Google deixou de obrigar a criação de conta G+ em novos emails
Nunca foi pacífica a relação da Google com os seus utilizadores no que toca à inclusão do Google Plus no seu leque de serviços. A obrigatoriedade de criação de uma conta nesta rede social para as contas de e-mail foi mal recebida e levou a queixas de utilizadores.
Mas a Google resolveu ouvir os seus utilizadores e esta obrigação caiu e passou a ser apenas uma sugestão. Agora, apenas quem quiser terá a possibilidade de criar uma conta G+.
Desde o início do mês de Setembro que a Google passou a permitir a criação de novas contas nos seus serviços sem a obrigatoriedade de associar uma conta G+.
Desta forma, termina um braço de ferro que existe entre os utilizadores desde que a Google resolveu investir na sua rede social.
De forma muito discreta e sem ter sido dada qualquer informação aos utilizadores, a Google resolveu retirar essa opção de obrigatoriedade. Existiam rumores que indiciavam que essa mudança poderia acontecer, mas nada de muito concreto.
Claro que a Google quer os seus utilizadores a usar o Google Plus e, por isso, a qualquer momento e dentro dos seus serviços, o perfil pode ser criado e usado.
Todas as restantes opções permanecem acessíveis e a partir desse momento a integração com o G+ torna-se efectiva.
É no entanto estranha esta mudança da Google pois o seu foco nesta sua rede social era grande e a sua vontade era ter lá dentro todos os utilizadores dos seus diferentes serviços.
Muita desta mudança pode estar relacionada com a saída de Vic Gundotra, o pai do G+, da Google e com a mudança de planos que isso pode ter implicado dentro da empresa.
Esta decisão de mudança da Google poderá ter algum impacto noutros serviços, como o YouTube, que desde há algum tempo obriga à existência de conta no G+, mas a Google irá também redefinir as regras para não deixar ninguém de fora.
Independentemente destas mudanças todas e do impacto que possa ter, esta mudança da Google no processo de criação de contas e da obrigatoriedade de subscrever alguns dos seus serviços vem beneficial principalmente os utilizadores que deixam assim de ter necessidade de criar perfis públicos que depois não utilizam.
Se não usavam o Gmail por culpa desta obrigatoriedade então é agora o momento de criarem a vossa conta e passar a usar um dos serviços de email mais populares na Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Já era sem tempo…!
Finalmente ..
Obrigado Google!!
Eu gosto muito do G+ e até uso mas esta obrigação da Google de utilizar o G+ para tudo não faz sentido e até para mim, utilizador do G+, era incómodo.
Boa! Agora falta retirar isso do Youtube, eu não uso o Google+ quando posto um video.. é inútil para mim, o google+ esta mais que abandonado, eu não uso, não vejo utilidade, quando “forçam” um user a usar X rede social, eu não gosto.. Podiam era remover dos canais do Youtube, o youtube ta pior as custas do Google+ se tivesse uma opção de desvincular o Google+ da minha conta do Youtube, já o tinha feito a muito tempo! Horrivel simplesmente.
Finalmente fazem algo de jeito.
No Youtube basta tirar o V da caixa de partilhar com o Google +, e prontos, fica restrito ao Youtube
“o google+ esta mais que abandonado” é uma frase sem nexo. Devia voltar a ver os números relativos aos utilizadores do G+. Também não percebo em que ponto é que o G+ está a tornar o YouTube pior.
Amigo Cláudio, não sei se sabe mas o Google+ obrigou as pessoas quando criarem uma conta no gmail ou youtube a aderir ao Google+, é normal que as estatisticas do Google+ sejam grandes, mas la por serem grandes e ter muitos usuarios, não significa que a comunidade seja “Ativa” como o facebook, um exemplo disso eu tinha conta no Google+(por obrigação do google) mas nunca usava, é mais um numero para as estatisticas deles, la esta..
Respondendo a sua pergunta, Google+ tornou o youtube pior, antes podiamos clicar na nossa imagem para ir para o canal e definições, agora quando se clica la, esta as notificações, e agora para irmos ao canal temos que ir a barrinha dos 3 riscos, para selecionarmos ah e para não falar das mensagens privadas, que já ninguem lê no youtube, como antigamente.. la esta o Youtube esta cada vez pior. Desde que foi comprado pela Google.
É claro que temos que evoluir, mas porra é necessário obrigar as pessoas a usar Google+? Você cá se importa se for obrigado, é.. você não se importa, mas eu me importo, la por você gostar do Google+ não quer dizer que sejamos obrigados a gostar também, alias nunca fiz la uma publicação, ta vazio.. Porque simplesmente é um cancro o Google+ 😉
Todas as empresas têm os seus problemas, e percebo a sua razão nesta questão, mas não a vejo como “o grande problema” que muitos fazem querer parecer. Enquanto você se preocupa com o facto de de ter que ter um perfil ao criar um conta de gmail, a mim preocupa-me mais a falta de privacidade que acontece no FB e os abusos que essa mesma empresa faz.
Os números que lhe referia para ver em relação às redes sociais, eram referentes a utilizadores ativos.
Deixei de usar o Youtube a muito tempo.
Ninguém me vai obrigar a aderir a uma rede social.
Acho que a Google finalmente percebeu uma coisa que já toda a gente sabia há muito tempo:
O Facebook e o Twitter e o Instagram (que faz parte do universo Facebook) simplesmente têm massa crítica grande demais.
A Google parece aqueles miúdos ricos que ao perceberem que não foram convidados para a festa, fazem uma festa para eles. Só se esqueceram é que toda a gente já estava na outra festa. E não tendo uma boa razão para mudar, ninguém mudou.
Alguém vai dizer, “ah e tal, mas eu uso o G+!”, o que até é verdade. Mas tirando O pessoal da informática, aquilo é um bocado para o deserto.
Não é por acaso que a Google está a afastar-se do G+.
Até porque não me surpreenderia se grande parte dos utilizadores “ativos” fossem pessoas a partilhar e comentar vídeos no YouTube, que nem sequer querem saber do G+ para nada.
+1 Tudo dito.
A google não entende que a obrigar os utilizadores não é a solução de sucesso. Depois vangloriam-se de que é uma rede social com milhões de utilizadores.
É por estas e por outras que posto de ano a ano e mesmo assim o rei tem de fazer anos!
Aleluia!
O principio do fim.
Eu acho que a Google faz bem, mas escusam de exagerar com os “Finalmente!” e isso, porque se ninguém reclama por ter o Drive ou o Calendário porque é que reclamam por ter o Google+? Que eu saiba quando se cria uma Conta Google diz assim: “Uma conta. Todos os serviços Google.”.
Palmas para a Google por esta iniciativa. Se tinha 2 ou 3 emails da Google tinha 2 ou tres contas do Google+ que nunca chegava a utilizar…
Não fazia sentido isso…
Fui aos “arames” por causa dessa xaxada do Google+ tive que andar a remover à força o Google+ e depois às tantas deixou de ser opcional e tinha/ tenho perfil Google+ quer quisesse quer não! A única coisa que restou foi remover o máximo de informação possível, e fazer os possíveis para não ter lá ninguém nem nada puder ser público… mas foi cá uma trabalheira, que é mais de uma conta que tenho.
O Google+ só praticamente aquelas gentes da moda nos blogspots e tal é que parecia usar aquilo um pouco, e ao mesmo tempo o Facebook… mas nunca gostei, não é nada agradável ter de subscrever uma rede social à força, faz me lembrar um artigo a gozar chamado mais ou menos “O Google+ já tem mais de 1 bilião de utilizadores inativos!”… era óbvio, tinham muitos utilizadores, mas poucos que realmente utilizassem aquilo, porque a maioria tinha sido inscrita à força e não pretendia ir para lá.
A Google justiça lhes seja feito, fizeram tudo ao seu alcance para obrigar os utilizadores a ter Google+… tinha de ser um sucesso quer as pessoas quisesse utilizar aquilo ou não.