França deverá ter em breve programa nacional de identificação por reconhecimento facial
A França parece estar pronta para se tornar no primeiro país europeu a usar a tecnologia de reconhecimento facial para dar aos cidadãos uma identidade digital segura.
Mas será que a população terá uma palavra a dizer?
Alicem - O reconhecimento facial de todos
O governo de Macron tem planos para lançar já em novembro um programa de identificação por reconhecimento facial. O argumento é que se pretende atingir um Estado mais eficiente. Assim, o programa está a ser apelidado de Alicem, e funcionará essencialmente através de uma app para smartphone.
Segundo o Bloomberg, está a ser criada já uma app para Android, para criar a tal identidade digital segura.
Na app será introduzida a foto do cartão de identidade do utilizador e um vídeo do seu rosto. Este vídeo terá como finalidade captar além do seu rosto, as suas expressões faciais e os vários ângulos do rosto.
Reconhecimento facial contestado
Apesar dos avanços para a implementação deste sistema, existem grupos que já se juntaram para contestar tal medida. Entre as alegações existem palavras que sobressaem como "segurança" e "privacidade".
Em primeiro lugar, o regulador de dados do país refere que o programa viola a regra de consentimento europeu. Além disso, existe já um grupo ligado às questões de privacidade a contestar a medida em tribunal.
Para reforçar ainda mais a "insegurança" dos sistemas associados ao Estado, um hacker demonstrou que demorou apenas cerca de uma hora a invadir uma app de mensagens do Governo.
Apesar das vozes contra o sistema Alicem, o Governo parece estar decidido em avançar com o programa nacional de identificação por reconhecimento facial, ainda antes da data inicialmente prevista.
Este artigo tem mais de um ano
Deveriam prender o governo todo.
+1
Se isso ajudasse a reduzir criminalidade e outros problemas, por mim era em todo o lado.
Isso não ajuda em nada, bem pelo contrário…
Pelo contrário? Explica lá isso.. ao teres reconhecimento facial revoltas-te e começas a praticar mais crimes é isso? Lol
Ahahaah muito bom
Olha, outra Rep Popular da China by Macron
E deixas q te tirem uma foto e metam no cc? Olha lá a privacidade.. e as impressões digitais tb? Epahhhhh… gravíssimo.. única coisa que isto faz é identificarem as pessoas mais depressa/eficazmente.. já há anos que o fazem, mas de forma mais lenta e menos eficaz lol
Essa eficácia | que é problemática. Só mostro o CC a quem quero. Não me digas que a solução é toda a gente andar de cara tapada
Sim, e no aeroporto só passas pelo scan biométrico se quiseres por exemplo, ninguém te obriga. Se bem entendi, aqui o que se pretende é que em vez de ser uma pessoa a olhar para a tua foto e confirmar que és a pessoa XYZ, sejam algoritmos. Diga-se, será bem mais preciso que os funcionários nos mais diversos tipos de estabelecimentos que muitas vezes são enganados por fulano X a fazer-se passar por Y, etc etc etc..
E? Basta ver o sistema que existe na China onde usam esses dados biométricos para identificar pessoas através de câmaras na rua. Deitar uma pastilha no chão pode aumentar o spread do empréstimo da casa. Isto não é brincadeira
Eu não vejo aqui nada que aponte em que isto será sequer perto do que se passa na China, nem vejo ninguém a falar em colocar câmeras em cada esquina das ruas… coisas diferentes, não vamos comparar o incomparável.
Sim, porque a NSA e a China não conseguem entrar nas bases de dados onde essas informações estão guardadas…
Se bem que a França e Inglaterra bem precisam. com tanto lixo que vai e anda por lá…
há vagas aí? falo francês fluente. PM: jester_t AT sapo PONTO pt
É o futuro. Daqui pra frente os reconhecimentos biometricos vão ser cada vez mais comuns.
Tinha tanta razão que os próximos iPhones vão ter leitor de impressão digital. Tinha também tanta razão que praticamente mais ninguém está a investir nisso
Pensava que a China é que copiava e não o contrário
o gado ja esta sendo vigiado e logo será marcado em todo mundo! o verdadeiro big brother já começou ! Assistam o Filme 1984 de George Orwell. Muitos ignoram , mas é oque vai acontecer com quem for contra o sistema
França, esse país que dentro de poucos anos estará em guerra civil…
Existem previsões nesse sentido, de que a própria população se irá revoltar e queimar Paris.
Com esse tipo de medidas de invasão da privacidade, realmente parecem estar a ir nessa direcção a grande velocidade.
Quem não quer saber da privacidade por causa da segurança, não merece nem uma nem a outra.
A guerra civil não será por causa da privacidade, será isso sim devido à comunidade islâmica em pouco anos ser superior a qualquer outra.
Depois já se sabe como é, quando são menos já querem que os outros sejam como eles, quando forem maioria então já se está a ver o que aí vem… Mas as pessoas querem assim, então que assim seja.
Atentados em Paris é dia sim dia sim, bairros islâmicos é terra sem lei, etc, tudo isto é sobejamente conhecido.
Quando a situação estourar, vai tudo dizer que não sabia de nada…
Os Polacos e Húngaros é que sabem….
O próximo passo é marcar o gado com um chip que emita um sinal para identificar os escravos . E quando digo gado estou a falar de povos imbecis que adoram votar em quem mais os roube e mais os escravizar com impostos, como por exemplo o povo Tuga . Não se esqueçam de ir votar nos ladrões que vos desgovernam.
+1
FORÇA BESTA TOTALITÁRIA ORWELLIANA ! Valha-nos Sananda…
CHEGA
Pode ser bom em boas mãos, mas em más mãos é mau de certeza! Os mais optimistas e os mais preguiçosos acham que os bons vão ganhar sempre… Pois…
Passo-a-passo são dados pequenos passos pelo homem para controlar a humanidade mas… para a conveniência de muitos, tudo é e será visto com bons olhos até não haver retorno.
+1