FBI publica os principais fraudes na Internet
Com tanta diversidade e uma variedade de serviços online, cada vez mais estamos expostos a uma data de perigos e riscos na Internet. E esses perigos podem ser bastante preocupantes, pondo mesmo em risco a nossa segurança. Nunca é tarde para se dar o alerta para estes casos, e a pensar nisso mesmo, o FBI disponibilizou um relatório onde deu a conhecer aquelas que são as principais fraudes da Internet!
O FBI, ou Federal Bureau of Investigation, é uma agência federal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América, e é sua função estar ao corrente de assuntos como fraudes, crimes, conspirações, ilegalidades, entre outros. Assim sendo, o FBI organizou e compilou no relatório Internet Crime Complaint Center de 2010, os principais crimes cometidos na Internet. Esta acção tem como objectivo não só informar as pessoas do número de ocorrências, e em que circunstâncias elas mais ocorrem, mas essencialmente alertar os utilizadores para uma utilização mais segura da Internet e dos seus serviços para que, assim, não sejam eles, umas próximas vítimas do cybercrime.
Segundo o IC3, a maioria das queixas insere-se em três categorias: O não pagamento ou não recebimento de produtos, após compra online; Fraudes e golpes por entidades que se fazem representar pelo próprio FBI; e Roubo de Identidade.
Em apenas 10 anos de serviço, o IC3 já bate recordes em chamadas que recebe para denunciar crimes. Só em 2010 recebeu mais de 300 mil, quase 25.000/mês. Dessas chamadas 170 mil obtiveram critérios específicos de investigação. No entanto, todas as chamadas foram peças fulcrais para se obter informações. Foram analisadas e utilizadas em relatórios de inteligência, de forma a que se conseguisse identificar as tendências de fraude.
O FBI alerta a que todos os utilizadores estejam alerta aos perigos da Internet e, caso se sintam ameaçados, ou saibam que foram vítimas de alguma fraude, devem contactar o IC3. E caso a denúncia não surta efeito, pelo menos ajuda a clarificar e pintar melhor a imagem que hoje temos do crime na Internet.
O Relatório ainda indica que:
-
A maioria das vítimas são americanos do sexo masculino, entre os 40-59 anos, e residentes na Califórnia, Flórida, Texas e Nova Iorque.
-
Fora dos EUA, a maioria das vítimas residem no Canadá, Reino Unido, Austrália e Índia.
-
Relativamente aos agressores, 75% eram homens, e metade residia na Califórnia, Flórida, Nova Iorque, Texas, Columbia ou Washington.
-
A maior parte dos agressores fora dos EUA, têm a sua residência no Reino Unido, Nigéria e Canadá.
-
Após as 3 categorias de crimes supracitadas, o FBI passou a completar o seu TOP 10 de crimes com: crimes informáticos, fraudes diversas, avanço de fraudes, spam, fraudes em leilões, fraudes em cartão de crédito e fraude e pagamento indevido.
-
Existem ainda várias fraudes como as de publicidade de imobiliarios, destinadas a burlar os utilizadores e consumidores em milhares de euros/dólares.
-
Ainda há muitos ataques via telefónica e email, com o intuito de acederem às contas bancárias das vítimas.
-
Existência de e-mails falsos em busca de doações para catástrofes como, por exemplo, do terramoto do Haiti.
Estas três últimas indicações, são fraudes que o relatório aponta como sendo fraudes que têm vindo a aumentar.
Com o avanço da tecnologia, o IC3 e o FBI já possibilitam processar, analisar e remeter estas queixas para aplicação da lei, bem como procurar queixas semelhantes, de forma a construir casos e, de forma mais simples e eficaz, dar uma finalidade à queixa.
O IC3 deixa o alerta aos utilizadores, para terem boas práticas de segurança, verificarem se o computador está equipado com o mais recente software de segurança, não esquecerem de proteger as vossas informações de identificação pessoal, serem altamente suspeitos e, caso alguém vos ofereça um negócio online, não se esqueça.. que é bom demais para ser verdade.
Homepage: FBI
Este artigo tem mais de um ano
acho que o titulo deveria ser
“FBI publica As principais fraudes na Internet”
cumprimentos
Obviamente, O Guilherme precipitou-se. As fraudes não são DA Internet. A internet não comete fraudes. Mas há pessoas que cometem fraudes através da internet. As fraudes são colocadas NA internet. São fraudes pela internet. Ou NA internet, se quiser.
looool
eu referia me ao “os” antes do “principais fraudes”…..
Até que teve piada nisto. 🙂
destinadas a bular?
bom artigo
Estes alertas nunca são demais. No entanto “(…)cada vez mais estamos expostos a uma data de perigos(…)”. Uma data de perigos?? Apesar de frequentemente dizermos desta forma, não se escreve… Deveria ser imensos perigos, ou muito perigos, etc.
Estamos muito politicamente correctos hoje. 🙂
😀
Parece me k se esqueceram de referir k a maior fraude são eles próprios e a sua hipocrisia ao tentarem impor a forma ” American way ” ao mundo , um pais k não olha a meios para atingir os seus fins deixa me muito a desejar , rsrsrsrs
true story bro.
É isso. É preciso ter cuidado quando se navega na internet.
Bom artigo
é isso, desconfiar sempre
cuidado k os americanos é só o k eu vos digo , dep não digam k eu não avisei !
Devemos só confiar em Cuba, na Venezuela, no Irão e na Coreia do Norte…
Não devemos confiar em ninguém, principalmente se for do sector financeiro.
Cumps.
Boas,
Acho incrível a quantidade de post que fazem só para criticar/corrigir os artigos.
Onde, na maioria dos quais são erros (quando os há) de tremenda insignificância…
A minha sugestão, é façam melhor!!
Registem um domínio, criem um site, pesquisem, e publiquem notícias, e temas, o mais variados possível como aqui acontece.
No final iremos ver se os vossos erros serão assim tão insignificantes como estes…
É extremamente vantajoso termos uma publicação sobre determinado assunto, e podermos opinar as nossas ideias e opiniões, ou mesmo o nosso ponto de vista sobre o tema…Agora ter 20, 30 40, 50…80, post feitos a uma publicação onde 5 dos quais se aproveitam.
bem acho que ja estava na hora do fbi fazer isto ,dado que hoje tudo gira á volta da internet por conseguinte ser mais facil informar as pessoas atraves deste meio para farudes mais usuais . bjs gandes anne marrise
FBI – vampiro brasileiro…O que que adianta alavancar uma carrada de estastítistica se negligengiam disponibilizar ou divulgar software realmente de segurança para o usuário comum. Lembrem-se: O verdadeiro bandido é o Estado ou Governo…O resto é resto…