fosse para quem tem mais contactos com o Poder ? 😉
O mundo está perdido com estas ideias…
Não faz sentido nenhum transportar o hidrogeneo por longas distancias é um gas não é um liquido a infraestrutura tem de ter muitos investimentos para isso acontecer, mais vale apostar no desenvolvimento de pequenos modulos que as bombas podem comprar para colocar um pequeno centro de produção em cada bomba é claro que vai ser mais caro o produto final porque estamos a produzir em menos quantidade
O hidrogénio pode estar em gás, em líquido e segundo um estudo recente, até em estado sólido . Segundo sei, este último estudo é até a forma mais barata de manter o hidrogénio pois a manutenção em gás necessita de uma elevada pressão e em estado líquido uma temperatura muito baixa … É normal que se não houver investimento nunca será um combustível acessível pois é fundamental baixar custos tanto de produção como de armazenamento (e entenda-se com baixar custos de produção apenas para hidrogénio verde !!)
Para o hidrogênio estar em estado liquido tem de estar a uma temperatura de -252º para estar em estado solido é -259º portanto qualquer um dos dois é inviável porque fica caro estar a arrefecer o hidrogênio a esta temperatura.
Não é fácil baixar os custos precisas de grandes quantidades de energia para produzir o hidrogênio pessoalmente não acredito muito no hidrogênio por este motivos todos e eu sei que vamos andar com isto tudo e no final do dia quando chegas a bomba o hidrogênio vai ser tão ou mais caro que a gasolina
Mas alguém tem dúvidas disso?