Google faz 15 anos e confunde-se com a própria Internet
A Google é hoje o que muitos chamam da "Internet". De facto, é normal confundir-se o motor de pesquisa com o todo (Google), motor esse que agrega os conteúdos na maior rede de comunicações alguma vez desenvolvida pelo homem.
Estamos a falar essencialmente de serviços online, de redes sociais, de rentáveis sistema de anúncios e centenas de aplicações que gravitam em torno de um algoritmo desenvolvido outrora, há mais de 15 anos por dois universitários de Stanford, Larry Page e Sergey Brin.
A 27 de Setembro de 1998 era fundada a empresa dos "Google Guys". Parabéns Google!
Tudo tem uma razão de ser e o que mais curioso salta ao nosso pensamento é "de onde raio saiu o nome?". Realmente há uma certa forma esquisita, um toque de "rebuçado" tanto ao nível do nome como da imagem.
De acordo com as informações do site oficial das pesquisas, um “Googol” corresponde a um termo matemático que designa um número 1 seguido de 100 zeros. A Google tem essa informação "gráfica" no final das suas páginas das pesquisas, em rodapé, o G e vários OOOOs:
Somos todos dependentes dos muitos produtos que hoje fazem parte da Internet. Do YouTube ao Android, do Gmail ao Google Maps, é quase impossível não interagirmos com estes serviços do Google que muitas vezes são confundidos com a própria internet.
Hoje a Google como empresa faz 15 anos, e o mundo está compilado nos servidores de uma das mais influentes empresas de tecnologia do mundo. Imagens, vídeo, voz, dados e documentação sobre tudo, está no Google, basta usar o termo certo para a encontrar.
- Pesquisa Web do Google - Pesquise milhões de páginas Web
- Google Chrome - Um navegador concebido para maximizar a velocidade, a simplicidade e a segurança
- Google Mobile - Aceda aos produtos da Google no seu telemóvel
- Pesquisa de Imagens do Google - Pesquise imagens na Web
- Google Notícias - Pesquise milhares de histórias novas
- Google Docs - Crie e partilhe os seus documentos, apresentações e folhas de cálculo online
- Google Tradutor - Traduza instantaneamente textos, páginas Web e ficheiros entre mais de 50 idiomas
- Grupos do Google - Crie listas de correio e grupos de debate
- Pesquisa de Blogues do Google - Encontre blogues sobre os seus tópicos favoritos
- Google Académico - Pesquise ensaios académicos
- Alertas do Google - Receba atualizações por email sobre temas do seu interesse
- Google Code - Ferramentas, APIs e recursos para programadores
Para "comemorar" este dia, a Google preparou também um Easter Egg...ora experimentem entrar na página américana do motor de busca e escrevam...."google in 1998". Experimentar aqui
Este artigo tem mais de um ano
139
165 :p
Também já cheguei a esse =p
166 :p
167 não consigo mais…
175 😀
180
150 aqui 🙂
160
Eu gosto da historia do Google, é tão simples que nos faz sonhar e pensar que um dia podemos ser nós :p
A Google sempre me fascinou e continua a fascinar porque “inventou” serviços gratuitos e pensou na melhor forma de lucrar com isso… chegar ao maior numero de pessoas e servir-se da publicidade para fazer lucro.
Sempre vi e continuo a ver a Google como a empresa grande do género que conheço com a politica menos arrogante (dentro do possível)
Parabéns Google!
Era assim até o Larry Page ter assumido o cargo de CEO.
Agora são os mais arrogantes que andam por aí, até os próprios funcionários já se queixam que dantes trabalhavam para inovar e a publicidade pagava as contas, neste momento trabalham para a publicidade apenas, além de ter acabado com montes de regalias. :/
Parabéns Google,
Tenho pena no entanto não me fascinares como outrora o fizeste.
Penso que ninguém algum dia dominará o mundo, mas sim investir em algumas áreas e ser o melhor nas mesmas.
Atualmente começam a aparecer as primeiras falhas e os primeiros adeptos a procurar alternativas.
Eu pessoalmente não gosto de nada gratuito, visto saber que isso é impossível, se não pago de uma forma pago de outra.
No entanto continua a ser a melhor em serviços de Internet e não só.
Até nisso o modelo de negocio esta bem pensado.
Quem paga para fazer a publicidade são empresas que é onde esta o capital.
Se pensares bem só vais pagar se realmente a publicidade surtir algum efeito em ti, no final és tu que decides.
Um modelo bem mais interessante que este, foi o modelo adoptado por uma banda que disponibilizava 1 álbum e tu pagavas quanto querias… inclusive tinhas a opção de não pagar nada e segundo percebi com essa acção a banda lucrou mais por essa via do que pela via da editora e CD (até porque como sabemos a editora fica com para ai 70% dos lucros).
São ideias que aprecio porque serve toda a gente
Eu estou farto de fazer uma pesquisa fora do habitual e aparecer resultados e publicidade baseada nos meu gostos.
Detesto o facto de a Google estar e toda a parte, como disse antes, ao fazer isso está a piorar o serviço, agora tem apresentado falhas. E se até hoje era líder, por essas atitudes, tem perdido para o yhaoo e para o bing essencialmente, e eu sou um dos que já vou testando outras soluções. Não gosto de me sentir observado, e esse é o tal preço a pagar, venderes a tua privacidade, e eu não quero.
Também acho que a Google destruiu o cinema e está agora a caminho de fazer o mesmo com a musica, a par de outros como o spotify, essa treta de dar o que queres não serve ninguém, as coisas tem um preço e quem quer compra… Não me lembro agora de nada que seja realmente bom que seja igualmente gratuito. A Google apenas encontrou um bom modelo de negocio, agora tem monopólio e faz o que quer com ele.
Passeia a noite a jogar aquilo 🙂
Só a título de curiosidade o símbolo do GMail, o envelope com o M, foi criado na noite anterior ao lançamento do produto.
A Google significa apenas a maior fraude na internet isso sim.
Ponto nº 1 é essencial para perceber tudo o resto e basta referir que enquanto motor de pesquisa a Google filtra os resultados e apenas apresenta o que quer!
Ou seja quem confiar no Google confia na forma fraudulenta como eles apresentam e filtram os resultados.
Ponto nº 2 não vou falar de espionagem ao mais baixo nível.
Ponto nº 3 a Google é o maior aldrabão da história da internet isso sim! Quando fazem um search por Lisboa, Porto, Nova Iorque ou o que quer que seja aparecem como resultados da pesquisa qualquer coisa como entre 100.000.000 a 5.120.000.000 no caso de New York.
Mas a verdade é que se vocês vierem cá abaixo ao símbolo Goooooooogle e forem clicando next até ao fim vão ver que os RESULTADOS APRESENTADOS são apenas entre 300 a 400! Sempre!
Querem maior aldrabão que este?
Ponto nº 4 financiamento do governo americano. Também eu seria grande se tivesse a União Europeia a injetar milhares de milhões de euros para contratar os melhores doutorados da Europa! Este ponto está relacionado com o ponto nº 2.
Verifiquem e Pensem nisto!
Ponto 3.
Quando chegas à última página, o Google apresenta a frase: “Desculpe, o Google não fornece mais de 1000 resultados por consulta”
Por isso não vejo onde está a aldrabice. O motor de pesquisa consegue muito bem indexar 5 000 000 de resultados, mas só mostra 1000. Além disso, quem é que no seu perfeito juízo vai clicar em Seguinte Seguinte Seguinte até chegar a estes números de resultados?
Uma pessoa quadrada.
Quem não sabe do que fala, mais valia estar calado.
Sim, e onde é que eles arranjam dinheiro para pagar a festa toda? Programadores com os cãezinhos, e etc…
Eheheh, pois…
178 😀
170 aqui 🙂
Abraço e feliz aniversário GOOGLE
180 🙂
É impressionante como se consegue confundir uma coisa tão grande com uma coisa tão pequena.
178 🙂
Só 175 :c
181
coff coff