PplWare Mobile

Está provado que Android gasta mais bateria que Windows Phone


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. ze says:

    Para mim o wp é po melhor só falatam algumas apps oficiais 😉
    passado um ano o meu l520 teve 4 updates oficias e tenho todas as apps

    http://wmpoweruser.com/archos-announce-the-40-cesium-windows-phone/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+WmPowerUser+(WMPowerUser)

  2. Marco says:

    Claro que android gasta mais bateria.. mas isto é novidade para alguém!? xD

  3. João P says:

    E com o Symbian? Com o Symbian o standby é de 40 dias.

  4. João Terra says:

    Mesmo gastando mais bateria prefiro mil vezes o android ao WindowsPhone

    • Mota says:

      +1

      É óbvio que gasta mais, o windows phone não tem o mesmo poder do Android, sendo que tbm ao haver mais apps obrigatoriamente as pessoas têm o dobro instaladas.

      • Dumitru says:

        Mota mais apps aonde?! A app store do android pode ter mais apps, mas isto nao quer que o telemovel com android tenha mais apps que um com windows phone! isto depende do utilizador! pode ter android e ter umas 10 apps, e pode ter windows phone e ter umas 50 apps ou vice versa! a tua opiniao nao faz qualquer sentido! O que faz sentido ‘e o android ser baseado em Linux e correr todas as apps em machina virtual! portanto tens o telemovel com android a fazer o dobro, que ‘e desnecessario!

    • Filipe says:

      Ai sim? Porque?

      Se me deres so uam razao! Se for apps tudo bem, algumas nao existem ainda para windows phone, agora tudo o resto esquece, android fica para tras do windows phone!
      Até a Samsung ja verificou isso e está a trabalhar num SO novo e abandonar o Android! O SO novo é o mesmo dos relogios novos deles. So pesquisar na net essa info e encontras.

  5. NewJ says:

    Alguém está picado? Pelos comentários acima parece que sim.. E o melhor do wp8.1 não é só a autonomia, outras comparaçoes vão surgir para espicaçar ainda mais..

    • Balmer says:

      Eu acho que o picado é porque a comparação não é de todo em terreno tão neutro como é feito querer. Sim, o hardware é igual mas o software não – E num tens mais possibilidades do que no outro, assim como acesso a funções que permitem igualar o consumo ou quem sabe virar a mesa (ainda que não de forma drastica, há um limite afinal).

      Duvido que as “outras comparações” vaiam espicaçar muito. Sim, será bom se o WP8.1 apresentar coisas que os outros não têm para criar mais alguma individualidade e destaque, mas de resto tens dois SO móveis que já cobrem grande parte dos maiores interesses dos utilizadores.

  6. Sérgio says:

    No meu nexus 5 sei que consigo ter uma perda de 5% (ou menos) de bateria durante a noite, prai umas 8 a 9 horas.

    Logo aí só pelo M8 gastar 7% em 3h25, também se pode tirar algumas conclusões …

  7. Edroid says:

    That depens, o meu android com uma bateria de 1230mAh consegue gastar apenas 1% de bateria durante a noite e com outra ROM a bateria nao dura um dia em standby

  8. tavares says:

    Já tinha conhecimento desses testes,publicados inclusivamente,no site da Verizon. E não fiquei muito admirado…só quem for fanático não reconhece que o WP é um SO muito mais optimizado que o Android.

  9. Ricardo says:

    É verdade que WP e iOS fazem melhor gestão de bateria.
    Como ambos levam vantagem a nível fotográfico ( M8 WP , as fotos tem melhor qualidade que O M8 Android. )

    Mas as questões de bateria.. será pouco trabalho por parte da Google ? Ou das limitações do WP ou IOS ?

    • tavares says:

      Quando falas em LIMITAÇÕES do WP e do IOS…a que te referes??
      Ao facto de serem mais optimizados…ou a disponibilizarem as atualizações do SO a tempo e horas a TODOS os utilizadores. Para mim isso não são limitações…pelo contrário!!

      • Ricardo says:

        a google lança as actualizações de android a tempo e horas para TODOS. A culpa é das marcas que querem fazer a sua própria versão ao invés de usarem a versão “limpa”, que é o que acontece no caso do WP! já o iOS não é comparável sequer porque só uma marca é que disponibiliza equipamentos com iOS e aí só podes comparar, por ex., com a gama Nexus que são todos da Google e todos têm actualização a tempo e horas.
        iOS é optimizado porque quem o desenvolve é quem escolhe o hardware. WP é menos optimizado porque quem desenvolve não escolhe o hardware mas a base é mais optimizada que android.
        Android funciona em qualquer telemóvel, tem uma tarefa mais difícil em termos de optimização mas, ainda assim, acho que têm muito espaço para melhorar.

  10. Nelson says:

    Claro que sim, mas há SO que gaste mais que o Android?

    • Webchuzz says:

      Depende. No meu Android posso experimentar várias roms e ficar com aquela me oferece melhor autonomia.

      Como fazes isso no iOS ou Windows Phone?

      • Rochita says:

        Não precisas de roms quando já tens um bom sistema de origem ;). Não se mexe naquilo que é bom.

      • tavares says:

        Webchuzz…para que vou instalar qualquer tipo de rom no meu WP,se ele NATIVAMENTE já tem tudo o que necessito para uma utilização tanto particular como profissional??

      • Marco says:

        e perdes a garantia, parabéns.

        a serio q vcs ainda usam essa historia da liberdade de instalar outra rom?

        • Webchuzz says:

          E vocês a história de que “já traz tudo o que preciso”. Não atirem areia para os olhos.

        • Webchuzz says:

          A rom foi um exemplo. Mas parece-me que fechas os olhos e ignoras o facto de que Android oferece muito mais liberdade. Sõ não vê quem não quer.

          • Marco says:

            sim fecho os olhos a que no meu Samsung S2 só agora é que a CM conseguiu superar a ROM original em termos de economia de bateria.

            Fecho os olhos, a que se queria ter o telemóvel atualizado na ultima versão, logo menos bugs e menos problemas de segurança, tinha de confiar numa ROM feita por terceiros e não tão optimizada para o telemóvel em questão (ver o ponto 1)

            Fecho os olhos a que com a ROM original era dificil sentir o telemóvel a aquecer, já com qq ROM de terceiros…

            Fecho os olhos ao tempo que perdi a testar ROMS e kernel’s, só pq tenho essa liberdade e pq queria o telemovel com a bateria a durar tanto qt a ROM original e a não aquecer tanto.

            Fecho os olhos, a que se o fabricante do CPU ou do chipset grafico não lançar os drivers para cada nova versão de Android, só consegues ter um sistema atualizado por engenharia reversa o que não é a mesma coisa. (fabricante na sua maioria é a mediatek, pq é que será que o google teve uma reunião com eles, desenvolvimento e tal de um telemovel mais barato.. balelas)

            Queres que continue a fechar os olhos ao andar a brincar com ROMs e depois ter o programa x que bloqueia, ou o programa y que simplesmente desliga. Ou o telemóvel faz reboot do nada. Mas ei tenho a liberdade e não posso fechar os olhos que saiu mais uma versão da ROM que corrige estes erros.

            Mas claro viva a liberdade de poder brincar com as ROMS e perder tempo com isso.

            esta conversa está a relembrar-me os tempos em que o Gentoo era a distribuição da moda entre os wannabe’s, mas isso é outra história.

            Não fecho os olhos é que o comum dos mortais não quer saber de roms, nem perder tempo com isso, quer é um smarthphone que funcione e bem.

            Não me esqueço nem fecho os olhos ao que disse um professor na universidade, “A força motriz na inovação e na informática é a preguiça.”, e com isto está tudo dito.

      • Rui says:

        Ainda vai chegar o dia que te vais cansar de instalar ROM’s e aceitar que essa “liberdade” não é tudo 😀

        • Nelson says:

          É, liberdade de não precisar de instalar ROM’s, porque já está tudo bem, e liberdade de ir fazer qualquer coisa que te apetece, em vez de andar a mandar ZIP’s e procurar ajuda em fóruns e etc’s… lol

          • LP says:

            Tanta liberdade como não ter de trabalhar e ainda assim ter sempre comida e roupa lavada, estar com os amigos todo o dia, não apanhar frio, calor nem chuva… tu dizes que “está tudo bem”, mas quantos presos dirão o mesmo?

          • Nelson says:

            Oi?

            Não estou a perceber essa… Estás-me a dizer que sou preso, porque não tenho trabalho de andar com ROMs?

          • Rui says:

            @LP, podes trocar isso novamente por miúdos? é que às 2 e meia da manhã o teu teclado já não fluía bem 🙂

            @Nelson, o Webchuzz deve trocar tantas vezes de nome como de ROM’s. Se não é o mesmo com varios nomes então é o diabo por ele: “Sõ não vê quem não quer.” LOL

          • LP says:

            Estou a dizer que estás preso a essa rom porque não a podes trocar.
            Não confundas o “poder fazer” com o “ter que fazer”. Se estás contente com essa, muito bem, se não estiveres, não podes trocar. É a possibilidade, a liberdade e não a obrigação.

          • Rui says:

            @LP, essa liberdade não cola. As pessoas querem é coisas que funcionem bem e de forma simples, não que lhes permita andar a experimentar versões de sistemas operativos.

          • Marco says:

            @LP, Pois lá o pessoal com ios/wp não sente necessidade de trocar de ROM qt muito sente necessidade de instalar o Cydia (ios) para poder obter certas aplicações que não estão disponiveis na store oficial.

            Não sentem a necessidade pq tem um SO minimamente optimizado para o hardware em questão.
            Não sentem a necessidade pq ainda não acontece como no android que a marca do telemovel faz o que quer do SO, o que leva por vezes a sobre-carregar o SO.

            A maioria de vcs/nós (samsung s2), trocam de ROM porquê?
            – para ter uma duração de bateria maior.
            – para ter um melhor desempenho (leiam a entrevista ao português que é conhecido por afinar os kernel’s, ele lá pelo meio diz que as empresa não estão para gastar dinheiro em optimizar ao máximo o kernel e o android como um todo)
            -para ir buscar aquela feature que a ROM x traz, mas as outras não, qd muitas vezes nem a utilizamos.

            E continuo a dizer que o Android puro é um sistema incompleto para o utilizador final. Faltam algumas aplicações q deveriam vir de raiz (podcast, sincronização de fiheiro com o pc.)

      • Filipe says:

        No Windows phone nao precisas!
        Simplesmente nao precisas fazer nada porque ele ja gasta pouco! Podes por qualquer rom no android mas nunca vais conseguir chegar perto da autonomia de um WP.

        • Balmer says:

          Considerando a possibilidade de alterar ROM, facilmente a autonomia num android pode ultrapassar o WP tendo em conta hardware de caracteristicas identicas.
          A questão aqui no entanto é o que vem por natureza que é onde reside o mal. Não vais ter o utilizador casual a ajustar o governor, ou a fazer UV ao CPU.

      • Alfie says:

        Gostava que me explicassem, como se eu fosse muito burro, porque é que tendo comprado um objecto caro e que espero que dê o melhor rendimento e tenha a maior eficácia, vou de seguida alterar o seu software porque afinal não era o melhor.
        Não seria maior esperteza comprar logo a máquina correcta e adequada?

    • Xis says:

      O iOS.
      Bem vejo o meu pai com o seu iPhone 4S quase sem nada instalado para além do que trás sempre aflito com falta de bateria.
      Já no meu HTC Sensation (que já muito mal dele foi dito por aqui) a bateria dura-me o dia todo e normalmente deito-me ainda com cerca de 40%.
      Dou-lhe bastante uso, aliado ao facto de não ter Wifi no trabalho e ter o telemóvel sempre ligado por 3G.

      • Nelson says:

        Sim, sim…

        É tudo muito maravilhoso no android, por isso é que anda toda a gente a se queixar das baterias, a inventar com rom’s, a se queixar do facebook e do Messenger, a desligar os Bluetooth, GPS, etc…

        O teu pai deve ser daqueles que vê a bateria a 75% já se está a passar, ou esse iPhone 4S já tem uns bons 3 anos de uso activo…

  11. Rui Ferreira says:

    Este, para mim, é sem duvido o melhor hardware em termos de smartphones no mercado. Só faltava juntar o melhor sistema operativo, o iOS, e seriam sem dúvida uma dupla imbativel.

  12. Nelson Branquinho says:

    eu tenho1 tablet android e um Nokia lumia com WP. muito sinceramente as APP ainda são um calcanhar de Aquiles. a bateria do WP dura um pouco mais mas tb tudo depende do tipo de utilização que se dá… quanto mais utilização menos bateria sobra obviamente :d

  13. johnito says:

    Mais uma caracteristica em que o android é superior ao iphone.

  14. Benchmark do iPhone 5 says:

    A Microsoft com o Windows Phone 8.1, que permite a instalação em hardware/smartphones que já existem com outros sistemas operativos, encontrou o único caminho que permita ao WP sobreviver fora da Nokia.

    Actualmente só sobrevive no HTC One M8 e com um operador exclusivo (Verizon).

    A Huawei acabou de dizer que não quer saber do WP porque não conseguiu vender os smartphones anteriores. (Também não quer saber do Tizen, não lhe agrada que só fique o Android mas não vê alternativa).

    Devo dizer que era uma pena que o WP se finasse, mas já esteve mais longe.

    http://www.zdnet.com/huawei-says-windows-phone-is-unprofitable-and-difficult-report-7000032961/

  15. alisson says:

    o que me irrita é porque o LKM do android não fecha programas automaticamente, é tao comum eu ver la programas como musicXmatch consumindo por 3 dias lá. E outros lá. E isso irrita. fora também a irritancia do google services de atualizar os apps so pq ta no wifi, deveriam ser feitos 1x por mês, tem programas que atualizam 4x, 5x, o facebook semana passada atualizou 4x direto!

  16. poispois says:

    Para mais os banchmarks foram melhor no One M8 com WP do que o com Android.

  17. Ricardo says:

    Grande coisa… os próximos telefones da huawei com o WP não vão gastar bateria nenhuma…

    Anyone?

  18. Paulo says:

    Como cliente da HTC e feliz dono de um One (M7) tenho a dizer que fico satisfeito em ver que a HTC não só tem o melhor Android do mercado, como agora tem também o melhor WP.

    Quanto ao estudo em si, é preciso ter em consideração um fator muito importante, o One não corre Android puro, e pela experiência que tenho, o Sense apesar de ser fantástico a vários níveis, a eficiência energética está muito longe de ser um dos seus pontos fortes.

    • tio do Nelson says:

      isto! até que enfim.. façam essa experiência com Android puro e vamos ver quem ganha. senses e touchwizes são os maiores cancros do Android!

  19. jgt says:

    “Claro que estas semelhanças permitem fazer algumas comparações à muito pensadas”.
    Antes do acordo ortográfico escrevia-se há. Com o acordo passaria a escrever-se á não à.

  20. Castigador da Parvoíce says:

    Eu não tomo qualquer partido porque ninguém me paga para tal. Se há uma coisa melhor que outra, compro a que é melhor (segundo os meus critérios), seja de que marca for.

    Dito isto, vou provar porque é que o teste não é de confiança nem de rigor científico:

    Prova 1: “Ao fim da primeira hora a diferença de bateria era logo visível, com o Android a apresentar já 98% de carga enquanto a versão Windows ainda se mantinha nos 100%.”

    É fisicamente impossível que algo que se gaste, neste caso a carga de uma bateria, ainda tenha 100% ao fim de N tempo de utilização. A minha intuição diz-me que isto se deve a uma medição errada/mentirosa da carga da bateria por parte do Windows Phone, ou um erro por parte de quem fez o teste.

    Prova 2: “Ao fim de 3 horas e 25 minutos as diferenças eram ainda maiores, com o Android a apresentar 93% e o Windows Phone a mostrar 99%.”

    Neste caso não há nenhuma impossibilidade física, mas salta à vista outra coisa, que quem tem um android de qualidade minimamente aceitável, saberá: nenhum aparelho perde 7% de bateria em standby ao fim de apenas 3 horas. NENHUM! Neste caso, a minha intuição aponta para algo ainda mais grave: a HTC fez uma “DESotimização” ao software da versão com android de tal forma que ou isto é propositado para cumprir algum acordo de favorecimento da Microsoft, ou se trata da rambóia do costume de sobre-personalização de fábrica da distro android, cheia de default apps que são inutilmente inicializadas com o sistema e que consomem a toda a hora, o que perante um windows phone sem essa tralha, se nota no consumo de bateria.

    Após tudo isto, dou o meu caso como comparação:tenho um BQ Aquaris 5, que de fábrica trás um Android quase 100% limpo, ao contrário deste HTC e, no meu caso, a bateria continua nos 99% ao fim das tais 3 horas (ou até mais) em standby.

    Volto a dizer: não me interessa que marca ganha ou perde comparativos. Não sou fan de ninguém e ninguém me paga para fazer p+ublicidade, mas quando a falta de seriedade é demais, até eu tenho de defender os ofendidos… neste caso, se este “teste” tivesse sido feito na TV, as autoridades teriam exigido que fosse indentificado como um anúncio publicitário, mas como isto é a net, “é tudo factos e científico”…

    • Castigador da Parvoíce says:

      Acrescento só o que está na janela do Android sobre as apps que estão a gastar energia (curiosamente (ou não, tal como já expliquei) tal não é mostrado no modelo com windows…).

      Aplicações: Google Services, Gallery, HTC BlinkFeed, Camera, Twitter.

      E estas são apenas as visíveis naquela parte da lista. Ora, o Windowsphone de certeza não tinha algumas destas aplicações em execução.

      E não será também de estranhar que um telemóvel “em standby” esteja a gastar energia com a Gallery, a Camera e o Twitter?

      E o HTC BlinkFeed estava em execução no modelo com Windows? Who knows…

      • Mota says:

        +1

        Exato. As roms e a tralha que cada uma traz pode e diferencia o tempo de bateria. O HTC faz um Android totalmente adaptado, o mesmo não acontece com o WP. O meu tele em standby aguenta mais que este HTC.

        Mas enfim.. Quando há pessoal tipo fãs da maçã (neh Nelson? 😉 ) que quando é pra falar mal de Android são logos os primeiros.

        • Nelson says:

          Isto é sobre o Android e o Windows Phone.

          Não tem iOS, já que o hardware do iOS até é completamente diferente para se fazerem comparações directas.

    • Castigador da Parvoíce says:

      Só mais umas continhas.

      1- Na medição ao fim de 1 hora, estes são os consumos:
      windows = 0% por hora (fisicamente impossível)
      android = 2% por hora (exagerado, duvidoso)

      2- Ao fim de 3 horas e 25 minutos:
      windows = 0,3% por hora (normal em standby)
      android = 2% por hora (continua exagerado, as aplicações usadas explicam muita coisa e colocam em causa o “standby”)

      3- A fim de 1 dia, 2 horas e 41 minutos:
      windows = 0,7% por hora (quanto mais tempo passa, mais o windows gasta por hora? Strange…)
      android = 1,2% por hora (quanto mais tempo passa, menos o android gasta por hora? Even stranger…)

      Mais uma vez, ou as medições foram adulteradas, ou a HTC fez alterações para provocar estas diferenças, ou o teste é uma mentira publicitária.

      O Android gasta mais que o Windows Phone? Talvez sim, mas se isso fosse comprovado por um teste sincero, eu não tinha vindo aqui sequer comentar… tinha lido, aceite os factos e no futuro, quando fosse decidir que telemóvel comprar, se calhar escolhia o windows phone por causa da bateria, mas assim é feio, muito feio.

    • Nelson says:

      Sim, sim, e não há nenhuma hipótese de você estar habituado ao mau, e agora ver o bom…

      Como aquelas pessoas que não acreditam que os Mac duram tanto em bateria…

    • Anastácio says:

      Estes temas são como o futebol. Estão sempre em alerta uns quantos meninos, prontos a debitar o seu fanatismo em que o seu SO é melhor e o dos outros é totalmente porcaria.

      BTW, tenho um S3 stock e nem pensar em 3 horas perder 7%

      Como se costuma dizer, estudos, lol…

      Nada fica provado!

      É lidar!

  21. Bernardo Leitão says:

    Há um elevado numero de utilizadores de Android que só não mudam para WP porque o WP não tem TODAS as apps essenciais oficiais (Tinder, Snapchat, Youtube por ex). É claro para todos que WP neste momento é um SO mais consistente, tens melhores equipamentos em qualidade (comparar um Lumia 530 com um equivalente Android pelo mesmo preço (85€) por ex). Por 80€ em Android não compras nada com updates garantidos 3 anos e muito menos a qualidade de construção de um Nokia.

    Mas por falar em apps podemos falar das exclusivas Windows Phone, Here Drive+, temos GPS offline com mapas de todo o mundo, transito em tempo real etc. No Android? Hmmm… MEO Drive com publicidade? Musica… MixRadio e Spotify, no MixRadio podes guardar mix offline por exemplo sem publicidade.

    O Windows Phone não vai crescer muito até 2015, o que vai acontecer é que em 2015 vamos ter uma unificação do Windows com o 9. Ai… falamos depois!

    • joao says:

      “O Windows Phone não vai crescer muito até 2015, o que vai acontecer é que em 2015 vamos ter uma unificação do Windows com o 9”
      2 comentarios sobre o teu comentario…
      1º Estou mesmo a ver a microsoft a por um SO IGUAL nos telemoveis ao do PC… so se as specs descerem de um dual-core para um pentium 4
      2º Se o windows phone for tao estavel como é o windows 8.1 hoje, entao fico-me pelos 3310 porque o win 8 e tudo menos estavel

    • João Silva Rebelo says:

      O meu Nokia Lumia 1020 já chegou a durar 30 horas com utilização mais moderada (mais horas de standby mas também algumas alterações na forma como utilizo o telemóvel – e ainda tenho de experimentar o modo monocromático para ver se só no ecrã AMOLED consigo poupar mais uns tantos %).

      E há muitas alternativas a todas as aplicações que diz ainda faltarem (e muitas vezes melhores do que as oficiais). Para o Youtube recomendo o MetroTube, afinal quando é que conseguimos guardar vídeos do Youtube para ver offline na app oficial seja do SO que for? Não uso o Snapchat nem o Tinder mas as para o primeiro há o excelente 6snap e para o segundo temos o “Houdini” (por aparecer e desaparecer de tempos a tempos da loja) 6tin.

      A verdade é que o WP tem tudo o que um utilizador procura num smartphone logo de fábrica e cada vez mais excelentes aplicações para usar (como o Office Lens – o telemóvel passa a ser um digitalizador de bolso -, o MEO Cloud com constantes actualizações, o MixRadio mas também o 8Track, entre muitas outras aplicações). Somando-se a isso a desnecessidade de atolar o telemóvel em aplicações que não se vão usar nunca mais depois do dia em que se descarregaram e temos um SO poupado, à medida do utilizador.

      O Windows Phone 8.1 está muito próximo, na minha opinião, de ser o melhor SO móvel de “larga escala” – funciona muito bem em equipamentos de qualquer preço e com funcionalidades que rivalizam com a concorrência por estarem bem integradas e serem gratuitas, para sempre. Fico à espera do WP9.

      A unificação não será um problema se a base dos telemóveis se mantiver inalterada. Unificação não significa passar a exigir de um telemóvel que se comporte como um PC com um i5 até porque estamos a falar de arquitecturas completamente diferentes. Eu nem sou fã do Windows em computadores (uso Linux há alguns anos, sobretudo distros baseadas em Debian – Windows só no trabalho e mesmo assim…) mas sei que a optimização e a estabilidade do WP não vão desaparecer do dia para a noite.

  22. ARG says:

    Na minha modesta opiniao deve haver aqui gente a ganhar rios de dinheiro por parte da google para defenderem de forma tao contagiante um S.O.

    So digo algo. tive muitos androids, e em todos tive o mesmo problema. Atualizacoes de S.O. q nunca chegaram. Comprei com ICS e com ele fiquei… Mas avante nao me pagam para deitar abaixo nimguem, pois ai as culpas na minha opiniao estao 50/50 da google que nao toma medidas mais serias quanto ao seu S.O. r dos fabricantes que se estao borrifando para atualizacoes, pois assim lancam passados meses um equipamento com hardware semelhante, e com ultima versao do s.o. e vende um equipamento novo em vez de suportar os outros… e a receita funciona.

    IOS nao posso comentar, so experimentei, nunca usei intensivamente para poder disser se e bom ou mau.

    Atualmente tenho windows phone. Nokia Lumia 1020,estou contente sim muito, e perfeito ? Nao….
    A aplicacao Here drive e muito boa? sim sem duvida para navegar por ruas… Para Portugal Continental… MEO Drive esta a anos luz deste… so aquela infindavel lista de POI… encontra-se de tudo o que se quer. em navegacao ambos estao bem… Outra situacao Here maps vai sempre com o ecra ligado, nao reduz brilho, nada sempre on resultado 220km e 3 horas passados e bateria ja estava a dar de si, ligue o carregador e o here chupa mais bateria que aquela que o carregador de 12v consegue dar ao dispositivo. solucao tive de suspender o ecra e navegar so pela voz e ai ja consiguia carregar a bateria quando tinha duvidas la carregava no on para visualizar o mapa…. e assim foi por mais 200km… e nao venham os fanaticos la com a teoria dos 88 paises, que isso e bom, mas quando quiserem um tasco ou uma bomba ou mb, no here ja foste e ires andando na estrada ate encontrar, tive essa experiencia em fatima, pesquisei parque de merendas e o mais proxima era em Xangai… que nem sei se era nome de terra ou sei la. Algo que nao sei o que e no windows phone, e o que e um lag ou crash coisa que nos androids que tiver era praxe… e tive desde o HC ao Kitkat… por isso nenhum S.O. e perfeito, e uma questao de habito…

  23. joao says:

    Tanto comentario inteligente mas, embora seja verdade que o Android consome mais energia, ninguem se lembra que o android tem um skin personalizada pela HTC (coisa que que em WP nao), pelo que acaba por ter mais apps abertas e mais recursos a serem utilizados? O teste foi mesmo feito ate o telemovel desligar ou baseando no que o SO diz? é principalmente neste ultimo ja tive um Nokia N73 que dizia que tinha 40% de bateria e passado 2h ia a baixo… Isso nao fazia dele um telemovel com grande autonomia mas sim um mentiroso…

  24. zulmiro says:

    Não espanta nada que o wp8 seja eficiente em termos de energia. Poucos sabem, mas a MS desde do windows 98 que essa é uma preocupação elevada.
    Um exemplo pratico é por o windows 98 num portátil e por o tao aclamado linux DDA mesma época no mesmo portátil… A bateria no linux dura 3 min…

    Não é de espantar que mudem essa filosofia para os dispositivos moveis.
    Pena não haver mais suporte de terceiros pq se não mudava para wp8 na boa.

    Não é defender a MS, são factos reais

  25. piri_vm says:

    Eu devo ser um afortunado, isto porque nos 5 Smartphones que tive (Se até SGS5, que ainda são utilizados por membros familiares) nunca foram para a garantia. Sim eu costumo personalizar a ROM que vem de raiz eliminando o que acho desnecessário ou se houver uma alternativa mais rentável ou melhor.
    Como já tinha dito todos os SO tem as suas vantagens e desvantagens, mas eu sou fã do Android porque dá mais liberdade, e pela imensidão de app que existem. Sou fã da Samsung porque, como referi em cima nunca tive problemas, então não vou mudar de uma “fórmula” que estou satisfeito.

    Em relação a bateria, isto não prova nada porque eu gasto durante a noite 1% de e a minha namorada com o mesmo telemóvel gasta 3%.

    • João Terra says:

      É como eu fazia. Em 2010 o meu primeiro Android foi o Sony ericsson X8 que na altura e agora é uma maravilha de smartphone, mas claro limitado a memoria interna, fiz o root e instalei varias ROM´s e antes de as instalar no equipamento ia sempre eliminar as APP`S que estavam lá e que não precisava e ocupavam espaço.
      Eu também sou fã do Android,
      O android tem lag´s e bug´s, mas fora isso estou contente porque tenho liberdade como já referiste no teu comentário.
      Qualquer S.O tem lag´s e bug´s.
      O IOS que todos adoram cracha muitas vezes também!!

  26. Mateus says:

    A Google sabe que tem um problema com as baterias, por isso é que existe o projecto Volta.

    O problema é que um telemovel não é só bateria, senão estavamos nos Nokias!

    Mas é bom que cada vez haja mais competição… Só fica o povo a ganhar.

  27. Rui B. says:

    Esse leak de bateria não é normal, alguma coisa não foi bem feita. É claramente visível que os google services estão a trabalhar for “whatever reason”. Aposto que a bateria dura mais que isso! não acredito minimamente nesse teste.

  28. rui says:

    é natural que tal aconteça. a htc pode ter carregado a rom com tanta tralha e serviços que nao servem para nada que estao sempre a comer a bateria..

    tambem é sabido que a ms desde o windows 98 tem muito cuidado com a parte de consumos de energia. o windows 98 ja tinha gestao avançada de energia, algo que nem as distro linux da altura tinham.

    nao é surpresa que continuem a tentar que esta filosofia se extenda aos so mobile.

  29. M says:

    Já viram um Ferrari gastar menos do que um Fiat?

  30. ASousa says:

    Para mim a grande diferença entre os dois SO é o consumo de RAM, tenho um ATIV S com WP8.1 e um tablet A1-830 com Kitkat 4.4.2 e a diferença de consumo de RAM é enorme. Outra diferença entre SO é que o android tem sempre muitas app’s a correr em segundo plano, devera ser estas diferenças as causadoras do consumo de energia.

  31. Aybara says:

    No meu Galaxy S4 com Touchwiz tambem gasta cerca de 30% mais bateria do que com stock AOSP + ART.

    A verdade é que a culpa nao deve ser do SO, mas sim das skins, serviços e aplicações manhosas que HTC, Samsung, etc instalam sobre o SO.

  32. helcap06 says:

    Sim muitos Fiats andão todos os dias e alguns Ferraris estão gurdados para não apanhar pó. Estou só a ironizar a coisa…

    LG G3 durante a noite sem dados nem Wi-fi só a receber SMS gasta 0% a 1% + ou – 8 horas para não dizer mais em StandBy.

    Mas quando esta em utilização já é um goloso.

  33. Alexandre Cunha says:

    Isto significa que a HTC tem ainda alguma coisa a fazer quanto a optimização da versão do Android que põe nos seus equipamentos. Andam na preguiça.

  34. y2l1 says:

    O SO windows phone so reflete o poder e a estabilidade da melhor coisa criada pela microsoft C# e Visual Studio.
    Ja trabalhei que Android e Windows Phone e ambos trazem desvantagens e vantagens acima de tudo o windows phone e bem mais pratico e simples que o android. O android é mais sistema de programadores, é exprimentações ir levando o hardware ao limite, etc. O WP tem a capacidade de até o pessoal velhinho e resistente a tecnologia se apaixone pela simplicidade

    • João Terra says:

      Melhor coisa criada pela Microsoft? essa é boa. Acho engraçado que o SO da google começou por baixo pela versão 1.4 ou mais baixo e até á versão 4.0.4 é que o sistema conseguiu ter interface gráfica e cada vez evolui para a frente.
      O windows Phone é recente, pelo menos 2 a 3 anos se não me engano. Agora não queiras comparar um sistema que veio de baixo e foi aperfeiçoando ao longo dos anos, a um sistema que é copy paste de outros!!!
      O windows mesmo para pc é limitadíssimo e quem comanda o utilizador é o sistema operativo. Enquanto o Android é diversificado, livre, diversificado e podes alterar e revirar o android de pernas para o ar, porque quem manda é o utilizador.

  35. David says:

    E bem que tanta discussão!
    Falo de Android (ROM) e WP!
    Discute-se aqui tanto sobre as ROM’s, o quanto se pode fazer com um Android, e etc…agora pergunto, quantas pessoas sabem, ou se interessam por mudar ROMs, e fazer todos os trocadilhos que tanto apregoam?
    A Play Store, tem milhares de apps? Sim tem, mas na realidade quantas usamos? a WP Store, tem menos é facto, é mais pobrezinha? sim, mas tem para já o importante, e o sistema é fluido, funciona, é rápido, e não engasga…
    Android tem melhor customização, e podemos “brincar” mais? sim, mas será que passamos o dia a brincar, ou queremos que na hora H ele funcione?
    Ja testei os dois, e honestamente o WP está superior!

  36. Sérgio says:

    Estão aí a criticar o Android, mas talvez até seja UI Sense que devore a bateria e não propriamente o SO Android.

    • eleck says:

      uma coisa que ninguem repara na imagem é que o androind tem desde widgets a correr mais apps a fazer push e ainda tem bluetooth e mais cenas todas ligadas emquanto que o windows phone nem 1/5

      • João Silva Rebelo says:

        O meu Nokia Lumia 1020 com WP8.1 tem o push ligado (com centenas de notificações por dia, seja de e-mails, seja de diversas aplicações), tenho os live tiles a funcionar, etc e já cheguei às 30 horas de bateria (normalmente dura um pouco menos – cerca de 20/22 horas – também por causa do bluetooth mas até nesse caso o próprio acessório tem uma autonomia superior em relação ao que tinha com um tablet Android 4.1.1, por estranho que pareça).

        As imagens que vemos não serão demonstrativas do próprio teste, não? Dizer que estão todos a criticar o Android e que é por causa dos widgets e da UI é o mesmo que dizer que um Ferrari e um Fiat gastariam o mesmo se tivessem o mesmo motor e da aerodinâmica.

        Uma coisa é certa: o WP, por alguma razão, presta-se a mais optimizações do que o Android. Ou então é a HTC que é desleixada e o WP acaba por funcionar melhor até em hardware desenvolvido a pensar em Android. A diferença de bateria, além das features, estará com certeza na optimização do SO mas também das próprias aplicações (e note-se que o WP8.1 tem uma restrição quanto ao número de aplicações em segundo plano para poupança de bateria – que o Android deveria ter em efectividade há muito).

        Por fim, resta-me dizer que além de ser “agnóstico” no que toca a Sistemas Operativos (uso vários e em diversas situações, ainda que com um pendor para fugir de jardins murados e afins – Apple e MS, estou-me a referir a vocês eheh) a verdade é que, sem “fanboyismos”, todos percebemos o que um utilizador médio quer: um telemóvel que tenhas as features que ele procura, as aplicações que ele gosta e acesso fácil aos serviços que ele usa, e que dure o máximo de tempo possível (falo de autonomia mas também de qualidade de construção e rapidez de utilização). Cada um encontrará com certeza a melhor opção para si, com ou sem ROMs, roots, Cydias ou Developer Previews ao preço que pode pagar.

        É aí que tem estado a vantagem do Android e está a vantagem do WP (mesmo sem ROMs e afins), em disponibilizar esta liberdade de escolha a um largo número de pessoas (afasto o iOS da Apple pela limitação óbvia de não poder corresponder, democraticamente, ao que quer que seja sem exigir do utilizador que faça o pino ao mesmo tempo em que toca no nariz, bebe um copo de água e canta A Marselhesa – Nelson, eu sei, eu sei, mas é a minha opinião).

  37. Marco says:

    Tanta historia com a bateria.. E o resto?http://i.imgur.com/2p9xF8M.png

    • João Silva Rebelo says:

      Falamos do The Verge, aquele “bastião da isenção” que nos deu ainda há dias o “How does the iPhone hold up against a serious camera?” (http://www.theverge.com/2014/8/22/6055591/iphone-vs-pro-camera) e que acredita “piamente” que a melhor câmara num smartphone é a do iPhone 5s (esquecendo-se entretanto que a Nokia lançou o Lumia 1020, que a Samsung tem o K-Zoom, que os Xperia Z da Sony têm das melhores câmaras do mercado).

      Falamos do mesmo sítio que referiu que o M8 original, com Android, tinha uma “Weak, inconsistent camera” (http://www.theverge.com/2014/3/25/5544642/htc-one-review-m8) – e, assim sendo, nada pode ser assacado especificamente quanto ao M8 for Windows Phone visto a falha ser do hardware, e isto na opinião deles – e que acha que é um contra (do equipamento com WP, e não da HTC) a disponibilização limitada do equipamento no mercado (a algumas operadoras, e até apenas de início)?

      Estamos a comparar ecosistemas de aplicações diferentes (e com equivalentes em quase todas as frentes – excepção para duas ou três aplicações oficiais que têm na maior parte dos casos opções third-party até melhores do que as primeiras), foi a HTC a não incluir (por não querer ou não conseguir desenvolver) algumas das funcionalidades que existem no Android, e a culpa é do WP e reflecte-se negativamente? Já agora quando fizerem a review digam que como não suporta integração com o mundo Apple deve ter uma má classificação no ecosistema, mesmo não sendo produtos Apple, sejam eles Android, WP, FirefoxOS ou Tizen.

      Quanto à performance, e tendo em conta o que todas as outras marcas conseguem fazer, não será a HTC (e não o WP, e é a própria review que apresenta que o diz) a não optimizar tanto quanto devia o telemóvel para o novo sistema (que mesmo assim mantém e melhora o desempenho da bateria em relação ao Android)?

      Não gosto de responder com perguntas mas tendo em conta a fonte, é no mínimo de suspeitar e gostaria de perceber o fundo da afirmação que fez.

      No final, se estamos a “espremer” uma mação não podemos esperar conseguir fazer sumo normalmente e muito menos almejar ter sumo de laranja no final.

  38. D3V1L5L4CKW4R3 says:

    Bom dia!
    o Android usa um kernel linux e maquina virtual java
    O wndows Phone é kernel e progromação nativa ( sem emulação de maquina virtual ) Isso faz o android ser mais lento nas respostas que WP e IOS. Não tem como superar essa limitação imposta na criação do Android. Sobre consumo de energia o Android por ter essa maquina Virtual rodando por cima do kernel ele sempre consome mais energia. Oque as roms customizadas fazem é tentar desativar ao maximo o consumo da Virtual Machine java. Mas o kernel Linux mesmo em Notebooks tem um consumo de bateria superior ao Sistema Microsoft. Logico que se alterar e instalar agumas libs o consumo fica bom mas mesmo assim continua menor que o Sistema da Microsoft. Esse problema de consumo de bateia é o maior defeito do Ubuntu em notebooks ( estou colocando o Ubuntu como referência pois o mesmo é o mais utilizado por ser uma distro baseada no Debian ). Caso queiram saber mais procurem sobre o assunto. ( qualquer notebook rodando WP8.1 consome menos que UBUNTU 14.04 ) Testes instalando o sistema automaticamente sem nenhuma intervenção OK. Quem estava tentando resolver esse problema era a propria Ubuntu com o Ubuntu Phone ( que seria um linux rodando liso sem a necessidade de uma Maquina virtual java ) Mas pelo que li recentemente o projeto foi descontinuado pois teriam que escrever todos os apps em C# e provavelmente seria dificil de ter aplicativos escritos pelas empresas oficiais para essa plataforma que ao me ver seria o melhor SO para smartphone do mundo. Pena que não saiu do papel. Agora sim escrvo meu ponto de vista

    Acredito que a maior parte dos usuarios querem comprar seu smartphone e desfrutar de whats app, facebook, viber , e-mail , internet , jogos , sacar algumas photos e etc. Todos os sistemas hoje no mercado fazem isso muito bem. Mas é isso. Comprar e usar essa questão de ficar instalando roms customizadas (android) ou mesmo de ficar instalando roms de outra localização para ter acesso as atualização mais rapidamente (Windows Phone) é coisa de adolescente ou de aficionado. Sobre apps quando se trabalha muito oque se usa mesmo no smartphone é e-mail, GPS e algum app de mensagem e as fotos que facilitam e muito ( melhor que digitalizar–>(Leia-se SCANNER) ou mesmo uma photocopia–>(leia-se XEROX)). No mais um bom dia a todos.
    Este que vos escreve é mais um consumista que possui lumia 1020 (vivo) e um Iphone 5s ( Corporativo Nextel) o meu aintigo galaxy s3 caiu end life. Acho que é muito interessante utilizar tecnologias diferentes. As vezes quando se utiliza só uma tecnologia não conseguimos ver algumas vantagens que oustros sistemas possuem. Em uma unica frase sobre os Smartphones.

    “Todos são bons, mas nós que os tornamos melhores”

  39. Edroid says:

    Possuo um Galaxy S2 com a ROM de origem (4.1.2) e mais de 160 apps instaladas e este é o consumo em standby:
    https://imageshack.com/i/exkpiu0up

  40. Darkvoid says:

    Algo está muito mal contado neste artigo.

    De momento uso um S4 e desde as 23:00 até as 9:00 (10 horas de standby, wifi ligado) a bateria desceu dos 100% para os 96%.

    Fiz o mesmo teste num Galaxy Ace 2. Na mesma duração (10 horas standby) a bateria foi dos 100% para os 95%.

    Portanto essa conversa dos 7% em 3 horas que aqui anunciam não corresponde nada ao consumo típico de um Android em standby.
    Pelo que a única conclusão que se pode tirar é que a HTC tem alguma coisa a consumir muita bateria no Android.

    Note-se que não sou fanboy de nada.

  41. Joana Silva says:

    Pessoal! Preciso de ajuda! Quero comprar um telemóvel melhorzinho mas estou indecisa…
    O que eu pretendo é: fazer chamadas, mandar mensagens, aceder ao mail e eventuais páginas na internet, facebook e tirar fotografias “boazinhas”. Não ligo a nada de jogos nem a aplicações (só as que derem mesmo jeito). Não queria gastar mais do que 130-150 euros…
    O que me dizem do LG L Fino? E dos telemóveis da Wiko?
    Estava inclinada para o LG por ser marca mais conhecida…
    Aceito sugestões 🙂

  42. asdrubal says:

    e as definições de energia? modo sleep automático no android gasta mais! wifi sempre on? procura automática de redes?…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.