Afinal a Google conseguiu roubar a compra da Fitbit ao Facebook
A grande notícia do dia de ontem foi mais uma investida da Google ao mercado tecnológico. Por 2.1 mil milhões comprou a Fitbit e trouxe para dentro de portas toda a tecnologia que poderá necessitar par criar o seu smartwatch.
Se este era um negócio já esperado por todos, a verdade é que a Google poderá não ter sido a primeira opção da desta empresa. Fontes ligadas a este negócio avançam agora que outro concorrente de peso esteve prestes a conseguir comprar Fitbit.
O Facebook também queria comprar a Fitbt
A quantia que a Google teve de investir para trazer a Fitbit para a sua esfera de influência é elevada. Ao mesmo tempo que faz esta compra, a Google consegue acesso a uma empresa estabelecida. Assim, deverá conseguir criar o seu smartwatch, para assim competir com o topo do mercado.
Há algum tempo que a Fitbit procurava no mercado um comprador para todos os seus ativos, para se manter ativa. Apesar de não terem surgido rumores de negociações, a verdade é que elas existiram.
Fontes associadas a este negócio, com informações relevantes, revelaram agora uma novidade. Antes da gigante das pesquisas, já o Facebook estava a negociar com a Fitbit para que pudesse adicionar esta empresa ao seu rol.
A Google conseguiu roubar esta compra à rival
Aparentemente esta negociação estava a correr de forma normal até a Google intervir. A gigante das pesquisas terá duplicado o valor apresentado pelo Facebook, tendo assim conquistado o interesse da empresa de forma única.
Poderá parecer estranho o interesse do Facebook numa empresa como a Fitbit. A verdade é que a maior rede social da Internet tem estado a investir no hardware. Exemplos disso são a Oculus e os seus Portal.
Desta vez foi a Google a conseguir comprar esta empresa à sua rival. Os valores que estavam em discussão penderam para o lado mais lógico. É também provável que a gigante das pesquisas assuma a Fitbit e rapidamente a eleve ao nível das suas outras empresas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Information
2.1 mil milhões de dólares ?? Por uma companhia que vende o seu produto como um rastreador de monitorização física(de fitness) ?? Mas anda tudo doido ou quê ?? Ó meu amigo,para onde vamos com estas loucuras !! 😐
Nos dias de hoje, não é o HW que é importante mas toda a informação que nós utilizadores fornecemos… “BigData”
A nossa informação, ou a informação que a cada dia fornecemos a empresas como a Google Facebook, Apple, MS, etc etc etc tem um valor “incalculável”…
“Digamos que nem o ouro, nem diamantes ou pedras preciosas, têm assim tanto valor quando a nossa informação!”
Mesmo assim, até foi barata. O problema da empresa é que não tinha dinheiro para evoluir o hardware e software. A Apple gasta 26300 milhões, anualmente, para estas mesmas coisas. Foi por isso que a empresa estava para venda. O FB não estaria assim tão interessado, pois não tem dinheiro disponível para colocar na investigação e desenvolvimento, para daqui a 2 ou 5 anos… a Google tem. O FB seria mais para avançar com uma nova forma de recolher dados para vender a outras empresas.
O que a Google tem é o Wear OS, que não está a ir a lado nenhum, apesar do muito dinheiro da Google!
Isso significa uma de duas coisas, ou o que a Fitbit faz vai ser descartado em pouco tempo, ou o WearOS vai ser abandonado. E convenhamos o hardware da FitBit não tem nenhuma vantagem especial, especialmente para o Wear OS.
O Facebook e a Google são empresas que desenvolvem software, e mal, e é nisso que se deviam dedicar em vez de perderem tempo em entrar numa área em que não tem qualquer experiência, hardware. Não houve uma única peça de Hardware que lançaram que pelo menos umas destas empresas tenha tido sucesso.
Vamos lá resumir.
O Fitbit não tina um bom SO (em 2016 comprou a Pebble, mas em termos de SO não lhe trouxe nada de jeito).
A Google lançou o Android Wear e depois o Wear OS – mas não pegou nos fabricantes de de Smartwachs da área Android.
Por isso a compra da Fitbit pela Google faz mais sentido que pela Facebook.
Agora, como disse alguém – é o “Casamento entre dois perus à procura do ovo”.
As aventuras na Google na área do hardware têm sido um desastre, como a compra da Motorola para fabricar smartphones da Google.
Não deixa de ter graça é a garantia do CEO da Fixbit: “A privacidade dos utilizadores do Fitxbit está garantida, a Google não vai utilizar essa informação para anúncios!”
O CEO ds Nest (adquirida pela Google em 2014 por 3,2 mil milhões) disse o mesmo – até a Google passar a usar o Google Assistant nos equipamentos Nest.
Lavagem de dinheiro