Google poderá receber uma multa recorde da União Europeia
As relações entre a Google e a União Europeia são tudo menos pacíficas. Os vários casos de queixas de abuso da posição dominante da gigante das pesquisas são bem conhecidas, sem nunca terem dado em nada concreto.
Uma informação agora surgida dá conta de que a União Europeia se prepara para aplicar uma multa recorde à Google, como resultado de mais um caso de abuso da sua posição numa situação contra a concorrência.
Este caso será apenas o primeiro dos três que estão a ser avaliados pela União Europeia e pretende mostrar que a Google abusou da sua posição de controlo dos resultados das pesquisas.
Em concreto, a Google foi acusada de alterar os resultados das pesquisas para proveito próprio. Em vez de apresentar como resultados as ofertas da concorrência, a Google apresentava as suas ofertas do serviço Google Shopping.
Ainda sem qualquer certeza final, estima-se que a multa ultrapasse os valores anteriores de outras multas, ficando acima dos mil milhões de euros. Este valor é estimado no que é definido para estas multas, ou seja 10% dos lucros anuais. No caso da Alphabet, este valor ficou nos 90 mil milhões de dólares.
Este caso de violação da lei da concorrência arrasta-se já há mais de 7 anos, colocando as relações entre estas duas entidades num elevado grau de desconforto. A Google já revelou várias vezes que este caso não tem qualquer fundamento e que as provas apresentadas não são suficientes para provar nada.
A Google poderá ainda recorrer desta decisão, o que arrastará este caso por mais alguns anos. Os 2 restantes casos estão relacionados com a remoção propositada dos concorrentes dos sites que usam a pesquisas da Google e com o Android e a obrigatoriedade de usar a Play Store e outros serviços da Google.
É claro que a Google não é a única empresa norte-americana a ter problemas com a União Europeia e com a justiça, mas é de longe a que mais casos pendentes tem e que em breve devem ser resolvidos. As multas devem agora começar a ser conhecidas, sendo a Google obrigada a provar a sua inocência ou a ter de as pagar.
Via Financial Times
Este artigo tem mais de um ano
Apoiado a multa, deveria ser mais pesada…
Devia haver uma também bem pesada para Microsoft , por causa do seu Windows .
Haters trazem sempre os outros para conversa que nada tem a ver com eles
O buscador é de quem? É privado….nada mais lógico que mostrar seus produtos em destaque.
Complementando…
Ninguém é obrigado a utilizar o sistema de busca da google. Existem vários outros no mercado. Agora, se o sistema em questão é o melhor do segmento…Paciência…Usa quem quer.
A busca google é um mercado. não sei se percebeste o problema aqui.
As empresas pagam para promover os seus produtos no google. A própria google com produtos concorrentes manipulam os resultados de forma a destacar os seus. Chama-se concorrência desleal. Se fosse permitido não existia firefox, chrome, etc.
A Lei é Lei, deve ser cumprida. A google vende serviços adwords no qual influencia os concorrentes à própria google pelo seu mercado dominante. É ilegal.
A mesma forma que é ilegal, sobre a mesma Lei, a microsoft com o seu produto windows dominante no mercado, várias empresas concorrem com software nessa mesma plataforma. Por exemplo, Antivírus (a microsoft tem o windows defender), browsers ( edge e internet explorer), entre outros. O reecente caso foi com o Kaspersky onde a microsoft removia o software pago pelos utilizadores e o windows substituía-o pelo windows defender. Outra coisa é a dificuldade de instalar um browser concorrente ao do edge da microsoft. Quando se tenta mudar por default o próprio windows faz novamente a pergunta e insiste ao utilizador em ficar com o edge. Isto é errado e é concorrência desleal. A microsoft está a usar o seu produto windows, onde ele próprio é um mercado e manipula-o para promover outros produtos da mesma. Percebes?
É errado e não é sequer ético!
Estranho…. E a Apple?
Depois, alguém teve uma arma apontada para utilizar o Google?
o que é que tem a Apple?
Qtas lojas de terceiros tem dentro do seu ecossistema?
O que é que isso afecta legalmente? O sistema operativo e a sua segurança estão montados dessa maneira desde o início, exclusivamente em aparelhos da Apple, não é algo por onde as autoridades têm bases sólidas para pegar já que não há leis que impeçam um modelo de negócios por integração vertical. Para onde as autoridades poderiam olhar é verificar se há termos abusivos nas regras da loja.
Então mas nao se aplica o mesmo ao windows?! Quando era com o windows a cena dos browsers todo mundo ficava a criticar, agora pergunto o mesmo, apontaram uma arma a cabeça pars utilizar o windows?!
Muita esta UE vive a custa das gigantes americanas!
A UE não percebe o conceito de uma empresa americana, que qualquer um pode fazer fortuna se trabalhar, trabalhar, trabalhar.
A UE está sempre na ideia de distribuir mesmo por aqueles que não trabalham para o sucesso, os programas de apoio comunitário são o exemplo disso como pode uma empresa competir com outra que recebe milhões de € em fundos?
Os Estados Unidos também têm leis muito semelhantes a estas! Aliás houve polémica nos Estados Unidos por causa dum caso semelhante com a Google, pois técnicos da agência responsável chegaram a propor sanções contra a Google que depois foram abafadas.
ouçam este homem
esta multa é a coisa mais idiota que já vi.
Primeiro, se quiserem operar em território europeu têm que seguir as suas regras.
“que qualquer um pode fazer fortuna se trabalhar, trabalhar, trabalhar.” Espero que estejas a ser irónico. OS EUA têm talvez dos piores sistemas de educação onde apenas os mais abastados têm uma educação decente. Onde se destruiu o ensino público propositadamente e agora até pseudo-ciência ensinam ao começarem a introduzir nas escolas ideias como a terra ter 6000 anos, ou que não existem fosseis de transição, e que a teoria da evolução não é um facto cientifico porque é apenas uma “teoria”, bem como a negação de cosmologia, química, biologia, meteorologia, geologia. zoologia, paleontologia, dendrocronologia,… numa tentativa de endoutrinar as crianças enquanto nas escolas.
Os Americanos também devem de ser bem mais preguiçosos que nós, pois mesmo tendo uma taxa de desemprego inferior à nossa, existe uma maior malnutrição infantil e uma maior taxa de mortalidade infantil.
A Europa (e dentro dela há muita diversidade e diferença) preza por não discriminar ninguém, basicamente todos tem direito a ensino, saúde, tecto, comida e um suporte mínimo. Óbvio que há mandrioes (muitos …) mas pelo menos há muito mais igualdade.
Nos EUA (nao falem de americanos porque os canadianos, mexicanos, brasileiros, etc também são americanos) e noutros países com capitalismo (disfarçado de comunismo ou socialismo) o dinheiro é tudo. Se tens és rei, se não tens não és nada. Se tens doenças mentais, físicas ou pouco jeito para os negócios, tens que viver uma vida sem cuidados de saúde, ensino e és materializado. O Obama ainda tentou mudar isso um pouco mas teve azar… Por outro lado podes enriquecer muito mais rápido e és mais recompensado se trabalhas bem, coisa pouco habitual na Europa …
São duas filosofias distintas, cada um que escolha a que lhe convém.
“e que a teoria da evolução não é um facto cientifico porque é apenas uma “teoria””… e não é um nenhum facto cientifico! O problema esta na comunidade cientifica passar a ideia de que essa teoria é um facto cientifico, quando nem aquilo que a teoria diz consegue explicar.
Estás a confundir o que são teorias de evolução (que explicam como ocorre evolução) com o facto da existência de evolução! A existência de evolução está bem assente a nível científico!
Podes-me dizer apenas uma coisa que a teoria da evolução não consegue explicar?
Desconhecia o Google Shopping. Neste caso, se realmente a Google mostrou a sua plataforma nos resultados de pesquisa em vez de manter uma posição neutra, a sanção é bem aplicada. Mas no caso das apps pré instaladas nos smartphones Android, aí discordo!
A questão está nos termos dos contractos entre a Google e os fabricantes para aquelas apps da Google, não é só porque há apps pré-instaladas.
Agora é esperar que o mesmo aconteça à Microsoft e à Apple.
A Apple tem um motor de busca?
“e com o Android e a obrigatoriedade de usar a Play Store e outros serviços da Google.”
Isso é outro caso que ainda não teve uma conclusão pelas autoridades.
É um caso que não tem semelhança com a Apple, pois os problemas levantados são com as imposições contratuais no licenciamento da Google aos fabricantes. Como é óbvio para qualquer um a Apple não licencia sistemas a nenhum fabricante.
A Apple não tem motor de busca, mas obriga ao safari, mapas e outras Apps deles.
À Microsoft caíram multas pelo IE, à Google igual mas à Apple nada. Curiosamente JMalucelli o W10 não pegaram com o EDGE. O que mudou? A MS deve ter aprendido com a Apple e já fez um donativo aos “Srs da Europa”, agora ninguém pia.
Deve ter muita máfia por aí … deve ser na base “um donativo num paraíso fiscal a unas centenas de pessoas sempre vos sai mais barato que a muita da EU…”
Primeiro ponto pode-se usar outros browsers, etc, nos sistemas da Apple, e as restrições que há no iOS existem desde o início (importante). Segundo ponto, a Apple não tem uma posição dominante no mercado, logo não está sujeita ao mesmo nível de escrutínio legal que uma empresa como a Google ou Microsoft que têm posições dominantes, e dado que a Apple não licencia o sistema a outros também não ocorrem muitas das situações em que a MS foi apanhada e condenada.
As multas que caíram na Microsoft foram por diversos e sucessivos abusos de posição dominante, não foi pela ideia simplista de que era simplesmente proibido incluir um browser no sistema operativo, e muito peso também teve o facto desse seu browser não seguir os web standards, o que distorcia a capacidade da concorrência em responder. É aqui que encontras o porquê de já não se incomodarem com o EDGE, já não tem posição dominante e segue basicamente os mesmos standards que os restantes browsers.
isto vai-se andar a arrastar nos tribunais e não vai dar em nada, estas empresas o seu mercado é global, facturam nºs anuais que fazem esta multa parecer meros tostões…
Ja vi alguns comentários, e é interessante como quando é com a MS ja tudo bem e foi merecedor, agora que é com a google ja nao esta bem e os fangays vão la defender ahh e tal mas ninguém meteu uma arma a cabeça utilizar o google -.- então mas o mesmo nao se aplica para o windows e para a apple? Vi que implicaram a apple tambem
Se percebi bem, a Google vai levar com multa porque dá mais destaque ao seu produto do que à concorrência…
Na empresa onde trabalho também damos mais destaque ao nosso produto. Também dizemos, e demonstramos que o nosso produto é melhor que o da concorrência e os clientes admitem que tal é verdade. Podemos é não ter um preço que lhes agrade… Será que a UE nos vai multar?
Eu não sou adepto das grandes/mega empresas, mas esta é uma desculpa esfarrapada…
Vai levar com uma multa porque abusou da sua posição dominante nos motores de busca para ganhar mercado num numa área diferente em detrimento de outros que, como a grande maioria da internet, depende muito dos resultados dos motores de busca para obter clientes.
Percebo isso. O meu problema é apenas a forma como colocam a questão.
A Google não nasceu uma gigante. Teve a sorte de ter nascido numa boa época, sem dúvida! Conquistou quota de mercado e conquistou uma posição dominante no mercado e amarrou-se a ela como pôde, isto é, dando destaque aos seus produtos em detrimento dos outros. Óbvio!!!! Eles querem que nós compremos o que é dele e não o que pertence aos outros. Eles são produto do capitalismo dos EUA. Eu, eu, eu, eu, depois eu, depois disso… eu… Eles não querem saber dos outros.
Agora, se surgisse outra empresa, com outro motor de buscas que EFECTIVAMENTE fizesse frente à Google e que desse destaque a produtos de todas as empresas e dessem uma experiência de utilizador semelhante, aí a Google teria que descer do cavalinho e abrir os seus serviços e mudar as suas políticas.
Enquanto eles tiverem uma posição de domínio praticamente total, não podemos esperar outra coisa.
(foi um pouco testamento esta resposta, mas o assunto é muito complexo para trocarmos ideias com apenas algumas linhas. Senti que não disse nem um terço das ideias que tinha a borbulhar na cabeça)
Acho que não percebes que há leis sobre posições dominantes e monopólios em mercado. Uma empresa que chega a uma posição dominante está sujeita a regras mais rigorosas sobre a forma como actua.
Segundo ponto, a questão não é ser proibido (ou não) promover produtos seus, mas sim a forma como o faz, modificando propositadamente um serviço de busca para ordenar de forma contrária aos princípios que o regem para obter um proveito económico directo em detrimento de concorrentes. Não é uma questão de fazer publicidade.
Acho que todos se estão a esquecer da propaganda google na qual indica que são completamente isentos e não têm preferências. Acho que o problema está exactamente ai, não é o facto de mostrarem os seus produtos primeiros mas sim dizerem que são isentos e claramente não serem.
https://www.youtube.com/watch?v=BNHR6IQJGZs <- ver a partir dos 2 minutos
Eventualmente uma solução seria apresentar os produtos/serviços Google como "ads" e não como resultados de pesquisa de forma a estarem equiparados a outros produtos/serviços semelhantes.
Ora então vamos lá, alternativas ao motor de busca Google:
1- DuckDuckGo: https://duckduckgo.com
2- StartPage: https://www.startpage.com (https://www.rt.com/usa/366364-edward-snowden-election-speech/)