Facebook messenger irá permitir pagamentos entre utilizadores
O Facebook tinha prometido uma revolução para as suas aplicações móveis. Passariam estas a ser o foco de toda a sua rede, por razões óbvias e seria aí que a empresa iria investir grande parte dos seus desenvolvimentos.
Esta realidade está já em curso e as recentes mudanças do Facebook estão a ir de encontro aos planos de Mark Zuckerberg e da sua equipa.
Uma nova funcionalidade surgiu agora de forma discreta e ainda não oficial, preparando o cliente móvel do Facebook para dar mais um passo. Falamos dos pagamentos dentro da aplicação.
Esta nova funcionalidade já vinha a ser falada há algum tempo de forma muito informal, mas agora foi descoberta já dentro da aplicação do Facebook Messenger e aparentemente funcional. As imagens que comprovam a existência deste novo sistema foram publicadas por Andrew Aude, utilizador do Twitter.
Esta nova funcionalidade, que vem inserida dentro do cliente de mensagens do facebook, vai permitir que qualquer utilizador transfira dinheiro para outros contacto, usando para isso o seu cartão de crédito.
Ainda não se sabe bem a forma como este sistema irá funcionar e nem em que moldes vai ser possível fazer a sua utilização.
A forma que Andrew Aude usou para conseguir aceder a este código fez uso da ferramenta Cycript, que permite a exploração do código de aplicações do OSX e do iOS.
Esta novidade tinha sido já mostrada por Jonathan Zdziarsk em imagens publicadas no Twitter, há cerca de um mês atrás, tendo sido usada a mesma ferramenta para alterar a execução da aplicação.
Do que se pode ver nas imagens e num vídeo também disponibilizado, esta nova função será integrada no cliente de mensagens instantâneas do Facebook e terá uma parte dedicada à gestão dos cartões associados.
A carregar
Esta nova abordagem do Facebook poderá ser a sua tentativa de ocupar um espaço que começa a ser cada vez mais apetecível. A chegada do Apple Pay e de outras aplicações de pagamento vão criar um mercado que é atractivo para estas empresas, não existindo ainda um modelo definido sobre a forma como será feito o retorno.
Provavelmente o Facebook fará acordos com outros sistemas de pagamentos como o PayPal, alargando assim as possibilidades de utilização e abrindo ainda mais a sua utilização.
Sendo um mercado totalmente novo e onde ainda se estão a definir as regras, é cedo para se fazer qualquer ideia sobre o seu sucesso, mas é claro que esta irá ser uma aposta num futuro próximo e que todos os grandes players estão a posicionar-se para terem um lugar de destaque.
Este artigo tem mais de um ano
Sinceramente não sei se alguém confiaria os seus dados bancários a uma rede social como o Facebook,quando toda a gente sabe que o negócio deles é vender a informação que “sacam” aos utilizadores.Mas alguns(muitos!) utilizadores têm uma boa “filosofia” sobre a privacidade…”NÃO TENHO NADA A ESCONDER”.Por isso devem ter alguns “clientes”…
+1
Nem mais.
A unica utilidade que isto pode ter, é para “lojas online” no facebook, de resto..
Pessoalmente concedo muito pouco informação pessoal ao facebook.
Boa facebook, já tens o nossos Nomes,Morada,Cidade,Código de Postal, Fotografias nossas, numeros de telemóveis.
Ah pera ainda queres ter informação sobre os meus cartões e banco blabla? Nem pensar, nunca confiaria em tal coisa.. Uma coisa é navegar no facebook outra coisa é envolver contas bancarias em redes sociais.
Facebook mais uma vez a tentar sacar mais informação sobre utilizador.
Acham mesmo que eu confiaria no facebook? Estão a espera que associe as minhas contas bancarias no facebook.. Naah.
Ainda bem que uso Nomes e Nicks falsos no facebook incluindo morada, o que o facebook tem é tudo falso hihi.
espera.. mas quando as pessoas compram créditos no facebook par as aplicações aí já não se preocupam?
há em faça isso? para os terem mais couves? xD
Esse teu comentário proporcionou-me cancro. Não vejo qual o problema de teres a tua informação bancária registada no facebook. Quase que aposto que se for para creditos nos jogos, ou para aqueles sites das mulheres nas webcams já partilhavas o teu visa lol
Depois dos testes á manipulação dos humores dos utilizadores, a seguir testes ás contas bancarias! heheh 🙂
O facebook não me inspira o mínimo de confiança!
Será que todo este movimento é para combater este produto?
E será, como disseram já em comentários em cima, e muito bem, que dá confiança às pessoas?
Vitor já provaram que é possível manipular o Apple Pay, seguro não é, prefiro pelo método tradicional como usamos hoje em dia.
E nunca aderia a isso tipo de coisas.
como é que já provaram que é possível manipular o Apple Pay se ele ainda não está activo?
Ele queria dizer manipularam o touch id
Mesmo o TouchID a única coisa que provaram é que é possível usar uma impressão duplicada de grande qualidade – um pouco diferente de manipulação.
A probabilidade de alguém ter sucesso com isso é muito pequena, por causa das várias camadas de segurança – sensor de alta resolução (necessita duma impressão de alta qualidade), número limite de tentativas, password, o dono conseguir bloquear o acesso remotamente, etc!
Nunes, não discuto. Estava a dizer o que achava que ele se estava a referir.
Victor explica-me la qual a diferença d confiar os dados do cartão de multibanco(cedito)a Apple/facebook/google/Pplware??
Partimos do principio que são todas seguras…mas ha sempre um Mas
Por isso nem Apple nem facebook nem google apanham os meus dados do cartão, pelo menos sendo eu a introduzi-los
Há um princípio que devemos ter em conta, o da experiência. Aqui claramente há duas empresas (das citadas) que se destacam, no que toca ao controlo da segurança de cartões de crédito, a Apple e a PayPal. A Apple tem a maior base de clientes e cartões de crédito registados, segundo eles são mais de 800 milhões (graças ao iTunes) e muitos anos de experiência, o que abona a seu favor. O PayPal tem um serviço que há anos que dºa mostras de segurança nas transacções comerciais.
Assim, como dizes e bem… há sempre um “Mas”… embora que há um MAS maior numas empresas que noutras.
A Google também tem uma base de dados em crescimento, contudo ainda é muito pequena face ao que os restantes, incluíndo a Amazon, já possuem. O que o facebook está a pretender é disponibilizar no mercado um produto que “incentive” as pessoas a colocar os seus cartões de crédito também no facebook, para além das empresas que promovem as suas páginas, o facebook quer agarrar também o particular.
Isso é que faz confusão, até porque o facebook, de todos estes players que falámos, é o menos robusto em termos de estrutura.
Acho que confiar numa é igual a confiar noutra. O Facebook já deve ter alguns milhões de empresas pagantes, qualquer pequeno negócio gasta uns trocos em publicidade. Por isso a questão de segurança é transversal seja empresa ou particular.
Em relação a esses 800 milhões de cartões de crédito parece um exagero.. e sim eu li a notícia disso, não referem é quantos estão ativos.
A questão de segurança e confiança não é igual para uma e noutra!
O facto de a Apple controlar o hardware e o sistema operativo permite-lhe montar um sistema muito mais seguro do que o que a Facebook consegue por si.
Quanto a confiança, o modelo de negócios da Facebook necessita desses dados de negócios e pagamentos para ganhar dinheiro com publicidade, é o seu ganha pão. E tendo em conta a sua história não se pode confiar que não venha a ter ideias não muito “simpáticas” para esses dados no futuro!
A Apple não necessita desses dados, nem sequer sabe que pagamentos são feitos. Os seus rendimentos vêm doutro lado.
A maior parte de quem tem iphone tem um cartão de crédito activo. Quem compra música via Itunes também tem. E a o iTunes facturava muito.
@ Pedro
quanto ao número de cartões crédito é irrelevante.
O Apple Pay é independente do cartão que está guardado na loja do iTunes. O máximo que faz é dar a possibilidade de ir buscar os dados da loja para usar o mesmo cartão, mas podes usar cartões diferentes e mudar sem que isso mude o que está no outro serviço.
O que importa é o número de dispositivos que pode usar o sistema de pagamentos.
Um dos pontos fracos no uso dos cartões tradicionais ou nos pagamentos em que se dá o número de cartão e mais alguns dados, é que esses dados podem ser duplicados ao ser feita a transacção e usados para fazer outros pagamentos.
Um sistema como o Apple Pay acaba com esse problema, pois os dados são únicos a cada transacção e o comerciante nem sequer sabe que cartão é usado ou de quem é o cartão. E a Apple tb não faz ideia que pagamentos é que fizeste, pois isso é tudo tratado pelos bancos e o sistema de cartões da VISA/MasterCard.
Será que resulta????
ha muita gente que pensa q
e para quem como eu não tem facebook como vamos fazer?
É simples… pagas em numerário!
Por falar em Touch ID – é incontestável que é muito divertido. Além de desbloquear o iPhone (5s/6) já há várias apps, protegidas por password, que também desbloqueiam usando o mesmo Touch ID.
Vai ser um elemento fundamental no Apple Pay, junto com a “tokenization”.