Facebook propõe Internet através de raios laser
Quando a iniciativa filantrópica internet.org foi apresentada em 2013, tinha como missão juntar líderes da tecnologia, comunidades locais e não lucrativas para ligarem os dois terços do mundo que não têm acesso à Internet. Isto é, ligar todo o mundo à Internet. Mas, nessa altura e desde então, foram mais as dúvidas e as perguntas que as respostas, sobre como o Facebook, mais especificamente Mark Zuckerberg, iria conseguir levar Internet a áreas remotas do planeta.
Durante estes últimos anos, Zuckerberg mostrou parte do plano e como tencionava usar a tecnologia para o tornar numa realidade. Um dos projectos, era recorrer a drones para levar a Internet onde não havia, lembra-se? Agora a ideia é outra. O Facebook propõe levar a Internet a todo o mundo através de raios laser!
Há um ano atrás, o Facebook pretendia comprar drones da empresa Titan Aerospaces, uma empresa especializada em drones com uma avançada tecnologia de energia solar, o que permite aos drones manterem-se no ar por 5 anos, uma forma de garantir o acesso à Internet daqueles que se encontram nas zonas abaixo, mais isolados. Era uma forma que Zuckerberg idealizava levar Internet a milhões de pessoas ao redor do planeta.
Mas agora o Facebook apresentou um iniciativa muito interessante. A proposta agora é transportar Internet mas através de raios laser.
Na terça-feira passada, Zuckerberg fez uma sessão de perguntas e respostas no Facebook, onde apresentou alguns dos projectos que a rede estava a trabalhar no momento. Durante quase meia hora, o fundador do Facebook respondeu a todas as perguntas sobre os seus projectos no âmbito da Inteligência Artificial, Realidade Virtual e internet.org.
A surpresa apareceu quando foi abordado o tema internet.org, onde Zuckerberg recebeu muitas questões e dedicou bastante tempo a explicar que o seu laboratório de conectividade estava a trabalhar numa nova forma de transmissão de dados através da utilização de satélites de laser e drones. Esta iniciativa tem um foco importante e está debaixo da alçada do CEO do Facebook e ele resolveu hoje passar mais alguns detalhes na sua página do Facebook.
As part of our Internet.org efforts, we’re working on ways to use drones and satellites to connect the billion people...
Posted by Mark Zuckerberg on Quarta-feira, 1 de Julho de 2015
Com o recurso a estes lasers, que são imagens demonstrativas até porque os raios não são visíveis a olho nu, poderão ser cobertas mais áreas para levar o acesso de Internet de forma simples e gratuita, livre através do programa internet.org. Tais ligações seriam drasticamente mais rápidas e poderiam cobrir mais áreas a uma mais longa distância.
É apenas um projecto embrionário, mas quem sabe se, num futuro próximo, este projecto e esta tecnologia não poderão fornecer Internet a mais de mil milhões de pessoas no mundo.
Este artigo tem mais de um ano
O futuro será mesmo pelo ar, sem cabos nem lasers. Tesla já o fez no seu tempo, diz-se q os egiptos Tb, nos não exploramos ainda as potencialidades desta tecnologia, embora já esteja em testes antenas para distribuir o sinal por uns bons kms
A tecnologia egipcia chamava-se escravatura. Se por acaso eles foram capazes de proezas pelo ar, não sobraram vestigios ou provas dessa tecnologia. Porque será?
Por acaso tem uma coisa curiosa, a tão famosa ‘arca da aliança’ foi levado do Egipto, passados apenas alguns anos aquela civilização desapareceu, imagina que alguém fazia com que tudo o que é eléctrico deixasse de funcionar. Se for a analisar as propriedades da arca da aliança tinha características semelhantes a um super condensador. Também foram descobertas pilhas que têm aproximadamente a mesma idade que as pirâmides. A torre que Tesla construiu segundo alguns estudiosos têm as mesmas propriedades que as pirâmides.
Quanto à escravatura… Bem é engraçado que hoje em dia com ‘tecnologia avançada’ não conseguimos reproduzir o que os escravos fizeram porquê?
E até o que lemos nos hieróglifos pode estar errado, porque imagina só daqui a 2000 anos alguém entrar numa fábrica ou descobrir algumas estruturas de hoje em dia. Podiam ver o sinal de perigo e como tem lá a caveira dizerem que aquilo era um culto que adorava os mortos ou um cemitério. (gráfico graças ao google https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQEv9RuWbaMO0exiq19jeCQ3K1pKCk4HiumXGvL5DiDoEQbVN7r)
Ou então que acreditávamos que um quadro eléctrico eram o altar para adoração ao deus dos raios (gráfico http://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0CAcQjRw&url=http%3A%2F%2Fisoflex.com.br%2Fes%2Fprodutos%2Fincendio-y-ruta-de-fuga%2Fplaca-de-senalizacion-de-alerta-6%2F&ei=QdKVVciYA8LTU4_9ttAF&bvm=bv.96952980,d.d24&psig=AFQjCNFglyoCpLXZZhiBTG919BSkysPZ5w&ust=1435968444892496)
Dá que pensar não?
A “arca da aliança” não foi feita no Egipto/Egípcios, nem a civilização desapareceu passados poucos anos. Segundo a Biblia foi feita pelos Hebreus no Êxodo do Egipto. O resto nem vale a pena comentar…
Segundo a Biblia…
Vais perdoar-me e como e obvio nao quero ir contra o que cada um acredita…mas a Biblia e apenas mais um livro escrito por homens na busca de explicar algo que eles nao sabiam, nem sabem explicar hoje em dia.
Não é uma questão de acreditar ou não na biblia, mas a biblia ou a Tora dos Hebreus é basicamente a única fonte de informação relativamente ao assunto da Arca, que desapareceu. Nem saberias da sua existência se não fosse mencionada nestes textos religiosos. A arca da aliança terá sido feita para guardar os Dez Mandamentos e outros itens religiosos dos judeus.
E muito sinceramente, vens criticar por usar a biblia como uma fonte sobre a arca, e não dizes nada sobre a fantasia que foi apresentada, que não tem qualquer ponta por onde se pegue!?
Boa ideia! No futuro será até possível transmitir canais de televisão sem cabos nem laser! Admirável mundo novo…
Brave new world my friend!
E havera um maior numero de pessoas com cancro e coisas do genero nao sera maravilhoso 😀
Um link radio que penso ser na Sibéria, tem 200 e tal kms.
O facebook não pode propor o que já foi criado…http://m.caltech.edu/news/new-laser-faster-internet-42090
Isso é por fibra óptica, onde lasers são usados há muito tempo. A proposta da Facebook é o uso de lasers sem fibra óptica, que outros por acaso também já fizeram
Que por acaso já existe também https://en.wikipedia.org/wiki/Free-space_optical_communication
eu disse:
que outros por acaso também já fizeram
Eu lembro-me duma história da Xerox PARC nos anos 70-80, em que usaram lasers para comunicar entre edifícios separados por uma via rápida
Agora em vez de receber notificações de pirataria os internautas vao receber notificações da FAA por estarem ligados à net enquanto passava um avião naquela hora. 😐