Google desvenda um pouco mais sobre o seu projecto ARA
Quando vendeu a Motorola à Lenovo, a Google manteve debaixo da sua alçada a equipa Advanced Technology and Projects, que tinha a seu cargo o desenvolvimento do projecto Ara.
Este projecto pretende criar um telefone completamente modular e que permitirá a mudança de elementos ao gosto do utilizador. A Google revelou agora um pouco mais sobre o Ara e de que forma o projecto está a avançar.
O lançamento deste vídeo por parte da Google pretende mostrar tudo o que tem estado a ser desenvolvido pela equipa que tem a seu cargo o desenvolvimento do telefone modular, de nome Ara.
Este projecto, que tem sido divulgado e propagandeado pela Google, pretendem trazer um telefone completamente modular, em que os utilizadores compram um esqueleto e vão posteriormente adicionando módulos específicos, de acordo com as suas necessidades e as suas exigências.
No vídeo podemos ver o estado em que este projecto está, sendo visíveis algumas tecnologias usadas já e que estão a ser testadas.
Coisas como "electro-permanent magnetism", que vão ser usados para manter as peças todas unidas e ligadas, a criação de elementos para cobrir as unidades que vão compor o Ara e até as interfaces de criação de novos dispositivos são apresentadas, dando a conhecer um pouco mais do que poderá ser o Ara.
Todo o vídeo gira em torno do que o Ara poderá ser e o que trazer aos utilizadores, sempre focado no seu elemento de modularidade e de facilidade de mudança de elementos.
O lançamento deste vídeo, a poucos dias da primeira conferência específica sobre o Ara, a Ara Developers Conference, dá a entender que a Google quer manter elevado o interesse de todos os que vão participar no desenvolvimento de módulos e de software para o Ara, garantindo o sucesso deste projecto e a sua viabilidade. Esta conferência decorrerá nos próximos dias 15 e 16, em Mountain View, Califórnia.
A ideia da Google de manter consigo o projecto Ara e a equipa Advanced Technology and Projects da Motorola mostram que a gigante das pesquisas está a investir muito neste projecto e pretende que ele seja um sucesso, não apenas de vendas, mas também para mostrar que é possível criar um telefone que foge a todas as regras estabelecidas e bem definidas pela industria.
Este artigo tem mais de um ano
Mais ads e software halfopen source, great!
A historia do “Virus Shield” na Google Playstore está engraçada xD
Eu sou um utilizador assíduo do iPhone e é um equipamento que me satisfaz por completo, mas este modelo de smartphone faz-me reviver como eu antigamente pegava num pc e consoante o tempo, ia melhorando o processador, a gráfica, etc, ou seja será uma compra certa para mim! É um projecto revolucionário que acho que fará muito sucesso.
Eu concordo em certo sentido. Desde que uma gráfica não custe tanto quanto um novo telemóvel…
PhoneBlocks… ao menos compraram-no e não fizeram uma cópia. Oh wait, é a apple que faz isso, não a google :p
(só para picar um bocado, ahah)
Pessoalmente este tipo de tech por modulos só quando forem modelos que se incorporem com metais liquidos e reconstruam os circuitos. Isto so sera viavel quando tivermos a nano-tech em pleno.
Nao faz sentido upgrades de modulos quando os circuitos entre si mantem-se. Limita imenso.
Interessa mais upgrade a tudo porque tudo funciona melhor e é testado para isso.
Daqui a 20 anos talvez, mas como disse, quando os upgrades de modulos forem genero programacao de nano bots a restruturarem o upgrade dentro do proprio telefone.
Eu sei que parece loucura mas isto será. realidade.
À luz da actual tech dependendo das limitações actuais, este projecto serve para desenvolvimento mas nunca será interessante, a não ser como gadget isso concordo é interessante, mas nao é funcional.
O vídeo no sapo não carrega.
No Youtube:
http://youtu.be/_Q1JzJadgHY