Great Canon: China tem nova arma para controlar a Internet
É de conhecimento geral que a China tem ferramentas para controlar e filtrar os conteúdos a que os utilizadores do país podem aceder. A Great Firewall é o mecanismos mais usado para esse fim.
Mas de acordo com um novo relatório uma nova ferramenta pode ter emergido e ter até sido já usada. Conhecida como Great Cannon, dedica-se a deixar fora do ar sites que partilham conteúdos que não querem ver disponibilizados.
A descoberta e identificação do Great Cannon surgiu agora pelas mãos do site Citizen Lab, que refere de forma detalhada toda a informação que recolheu nos últimos tempos sobre esta ferramenta.
A ideia por detrás do Great Cannon é simples e pretendem redireccionar todo o tráfego de um vasto conjunto de utilizadores para um site especifico que se pretendem deixar fora do ar.
O Great Cannon terá sido já usado algumas vezes, com o ataque direccionado ao GitHub a ser a mais recente utilização que teve. Durante 5 dias um ataque DDOS deixou inacessível o site responsável por alojar código aberto na Internet, apenas porque este estaria a alojar dois sites dedicados a dar acesso a informação a utilizadores na China.
De acordo com a informação agora disponibilizada, o Great Cannon utiliza uma forma de ataque simples de realizar, graças ao acesso a código que o motor de pesquisa Baidu utiliza para criar estatísticas de utilização.
Graças a alterações que fizeram a esse código, as autoridades Chinesas conseguem capturar esse tráfego e enviá-lo para os sites onde querem causar problemas.
Ao enviarem esse tráfego anormalmente grande, o Great Cannon consegue causar problemas de forma continuada e sem que os administradores consigam identificar um ponto de ataque específico e assim proteger-se de forma definitiva.
O ataque ao GitHub provou a capacidade do Great Cannon e a maneiro como consegue, de forma sustenta, manter sites sob problemas e com dificuldades em ser acedido.
Já durante a altura deste ataque se falou deste ter origem no território Chinês e de que teria partido das autoridades oficiais, mas nada foi possível provar.
Com a criação desta nova ferramenta, a China pode passar a tomar um papel muito mais activo no bloqueio de informação. Deixa de filtrar a entrada de conteúdos no seu território, com a Great Firewall, e passa a activamente atacar os sites que considera não poderem estar online, dirigindo-lhes o tráfego dos utilizadores que tem disponível.
Tal como a Great Firewall, será virtualmente impossível provar a existência do Great Cannon, mas a verdade é que todas as provas apontam para a sua existência e para o controlo governamental que tem.
É sabida da existência deste tipo de ferramentas noutros países, mas a China é a primeira a fazer uma utilização de forma tão pública de tal arma, sem que tenha com isso qualquer problema ou sanção.
Este artigo tem mais de um ano
HOIC/LOIC chinês
pensei o mesmo 😀
Estou a ver a china a ir ao ar, com o bloqueio de ips a esses senhores…
Poucas pessoas compreendem a línguagem deles, no entanto eles compreendem bem o inglês… portanto creio que se o acesso lhes for bloqueado eles ficam a perder mais que nós, portanto…. é só cortarem os 2 ou 3 cabos que ligam esses gajos de olhos em bico ao resto do mundo.
Isso nunca aconteceria, pois a maior parte do que tens à tua volta vem da China, é como agora a China cresce e os EUA armados em espertos “Que fornecem a Internet” andam a gastar 50% dos impostos ganhos pelo estado para criar guerras estúpidas, e porque será, o petróleo, por isso quem ganha são eles (China) porque ninguém os cortaria nada ou então esquece, telemóveis, roupa, sapatos, cabos, modems, computadores… A China é que ficará sempre a ganhar e isso nota-se já em Portugal, com a EDP e o gás com a Rússia, por isso que ganha sempre serão os países orientais e do leste.
PS: A Grécia já tem acordo com a Rússia para pagar a maior parte da dívida enquanto que nós Tugas vamos ficar na mesma, no ranking, “LIXO”.
Pois até parece que eles alguma vez, deram algo ao Mundo e são eles os inventores de todas essas coisas e não os americanos que estão pode detrás de praticamente todas elas! Como até parece que esse crescimento, não foi, é, feito à custa de trabalho escravo e com a deslocação de tecnologia do Ocidente, inclusive norte-americana! Quanto a politica internacional, aconselhava-o a estudar um pouquinho, e já agora de finanças públicas para ver que se está a rir, os gregos caloteiros e sempre de mão estendida e que não resolvem um só problema da sua sociedade ou os portugueses que se financiam agora a custo quase zero! Aposto que lá fora os seu lixo, tem o nome de Grécia no saco. Há olhos que vêem em cabeças que não pensam!
Viver na china pode ser bom, em termos de internet e acesso a ele é horrivel.
Eles ainda vão ser barrados pelo resto do mundo.
E era o que mereciam. Tem de aparecer alguém com a coragem de o fazer, nem que seja só por um dia ou dois.
Por acaso o GitHub só esteve momentaneamente fora do ar durante esses 5 dias.
https://status.github.com/messages/2015-03-30
Eu diria que o Great Cannon foi um fiasco.
Porquê é que a china e a rússia é sempre representada como os maus no pplware? não existe aqui um conflito de ideias politicas
Se pertentes aos media tens que alinhar neste tipo de ideias. Caso contrário fecham-te a casa.
Acho que a China tem de perceber aquela premissa que a tua liberdade acaba onde a dos outros começa.
Segurança informática é mito. Mas com cenas destas, arriscam-se a serem bloqueados do resto do mundo, ou a sofrerem um ataque colectivo de toda a gente que está do lado de fora da muralha.
“Acho que a China tem de perceber aquela premissa que a tua liberdade acaba onde a dos outros começa.”
Eu acho que antes da China perceber isso…ainda tinha-mos que ensinar isso aos EUA…pois são eles os que mais espiam as pessoas…