Face ID: Apple responde a questões do governo dos EUA
No mês passado, logo a seguir ao lançamento do iPhone X, o governo norte-americano mostrou-se intrigado com a nova tecnologia utilizada para desbloquear o novo iPhone. O senador dos Estados Unidos da América, Al Franken, enviou uma carta para o CEO da Apple, Tim Cook, onde colocou uma série de questões relacionadas com a privacidade e segurança do Face ID.
Cerca de um mês depois, a Apple enviou uma carta ao Senador dos Estados Unidos, onde respondeu a todas as suas questões. Venha conhecer todos os detalhes.
Apple e a privacidade do Face ID
A Apple sempre apresentou uma forte posição no que toca à defesa da privacidade e segurança dos utilizadores de produtos da empresa. Aliás, no ano passado, o CEO da empresa esteve envolvido numa acesa polémica com o FBI, pois recusou o pedido do governo norte-americano para ajudar a desbloquear o iPhone de um dos atiradores envolvidos no atentado de San Bernardino.
Ainda assim, na carta enviada a Tim Cook, questionando o modo de funcionamento do Face ID e as capacidades da câmara TrueDepth, o senador norte-americano quis também perceber como é que é tratada a questão da privacidade dos utilizadores, já que em muitas ocasiões veio-se a descobrir que algumas empresas de tecnologia recolhiam dados dos seus utilizadores aos quais não deveriam ter acesso.
Na resposta dada ao Senador Franken, a Apple tornou claro que o Face ID apenas funciona se detetar que o utilizador está, de facto, a olhar para o dispositivo. Depois dessa verificação, são projetados cerca de 30 mil pontos para o rosto do utilizador que depois de lidos são enviados para a Secure Enclave, um co-processador que a Apple colocou no iPhone X para fazer o processamento e análise dos dados recolhidos pelo Face ID.
Para além disso, o conjunto de dados recolhido pelo sistema de reconhecimento facial encontra-se cifrado, nunca sai do iPhone, nem consta nas cópias de segurança. Assim, a Apple nunca tem acesso à informação presente na Secure Enclave; nem mesmo a versão que se encontra cifrada. Mesmo os cálculos matemáticos que tornam possível o reconhecimento do utilizador são apagados após a conclusão do processo de desbloqueio do iPhone X.
Resposta da Apple
Face ID Response Letter by Mikey Campbell on Scribd
A reação do Senador Franken à resposta da Apple
Com a resposta da Apple, o Senador elogiou o modo como a empresa de Cupertino tem colaborado com a sua equipa, de modo a explicar todo o mecanismo de funcionamento do Face ID.
Para além disso, o membro do governo dos Estados Unidos realçou a importância e impacto que este tipo de conversas tem na defesa da privacidade e segurança de todos os cidadãos.
Conclusão
O Face ID é, sem dúvida, a grande aposta da Apple para o futuro e até já existem rumores a circular indicando que a empresa de Cupertino pretende implementá-lo em todos os iPhones a serem lançados no futuro, começando já no próximo ano. Esperemos que, apesar de todos os avanços tecnológicos, a Apple continue a fazer da segurança e privacidade dos utilizadores uma prioridade.
Este artigo tem mais de um ano
já abre as pernas e da tudo ate o codigo, script, tela, nome de todos que usam esse celularzinho…..e o presidente abre mais que as pernas!
Nao digas tantos disparates. Fizeram o mesmo para o TouchID e está publicado no suporte da Apple o Doc. È para todos os clientes .
Abc
Uma questão importante é se quem ”roubar” um telemóvel com esta tecnologia, conseguirá de alguma forma obter o modelo 3d da cada do dono do utilizador. Dado que isso é guardado no telemóvel para fazer as ditas comparações.
Nada como o telemovel sair para o mercado para perceber se estamos perante um sistema pouco falível e bom, ou se facilmente com mascaras de silicone e não só, se engana o sistema que apenas desenha uma rede de pontos para saber o relevo. Na teoria tem tudo para funcionar bem q.b. mas na prática algo novo é sempre um risco a ter falhas.
No Android, já recuperaram impressões digitais a partir da memória.
No iPhone, nunca.
Eles devem utilizar o mesmo método que utilizaram para o TouchID.
Tipo guardar so a hash?
Parece basico..
Uma coisa é roubarem os dados da tua impressão digital, outra é talvez a possibilidade disso acontecer ser real. Eu só me recordo da segunda opção. Tens alguma fonte de onde os dados de impressões digitais realmente tenham sido roubados de um smartphone?
Era só ler a notícia….