Mais uma semana passada e as previsões dos preços de combustíveis para a seguinte começam a aparecer. Se na semana passada o preço do gasóleo baixou, na próxima semana a tendência vai-se manter.
Saiba já quanto vai descer o gasóleo na próxima semana e o que vai acontecer à gasolina.
Ainda segundo a SIC, o preço do barril de petróleo nos mercados internacionais tem registado uma tendência decrescente, custando atualmente perto de 90 dólares (o mesmo que em euros). Os valores registados nas últimas semanas são equivalentes aos verificados antes da guerra na Ucrânia.
As bombas de combustível continuam a beneficiar de três medidas implementadas pelo Governo, desde logo o desconto no ISP, equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para os 13%. A partir de outubro, a poupança fiscal irá passar a figurar nas faturas.
De lembrar que no início da invasão russa, o custo do barril de petróleo chegou a custar perto de 140 dólares, fazendo o preço do gasóleo e gasolina ultrapassar os dois euros por litro.
infelizmente isto é uma brincadeira quando é para subir é logo aos 12 cêntimos mas para baixar é aos bocadinhos e nunca acompanha as subidas ………. 🙁
Esperem pelo inverno , que nessa altura é que interessa aos Russos que suba e até falte…….
Europa ja tem reservas para o inverno todo
acabei de abastecer, já não chegava a 2ª-feira 🙁
Compreendo o porquê no contexto atual, mas ridículo o gasóleo estar tão mais caro que a gasolina.
E antes que comecem com o ‘mimimi’, lembrem-se que os camiões e comboios que transportam TUDO o que consumimos não são a gasolina.. O gasóleo sobe, sobe tudo.
Ridículo é o facto de os consumidores de gasóleo estarem habituados a tê-lo mais barato que a gasolina. O custo de produção é igual e o que faz o preço dos refinados é a procura momentânea de um e de outro. A procura do gasóleo aqui foi sempre superior ao triplo da gasolina, e só custava mais barato na bomba porque os consumidores de gasolina o estavam a subsidiar fiscalmente, ultimamente com 20 cêntimos de imposto a mais em litro, para os de gasóleo o terem mais barato. Apesar de emitir mais CO2 por cada litro queimado (2,64 kgs versus 2,31 para a gasolina) e de o diesel ser uma catástrofe em poluentes tóxicos e cancerígenos. Acontece que agora nem os tais 20 cêntimos a mais de bónus que tem à pala dos consumidores de gasolina chega para impedir que o gasóleo seja mais caro na bomba. Os camiões e comboios têm regime fiscal especial, não pagam o gasóleo ao preço da bomba.
Não é ridiculo.
vou explicar:
Um barril são 42 galões. Produz cerca de 20 galões de matéria-prima para gasolina e cerca de 8 galões de matéria-prima para gasóleo. Assim fica facil saber qual é o mais caro para produzir e eventualmente para vender: O gasóleo.
Long story short, tens um rácio de 20 para 8. em termos de produção e preço de venda, para a gasolina ser ao mesmo preço do gasoleo terias de ter uma procura de gasolina um pouco mais que 2x a procura do gasoleo, então ya, a gasolina, em teroria, nunca na vida poderia ser mais cara que o gasoleo. e não é, na teoria.
O problema são os seguintes fatores:
Economia de Escala: Quem compra 1000L de gasoleo tem mais poder para fixar preços que quem compra 5L de gasolina – o preço da gasolina é inflacionado artificialmente para compensar a margem negocial do gasoleo. E mesmo assim a gasolina continuaria a ser mais barata que o gasoleo se fosse só este caso.
ISP: há valores minimos fixados pela UE. Já não se aplica nos dias de hoje porque o ISP está semelhante, mas no passado o valor da Gasolina era mais alto que o do gasoleo, daí a gasolina se tornar mais cara e a gente sempre ter conhecido a gasolina mais cara que o gasoleo.
A tendencia é de que o gasoleo se mantenha sempre acima do preço da gasolina. Foram definidos objetivos e já à mais de 1 década que se ouvia falar em inverter a situação do ISP e outras, ou seja, gradualmente o gasoleo ficar mais caro que a gasolina por questões:
ambientais: O gasóleo polui muito mais que a gasolina, contrariamente ao que se pensava nos tempos primordiais do gasoleo.
económicas: manter a procura da gasolina para não haver um aumento abrupto do preço do gasóleo e escaladas artificiais porque o gasoleo se tornaria num “monopolio”. Entre aspas porque agora temos os eletricos e a hidrogeneo, sobra as questões ambientais e isso vai-se manter: é preferivel reduzir aos carros a diesel do que aos a gasolina e é o que vai continuar a acontecer.
A previsão do futuro é de que agora o gasoleo se mantenha sempre mais caro que a gasolina e tenha tendencias de continuar a subir e que a gasolina acompanhe essa inflação do gasoleo, no entanto mantendo-se mais baixa (porque é preferivel mais carros a gasolina que diesel) que é para cumprir o objetivo da UE de proibir a compra de carros a combustivel fossil em 2035. Por outras palavras: quando for altura de trocares o teu BMW, é melhor pensares num eletrico ou a hidrogeneo porque quase que de certeza que apartir de 2035 vai haver uma inflação artificial bruta do combustivel fossil. mas esperemos que eu esteja errado.
“O gasóleo polui muito mais que a gasolina, contrariamente ao que se pensava nos tempos primordiais do gasóleo.”
Não é bem assim.
Os veículos diesel mais antigos, com mais de 15 anos eram significativamente mais poluentes do que os movidos a gasolina, apresentando um risco imediato para a saúde.
Porém, os motores diesel mais recentes estão bem semelhantes aos motores a gasolina, com cada um sendo tão poluidor ou amigável para o ambiente quanto o outro.
@Rui
também não é bem assim.
os carros diesel só poluem tão pouco porque a Norma Euro6 trouxe a “obrigatoriedade” da utilização do sistema SCR (ou adblue como é conhecido) ou manter-se no sistema EGR se suficiente para cumprir a norma Euro6.
Os carros a gasolina quanto mais usam o sistema EGR e nem é para reduzir emissões, é só para melhorar o rendimento do motor. continua a ser mais vantajoso, em termos ambientais, financeiros e logisticos, a nivel europeu, os carros a gasolina.
“O gasóleo polui muito mais que a gasolina”
Errado.
Isso era verdade há 15 anos atrás,
Os modernos motores a diesel a nível de poluição são comparáveis aos a gasolina.