Explorecams – As câmaras fotográficas mais populares na web
Sempre que dispara o obturador da sua máquina fotográfica traz consigo muito mais que um fragmento da imagem congelado no tempo. Desde há uns anos que a fotografia "esconde" no digital informação sobre o tipo de máquina usada, a hora, a data, o local onde está a fotografar e muitos outros dados técnicos.
Com a massificação da partilha das imagens na web, algumas pessoas nem desconfiam que estão a dar informações relevantes através dos chamados metadados existentes nas fotografias. As redes sociais fazem questão de "apagar" esses dados quando partilha uma fotografia, mas os sites de partilha de fotografias mantêm esses dados. Isso levou ao aparecimento deste fantástico serviço: ExploreCams.
ExploreCams foi criado por um grupo de aficionados por fotografia que dominavam as técnicas de programação e conseguiram capturar as informações das fotografias partilhadas em sites da especialidade, como por exemplo serviços tipo Flickr, 500px, Pixabay e outros que alojam fotografias dos seus autores com todos os metadados. Esta informação, depois de compilada, tratada e devidamente explicada, permite obter estatísticas das marcas de câmaras mais populares assim como algumas configurações usadas pelos fotógrafos ao redor do globo.
Para executar este serviço, ExploreCams conta com uma ferramenta de leitura de metadados, a ExifTool. Uma ferramenta muito interessante já abordada por nós em 2011. Recorrendo a esta ferramenta, o site ExploreCams realiza actualizações semanais e actualiza as suas bases de dados e infográficos em conformidade. Actualmente contam já com mais de seis milhões de imagens indexadas.
ExploreCams mostra liderança da Canon e Apple nas marcas mais fortes
Como podemos ver no site, os resultados apresentados por elegantes gráficos mostram dados que não são de todo surpresa para quem acompanha este segmento de mercado. Em termos de marcas a Canon lidera, seguida da Nikon, em terceiro lugar aparece a Sony e logo depois a Apple, que tem no iPhone a sua "máquina" fotográfica.
Em termos de câmaras, novamente é a Canon que lidera com a poderosa e também popular Canon EOS 5D MARK III, depois surge a Canon EOS 6D e na terceira posição a Canon EOS 5D MARK II. A Nikon coloca na quarta posição a sua Nikon D7100.
Outro dado interessante tem a ver com as lentes. Aqui a mais popular parecem ser a Canon EF 24-105mm f/4L IS seguida da AF-S DX VR Zoom-Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED.
Este serviço mostra igualmente muito mais informação e deixa exemplos concretos de fotografias das máquinas visadas. Explore este serviço e vá estando actualizado quanto à tendência dos fotógrafos que expõem nos serviços web.
Este artigo tem mais de um ano
“ExploreCams mostra a liderança da Canon e Apple nas marcas mais fortes” não querem dizer antes Canon e Nikon?
Cada um no seu segmento. São equipamentos para utilizadores e serviços diferentes mas que se destacam.
O problema é que o artigo é sobre explorecams, não sobre qualquer outro “segmento” e nisso a Apple mal regista. Indo ao site da vossa fonte fala na liderança das marcas Canon e Nikon, absolutamente nada Apple excepto para mostrar que a Apple aparece como 4ª marca com 4.32% (Canon 38.72%, Nikon 32.19%, Sony com o dobro da Apple). Liberdade “jornalística” presumo então.
Mesmo no vosso artigo que tem um título dedicado ao “topo” de marca da Apple só dedicam 8 palavras, o resto nas outras dezenas é a Canon e Nikon. Não é lá muito coerente…
Quê? Vê lá em que posição vem a Apple no gráfico das marcas. 🙂 Se fosse irrelevante aparecia nas “outras”. Já que falas no título do artigo, ora lê: Explorecams – As câmaras fotográficas mais populares na web
Se no TOP 5 estão as mais populares câmaras, onde na posição 4 aparece uma câmara de smartphone, essa é a relevância. Depois faz a interpretação que te apetecer, sente-te para lá de à vontade. Estás em casa.
A tua coerência é tua… só tua 😉
A Apple aparece num único gráfico em dezenas deles. E aparece em 4º, como eu bem referi (e vocês inclusive), com metade da posição da Sony.
E? Basicamente aparece num dos mais importante em termos de estrutura de estatística: Marcas. Ainda não percebi onde queres chegar.
E atenção, eu não critico essa lógica, somente o conteúdo pois dedicaram um “total” de 8 palavras (não frases, palavras) à Apple tendo em conta o título do parágrafo. E essas 8 palavras foi somente para exclarecer que a câmara é o iPhone.
Ou o título não tem razão de ser ou expandiam o tema Apple, pois de outra forma e tendo em conta tudo o que escrevem não faz qualquer sentido dizer que a Apple “mostra liderança” de nada neste tópico.
Novamente não percebo a tua lógica quando nas marcas a Apple destaca-se, é referido ao de leve no texto, e mesmo assim não é dado qualquer outro destaque em qualquer outra área. Ainda não percebi o teu ponto de vista, estás a ziguezaguear entre argumentos estranhos. Apenas um apontamento é dito sobre a liderança da Apple, no que toca a dispositivos móveis, no meio das marcas de máquinas usadas e referenciadas.
Se não percebes é reler o que escrevi. Está explícito q.b..
Até de trás para a frente e zero, não é de todo perceptível e legível, desculpa lá.
Podemos contar com os smartphones com sensor sony entao?
Verifica se tens lá algum smartphone com sensor Sony, ora clica na categoria que te diz qual é o dispositivo 😉 é capaz de ter é 😀 😀
canon 700d e que e fixe
Quando descobrires a Sony a6000 que custa 500€ e mete a 5D Mark III a um canto em qualidade de imagem…
true story…anda tanta gente enganada neste mundo que até doi.
AHAHAH ora aqui está uma óptima comparação… Uma A6000 com a 5D Mark III. Como é que alguém pode sequer colocar as coisas no mesmo patamar? Por amor da santa. Vai lá trabalhar com uma a6000, fazer reportagens, cobertura de eventos variados, etc, e depois deixa-me ver como te safaste 😀
Portanto, autoshot e várias photos para ter a certeza que pelo menos uma fica porreira. A internet cria “experts” como algumas universidades produziam canudos, está visto.
Uma full frame versus uma APS-C e dizes que a APS-C é melhor?
Depois tens a selecção de lentes, melhor fotografia com luminosidade reduzida e menor ruído também, dynamic range, melhor fotografia também com muita luz por ter um maior velocidade de obturação.
Se me fores dizer que a A6000 é melhor para novatos por realçar o que está em focus (exageradamente para quem sabe mexer nas máquinas), ainda concordo, mas nunca na vida cometas o erro de dizer que em termos técnicos a Sony é melhor… Para a maioria nem sequer seria preciso gastar 500 euros, bastaria uma polaroid de 50.
Daniel, permite-me só que faça de advogado do diabo (sim, porque já critiquei acima) mas também tens de ter cuidado com algumas afirmações tão radicais 🙂 uma APS-C hoje em dia já se bate com algumas FF de há uns anos. Em termos de ruido e luminosidade reduzida, a Sony também faz um bom trabalho furto das boa qualidade de lentes que eles têm, coisa que a Canon a bem dizer anda a ser muito pouco cuidada há uns anos. Já fazia falta maior detalhe e melhor dynamic range no resultado final. A grande fuga para a Nikon penso q deva ser fruto disso mesmo.
Ainda assim, claro que tens razão no que dizes. São duas câmaras com dois objectivos bem diferentes e é só estúpido comparar as duas 😉
Para não me alongar muito no comentário, nem no tamanho do sensor (FF e APS-C) nem na questão da luminosidade é o caso entre essas duas câmaras específicas. Eu estou a falar de comparação directa, não de uma qualquer comparação genérica entre máquinas hipotéticas.
E a Nikon sempre foi alternativa e boa, a competição sempre foi entre Canon e Nikon, ora há fuga para um lado ora há para o outro. Daí não estranhar que entre ambas tenham 70% das fotos tiradas e analisadas pelo explorecams e ambas com cerca de 1/3 (Canon com pouco mais). Na verdade é bastante revelador pois é bem mais “prático” (conveniente, preguiçoso, eu acuso-me na preguiça muitas vezes) andar com uma point’n’shoot ou telemóvel do que com dSLR’s atrás.
É! O Nokia 3310 também dizem que tem uma câmara muito à frente da Canon 5D Mark III! Até se consegue perceber pelas fotos se é homem ou mulher, num retrato!!!!!!!
É uma boa máquina, mas fica por aí! Estás a comparar uma máquina cropada (sensor que regista as imagens mais pequeno) com uma Full Frame!?!?? Até podias comparar com a Canon 7D que é cropada também, mas não tinhas de escolher só a máquina mais premiada que existe até agora (pesquisa lá). E tanto a fotografar como a filmar. Dou-te só uma dica para veres a enorme diferença das 2, tira fotos à noite com a Sony (iso máximo de 25600) e depois experimenta a 5D MarkIII com 125.600 e compara!!!!!
Ou deixa caír ambas de meio metro de altura e vê a que fica a trabalhar! Ou fotografa á chuva ou com pó e vê quem passa sem problemas pelos maus tratos todos….. se percebesses de fotografia, até sabias escolher uma máquina à altura da 5D……..
Ele ha com cada um. Sabes o que é um sensor full frame?
Agora será que se estas informações estão mesmo perto da realidade, isto é, de todo o universo de fotógrafos, e não de apenas quem partilha as fotos publicamente.
Depende da “realidade” a que te referes, se estivessem incluídas as redes sociais, os smartphones disparavam nos gráficos. Retirando isso da “realidade” é capaz de serem valores bastante aproximados.
Lumix Gh4 TOP!
Deixo aqui o testemunho de um fotógrafo profissional relativamente ao porque de ter deixado de usar Nikon para passar a usar Sony.
http://petapixel.com/2014/10/28/10-reasons-professional-photographer-left-nikon-sony-mirrorless/
Jason Lanier de novo… http://nikondojo.com/jason-lanier-is-a-paid-hack/
A Sony chegou-se à frente com uma proposta melhor. Não é o primeiro fotógrafo profissional a trocar uma marca por outra e depois sabe-se que esta forneceu-lhe a um custo muito “jeitoso” todo o equipamento.
Os gráficos não mentem, o artigo induz em erro.
Quanto à qualidade de imagem,concordo que uma full frame tem sempre melhor qualidade que uma aps-c, especialmente em fracas condições de luz. Mas dizer que a Canon é técnicamente superior à Sony é evidentemente um erro. A Sony tem full frame de altíssima qualidade e os seus sensores são tecnicamente dos mais avançados. A Canon também é uma excelente marca, e cada uma possui pontos fortes e fracos, embora a Sony hoje seja na maioria dos aspectos superior à Canon.
Em caso de dúvida pode sempre comparar os dados de imagem na dpreview e concluir que o ruidonda Canon é muito superior ao da Sony, entre outros aspetos.
Lá por liderar não quer dizer que seja a melhor opção. Vejam só as Nikon e sony que têem saído com sensores que arrasam com a canon num instante.
Exactamente. São apenas as escolhas de milhares de utilizadores que usam aqueles serviços. Apenas quer dizer isso. Até porque este é um segmento muito complexo.
Outro que confunde megapíxeis com qualidade!
Pela tua lógica, a própria Canon devia deixar de produzir a 1DMarkII, que só por acaso custa mais de 6.000€ e só faz 20 megapíxeis!!! Em comparação com a 5D que tem um sensor de 22 a 50 megapíxeis!!!!
Já agora diz lá qual é a Nikon e a Sony que são muito superiores à Canon? Se me disseres algumas características da Sony e da Nikon são melhores que a Canon, eu concordo contigo, agora a afirmação que fazes é que não faz sentido nenhum!
Já experimentaste a 5D Mark III? E a 1D Mark II? Pois……
Procura por Hasselblad e Leica… essas sim, estou noutro patamar que teoricamente poderias dizer que são superiores a qualquer das 3 marcas que disseste……….
Hasselblad para grandes formatos! De resto só estão noutro patamar no que toca ao preço. Na pratica qualquer uma faz excelentes fotografias, e normalmente a diferença maior está no fotografo e no olho/criatividade que o fotografo têm…
Até porque existe smartphones com melhor câmera do que os iPhones e a Apple está nas top 5 marcas.
Apenas as pessoas não sabem escolher o melhor, vão pelas modas e falta de originalidade.
Tanta discussão sobre tamanhos de sensores… “Este é muito melhor do que aquele, porque é maior e eu tenho uma…” bla bla bla… e sobre marcas distintas…
Bem, não querendo por mais lenha na fogueira, vou deixar um link (outros tantos equivalentes podem ser encontrados pesquisando um pouco).
http://www.stevehuffphoto.com/2015/02/23/mirrorless-battle-micro-43-vs-aps-c-vs-full-frame/
Cada vez mais a diferença de qualidade é menor (quase inexistente) no que respeita ao tamanho dos sensores, e o que torna as coisas diferentes é a praticabilidade de cada sensor. Full frame conseguirá sempre com mais facilidade um ângulo mais aberto do que um aps-c ou um M4/3, e um M4/3 conseguira sempre mais facilmente um ângulo mais fechado (maior zoom optico) que uma fullframe ou aps-c. E isto já para não falar no tamanho e peso das lentes e corpos. Canon, Nikon, Sony, Olympus, Fujifilm, Panasonic, Pentax, Leica e provavelmente mais alguma marca que me esteja a esquecer, têm maquinas que são bem capazes de apresentar resultados estonteantes e de topo. Desculpem, mas neste campo não incluo Iphones ou Androids (apesar de que já existem smartphones com qualidade de fotografia muito boa, mas ainda assim limitados de certa forma).
No que toca a mim, usei DSLR Canon durante 10 anos, e agora (de ha uns tempos para cá), “descobri” as mirrorless e acabei por trocar tudo o que tinha da Canon por Olympus (OM-D EM-1). Até agora só posso dizer que não me arrependo e que neste momento tenho uma maquina fantástica, e todo um sistema mais pequeno, mais leve e com uma qualidade fenomenal também (na pratica ando muito mais com maquina e fotografo também muito mais). Na minha opinião as mirrorless são o futuro e tanto a Canon como a Nikon, ou deixam de dormir à sombra da bananeira, ou serão ultrapassadas pelas marcas de topo das mirrorless neste momento (Olympus, Sony e Fujifilm).
Trabalhos profissionais? Qualquer uma destas marcas com qualquer um destes sistemas (Mirrorless ou não, FullFrame, APS-C ou M4/3) está preparada para tal. Talvez o único ponto negativo neste campo é no caso das Mirrorless, como são mais pequenas (por não terem espelho nem prisma), podem ser vistas pelas pessoas como maquinas que por não serem grandes em tamanho, não são profissionais ou a sério. Portanto é uma questão de cultura e mentalidade que desaparecerá com o tempo e que no imediato se resolve facilmente juntando um grip ao corpo desejado (apesar de não ser necessário na minha opinião).
Qual era a Canon que tinhas?
40D. Mas já trabalhei com 50D, 7D e 6D…
Sim as cameras mirrorless realmente sao o futuro..para os nao professionais. A parte mais importante duma maquina nao ‘e a maquina em si mas sim as lentes disponiveis. ‘E por isso que apesar da Nikon ter a ‘melhores’ maquinas fotograficas perde com a Canon em termos de qualidade da lente. Veja bem que com a Nikon eles nem sequer tem 1 serie dita superior que faz diferenca entre o bom e o mutio bom como tem a Canon com as lentes ‘L’ ou ‘DO’.
Nem vou falar das lentes das cameras mirrorless que so ha meia duzia diferentes por cada marca.
Escusado será dizer que quando andava a ver de mirrorless’s o que procurei logo foi Canon, para tentar aproveitar as lentes e flashs e outros acessórios que já tinha, mas sem sorte, pois a oferta da Canon neste campo é ridícula para ser simpático e ainda por cima com um novo formato de lentes, o que faria com que tivesse de comprar também adaptadores paras as lentes já existentes…