Facebook em tribunal por ler mensagens privadas de utilizadores
A privacidade e a segurança dos dados dos utilizadores é uma constante que deve ser sempre protegida. Todos os serviços de vem ter esta vertente protegida e garantir que o acesso é feito apenas em casos específicos e muito controlados.
Muitas empresas acedem a esses dados para criar perfis dos utilizadores e servir-lhes publicidade dirigida, algo que nem sempre é claro e transparente para os utilizadores.
É precisamente esta questão que está agora em jogo em mais um processo que foi levantado contra o Facebook por um utilizador do seu serviço de mensagens instantâneas.
O processo que agora decorre em tribunal coloca frente a frente Matthew Campbell e o Facebook, onde o primeiro alega que o Facebook leu e analisou as suas mensagens pessoais, criando depois um perfil específico para lhe apresentar publicidade dirigida.
Ao colocar este processo contra a maior rede social do planeta, Matthew Campbell pretende representar todos os cidadãos norte americanos e exigir um pagamento por parte do Facebook.
Está a ser alegado que foi violada a privacidade dos utilizadores ao terem sido analisadas as mensagens, independentemente da razão para a qual isso foi feito.
O Facebook alega que tinha a autorização necessária para fazer a leitura dessas mensagens, tudo ao abrigo do Electronic Communications Privacy Act, que permite que essa leitura seja feita sempre que a mesma seja necessária para as empresas exercerem o seu negócio.
A justificação apresentada não foi suficiente para convencer o juiz que está a avaliar o caso e o mesmo deverá ser agora julgado em tribunal.
Este processo deu entrada em 2013 e alega que o Facebook fazia uma analise exaustiva dos links partilhados nas mensagens dos utilizadores, colocando-as como likes e depois sendo usadas para criar perfis dos utilizadores e servindo publicidade dirigida e orientada segundo a analise dos utilizadores.
A maior rede social do planeta terminou essa prática no ano de 2012, tendo passado a analisar apenas os links que são partilhados procurando por ameaças de segurança e outros tipos de problemas.
Está a ser pedido que o Facebook pague 10 mil dólares a cada um dos utilizadores e que termine de imediato a análise das mensagens privadas que são trocadas dentro da sua rede.
É já longa a polémica que coloca frente a frente o Facebook e os seus utilizadores, sempre com questões associadas à privacidade e á forma como a empresa gere os dados.
Mas para uma empresa como o Facebook, que vive essencialmente da publicidade que apresenta aos seus utilizadores, pode ser muito complicado perder esta fonte de informação e de dados sobre o que os seus utilizadores gostam. Não é a única fonte de informação, mas é uma das mais importantes e mais directas.
Este artigo tem mais de um ano
Eu não me importo que me leiam as mensagens pois não é uma pessoa mas sim uma maquina a ler, o que me importa é que haja menos poluição publicitária nas paginas
Esse teu pensamento esta um pouco errado. Porque nao sentis meio estranho sabendo que estao a ler as tuas conversas intimas ou outras?? Se toda a gente pensa se dessa maneira o mundo inteiro estava sobre o controle dessas pessoas. Toda gente tem direito a sua privacidade na minha opiniao claro.
Se fosse agora alguem a mexer no teu telemovel a ver as tuas mensagens com certeza nao ias gostar porque é algo pessoal. Nesse sentido tambem porque estao a ganhar dinheiro e estou a ver o que andas a fazer o tempo todo.
Acho que há pessoal que ainda não percebeu que é quase impossivel ter privacidade na internet, ainda menos no facebook, tudo é analisado, as conversas, as pesquisas, os cliques, quando fazemos uma pesquisa por algo reparamos que em qualquer site que vamos aparece publicidade relativa áquilo que tinhamos pesquisado, isto serve para tudo, querem conversas seguras utilizem o telemovel e mesmo assim.
Esse argumento de mexerem no telemóvel não é argumento, visto que Luis Costa escreveu explicitamente que não se importa que máquinas leiam, desde que nenhum humano leia, não o preocupa… não podia ter sido mais claro. Ainda por cima esclareceu que não se importa por ser para fins publicitários, não se trata de alguém andar atrás dele, mas querer eventualmente “pagar” o serviço que usa através de publicidade, que pelo menos seja minimamente interessante.
A privacidade não chega a estar em causa desde que a análise não seja colocada em tempo algum à disposição de humanos para analisarem aquela pessoa específica… aí seria realmente uma violação da privacidade inaceitável… pelo menos se não existir forma fácil e explícita de recusar tal.
Não estás a ver bem a coisa.
Se não pagas por um serviços (Gmail, Facebook, …) tens que aceitar que vá buscar dinheiro à publicidade que mostra aos utilizadores.
No Gmail é um link discreto no topo do mail, no Google Search são alguns anúncios e no Facebook são bastantes.
Alguém contava que escreveu num “gmail” uma frase do tipo “só se for bruxo é que adivinho” e no que recebeu a seguir vinha um link para um bruxo 🙂
O que se diz sobre a leitura das mensagens pelo Facebook é semelhante ao que se diz da Google quanto aos Gmail.
Mas o que está em causa é apenas receber publicidade aleatória ou dirigida, porque publicidade recebe-se na mesma. Por mim prefiro a dirigida, mesmo que o serviço que utilizo, pago pela publicidade faça alguma recolha, automática, do que me pode interessar.
P.S. A Google deve fazer dinheiro como milho com os anúncios. Dantes pesquisava-se por “Optimus” e apareciam, do lado direito, anúncios da Vodafone. Pesquisem agora por “NOS” que não aparece nem um da concorrência. Quanto é que a NOS terá pago pelo exclusivo?
Em meio termo concordo, pois no nosso caso usamos para empresa, então não mandando SPAM está ok.
Coitada da maquina com as pessoas pervertidas 🙂
Os 10 mil são bem vindos )))
Ai nao, vou ja começar a falar pelo facebook
O Facebook ja a muito tempo que anda a abusar da privacidade dos seus utilizadores nao merecem a fama que tem
+0.5
Os restantes 0.5 é simplesmente para alertar que esses próprios utilizadores é que colocam lá conteúdo 🙂 🙂
Mas qual publicidade??? Eu uso o firefox com o extra adblock e não vejo qualquer publicidade…
Qual é Novidade disso? Nenhuma! todos sabemos que o facebook não respeita a privacidade dos utilizadores, esta é só mais uma prova. 😉
Ja era tempo de acabarem com essa rede da treta que so serve…para nada.
Toda a gente devia sair em massa para verem o que iria acontecer de seguida.
E sabe-se que para alem disso o facebook guarda tudo o que se faz. Desde o inicio ao fim.
Já aos anos que andam em tribunal por causa da privacidade dos utilizadores.
Agora o facebook ler mensagens e até as mesmas ficarem guardadas, isso isso é mesmo crime. Acho que dveriam levar uma multa por isso
Mas João, as pessoas é que continuam a usar e a colocar lá dados, portanto, não faz sentido queixarem-se. Correcto?
O problema foi que lhe começou a aparecer muitos anuncios de sado-maso e o rapaz ficou atrapalhado….
O facebook não tem de mudar a sua postura. É uma empresa privada e precisa de lucrar à força toda.
O problema está em nós, que não achamos correcto e teimamos em ser utilizadores dessa rede. Se pessoal começasse a sair em força as coisas teriam de mudar.
… e depois calhávamos numa rede ainda pior…
O lado positivo da coisa é que, se o facebook for mesmo condenado a pagar 10mil us$ a cada utilizador e a não ser que estes sejam limitados aos utilizadores dos states, vão ser campeões no turismo que for lá de todos os cantos do mundo para recebê-los…