PplWare Mobile

Guerra comercial: Trump impõe novas taxas aduaneiras ao México, Canadá e China

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Rodrigo says:

    Raro ver um político fazer tudo o que prometeu logo nas primeiras semanas, a esquerda ate se espuma…

    • MV says:

      Não fez tudo, o preço das mercearias continua a aumentar.

    • Max says:

      Houve quem pensasse que eram só ameaças negociais. Por exemplo, quanto à taxa aduaneira de 25% sobre as importações do México e do Canadá, disfarçada de combate à imigração ilegal e à entrada de fentanil. Não é, tal como anunciou, as suas muito amadas taxas aduaneiras são para tornar os EUA muito rico, permitindo baixar os impostos sobre os americanos, espera ele. Aguarda-se quais as que vai anunciar sobre as importações da UE.

  2. PTO says:

    O Canadá já respondeu a este alucinado e já impôs 25% de taxas nos produtos dos US.
    Ele que continue assim a impor taxas aos países do resto do mundo que daqui a uns tempos vai ver os preços a disparar na terrinha dele.
    Nenhum país é auto-suficiente na economia global atual.

  3. Mapril says:

    Se o mundo se unir para enfrentar o bully ele cai de joelhos. Os EUA são um império em decadência que não é competitivo no mundo moderno. A economia deles é deficitária perante todo o mundo, a dívida externa é astronómica e só se safam porque o comércio mundial continua a ser transacionado em dólares, e a procura de dólares permite-lhes imprimir dinheiro sem que a inflação dispare. É por isso os BRICS querem uma alternativa ao dólar e é por isso que Donald, o dejecto humano, já ameaçou os BRICS com tarifas se tentarem abandonar o dólar. E o Brasil já mostrou que vai enfrentar o bully. Força Brasil! Força Canadá! Força México! Força China! O meu medo é que os dirigentes europeus se acobardem. Seria o pior que nos podia acontecer, e para já as expectativas não são famosas.

  4. Mapril says:

    Para quem tem curiosidade em saber porque os EUA aplicam uma tarifa reduzida ao petróleo canadiano, perguntem ao ChatGPT:
    “Porque é que os EUA apesar de serem o maior produtor e grande exportador de petróleo, importam tanto petróleo?”

    O bully não passa de um fanfarrão e não vai conseguir vencer todo o mundo. Espero que os líderes europeus não fiquem aca gaçados e o enfrentem. Mas não estou muito optimista.

  5. Max says:

    “Today, I have implemented a 25% Tariff on Imports from Mexico and Canada (10% on Canadian Energy), and a 10% additional Tariff on China.”
    Custa assim tanto a perceber que relativamente à China não é uma taxa aduaneira de 10%, mas sim uma taxa adicional de 10%, ou seja, que, por exemplo, se a taxa aduaneira sobre a importação dos veículos elétricos, que era de 100%, passa a 110%?
    Quanto ao México e ao Canadá, no primeiro mandato de Trump tinha sido criada uma zona de comércio livre, sem taxas alfandegárias para a maior parte dos bens e serviços, embora sujeita a condições – por exemplo, a importação de automóveis entre eles não pagava taxas aduaneiras desde que 75% das componentes tivessem sido fabricadas nesses países.
    Trump, agora, rasgou esse acordo e impôs uma taxa de aduaneira de 25%, exceto para o petróleo importado dos EUA que é de 10%. O Canadá já anunciou taxas retaliatórias igualmente de 25%, até atingir o valor equivalente em impostos aduaneiros cobrados e restrições à exportação de produtos necessários aos EUA. Como os EUA já tinham feito saber que, em caso de retaliação, a taxa de 25%, fica-se à espera que isso aconteça. Quanto ao México, aguarda-se o anúncio das suas contra-medidas.
    Está, assim, instalada a guerra na América do Norte. Tudo indica que só haverá vencidos. Já houve disto no primeiro mandato de Trump, entre os EUA e o canadá, com a guerra das tarifas a acabar ao fim de um ano. Agora, como Trump não pode ser reeleito, pode fazer com que a sua teimosia, que a todos prejudica, dure mais tempo.

  6. Max says:

    Correção acima:
    – exceto para o petróleo importado – do Canadá (não dos EUA) – que é de 10%.
    – os EUA já tinham feito saber que, em caso de retaliação, a taxa de 25% – subia

  7. PorcoDoPunjab says:

    Acho que só vai dar numa coisa, os outros países vão retaliar com taxas iguais ou superiores.
    Os EUA, por muito que queiram, não conseguem produzir tudo e o mercado deles, apesar de enorme, não é suficiente para absorver toda a produção.
    O resultado está fácil de prever, os preços vão aumentar.
    Quem se lixa? O Zé Pagante.

    Bom, no meio disto tudo a única coisa de útil a tirar é que realmente ele prometeu fazer isto e está a fazê-lo.
    Claro que já ninguém está habituado a ver um político fazer o que promete, daí o choque.
    Compreendo.

    Ele não está a fazer estas coisas sózinho, tem uma equipa a preparar as coisas.
    Se a economia dos EUA melhorar, eu ganho tb porque invisto no sp500.
    Se piorar, logo se vê.

  8. nameblomcc says:

    Se a RTX 5090 já está a 3.000€…

  9. Rui says:

    Está em marcha a oligarquia das Big techs. Elon Musk, Mark Zuckerberg, Larry Ellison, Tim Cook, Sundar Pichai, Sam Altman, Satya Nadella, Bill Gates e Jeff Bezos, todos apoiam Trump e o seu faxismo americano. Os dados são o novo petróleo. Valha-nos o São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.