Galaxy S6: Detectada bateria “inchada” que podia explodir
Foi no passado dia 1 de Março que a Samsung apresentou o novo Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge. Dois super smartphones que se destacam pelo design mas também por toda a tecnologia incorporada. A Samsung espera que estes equipamentos ajudem a melhorar as vendas no segmento dos dispositivos móveis mas há alguns problemas detectados que podem não ajudar a empresa Coreana a alcançar os objectivos.
Depois de detectado um problema que levava o equipamento a dobrar, tal como aconteceu no passado com o iPhone 6 da Apple, foi agora reportado um problema associado à bateria que podia ter explodido caso o utilizador se aventurasse a ligá-lo.
Um utilizador da Coreia do Sul, reportou recentemente que adquiriu um Galaxy S6 e que o mesmo venha com uma bateria defeituosa. Depois de abrir a caixa, o consumidor reparou que a bateria estava “inchada”, levando a tampa traseira a desencaixar devido a tamanha pressão.
O utilizador reportou de imediato tal situação à Samsung que prontamente lhe enviou um equipamento novo.
No meio de milhões de unidades vendidas, é normal que tais situações/problemas apareçam. Até ao momento só ainda foi reportado um caso e felizmente a bateria não explodiu com já aconteceu no passado com outros equipamentos – ver aqui. Neste caso, não há nada que se possa fazer a não ser trocar a bateria dado que o problema reside no próprio processo de fabrico.
Porque é que as baterias incham?
Segundo a National Fire Protection Association, “uma bateria inchada pode ser fruto de um aumento da pressão interna no interior das células da bateria (células pouch, bolsa, no caso dos smartphones). O inchaço pode ser causado por uma variedade de reacções químicas adversas tais como: excesso de carga, armazenamento a temperaturas não ideais e intrusão de fluidos”. A publicação refere que o inchaço das células pode tornar menos provável o aquecimento excessivo e consequente destruição (explosão), mas pode também resultar no rápido “vazamento” da capacidade da bateria.
Já a Battery University indica esta como uma das principais desvantagens das células pouch, frequentemente utilizadas nos smartphones. O inchaço pode ocorrer devido à geração de gás. Os fabricantes nunca chegaram a um consenso acerca da causa deste fenómeno, apesar da culpa ser, em última instância, do mau fabrico das mesmas. A pressão causada pelo inchar da bateria pode rachar a sua cobertura e até quebrar o ecrã ou o circuito electrónico.
Os fabricantes afirmam que as células inchadas são seguras e, embora seja verdade, nunca se deve “furar” ou “picar” a bateria, podendo mesmo resultar na sua ignição ou explosão. Para prevenir esta situação os fabricantes costumam criar um espaço adicional fora da célula, o chamado “saco de gás”. Durante a primeira carga da bateria, os gases escapam para este saco que depois é deitado fora, tudo isto durante o processo de acabamento da bateria.
O site The Tech Corner acaba por resumir as 3 principais causas para o inchar de uma bateria.
- Carregamento excessivo – Não deverá ser um problema se utilizar sempre o carregador oficial que veio com o equipamento, mas por vezes até os próprios carregadores se avariam, resultando no carregamento excessivo da bateria. E também não existe nenhuma boa razão para deixar os dispositivos infinitamente ligados ao carregador, quando estes já estão carregados.
- Aquecimento – Se a temperatura da bateria aumenta demasiado (devido ao carregamento ou rápido descarregamento durante a sua utilização), poderá afectar negativamente a química da bateria, resultando no inchaço da mesma.
- Fabrico defeituoso – Neste caso, não há nada que possa fazer, dado que o problema reside no próprio processo de fabrico. As baterias mal construídas darão problemas mais cedo ou mais tarde. Por exemplo, baterias de “marca branca”, não oficiais, não têm qualquer garantia da qualidade do seu processo de fabrico.
Saiber mais aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Que bué lixo os de Samsung.
Vergonhosa
Coisas de Samshinga… mas vamos la ser realistas, as baterias não incham assim do nada, fizeram alguma coisa para chegar onde chegou…
O que têm os samsungueiros a dizer disto? Pois pois.. o S6 é me indiferente.. prefiro o LG G4..
Gosto quando uma noticia diz “seja o primeiro a comentar está noticia” mas depois penso para dizer porcaria deixa os outros chegarem se a frente
samsungs, lgs, htcs, sonys, chineses, tudo com android da problemas..o gps nem funcionam em android. Experimentem um lumia ou um iphone e o gps apanha em segundos.
Isso é bem verdade… Com o iPhone, mal saio da garagem do prédio, e ele apanha logo o sinal e a orientação é tudo o mais..
Já com que tinha antes (e era um Galaxy S4, na mesma situação, tinha de encostar o carro, esperar uns 5 minutos para o GPS aquecer, e isto, ainda falta o lag, etc…
Ainda bem que mudei para iPhone, já devia saber… Já tinha outros equipamentos Apple…
Mas depois há aqueles que não querem aceitar, e vivem numa câmera de eco a dizerem uns para os outros como o “iPhone é uma m**** que não te deixa fazer nada”…
Então experimenta o gps do lumia e depois diz me qualquer coisa. O melhor de todos.. Mais rápido, fiavel, preciso… Lumia 1520… Tenho bateria para mim e para carregar outros se for preciso… Tenho uma boa camara… Capacidade… Bom gps… Lindo ecra… Lindo wp8.1… Custou me 400 euros o ano passado… E vou gastar 700 agora em que? Nenhum me da o que este da… Enfim… E so fans com transtorno obsessivo compulsivo aqui….
N tens apps…snapchAt ou google apps e um must
Já experimentas-te o GPS do iPhone para dizeres isso?
O GPS dos Lumias não tem os mecanismos de assistência do iPhone, nem os Lumias têm co-processadores de movimentos que assistem o GPS como o M7 e M8…
O lumia 1520 é um calhamaço, não digas barbaridades, e a qualidade do ecrã é muito fraca, a câmera só é boa se vieres dos telemóveis los cost…
E já que falas do GPS, e os mapas? No Windows Phone, só tens os bing maps, que são só os piores que andam aí…
Isso é bem mentira… Nunca tiveste um Galaxy S4!
Esse é o meu smartphone dos últimos 2 anos, adquirido em maio de 2013. Nunca teve problemas com o GPS, que é praticamente imediato.
Utilizo-o em trabalho com o maps e em lazer com sports tracker, geocaching e ingress!!!
“No Windows Phone, só tens os bing maps”???
Here Maps, Google Maps CHEGA?
Tenho um BQ E5 e assim que o ligo também apanha o sinal de GPS rapido. Ah! e é Mediatek, o processador.
Define rápido…
5 a 7 sgundos
Prefiro a dos Microsoft’s Lumias
1ª trata-se de um clone, pois o vidro não dobra assim (parte trazeira do original é em vidro, assim como o ecran)
2ª o aro do da foto, nota-se ao longe que não é de aluminio, mas sim de plastico.
emfim……………….
Opssss …. deve ser um feature! hahaha
incham para terem mais capacidade xd
É para o dono não se sentir mal, como a carteira desinchou então o telemóvel inchou para compensar :X
É no que dá coisas como o “carregamento rápido”… pissing contests, depois dá nisto…
até nisto eles copiaram pelos ifones
Aconteceu o mesmo com o Iphone 6, 5, 4 🙂
No 6, aonde?
E se acontecer no iPhone? Quer dizer que não tem mal acontecer no Samsung? É assim que é melhor?
Tem mal acontecer em qualquer telefone e sim ja aconteceu em grande parte das versoes do iphone mas normalmente em Milhoes sao uns meros 4 ou 5 k acontece alguma coisa,tambem nao sabemos o que ele fez ao telemovel se fez alguma experiencia antes,a menos que ele tivesse filmado o unboxing nao é garantido que ja viesse assim,mas problemas todos tem, grave era se tivesse acontecido alguma coisa a pessoa felizmente foi resolvido de pronto.os iphones tb nao dobravam no bolso das calcas,foram trocados .como disse problemas todos tem. o que importa é como sao resolvidos.
Não percebes?
Se acontece no iPhone, é uma coisa, com a Samsung, supostamente devia ser melhor, e não ter problemas, já que a publicidade da Samsung é sempre a cascar no iPhone, e os users, igual…
querias que acontecesse mas nao, quando gasto 700euros num tlm gasto em algo que os vale. Nenhum android vale mais de 300euros, e eu ja trabalhei na google
em vez de lithium é feita com quê? acido de maçã? deve ser por isso que dura pouco mas é bom.
Congrats… biscoito? seja que marca for… vamos falar em construção e custo de produção seja Samsung, Maças trincadas é tudo a mesma treta… pagas 700€ por um Iphoneta que custou 150€ a fabricar para que? o mesmo de aplica a outras marca… já trabalhas de google e volto a perguntar… queres um biscoito por isso?
Ai sim?
Vai arranjar um telemóvel com iOS mais barato…
Pois é…
Se isto acontece num iPhone, faz notícia, mas o utilizador só tem de ir à Apple e eles trocam por um novo, nem é preciso chatear…
Agora num samsung… Não sei não…
Além disso, os iPhone são feitos em alumínio por alguma coisa, a carcaça absorve o impacto, na samsung já houve casos de casas que incendiaram, e a empresa fez pressão para não contar aos jornais…
Deves ter uma capacidade pulmonar invejável!! Sem dúvida muito acima de um atleta olímpico, porque consegue oxigenar essa meia-dúzia de células cerebrais que reside na tua cabeça, de forma a que possas emitir opiniões como essa… 😀
Nature, you scary …
1ª trata-se de um clone, pois o vidro não dobra assim (parte trazeira do original é em vidro, assim como o ecran)
2ª o aro do da foto, nota-se ao longe que não é de aluminio, mas sim de plastico.
emfim……………….
os fandroids coitados e so problemas 😀 Lumias e iphones nunca dao problemas, nunca. Se gastam 800euros num tlm ao menos aproveitem e comprem iphone.
Ainda estou a tentar perceber o que é que o android tem haver com isto.
porque continua o meu comentario a aguardar? se outros seguintes ja estao viziveis?
sera este site isento????
Gosto dos que dizer… “A culta é do Android”
Muito bom…
Sei android fosse eficiente, não era preciso tanta bateria concentrada…
Depois as coisas acontecem…
https://pplware.sapo.pt/informacao/esta-provado-que-android-gasta-mais-bateria-que-windows-phone/
Sim! Da gestão que faz da bateria…. Heheheheh ahhhaha
Isso pode acontecer… Em milhões de aparelos.. Se 5 tiverem este problema.. Ainda esta nos 0,01% voces aproveitam tudo para criticar.. Lol.. Não estou a defender nada, so a comentar os vossos comentários… Alias sou portador de um lumia. Mas enfim… Isto e o tipico português. Ninguém se aleijou. Ainda bem.
Um caso único em milhões
A bateria do meu velho Magalhães à 4 anos também inchou, nada demais…
Afinal para que serve a garantia???
Enfim, arrumam logo maneira de atacar dizendo que não presta e bla, bla, bla…
Isto num equipamento de €700 é inadmissível que venha com esse tipo de problemas. O iPhone jamais teria Algo assim
problema, admitem se também um iPhone dobrar? a pois ! Calado eras poeta, porque isso pode acontecer e. qualquer smartphone! e antes de mais a culpa não é do telemóvel, mas sim do hardware. Isto acontece 1 em muitos.
O iPhone não dobra sozinho.
Já isto? Não me parece que o utilizador andou a gerir mal a bateria…
Enfim, vestem a camisola, nao sei do que ! E depois vem o disparate,,,,; problemas tem acontecido com todos, infelizmente, tanto faz ser barato ou caro ! Qto a apple, é so escolher p ex por aqui…https://www.google.co.uk/search?q=iphone+explode&oq=iphone+explode&aqs=chrome..69i57.3516j0j1&sourceid=chrome&es_sm=93&ie=UTF-8…e depois ? Os acidentes nao deveriam acontecer…mas acontecem e em todas as areas ! Ninguem esta imune inatamente ! Era como a ladainha, que os carros de topo, estavam imunes a problemas tipicos dos carros dos “pelintras”, depois era ver p ex os Mercedes a arder em andamento…pois pois…tds estao sujeitos ! Ate os asiaticos, como a Toyota, que no passado, gozavam de uma fiabilidade a toda a prova, ja se tornaram …mundanos ! Ninguem escapa, deixem-se la de tretas.
Acho muito estranho que o vidro faça aquela barriga e não parte, desde quando é que o vidro é assim tão flexível?
Gorilla Glass… é normal isso..
É UM CLONE……….
Um Galaxy prenho 🙂