Governo está a trabalhar numa “tarifa social” para serviços de internet
Portugal é um dos países da União Europeia que oferece das melhores infraestruturas para acesso à Internet. No entanto, segundo alguns organismos, os preços são elevados. Tal como já acontece no segmento da energia, onde existe uma tarifa social, também no segmento das comunicações poderá existir uma tarifa com preços mais baixos para quem necessitar.
Esta tarifa social" para serviços de internet irá beneficiar quem já usufrui da tarifa social na energia.
A Tarifa Social é um desconto adicional nos serviços de Internet que se destina aos consumidores economicamente vulneráveis. Este tipo de tarifa já existe no mercado da energia e em breve poderá chegar ao mercado das comunicações.
Tarifa social de Internet beneficiará quem já usufruiu da tarifa social de eletricidade
Segundo a agência Lusa, o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações Alberto Souto de Miranda anunciou recentemente que o Governo está a trabalhar na criação da tarifa social de Internet, que será aplicada aos beneficiários da tarifa social de eletricidade.
Posso anunciar que estamos a trabalhar na instituição de uma tarifa de Internet social em benefício das pessoas que normalmente beneficiam das tarifas sociais da eletricidade. há de facto um problema de preços altos" no mercado português, existem dois reguladores para averiguar essa situação - a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) e a Autoridade da Concorrência (AdC).
Convém que se compare aquilo que é comparável", afirmou, apontando que a qualidade dos serviços é algo que não tem sido comparado, salientando que a pandemia de COVID-19 demonstrou a capacidade e qualidade das telecomunicações neste período.
O preço "é uma questão clássica entre a Apritel [associação dos operadores de telecomunicações] e o regulador e o Governo não quer entrar nessa discussão", afirmou.
"Temos duas entidades para averiguar se há concorrência. Gostava de devolver às entidades reguladoras a pergunta: o que é que fizeram estes anos para que os preços baixassem?", questionou.
Por agora o Governo apenas está a definir como implementar esta tarifa social e para isso terá de alinhado com as entidades reguladoras e também com as próprias operadoras.
Este artigo tem mais de um ano
Penso que já existe algo para quem tem um % grau de incapacidade…
Não…
Ha uns anos perguntei a 2 operadoras e o que me dizeram era que não tinham nada relativo para deficientes.
Voltei a perguntar ha 2 anos (creio) e voltaram a dizer a mesma coisa
Confirme, pois já existe
A MEO, através do programa Aladim, já tem descontos para quem tem incapacidade, pelo menos, há 20 anos. A Vodafone tinha apenas um plano móvel mas no ano passado passou a abranger todos os pacotes da operadora. Chamam-lhe Tarifários Inclusivos.
Srs Ricardo Manuel Pedro e Ricardo A.
Obrigada, irei então confirmar melhor isso.
Mais uma vez, sou a agradecer e quem tenha mais info que me diga sff.
Apenas uma ideia…. e que tal em vez de criarem tarifas sociais, aumentarem o ordenado mínimo nacional para 1000€, obrigarem todos os outros a subirem na mesma proporção percentual e baixarem os impostos para pessoas colectivas e singulares?
Nunca vi um sistema capitalista funcionar com os ordenados praticados em Portugal…..
Estragou tudo quando disse para baixar os impostos…
Aqui é sempre a subir.
Nem os que receberam prémios Nobel em economia (defendem que Portugal devia aumentar O salário mínimo em muito) estes último governos ouviram…
Claro, em quanto houver estas “diferenças socias” é óptimo para os blocos esquerdos da vida alavancarem a necessidade de defender os coitadinhos!
Mas quando chega a hora da verdade e efectivamente poderem fazer a diferença e ajudarem, votam contra ou abstenção! para que? para terem coitadinhos para defender! e consecutivamente continuarem no poleiro!
Cada um defende aquilo de que se alimenta.
O BE alimenta-se de misérias e gente pouco interessante para a sociedade.
Os aprofobicos como tu também não lhes reconheço grande interesse.
“Bem vindo ao mundo encantado dos brinquedos, onde ha reis, princesas e ladroes..”
Nem se precisa de perceber muito de economia, basta leres um bocado e pegares numa calculadora para teres a noção do disparate que escreveste.
Para os mais desatentos, podias resumir de forma rápida o porquê do que foi escrito não funcionar…!
Acho que nao cabe a mim resumir-te o que o país deve, quanto paga por essa divida e a sua incapacidade interna de produzir algo de valor que possas exportar e ter um impacto fortíssimo na economia.
“Apenas uma ideia…. e que tal em vez de criarem tarifas sociais, aumentarem o ordenado mínimo nacional para 1000€, obrigarem todos os outros a subirem na mesma proporção percentual e baixarem os impostos para pessoas colectivas e singulares?”
E atenção que referia-me a isto..
Pra mim so o simples facto de acabarem com o banco de horas e pagarem às pessoas as suas horas extras e não cobrarem imposto sobre elas, já seria um ponto muito positivo no orçamento das famílias.
Deixo-te este exemplo simples, que equilibraria um pouco mais as coisas em ambas as partes, e premiaria quem realmente quer suar por este país.
tarifas sociais também são para os desempregados e reformados, não é so para quem têm o ordenado mínimo.
não é bem assim os meus pais são reformados e os 2 juntos recebem menos de 700 euros mensais e não têm direito à tarifa social. Portanto os desempregados devem estar fora, só se forem os de longa duração e mesmo assim é necessário que o rendimento do agregado seja mesmo muito pequeno. Exemplo: Casal com um filho os rendimentos mensais não podem exeder a 620 euros (todos os rendimentos desemprego + salario)
Interessa ter salários baixos, o PS, o PCP e o BE só prosperam se existir miséria.
Mas por outro lado são os únicos que defendem os aumentos salariais.
1000 euros ?? Vais ter cá uma sorte !! Nem para o próximo ano de 2021 estará nos 700 o salário mínimo mensal quanto mais nos 1000 euros !! Andas a sonhar MUITO !! 😀 😀 😀
Ainda me estou a rir das primeiras palavras do titulo da notícia…” O Governo está a TRABALHAR….” kkkkkkkkk
kkk? Se fores do Brasil, convido-te a voltar para lá onde o Governo trabalha.
cromo o que tem a haver de onde o gajo é. como se em outros lados os governos trabalhem muito
Vai avançar tanto com avançou a rede publica nacional de internet.
Acabar com os preços abusivos das operadoras. Tem super edificios imensas frotas, tudo a grande. Finalmente acabar com estes sanguesuga
“Temos duas entidades para averiguar se há concorrência. Gostava de devolver às entidades reguladoras a pergunta: o que é que fizeram estes anos para que os preços baixassem?”….e é isto, não existe necessidade de tarifa social.
Quando se criam estas coisas sociais, há sempre alguém por trás a pagar mais por quem paga menos.
Não há almoços grátis.
Isso e a existência de 3G em todo o pais são miragens.
enquanto Portugal for subsidiodependente isto não avança, quem recebe os ditos subsidios numca vai mudar de vida, vai-se manter sempre a “mamar”. são sempre os mesmos a receber são os ditos “coitadinhos” existem efectivamente pessoas com dificuldades e muitas mas esses se forem ver não têm nada disso. enfim o país que temos….
Casa á borlix, electricidade á borlix, água á borlix, dinehiro sem ter que trabalhar……e agora internet á borlix….
Como faço para me tornar membro certificado da comunidade cigana?
Uiiiii, cuidado que ele é do ‘Chega’. Não é preciso ser xenófobo… Vamos ser democráticos a sério e admitir que há mais malta nesse pacote. Não são só os ciganos… Ai desculpem o palavreado, não pretendia ofender ninguém com termos xenófobos. Vou reformular. Não são só uma minoria étnica que tem por habito ter filhos as carradas, terem trabalhos alternativos e andarem todos em grupo como forma de coesão social.
Certo, mas ao se ser cigano as probabilidades aumentam imenso. Queres fazer uma visita guiada?
Outra coisa, não confundas xenofobia com realidade.
Trabalhos alternativos é uma descrição essencial da low-tier mafia dos ciganos.
não é a borlix, são tarifas reduzidas.
Mas queres mesmo as coisas reduzidas/borlix ou queres inspeccionar casos de apoios indevidos?
A questão dos ciganos é outra.. Venha quem vier e que me chame de xenófobo mas a verdade é que os ciganos são pessoas que não respeitam leis e costumes de Portugal! Com algumas excepções, isto porque não querem respeitar lei nenhuma, ganham os seus subsídios e mais alguns, mas a maior fatia não vêm daí mas sim das feiras em que vendem tudo e mais alguma coisa roubada, contrafeita, etc etc e não passam IVA num único produto que seja!
Não vendiam se ninguém comprasse.
Infelizmente há muita gente sem interesse como tu que alimenta a canalhice.
É como a droga. Se o teu filho acabar no mundo da droga a culpa é dele porque comprou.
Claro que sim. Se não percebes isso fazes parte do mundo das bestas quadradas em que é preciso o legislador interferir para que os anormais respeitem a sociedade onde vivem e as liberdades e garantias dos outros. Queres exemplos: O legislador teve de intervir para proteger os fumadores passivos, as bestas quadradas não percebiam; O legislador teve de intervir para proteger o direito à prioridade, as bestas quadradas não percebiam; Resumindo, grande parte das bestas quadradas que se altiva contra os negócios menos claros acabam por ser aqueles que os alimentam. Moralistas da treta!
Respondo-te só a ti, o outro teria de descer ao nível dele e depois vencia-me por experiência.
já cá faltava….
Acho uma boa medida,infelizmente existem muitas pessoas com dificuldades financeiras neste país.Pessoas essas que de outra maneira,não poderiam aderir a este serviço.Hoje o acesso Internet é quase um bem de primeira necessidade, logo o acesso,devia de ser garantido a todas ás pessoas.
Muitas juntas de freguesia dispõe de salas de computadores nas escolas locais ou bibliotecas (quando existem) onde as pessoas podem aceder às suas contas. A população quer é net para ver filmes online em casa e para meter os putos a jogar Valorant.
só podes estar a falar das freguesias de algumas das grandes cidades. convido-te a ir para o interior e não é preciso ires para o interior profundo
Em vez de existirem menos taxas e maior competição, o Governo cria taxas. Socialismo em ação!!!
Um Governo mais pequeno, menos burocrata e com menos impedimentos para um mercado livre é o que precisamos; as taxas são apenas ‘muletas’.
Apenas uma questão que coloco: se o IRS tem de ser entregue pela Internet, se as receitas médicas são enviadas pela Internet, se existem pessoas que não podendo sair de casa, a única alternativa que têm é de fazer as compras dos supermercados online, especialmente aquelas com fracos recursos financeiros, porque razão a Internet é tão abusivamente cara em Portugal?
Se colocares em perspectiva tudo em Portugal é caro.. também gostaria de ver um bem como a internet mais barato.
Mas a verdade é que se fores a Espanha e consultares o preço do leite, de 1kg de maças, de uma garrafa de agua. Irás verificar que esses mesmo produtos em Portugal são excessivamente caros, tendo em conta o nosso ordenado.
Isto para dizer, que por esta ordem ideias a internet tem de seguir o mesmo caminho.. ser mais cara
a net social é tipo a luz social da qual muitos beneficiam porque é mâe solteira pois o pai deu a morada dos pais (dele) para a companheira poder dizer que vive sozinha…
Não que não tenham direito mas e os outros que para alem de contribuírem não têm direito a nada? nem o iva a 6%.
No entanto já deve andar um secretário de estado a negociar com as operadoras para poder mais tarde ter direito a uma cadeira.
Se ganhar o SMN tem direito, se ganhar um pouco mais digamos 30 euros já não tem direito. Agora é claro que existe sempre o “xico esperto” para se aproveitar, mas isso está entranhado no povo. Não acredito que exista alguém que podendo encurtar caminho que opte pelo mais longo.