Famalicão quer construir uma cidade mais inteligente
O município de Vila Nova de Famalicão está empenhado em construir uma cidade mais inteligente e sustentável. Para isso, conta agora com aliados de peso que serão fundamentais para atingir este objetivo.
A Continental Mabor, a Leica, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, a Efacec, a Fundação Minerva, a Siemens e a NOS são algumas das entidades que vão ajudar o município de Vila Nova de Famalicão na construção de uma cidade mais inteligente e sustentável.
A implementação da Smart City no território famalicense conta atualmente com 25 aliados de peso que estiveram no passado dia 19 de abril nos Paços do Concelho, para reafirmar a entrada na rede B-Smart Alliance e que vão agora auxiliar a autarquia, congregando esforços e sinergias, na concretização de projetos nas áreas da sustentabilidade ambiental, eficiência energética, mobilidade, smart cities, habitação e ordenamento do território.
Queremos evoluir em todas as áreas. Queremos recolher e interpretar todos os dados e toda a informação que nos vai chegando sobre o território, reunir conhecimento e encontrar soluções com impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida dos famalicenses
| enalteceu o autarca famalicense, Mário Passos
Desafiou também os 25 parceiros da rede B-Smart Alliance “a olharem para Famalicão e a colocaram o seu know-how e conhecimento ao serviço do desenvolvimento do concelho”.
Mário Passos lembrou que este não é um projeto fechado e que a rede B-Smart Alliance está aberta à integração de novas entidades.
Fomentar a transferência de tecnologia, desenvolver o estudo de logísticas mais eficientes, estimular a investigação nas áreas de atuação do programa e promover o estudo de novas tecnologias e a inovação de processos aplicáveis às cidades são alguns dos objetivos desta rede que prevê a partilha de informação e conhecimento, a realização de ações conjuntas, entre outras ações.
O protocolo assinado na semana passada estará em vigor durante o biénio 2023/2024.
Para além do Município de Famalicão integram a rede as seguintes entidades: ACIF, Associação CCG/ZGDV – Centro de Computação Gráfica, BF Software, Blueotter Circular, CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, CEVE, Continental Mabor, Grupo DST, Edigma, ENIF, Efacec, Focus BC, Fundação Cupertino Miranda, Fundação Minerva, IPCA, IOTECHPIS, ITRON, L.C.S.D. Associação Data Colab, Leica, M.S.N.F., Multiconnect Unipessoal Lda, Municípia – Empresa de Cartografia e Sistemas de Informação, NOS Comunicações, Siemens e Wingsys – Interactive Techonology.
No decorrer da cerimónia foi ainda anunciada a realização da Semana B-Smart que decorrerá em junho, de 21 a 25, na Praça D. Maria II, em Vila Nova de Famalicão.
Este artigo tem mais de um ano
O Pplware tbm devia ficar com atenção em Mafra. Neste ano de 2023, a vila vai passar por um grupo de alterações em termos de Smart City, estando já a finalizar o projeto para ser implementado.
Vão ser inovações ao nível da rega dos espaços verdes, da iluminação da via pública, da integração de paineis de ajuda à fluência do transito e ao estacionamento… E mais uma série de inovações que desconheço atualmente.
Pois que façam como Copenhaga. Amplas e fartas ciclovias, de modo a que o pessoal possa chegar em 5 minutos a qualquer ponto da cidade sem se preocupar com trânsito nem com estacionamento.
Sim, com pista para corridas de todo tipo ao mesmo tempo, como um fosso para que quem andar nos passeios, no nivel bem superior ter alguma segurança quando tenta andar na rua, ou nos passeios, ou em passadiços …
Fica a dica !
😉