Ford vai lançar carro autónomo sem volante e sem pedais
Reza a história que os primeiros projectos e protótipos de carros autónomos apareceram há mais de uma década. No auge do poder do petróleo, vários desses projectos foram comprados pelas gigantes petrolíferas e destruídos. Mas o mundo não parou de girar!
Era inevitável e desde há um par de anos, as grandes empresas de tecnologia começaram a trabalhar no que será o carro do futuro. Um veículo movido a energia limpa e completamente autónomo. A Ford não quer ficar para trás e quer marcar este mercado já em 2021.
A corrida para o desenvolvimento do carro autónomo começou há alguns meses, mas só agora é que começámos a conhecer os planos reais dos fabricantes com desenvolvimentos activos neste domínio.
Quem lidera este segmento são marcas como a Google, Tesla, Lyft GM, BMW, Uber e até mesmo rumores da Apple; mas hoje falamos de Ford que, finalmente, terá em 2021 o seu primeiro carro autónomo comercial... dizem!
Ontem, durante uma conferência no Centro de Pesquisa e Inovação da Ford em Palo Alto, Califórnia, Mark Fields, presidente da empresa, veio confirmar que em cinco anos a Ford terá o seu primeiro carro comercial totalmente autónomo, que será um veículo inovador sem volante ou pedais. Esta afirmação deixou todos os presentes com uma enorme cara de espanto e surpresa.
"Já não somos só uma empresa de automóveis, também somos uma empresa de mobilidade"
Como vimos, a Ford manteve-se bastante activa durante vários anos com projectos de condução autónoma, o que nos levou a conhecer em 2014 o Ford Fusion autónomo, que está actualmente a ser testado na MCity, a cidade fictícia criada para testar carros autónomos; isso fez com que a Ford se empenhasse a lançar vários projectos alternativos com base nos seus desenvolvimentos e nas pesquisas elaboradas, como é o de carros autónomos no MIT.
Missão: Ford nível SAE 4 já em 2021
Segundo o que foi veiculado pelo responsável da marca americana, o carro autónomo da Ford chegará em 2021 e será de um nível SAE 4 (nível de automatização), quer isto dizer que não terá volante, não terá pedal de acelerador nem de travão. O objectivo é criar uma frota de veículos para prestação de serviços comerciais de mobilidade, à qual se pretende que esteja disponível numa larga escala.
Ford autónomo: testes e investimentos estão a crescer
Para além do projecto com uma finalidade mais comercial, a Ford tem em mente triplicar a sua frota de veículos autónomos de teste, fazendo desta a maior frota em utilização, suplantando qualquer outro player a desenvolver na mesma área.
Ainda este ano de 2016, a frota contará com 30 viaturas Ford Fusion Hybrid autónomos que terão como finalidade viajar pelas estradas da Califórnia, Arizona e Michigan. O projecto ficará concluído em 2017 quando estiverem ao serviço 90 carros deste tipo.
Esta estratégia inclui novos investimentos nas empresas que têm impulsionado o desenvolvimento de sistemas de condução autónoma, como o caso da Velodyne, empresa responsável pela produção de sensores LIDAR. A aquisição da empresa israelita SAIPS, empresa que desenvolve a visão de computador e software de machine learning.
Também está envolvido um acordo com o Nuremberg Neuroscience, entidade que produz tecnologia "retina virtual", assim como investimento numa empresa de mapeamento 3D de mapas civis.
A empresa está igualmente a ampliar a sua presença em Silicon Valley com a criação de um novo Campus de 14 mil metros quadrados. Espera-se que este novo espaço esteja pronto para ser inaugurado já no próximo ano.
Este artigo tem mais de um ano
Para quem gosta é bom.
Para mim não faço tensões de comprar esse lixo tecnológico seja Ford ou outro, quando quero ser conduzido chamo um taxi.
Lixo tecnológico? Porquê dizes isso? Tens alguma dificuldade em líderes com a evolução? Sentes-te mais confortável na tua caverna?
Claro que sim, em matéria de carros gosto muito de ficar longe das árvores de natal com rodas,além de ser carrissimo mantê-las a fiabilidade é pouca.
Em matéria de carros gosto de escolher o motor que quero (o mais robusto com menos manutenção )e os extras que me interessam não o que o fabricante me quer impingir para lhe dar lucro a ele.
Vai adorar eléctricos então, os motores não têm manutenção
Porque as bobines não se gastam, as escovas dos motores elétricos não precisam de ser mudadas, para além das baterias também não…
Que milagre tecnológico é esse? Podes precisar de mais tempo para fazer revisões, mas vai sair mais caro…
Se são extras os fabricante não te os impinge… tu é que os escolhes… o lucro não te preocupes com ou sem extras o fabricante lucra sempre.
Em relação à condução autónoma acho interessante e não me importava de ter um carro com essa funcionalidade. É como as mudanças automáticas… devia ser uma característica que podia vir já de série nos carros. É muito mais prático na condução em cidade no pára arranca ter mudanças automáticas. Na auto estrada as mudanças manuais são mais uma vez uma inutilidade já que estabilizando a velocidade vamos sempre em 5ª ou 6ª…
Não os extras a que me refiro corresponde a muito equipamento de serie que eu considero com extra.
Para mim o que verdadeiramente interessa, direcção assistida,abs,vidro eléctricos e ar condicionado, tudo o resto são extras.
Uma cx Manual dura a vida do carro.
Uma cx automatica é uma reparação cara com relógio.
Isso depende. Tenho um classe c de 93 e a caixa automática é a de origem… Mas evidentemente se avariarem a despesa é maior.
Só se fores uma apanha lixo!….. lol
Se bem entendo…veiculo de TESTES, isto vale o que vale, pouco.
O facto de ser possível, nao quer dizer que seja exequível a curto ou médio prazo.
1º seria preciso legislação, e eu tenho muitas duvidas que seja aprovável, pois os avioes e barcos entre outros também podem perfeitamente prescindir de condutores e tal nao se verifica na pratica.
2º seria preciso compradores, e igualmente tenho duvidas que existam em numero considerável, tirando claro os Geeks, na sua maioria uns inadaptados. .
Sabem quem tem mais dificuldade em tirar a carta de conduçao ? (passar no exame de conduçao)
Pois eu digo e afirmo com conhecimento de causa, sao os PROFESSORES, partindo de principio que nao serão BURROS, será por inadaptação ao veiculo ou algo do género, esses poderão ser uns potenciais clientes deste tipo de viaturas
3º seria preciso que as marcas acordem num padrão de comunicações e comportamentos entre eles (carros de marcas diferentes), e já se sabe que tudo o que mete dinheiro (vendas) e concorrência entre marcas leva muito tempo a ser padronizado.
4º As companhias de seguros sao muito poderosas, e necessariamente terão uma palavra a dizer neste assunto, quem vai ser o RESPONSÁVEL, em caso de acidente com ou sem vitimas?
A marca construtora, o usuário ou o responsável pelas infra-estruturas (estradas e afins) ?
Pois eu acho que vou morrer sem assistir aos pópós a andar a seu bel prazer, com pena minha diga-se.
Isto para já nao passa de uma montra de tecnologia, publicidade, e show-off.
Existem muitas mais variáveis por certo que desconheço, mas uma coisa eu sei, NAO QUERO NENHUMA coisa destas no meu quintal isso é certo.
As pessoas têm que se mentalizar que um carro é um meio de transporte nada mais que isso, a função é transportar-nos de um lado para o outro. Querem emoção, adrenalina, puxar pelas mudanças etc… vão para um autódromo. No futuro quer queiram quer não vai haver carros autónomos. Esta tecnologia bem afinada de certeza que reduz drasticamente os acidentes.
É uma visão puramente prática, mas haverá sempre quem queira e goste de conduzir. Haverá certamente carros com modos autónomos e manuais. Será uma mudança que levará tempo, quer pelas mentalidades, quer porque a automação trará mudanças sociais que devem ser pensadas.
Não pensem que os carros totalmente autónomos, nivel 5, são já para amanhã.
Ainda passaremos pelos estágios intermédios 3 e 4. As marcas tem apostado fortemente nestes níveis e são previsíveis novidades sustentáveis nos próximos 5 anos.
Por muitos meios de defesa existentes como automação e inteligência que estas máquinas venham a ter o maior problema será sempre originário do erro humano.
Enquanto não houver estradas independentes e exclusivas para veículos autónomos os problemas de acidentes de viação serão sempre uma realidade e a maior barreira à evolução tecnologia destes equipamentos. Ficção ou não mas alguns filmes “mais futuristas” os realizadores optaram por colocar “carros” autónomos como veículos aéreos. Realidade ou ficção mas acredito que só dessa forma e com comunicação bilateral entre os veículos será possível uma condução segura e sem acidentes com estas viaturas. Mas só para aguçar mais a discussão não se esqueçam que recentemente os carros da TESLA foram alvo de tentativa com sucesso de Hacker (friendly) é certo mas a segurança digital destas viaturas e a possibilidade de controlo à distância para mim é o maior problema.