Fundador da Wikipedia…
quer criar motor de busca! James Wales quer melhorar as buscas de Google e Yahoo! através de uma aplicação denominada Wikiasari. O fundador da enciclopédia Wikipedia está a desenvolver um motor de busca que recorre às classificações fornecidas pelos utilizadores para aumentar a eficácia das pesquisas. A nova aplicação deverá estrear-se comercialmente no primeiro trimestre de 2007. Ao diário britânico The Times, James Wales revelou alguma descrença em relação à eficácia de grandes motores de busca como Google. O fundador considera que os actuais motores de busca estão demasiado vulneráveis ao spam e à inserção de páginas sem relação com os temas procurados.
A aplicação Wikiasari está ser desenvolvida pela empresa Wiki Inc. e pretende complementar os algoritmos dos maiores motores de busca com aplicações que têm em conta as classificações fornecidas pelos milhões de internautas dispersos pelo mundo – um método que pode aumentar a eficácia de motores de busca na missão de pesquisar e indexar um número de páginas Web cada vez maior. «A transparência das buscas funciona como a transparência da informação: se há qualidade as pessoas utilizam», lembra James Wales.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
A ver vamos mas penso que era melhor ele se concentrar no projecto da Wikipedia mas pode ser que consiga desenvolver algo interessante.
Também concordo com o Bikoka, mas pode ser sempre um incentivo para as outras empresas melhorarem os respectivos serviços.
A Wikipedia apesar de boa poderia ser muito melhor, ainda tem muitas pontas soltas e informação por verificar e falsa, por isso esse senhor era melhor não mexer no tempo e ficar quietinho a corrigir e aperfeiçoar a sua enciclopedia, quem tudo quer tudo perde
Bem Haja
Carlos
@Carlos
Essas “pontas soltas” e a “informação falsa” devem ser corrigidas por todos nós. Por isso a Wikipédia é uma ‘Enciclopédia Livre’. Se conheces alguns pontos que devem ser corrigidos porque não o fazes tu próprio?
É graças a atitudes como a tua, de pessoas que não contribuem e apenas utilizam o trabalho que outros fazem por eles, que projectos como a Wikipedia ou o motor de busca que agora pretendem lançar estarão sempre limitados.
Assino por baixo tudo o que o m4n_in_bl4ck disse!
A Wikipedia é um grande projecto.
Ora mais um a subscrever!
Abraço,
CHAGAS.
Concordo plenamente com o que o Mr. James Wales da Wikipédia informou… Nós que trabalhamos muito com buscas de informações, imagens e até notícias pelos motores de busca do google, yahoo, cadê e etc… sentimos essa mesma deficiência. As páginas de busca não são mais tão específicas como á 5 ou 6 anos atrás, buscamos um determinado ítem sobre um determinado assunto e vem mil e uma coisas sobre outros vastos assuntos e muitos outros problema acontecem… o maior problema de todos é que quando nós clicamos num dos link’s da busca, ele não vai direto ao destino ou página pesquisada, ele sempre entra em outras páginas de outros motores de busca ou que ainda o usuário precise expecificar realmente o que quer. Não há usuário que aguênte ficar pesquisando na internet por muito tempo sobre um mesmo assunto somente pra achá-lo, depois de achado o que se procura, aí sim vem a pesquisa, o download… Tudo isso leva muito tempo, e o Google filtra muito as páginas, não era pra ser tão demorado e difícil assim achar o quê procuramos!!! Deixo aqui um pouquinho do meu dia-a-dia de internet, estou conectada á ele já tem 8 anos, de lá pra cá a internet invês de melhorar, vêm de verdade piorando no quisito “BUSCA!”