Finanças: Finalmente acabou-se a applet Java no IRS
Como já informámos, este ano todos os contribuintes têm de entregar obrigatoriamente a declaração de IRS via Internet. Segundo a Autoridade Tributária, este ano mais de três milhões de agregados terão as suas declarações pré-preenchidas e prontas a entregar de forma automática.
Então e os problemas com o Java irão continuar? Não, a plataforma das finanças já não usa mais a applet Java que disponibilizava a interface para a entrega do IRS.
Antes de mais não se esqueça que tem apenas até ao próximo dia 15 de fevereiro a possibilidade de verificar e inserir faturas no Portal das Finanças. Caso tenham faturas que não estejam registadas no portal, devem inseri-las manualmente - saber tudo aqui.
O fim da applet Java no IRS
Depois de vários anos a causar problemas aos contribuintes, a applet Java que era usada para realizar a entrega do IRS foi finalmente abandonada. Isto significa que os problemas de incompatibilidade com vários browser acabaram.
Como mostra a figura seguinte, a declaração digital passa a apresentar uma interface mais limpa e puramente em HTML (com Javascript).
De acordo com as informações do Ministério das Finanças “a plataforma de entrega das declarações de IRS para este ano foi adaptada para deixar de se suportar em Java Applets”.
Quais as datas para entrega do IRS?
Voltamos a relembrar que até dia 15 de fevereiro os contribuintes têm a possibilidade de verificar e inserir faturas no Portal das Finanças. Até 15 de fevereiro, os sujeitos passivos de IRS devem também confirmar ou alterar os dados relativos à composição do agregado familiar e outros elementos pessoais relevantes, nomeadamente, informação sobre residência alternada de dependentes em guarda conjunta estabelecida em acordo de regulação do exercício das responsabilidades parentais, para que a AT disponibilize o IRS Automático ou pré-preencha a modelo 3 com estes elementos pessoais atualizados.
Dia 28 de fevereiro a Autoridade Tributária disponibilizará na sua página a informação sobre o total das despesas que conferem deduções à coleta calculadas automaticamente.
De 28 de fevereiro a 15 março, é o período para os contribuintes reclamarem do valor das despesas relativas às deduções de despesas gerais familiares e de exigência de fatura.
O periodo para preencher e entregar a declaração de IRS anual de 2017 é de 1 abril a 31 de maio de 2018.
Este artigo tem mais de um ano
Orla bolas. Todos os anos fazia uns dinheiritos a preparar os browsers para a grande colecta. Lá se vai o meu ganha pão.
É melhor corrigir a notícia!!! Porque o JAVA não acabou totalmente no Portal das Finanças!!
Tentem enviar o ficheiro SAFT por exemplo, e logo vêem!!!
Sim, ainda há várias funcionalidades que estão assentes em JAVA. No entanto no IRS, como referimos, já não há applets Java.
…então será melhor retirar o 2º parágrafo!!!
Mas obrigado PPLWare por estarem sempre em cima do acontecimento!! …e oxalá o JAVA acabe de uma vez por todas no site das Finanças, e com a incompatibilidades nos browsers!!
Dado que está a ser feito a transição gradual para o HTML5, não vejo que a notícia tenha que ser corrigida. O JAVA está a ser removido totalmente da pagina das finanças.
José Canastro, ainda é vivo? É que estamos em 2020 e continua igual…
“…que disponibilizava a interface para a entrega do IRS.”
não vejo o motivo.
Não viste foi a tempo, pois mudaram esse parágrafo depois do meu comentário!!
Boa tarde
Eu e o meu namorado tivemos um filho recentemente, estamos a morar juntos com a mesma morada mas estou como mãe solteira na segurança social, ele pode pôr o nosso filho no IRS dele? Sendo que eu nao desconto pois tenho o salário minimo?
Agradecida
Falta o saft, DMR, Mod 10, Mod 44 so’ dos que conheco, portanto contibuar a fazer pressao para acabar de todo com as applets.
UI!!!
Ainda é pior do que o que eu pensava!!!
Ora bolas!!!
Acredito que deve ser o próximo passo. 😉
Vinha queixar-me do mesmo!!!
O raio do envio do SAFT ainda tem de ser feito por Java!!! Que treta!!!
Um função TÃO usada e ainda ter de se ir ao IE por causa disto…
É só um sistema de envio, pá… vamos lá a mexer o dedos!!! (sim,eu sei que tem as condicionantes relativas à segurança! Mas tem de ser feito porque já cheira mal.)
Ainda falta é alterarem o Citius do Ministério da Justiça.
De notar que o fim das aplets java no formato da declaração periódica de IVA versão 5X ditou o fim do programa de preenchimento offline das finanças, que era gratuito e quase independente de plataforma, ou seja ou se é um contabilista com programa pago para Windows, ou se tem que fazer a declaração no site (no entanto as finanças reactivaram e mantem activa a aplet, numa página “adicional” a trabalhar com a versão 3X, o que permite que a aplicação da versão 3X continua a funcionar, e até tem sido alvo de actualizações).
Outra coisa boa da aplet era que, ao iniciar o preenchimento da declaração na página o utilizador era desligado, funcionando tal e qual um programa “normal” até ao momento de simular ou submeter, o que ajudava a evitar subcargas no site, agora os utilizadores autenticados vão permanecer autenticados durante todo o preenchimento e submissão.
E uma terceira coisa boa da applet é que sem pagar programas caros, unicamente com o programa das finanças o utilizador conseguia preencher e enviar a declaração quando o site estava “avariado” (usando o webservice desde que os servidores deste permanecessem a funcionar).
Ou seja, vamos ver…
Nada disso é impossível com outras soluções que não java.
Abc
A AT deixou de fornecer programas grátis, fornece apenas as especificações técnicas para as ligações para quem quiser fazer, fazer, mas ninguém faz de graça, os que há são pagos.
Com Certeza que a Ferramenta Java, era Brutal!
Era a melhor coisa que as finanças tinham..
Porque o Java é Multi Plataforma e Multi Sistema Operativo.
Não conheço nada parecido que possa sequer estar perto do Java no que toca á libertade de execução de Aplicações.
Cada vez mais as Pessoas teem sistemas Operativos Variados.
Basear estas aplicações em Browsers, parece ser uma decisão pouco ponderada.
Numa máquina com 1 GB de ram vejo-me grego para correr um Browser…mas a Applet das finanças funciona que é um charme!
Parece que vão haver pessoas vedadas do Acesso ao Portal das finanças, pois os Browsers, para além de nem todos suportarem as mesmas Features, consomem toneladas de Ram,
O estado tem a obrigação de criar Soluções para todos..
Uma coisa é certa, Eu de Sistema Operativo e de máquina não mudo, so quando ela der o berro 🙂
Não era a Aplet Java que dava problemas…
Era a Microsoft que restringia o uso de Ferramentas Java, para puder oferecer as dela…
Ou seja Abuso de Posição dominate no Mercado.
Ora isso deveria ser altamente penalizado pela EU, mas nunca foi..
Por isso é que no Windows ha alguns problemas com Ferramentas Java,
No Linux correm que é um Charme.
Espero que as Finanças, não Elimine a Compatibilidade com outros sistemas Operativos,
Porque eu não vou mudar o meu SO.
Não.
Foi a Apple, a Google e a Mozila que decidiram proibir os seus browsers de comunicarem com os plugins papi e remover o suporte a applets (e também ao flash, mas o flash é irrelevante para o site das finanças) com a única finalidade de exterminar a Adobe e a Sun hoje absorvida pela Oracle.
Ele não está a falar dos browsers agora não correrem Java, mas sim no passado. Se alguém já correu uma applet java no IE sabe que muitas vezes tínhamos dores de cabeça que não dava nas outras plataformas.
“com a única finalidade de exterminar a Adobe e a Sun hoje absorvida pela Oracle”
Oh por favor…
Não é o gasóleo que dá problemas, é o carro a gasolina que não aceita o gasóleo.
Boas Tiago,
Essa comparação não faz sentido aqui.
O que puderias dizer é que a Marca X de motores, que é lider de mercado…so trabalha com um combustivel, o seu proprio…
ao invés de trabalhar num mercado aberto e concorrencial, …
Ai estarias com uma comparação mais proxima.
É que apesar de Portugal ser um País de 3º Mundo existem leis anti-monopólio, quem quiser trabalhar cá, deveria ser obrigado a segui-las..
Pois depende, eu na minha universidade tinha que fazer a matricula numa Aplet Java, e do meu grupo de amigos era o único que tinha Windows em dual boot e fazia a matricula a todos. Em linux era impossível. Eu não percebo porquê eles não faziam aplicações para Desktop pois seria menos uma dor de cabeça lidar com o browser.
Vamos esperar por abril e verificar isso em primeira mão… porque sinceramente sempre fiz pelo IE ( apenas usava ele para isso todos os anos ), actualizado, obviamente, e nunca tive problemas!
Mas fico feliz pelos informáticos do ministério das finanças porem as cabecinhas e as mãos a trabalharem para mudar isso…
Esperar por abril para quê????
Neste momento já é possivel fazer “Declaração de substituição” de 2003 a 2016, no novo formato de entrega do IRS
Mas nos primeiros dias é quando aparecem os bugs todos do site, até fazem noticias sobre isso…vamos ver…
Vamos esperar por abril e verificar isso em primeira mão… porque sinceramente sempre fiz pelo IE ( apenas usava ele para isso todos os anos ), actualizado, obviamente, e nunca tive problemas!
Mas fico feliz pelos informáticos do ministério das finanças porem as cabecinhas e as mãos a trabalharem para mudar isso…
Agora ja’ quase todos fazem IRS automatico, fota anexos B,F e G.
Nao presisam de applets java.
Um dia gostaria de ver sites como das finanças a correr na cloud, a usar serviços como por exemplo Kubernetes (GKE), com código escrito em GO e numa arquitectura de micro serviços.
Como sabes que ainda não é assim? (Sendo que é irrelevante a arquitectura, a não ser que usar o que está na moda seja um requisito, desde que o site esteja bem feito e funcione…)
Mas pode funcionar melhor 😛
Ferramentas de desenvolvimento dos browsers… Estou a ver muito menino a investigar toda a comunicação entre o computador e as finanças 😀
Finalmente! 🙂
Finalmente. Agora vai ser possível declarar o IRS através de um tablet, telemóvel, etc.
Com ou sem Java eu não consigo submeter muitas declarações. Tenho que ir ao google e a partir do hppts. Porquê não sei.Tenho o Windows 10
Há muitos anos que a applet é disponibilizada em formato aplicação offline e funcionou sempre bem. Infelizmente muitos utilizadores não sabiam como usar esta alternativa que evita as dores do Java em browers.
É verdade o que está a dizer, só que nos anos da TROIKA foi FUNDAMENTAL aceder às declarações pré-preenchidas. Vi contabilistas experimentados a preencher declarações de IRS que depois não correspondiam ao que aparecia pré-preenchido. Claro que o que era enviado era o que aparecia no site da AT. Cautela e caldos de galinha…
viva la revolucion, viva la liberdad.
Acho que acabou a forma mais óbvia de chular o estado todos os anos… apesar que acho que as empresas são as mesmas..
adoro “funcionismo” público :\
boa noite, pessoal
Desculpem a intromissão na conversa, mas preciso de uma ajuda para enviar o ficheiro saft para as finanças.
Até a pouco tempo com o fier Fox dava.
Qual o browser que devo usar ?
Sempre a considerar
Duarte
Hoje, dia 1 de abril tentei ver como se submete este ano o IRS e não funciona no Chrome e no Explorer.
Sim não se consegue aceder.
Mais valia o java, pelo menos preenchia-se offline agora sem aplicação tá impossivel
o Mod44 também necessita de java as finanças andam a mentir