França lança projeto que proíbe telemóveis nas escolas a menores de 15 anos
É um projeto em curso em França, mas que pode vir a ser adotado por outros países europeus. Os menores de 15 anos, em 200 escolas do país, estão proibidos de utilizar o telemóvel no recinto escolar. Mas a ideia não é pacífica.
Telefones a mais nas escolas francesas
A França tem em curso um projeto que proíbe o uso de telemóveis por menores de 15 anos em mais de 200 escolas. Esta iniciativa, que tem gerado um debate aceso tanto em França como internacionalmente, visa melhorar o ambiente de aprendizagem, reduzir as distrações e promover uma socialização mais saudável entre os estudantes.
O principal objetivo da proibição é criar um ambiente escolar mais propício ao estudo e ao desenvolvimento social.
O uso excessivo de telemóveis tem sido associado a vários problemas, incluindo distração em sala de aula, bullying online, dependência tecnológica e impacto negativo na saúde mental dos jovens.
Estudos têm demonstrado que a presença de telemóveis em sala de aula pode reduzir a capacidade de concentração e de absorção de conhecimento. Ao eliminar esta distração, as autoridades francesas esperam que os alunos se envolvam mais ativamente nas atividades escolares e que o rendimento académico melhore.
Além disso, a proibição pretende promover a interação social face a face entre os estudantes. Com os telemóveis fora do alcance, os jovens são incentivados a conversar, brincar e socializar de forma mais direta, o que pode contribuir para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais.
Projeto em 200 escolas
A implementação deste projeto arranca em mais de 200 escolas em várias regiões da França. A proibição abrange não apenas as salas de aula, mas também os recreios e outros espaços escolares, com algumas exceções em casos de necessidades específicas, como para estudantes com condições de saúde que requeiram o uso de dispositivos eletrónicos.
Os alunos devem deixar os seus telemóveis em casa ou entregá-los à escola ao chegarem, sendo os dispositivos guardados até ao final do dia escolar.
Algumas escolas têm criado espaços específicos onde os telemóveis podem ser depositados em segurança durante o horário escolar.
Reações e debate
A decisão de implementar esta proibição tem sido recebida com opiniões mistas. Muitos pais e professores apoiam a medida, acreditando que ela ajudará a restaurar a ordem e a concentração nas salas de aula, além de combater problemas como o bullying digital.
No entanto, há também quem critique a medida, argumentando que pode ser excessiva e que o uso de telemóveis, quando bem gerido, pode ter benefícios educacionais. A capacidade de aceder a informações rapidamente, utilizar aplicações educativas e comunicar em emergências são alguns dos argumentos apresentados pelos críticos.
Outro ponto de controvérsia é a questão da aplicação da regra. A gestão dos telemóveis e a garantia de que todos os alunos cumprem a proibição podem representar desafios logísticos significativos para as escolas.
Se bem-sucedida, esta proibição poderá servir de exemplo para outros países que enfrentam desafios semelhantes com o uso de telemóveis nas escolas. A experiência francesa poderá oferecer dados valiosos sobre o impacto de tais medidas no rendimento escolar e no bem-estar dos estudantes.
Além disso, a implementação deste projeto poderá estimular uma reflexão mais ampla sobre o papel da tecnologia na educação.
Concordo!
Tanto a França como o resto já vão atrasados no mínimo em 10 anos.
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Não é uma questão de lei nem medidas nem nada disso. É uma questão de bom senso e regras bem definidas. Na escola (pública) do meu filho o uso de telemóveis é vedado aos alunos. Apenas podem usar nos intervalos “grandes” da manhã ou da tarde, quando lhes é permitido. Fora disso, não podem, nem para ligar aos pais, que para isso têm uma pessoa definida na escola. A medida é bem acolhida pelos alunos e funcionários que vão alertando quando presenciam alguma coisa fora do normal. E assunto arrumado. Aliado a isto, usam por vezes o telemóvel nas aulas (obviamente com autorização) para pesquisas e pequenas tarefas, o que também me parece normal.
Não é com extremismos que lá vamos. É com pedagogia e controlo (principalmente feitos pelas pais, mas muitos acham que a escola lhes vai criar os filhos). A facto de não usarem o tlm na escola não vai mudar nada quanto a bullying e outras situações. Quando saírem fazem tudo o que não fizeram durante o resto do dia.
Agora… há uma coisa que incomoda muito as escolas em relação ao uso dos telemóveis pelos alunos. Os alunos podem usar para tirar fotos às péssimas condições dos WCs, às más refeições escolares e outras coisa que não estão bem. E isso incomoda muito as escolas.
Adultos viciados querem impedir as crianças de entrar na rotina estupidificante dos adultos da forma mais cruel e rápida possível!
Lembra os tempos da outra senhora. Parece-me que não aprenderam nada com a história!
Dá muito trabalho disciplinar de forma educativa o uso da tecnologia que até os adultos não conseguem dominar!
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Excelente medida, agora é esperar que seja replicado noutros países. Em Portugal daqui a uns 15 anos deve ser implementado algo do género
Pode até nem nunca ser aplicado por cá!
Pois a melhor solução nem é esta que querem aplicar em França.
Mas, a melhor solução dá muito trabalho e iria obrigar os “adultos” a também seguirem regras!
Concordo 100%. Estes crianças e adolescentes andam altamente viciados no telemóvel.
E os adultos não?
O exemplo vem de algum lado…
Concordo plenamente….. só peca por tarde, embora no intervalo grande do almoço, acho que o possam consultar num periodo de 10 minutos….mas jamais passar o intervalo todo agarrado ao telefone, e só a partir dos 12 anos, abaixo disso os pais nem deviam mandar as crianças para a escola com telemóvel
Como o que se trata é de controlar o uso de smartphones, e não de simples telemóveis (dumbphones), bastaria obrigar todos os alunos a usarem uma App da escola, onde estaria regulado o seu uso, ao estilo das Apps de controlo parental.
por outro lado, poderiam permitir aos alunos usar apenas simples telemóveis (dumbphones), sem acesso a internet, jogos e afins.
Ao mesmo tempo as escolas deveriam criar actividades sociais e incentivos para os alunos nem sequer sentirem necessidade, ou terem tempo de usar, os ditos aparelhos tecnológicos.
Concordo, agora é implementar no resto da UE.