Falar de alterações climáticas a bordo de um jato privado, Bill Gates?
Desde que Bill Gates deixou a direção da Microsoft nas mãos de Steve Ballmer, tem dedicado todo o seu tempo a projetos de filantropia relacionados com a educação e o desenvolvimento das zonas mais pobres do mundo e à procura de soluções inovadoras para as alterações climáticas. No entanto, isto esbarra com a dura realidade.
Durante uma visita ao Quénia, Bill Gates deu uma entrevista em que se interrogava sobre o compromisso entre viajar num jato privado e promover a redução do impacto ambiental.
A resposta de Bill Gates a uma pergunta tão direta não ficou atrás. O bilionário respondeu que "não fazia parte do problema" e continuou a sua resposta:
Contribuo financiando a Climeworks para fazer a captura direta de CO2 do ar que excede em muito a pegada de carbono da minha família e gasto milhares de milhões de dólares em inovação climática.
A Climeworks é uma empresa que utiliza um sofisticado sistema de filtragem de ar poluído para "purificar" o ar na atmosfera e compensar a poluição gerada pela atividade empresarial ou, no seu caso, pelos voos em jatos privados.
O modelo da Climaworks baseia-se na mesma dinâmica da compra de quotas de emissão entre países, que permite aos países mais poluentes pagar aos menos poluentes pelas suas quotas de emissão. Um sistema que claramente não está a funcionar para reduzir as emissões de CO2 na atmosfera.
Bill Gates já falou sobre a sua preferência pelo jato privado
Gates nunca escondeu a sua preferência pelo jato privado como forma rápida de dar a volta ao mundo e até já falou abertamente sobre isso nas conversas regulares do bilionário com os utilizadores do Reddit no passado.
Sinto-me confortável com a ideia de que, não só não faço parte do problema ao pagar compensações, como também, através dos milhares de milhões que o meu grupo de energia inovadora está a gastar, faço parte da solução.
Disse Gates ao entrevistador.
Bill Gates está consciente de que o jato privado não é o meio de transporte mais sustentável mas acredita que os fins justificam os meios.
Warren Buffett chamou ao meu avião "Indefensável". Chego a muitos sítios para trabalhar para a Fundação que não conseguiria chegar sem ele.
O fundador da Microsoft tenta compensar as suas viagens de avião com iniciativas como a proposta pela Breakthrough Energy Coalition, que tem como objetivo envolver os países no desenvolvimento de energias limpas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Tão a gozar ? qualquer badameco reforço do Benfica anda da Jato privado para todo o lado e estão à espera que o Bill Gates não ande ?
Lá está, pagando pode-se fazer tudo!… No caso do Dr. ele sabe que polui mais que um comum mortal ao usar o seu “aviãosinho” , mas como paga está tudo bem! E assim vai o mundo, quem tem dinheiro pode, que não tem está phodido!
Tudo mesmo.
Tb se paga a desobriga/bula para se poder comer carne na Quaresma.
Se pagar deixa de ser um pecador.
E pode poluir muito se pagar os creditos de carbono à Tesla. Desde que pague deixa de ser um poluidor e pode continuar a poluir. Se quiser poluir ainda mais tb pode, basta comprar mais uns créditos no ano seguinte. O Musk agradece, o planeta nem por isso…
Ele não se limita a pagar as suas obrigações. É leres o artigo.
É pena não ser português, caso contrário e o Costa e o Medina arranjavam forma de taxar IUC sobre o jatinho.
Nada disso. Os impostos é só para os pobres. Vê lá os outros das barragens, tudo isento de impostos.
Vamos ver o que dizem os tribunais.
Dizem o costume: “é preciso saber procurar o dinheiro onde ele está, ou seja, nos pobres; eles não têm muito, mas em compensação são muitíssimos”.
Este Bill Gates, juntamente com o Soros e o Klaus schwab são uns diabos para o mundo.
Julgam-se líderes mundiais mas nunca ninguém lhes elegeu para nada.
Mesmo os que são eleitos rapidamente lhes manipulam os resultados e metem incapacitados nos governos…
Na minha opinião o Bill Gates nem sequer se precisa de justificar sobre o uso do seu jato privado. Ou existem jatos privados de momento mais ecológicos/elétricos viáveis? Não existem então não podemos fazer nada. Quando existirem, podem questiona-lo o porquê de não usar um mais ecológico.
Eu se tivesse o dinheiro dele dava um Jato branco às minhas amigas todas…
Fdx…vergonha alheia 😀
BRUTALIDADE!!!
Irrita-me os defensores do clima criticarem a poluição dos aviões e naves espaciais(exploração espacial), como se houvessem alternaticas atualmente mais ecológicas… ou querem que se pare com a exploração espacial ou transporte de passageiros e mercadorias por meio aéreo só porque poluí?
A exploração especial é uma migalha nas emissões de CO2. Os motores de foguetões são muito mais eficientes do que motores de aviões, e embora numa descolagem consumam muito mais combustível do que um avião, a combustão é muito mais eficiente resultando em menos carbono. Nos casos em que é usado hidrogénio, então a poluição é zero.
Comeca a ser paranoico de facto. Um pouco com o que aconteceu com o covid que para terminar com o virus tinham de ser todos vacinados. O mundo nao vai virar todo electrico de um dia para a noite. A questao e que como todos nos sabemos isto do clima serve apenas um pretexto para eles, apenas e tao somente. Se eles nao querem saber das pessoas para nada porque raio haveriam de querer se preocupar com o planeta. Think MF think.
Aos que clamaram pela liberdade de inoculação os declararam inimigos da raça humana. As que declarem não acreditar no que lhes estão contando da mudança de clima serão acusados de não defenderem o planeta.
Bill Gates era cliente de Jeffrey Epstein, divorciou-se por causa das viagens até à ilha do Jeffrey Epstein, e quer combater o carbono, que é o elemento chave da vida na terra…
Mete mais tabaco nisso. Tanta estupidez em tão curto tempo é impressionante
É como aquela Greta, tanto barulho pelo ambiente, depois é tudo em plástico de uso único
https://pbs.twimg.com/media/Dxg_RvzX4AIcmpr.jpg
“filantropia” , o tio Bill? Eheh, boa propaganda.
InCoerências dos filantropos. Na Microsoft estudou vírus, cambio climático – compra de terras. Subsídios á OMS – Investimento na indústria farmacêutica e premonição de pandemias.
Ao menos paga a sua pegada carbónica e investe fortemente em investigação climática. Os outros todos, incluindo os críticos, o que fazem?
Simples, os jatos privados deveriam ser proibidos nas atuais circunstâncias!
É preciso atacar a poluição onde ela está, ou seja, nos pobres. Eles não poluem praticamente nada, mas em compensação são muitíssimos.
Manipulação climática…. Isso sim…
Os humanos ocupam cerca de 4% da terra, sendo 70% oceanos, 26% desertos/florestas/area nao habitável. A percentagem de CO2 presente na atmosfera terrestre é de cerca 0,04%. Actualmente temos grandes dificuldades em prever que tempo ira fazer daqui a 3 dias, quanto mais daqui a 20 ou 30 anos!!!! A poluiçao é visivel, existe e deve ser combatida, mas que o Homem tem a capacidade de aquecer um planeta inteiro…. vão-se encher de moscas!!!! O elemento, e de longe, que mais influencia a temperatura no planeta é o SOL!!!!
Exato…. Fazem uma lavagem cerebral tão grande sobre “Humanos a mais” e todos juntos do planeta inteiro utilizando 1m/2 cada cabia tudo no Alentejo e não o Alentejo todo… A água… Com o que chove estamos a ver que a água é escassa… Enfim
Os dez maiores navios de transporte de mercadorias do mundo, poluem mais do que todos os carros existentes na Terra. A pergunta que se coloca é: querem acabar com os mesmos por esse facto e, termos um aumento brutal no que respeita ao transporte de mercadorias a nível mundial, aumentando ainda mais a inflação? É a pergunta que deixo a pairar nas vossas mentes…
A ideia é essa, carregar nas massas.