PplWare Mobile

Google Chrome consome muita memória? A Microsoft pode dar uma ajudinha


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. José Monte says:

    “O Google Chrome é indiscutivelmente o melhor e o browser mais popular da atualidade”, também costumavam dizer isso do MS Internet Explorer.

  2. Diogo says:

    “O Google Chrome é indiscutivelmente o melhor”, vai dar problemas. Vou já fazer umas pipocas:)

  3. Bruno Jesus says:

    “O Google Chrome é indiscutivelmente o melhor”.

    Como assim é o melhor?

    • Não Interessa says:

      Enquanto Web Developer encontro muito mais dificuldades a usar o Chrome do que o Firefox, claro que tenho que recorrer a ambos nos testes, mas o desenvolvimento principal é sempre feito em Firefox.

      • LG says:

        Eu sinto o contrário. Utilizei durante muito tempo o firebug mas fui me apercebendo que a ferramenta de dev do chrome ficou entretanto muito mais apelativo

    • EC says:

      Talvez a expressão “o melhor” devia ser substituído pelo “o mais utilizado”. Isso de ser o melhor é subjetivo, conforme podemos comprovar nos demais comentários.

  4. Elsa says:

    Google Chrome é o mais popular, agora ser o melhor?!
    Eu uso-o mas tenho nocão que provavelmente existem melhores opcões.
    Apenas uso porque gosto, mesmo com todos os problemas.

  5. Miguel Costa says:

    O Firefox também chegou a usar 2gb de RAM para conseguir correr com 3 extensões. Foi por isso que o abandonei (para além dos, mais de, 94 milhões de actualizações que disponibilizaram em 2018). O Chrome fica pendurado a consumir memória mesmo só com uma tab a ser usada. O Opera era o que se portava melhor, até que começou a imitar o Chrome e a utilização de RAM disparou. Andei com o vivaldi mas, não permite as extensões que uso (e que alterei, para melhor segurança). Voltei ao Opera.
    A nível de flash, ainda uso o IE 11, porque os novos browsers lixaram a utilização e necessitam de emulação secundária, que consome muito mais RAM e CPU, nalguns casos bem para lá do aceitável.

  6. miguel says:

    Claro que o chrome é o melhor, mas existe quem tenha dúvidas ainda?

  7. Carlos says:

    Não há duvidas que o Chrome é o browser mais popular e tambem não há qualquer duvida que a maior parte dos utilizadores acha que é o mais rápido.
    No entanto a realidade é bem diferente e aconcelho qualquer um a utilizar o “Gestor de tarefas” para fazer umas simples comparações.

  8. Carlos says:

    “o browser da Google consome muita memória RAM e a empresa das pesquisas, por mais tentativas que tenha realizado, ainda não conseguiu resolver tal problema”
    A grande questão é saber se a google está realmente preocupada com esta situação…

  9. KodiakShadows says:

    Ele é o melhor a consumir memoria RAM…

  10. Marllon Lucas says:

    Eu só uso o Chrome em tudo. Mas no notebook da Xuxa que eu tenho, o Chromium da Microsoft é muito mais leve. O Chrome não consegue ser leve assim nem sem extensão. Mas eu sei que a Microsoft vai querer colocar ainda mais coisas no navegador e vai começar a ficar como o Chrome pra PC. Vamos ver…

  11. miguel says:

    O que é certo é que com o chrome consigo visualizar videos 1080p em máquinas antigas, coisas com que outro browser não consigo.

    Tambem considero o melhor e mais rápido.

  12. Jorge RIBEIRO says:

    Sim pessoal, o google chrome é o melhor. Em actividade normal na Internet o google chrome é o mais fluido (em hardware normal, tenho um core m 5gen e 4gb de ram, sim eu sei já começa a ser pouco mas ainda dá para o gasto) o chrome é o que me dá melhor performance. O firefox tem transições mais fluídas mas demora mais tempo a carregar as paginas e gasta bem mais bateria e o edge apesar de depois da pagina estar carregada é super fluido mas nota-se que os developers não lhe dão muita atenção o que faz com que muitas vezes encrave a carregar as paginas ou demore muito tempo. Por isso no que me toca a mim o chrome é o melhor browser para as minhas necessidades.

    • João says:

      Finalmente alguém ponderado!

      “Por isso no que me toca a mim o chrome é o melhor browser para as minhas necessidades.”

      Cada utilizador deve fazer uma analise sua, própria e tomar decisões a partir dai em vez de ir atrás da cabeça dos outros. Se todos fizessem isso se calhar não estávamos assim.

      O chrome pode “parecer”mais rápido, mas na verdade são apenas pequenos truques a nivel tecnico (e por vezes pouco ortodoxos) para dar essa impressão…

      mas quem é que quer saber se é enganado ou não?! Desde que tudo “pareça” bonito tá tudo ok.

      Naturalmente que o Chrome tem pontos unicos muito bons e melhor do que os restantes browsers, mas o oposto também acontece. Cada user deve fazer uma analise das suas necessidades e da filosofia (porque também tem a ver com isso!) em que melhor se enquadra.

      E, claro, deixar de impingir coisas aos outros!

      uma coisa é afirmar algo e apresentar factos que o suportem, outra é afirmar “só porque sim”!

  13. LG says:

    O facto de vivermos no ano 2019 e as pessoa ainda se preocupam que o Chrome “consome” muita RAM é ridículo.

    Qualquer portátil fraco com 4GB de RAM consegue ter chrome com 20 tabs na boa…

    Só de pensar os milhares de pessoas a queixarem-se do Chrome gastar muita RAM, mas nunca niguém se queixou do Chrome ser lento… Preferem algo lento mas RAM livre ou a RAM a fazer o trabalho para que foi pago p*rra?! 😛

    RAM livre é RAM desperdiçada! O Chrome e qualquer outra aplicação só consome RAM que lhe é fornecida…

    • Mateus Pinto says:

      Há muitos PC com 2 e 4 GB RAM que estão a usar a memória virtual pelo simples facto de que o Chrome gosta de usar muita memória. Se houver uma explicação e utilidade muito bem, no entanto já ao tempo que uso o EDGE (E o Firefox como backup) que é mais fluído e usa menos memória. Se abro as mesmas páginas, faço o mesmo e consome menos RAM (E bateria), porque razão o Chrome havia de ter desculpa?

    • Zé Maluco says:

      Então e se de repente me apetecer programar um bocado de assembly no meio do html? O Chrome permite? Não permite, logo nunca poderá ser o melhor browser da actualidade. Palavra de cromo, ou melhor de Chrome.

  14. David Guerreiro says:

    Ora aqui está uma boa notícia, e o facto da MS estar a contribuir para o Chromium, significa que muitos outros browsers podem beneficiar desses desenvolvimentos. É preferível juntar esforços do que dividir.

  15. Sar says:

    O Googlle Chrome é o melhor? Tudo o que pertence a uma grande potência é sempre o melhor, o que dizer do Mozilla Firefox que mete o Chrome a um canto, se a Mozilla pertencesse à Google era o melhor assim é o Chrome. Para mim o Firefox não tem igual, até na simplicidade quando se trabalha na internet.

  16. Jhonatan says:

    Microsoft em alguns meses fez o que a Google não fez em 10 anos? Acho que algumas cabeças deveriam rolar.

  17. Gil Araújo says:

    Fiz um teste com os browsers, Edge, FF, Brave, Yandex, Vivaldi, opera chinês e Chrome, com vídeos do Netflix. Por incrível que pareça, o Chrome teve menos consumo no vou, com 245,7 MB, enquanto os outros foram além de 300 e o Edge até 847,7 MB. No gerenciador.

    • rjSampaio says:

      estas a ter em conta que apenas o Edge permite netflix a 1080p sem artimanhas?
      Muita gente desconhece que o firefox e chrome apenas correm a 720p máximo.

  18. Zé Maluco says:

    Para os intelectuais da informática, o que é mais usado nunca será o melhor. Ser intelectual significa não ser do povo, logo para estes, o melhor será algo tipo o Lynx.

  19. Abílio Nário says:

    O melhor é aquele que satisfaz as necessidades de cada um. Uns gostam do Chrome, outros do Firefox, outros do Edge… e por aí fora…

  20. Sandra Martins says:

    Pessoal da PPlware. Adoro o vosso site e sigo-vos no twitter mas gostava que abrissem um canal no Telegram. Assim podia estar a par mais rápido dos vossos posts. Só uma sugestão. Obrigada

  21. PauloT says:

    Só para chatear o melhor é o velhinho IE. Sendo que atualmente utilizo em primeiro lugar o DEV Edge, Maxthon, Vivaldi e o Chrome. 🙂

  22. informado says:

    Navegador Palemoon .. não há melhor

  23. Armandinho says:

    LG, engana-se, tenho máquinas com 16GB de RAM e o Chrome suga o máximo que pode, principalmente porque os sistemas hoje estão todos em nuvem, então tem 10 abas abertas. O fato é que em pleno 2019 a gigante Google não é capaz de entregar um navegador que preste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.