Experimente o Firefox OS no seu browser Firefox
A grande guerra dos sistemas operativos móveis está concentrada no iOS e no Android. Todos os restantes estão a lutar pelo seu espaço, mesmo os que agora chegaram ao mercado. Alguns começam a ganhar o seu espaço e mostram que são alternativas viáveis.
Mas haverá espaço para mais um sistema operativo para Smartphones? A Mozilla acredita que sim e por isso tem investido muitos dos seus recursos para a criação do Firefox OS.
Depois da primeira apresentação e da disponibilização da primeira versão funcional que todos podiam testar, surge agora uma versão que podem chamar directamente do Firefox e que pode usar para testes ou para tomarem conhecimento do que será este no SO móvel.
O Firefox Mobile OS, suportado na integra pelo Boot2Geko, é um sistema operativo assente em HTML5, o que permite retirar muitas camadas de interacção entre o hardware e as aplicações. Este conceito permite facilitar o desenvolvimento de aplicações com maiores funcionalidades e de forma mais simples.
A sua apresentação oficial do Firefox OS ocorreu em Julho e nessa altura foi mostrado que existem já fabricantes interessados na sua utilização e também datas para a sua colocação no mercado.
Foi anunciado que a Mozilla estabeleceu parcerias com dois fabricantes de dispositivos móveis. A ZET e a TCL Communication Technology, sob a marca Alcatel One Touch, vão ser os primeiros fabricantes a usar este SO nos seus dispositivos.
A data para inicio da comercialização destes equipamentos é o inicio do ano de 2013 e estes serão lançados em primeiro lugar no Brasil, através da operadora móvel Vivo, detida pela Telefónica.
Desde que foi lançada a primeira versão para testes dos utilizadores de desktop, o Firefox OS cresceu e melhorou para que esteja capaz de ser lançado ao mundo na altura em que as operadoras esperam.
Surge agora uma nova versão, também ela utilizável no Desktop, mas com a facilidade de poder ser instalada e usada através do Firefox. Esta versão está disponível como uma extensão, o que facilita bastante a sua utilização.
Basta que acedam ao endereço onde a extensão está disponível e que escolham o sistema operativo onde o correm o Firefox. Depois de instalado o Firefox OS fica disponível como uma extensão e pronto a ser usado em qualquer altura.
Para além do próprio Firefox OS existe ainda um Dashboard de controlo, de onde é lançado o Firefox OS e uma consola onde podem consultar e verificar eventuais erros que o Firefox OS esteja a produzir.
Esta versão pode ser usada por qualquer utilizador e pretende mostrar todo o trabalho já realizado. É plenamente funcional, com a excepção de estar a ser emulada no vosso browser e por isso componentes específica de hardware provavelmente não vão funcionar como pretendido.
Instalem o Firefox OS no vosso Firefox e vejam o que a Mozilla está a preparar para o próximo ano. Aproveitem e comecem a desenvolver já as aplicações para este novo SO ou conheçam um pouco melhor o que será este novo sistema operativo móvel.
A pergunta que colocámos no início é pertinente e válida.
Existe espaço para mais um sistema operativo móvel?
Mesmo dirigido a um segmento de equipamentos tendencialmente mais baratos, o Firefox OS irá competir directamente com o Android, fragilizando-o um pouco mais e retirando-lhe quota de mercado.
Download: Firefox OS Simulator Windows
Download: Firefox OS Simulator Mac OS X
Download: Firefox OS Simulator Linux
Homepage: Firefox OS Simulator
Homepage: Firefox OS
Este artigo tem mais de um ano
Muito sinceramente acho que sim, sou utilizador de android, e acho que o android ainda tem algumas limitaçoes (estou a falar a nivel de navegacao web). Existem outros SO’s, como o IOS e o windows phone, mas pelo que vi desses 2 acho que tambem ha coisas ainda por desenvolver, mais no windows phone (atencao que a interecao que tive com esses SO’s foi de breves momentos)
Eu uso Windows Phone, e realmente dos 3 maiores SO moveis é o que tem mais limitações no browser simplesmente pelo facto de não suportar o flash Player da adobe
O IOS tambem nao suporta Flash …
O Flash para dispositivos móveis deixará de receber suporte em 2013, portanto isso não será um problema.
Google a processar o Firefox em 3… 2… 1…
A sério? Porquê? Desenvolve.
o visual da interface e igualzinho
As semelhanças são inevitáveis por mais que tentes reinventar a roda.
Quem faz processos por qualquer coisa e a apple
Mais depressa a google compra a mozilla, do que os processa.
Mais depressa a apple processa a mozilla, que a google compre a mozilla.
Acho bastante positivo e intuitivo, mas ainda é muito cedo para criar grandes espectativas ou ainda nos podemos desiludir como já aconteceu com outras coisas. Apesar de ser um longo user de android fiquei um pouco entusiasmando vamos a ver o preço dos mesmos e até onde vai levar outros SOs a ir mais longe.
Concordo. Havia também um grande frenesim à volta do Android, quando foi lançado e o facto é que as primeiras versões eram tudo menos sistemas em condições de serem lançados no mercado. No entanto era já em si um sistema revolucionário e isso fez com que “todos” fossem a correr para comprar um smartphone Android. Ainda hoje acho que, à parte das vantagens evidentes em relação aos telemóveis com sistema proprietário, fico pasmado com alguns retrocessos notórios. Todos sabem que os telemóveis anteriores não precisavam de estar ligados para fazer disparar o alarme. O android, mesmo depois de todas as actualizações, ainda não consegue fazer isso, uma função que atrevo-me a dizer, mesmo podendo sair ridículo na minha ignorância, que em princípio é trivial. E não vale a pena dizer que é pelo facto de ser um sistema operativo diferente, mais complexo, etc. O symbian conseguia faze-lo. Enfim, também temos o exemplo das chamadas de vídeo. Acho que são raras as pessoas que as usam mas qualquer telemóvel decente antes do Android as tinha. A apple quis reinventar a roda, falando nessa função como se fosse uma grande novidade, exclusiva deles. A força do marketing e do acreditar por querer acreditar… Finalmente já há Androids com essa função. Mas o tempo que levou… ridículo. Mas, de qualquer forma, viva o Android!
existe sempre espaço para a concorrência nos mercados móveis.
tanto quanto sei, o tlm pode ter algumas comparecências a nível de aspecto ao iphone mas duvido que para já a apple faça algo porque agora tem mais em que pensar como baixar os preços dos seus artigos.
Outra é porque o S.O ainda é fresco e é a 1ª vez a concorrer nesta gama, se tiver excelentes valores de compra aí sim, acredito em processos judiciais da apple.
como instalar no mac?