Quantcast
PplWare Mobile

Já podemos testar o Firefox Mobile OS

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Blizard says:

    Boas notícias!
    A diversificação faz falta!

  2. jpng81 says:

    Ainda não consegui compreender, isto sobre que sistema operativo??? linux, como o android????
    Ou isto é apenas uma skin para espetar em cima de android?

  3. Sérgio Agostinho says:

    @jpng81: é um sistema operativo Linux que inicialmente vai correr em dispositivos compatíveis Android. Mais detalhes aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Firefox_OS

  4. Jose says:

    Se forem preguiçosos como são com o firefox, não vão longe.

  5. João Franco says:

    e cm e q se corre isto ? n tou a conseguir

  6. Hugo says:

    Isto a mim parece-me mesmo uma rom android…
    já sei que não iam reinventar a roda… mas a interface é quase uma cópia do android… barra superior, disposição dos icones das aplicações… a dock inferior…
    se não dissessem que era o firefox eu diria que era um tema para android…

  7. MrT says:

    pergunta, ainda não percebi bem como é feito este so.
    é baseado em linux, a lá android, ou é ma coisa totalmente diferente? pelo que percebi funciona com html5, mas se não estou em ero isso é só para aparte grafica. (qual é base deste so?)

    • PMNI says:

      Vamos por partes.
      O android tem kernel linux, com uma máquina virtual java a correr por cima, e depois uma série de camadas até chegarmos às aplicações.
      O que a Mozilla propõem é um SO móvel, com kernel linux mas com o seu motor Boot 2 Gecko para comunicar com as aplicações.

      Na minha opinião será melhor que Android (nos actuais moldes, já que nos testes feitos com Android em base .NET a performance no último é avassaladora), uma vez que elimina camadas, aumentando a performance.

      É bem vindo um player que trará mais competição ao mercado. O que quero são terminais mais baratos, mas que tenham boas funcionalidades!

    • paulo g. says:

      São ambos distribuições de Linux.

  8. Muito similar com Android…
    Será que vamos ver a Google processar a Mozilla devido a patentes e afins?
    I don’t think so….
    U Mad Apple Fans?
    😀 😀

  9. João Simões says:

    Estou extremamente interessado neste SO uma vez que poderá trazer grande evolução em aplicações Web.

    Se virmos este novo conceito apenas a nível de aplicação local, não teremos algo muito diferente de código intermédio, ou seja, o próprio SO irá interpretar o código HTML e Javascript traduzindo-os para código máquina. Até aqui nada de novo porque é algo feito em Java (PC ou Android) e .Net (através de máquina virtual).

    Mas a parte mais interessante é mesmo a componente Web. Código HTML e Javascript a serem executados directamente pelo SO sem necessidade de ser interpretado primeiro por um qualquer browser? Permitir acessos directos à máquina? São tantas as possibilidades que nem consigo descrever tudo.

    A sério, isto é o que sempre sonhei, mas antes era com processadores ou SOs que executassem directamente código IL retirando a necessidade de máquina virtual. Sendo HTML e JS linguagens extremamente utilizadas a nível mundial, esta solução parece-me ser muito melhor!

  10. Bruno M. says:

    Hum… parece ser porreiro mas.. só mesmo testando.

    A google de certo não se deixará ficar para trás. Muito provavelmente quando sair este SO, e se tiver sucesso (que acredito que terá em terminais mais “low end”), o android será extremamente melhorado, e quiçá essas camadas serão gradualmente removidas…

    • Scheldon says:

      Duvido, mesmo com todos os desenvolvedores e algumas fabricantes de hardware implorando o Google não remove nem as camadas nem o Java, os idealizadores e chefes do projeto tinham a muito tempo o sonho de fazer um SO nesses moldes (por mais contraprodutivo que fosse).
      Eles já deram inúmera intrevistas falando que preferem fechar o projeto a “adulterar” ele.

  11. Parece-me interessante 🙂 Logo veremos que será concorrência ou apenas mais um SO móvel 🙂

  12. Sergio says:

    O facebook vai reformular a app deles para ios. Neste momento está assente em html5. Vão passar directamente para objective c de forma a correr nativamente. Estes estão a fazer o caminho inverso

    Parece-me que a ideia é criarem tudo em html5

    WP e iOS correm super fluidos porque correm nativamente. Desconfio muito das performances disto. Claro que muitos irão rejubilar porque itão ter micro’s com 8 ou 16 nucleos para correr uma coisa que se fosse corrida nativamente se fazia com um pequeno micro de 8 bits (isto eu a exagerar, obviamente)

  13. JohnyMyko says:

    Parece um tema para Android, e dos feios!

  14. Asdrubal says:

    Não sei porquê, mas parece dar um certo ar MacOS.

  15. Se é um sistema operativo Linux e se o Android é linux então as aplicações não serviriam para os dois =

    Ou os programas serão todos feitos em HTML 5, CSS, JavaScript, PHP ?

  16. Ricardo Silva says:

    Se isso pegar bem que o Android pode fugir ….. !!
    Isso de correr aplicações em cima de uma JVM é penoso o suficiente.
    É por isso que para mais um frame por segundo, metes mais um core que até estala.
    Para ser fluido precisaram de uma máquina com quad core a 1.4Ghz……! Já para não falar no Chrome para o Android. Corre a partir de que versão ? E que percentagem de users de android é que já tem essa versao (4.0).
    É que users de iOS com 4.3 pronto a suportar o Chrome existem por todo o lado, não será portanto de admirar que a taxa de adopção do google chrome no iOS seja imensamente superior ao próprio Android.
    Go Mozilla <- 🙂

    • JardadoDemonio says:

      E dá te por muito contente por poderes usar o Chrome no IOS…
      Nem sei como o permitem…
      LOL…
      É que a ultima vez que ouvi falar em permitir usar algo no IOS uma simples ferramenta tal como o Bluetooth, que já existia no meu 6630 há 7 anos atrás, está bloqueada…
      Os telemóveis evoluíram tanto que agora certos telemóveis nem conseguem enviar coisas por Bluetooth, coisa que já se faz há 8 anos ou mais…

      • daniel says:

        Para que entendas, o facto do Bluetooth estar limitado no iOS e no Windows Phone tem a ver com o compromisso da apple e MS dificultar a pirataria, contudo também concordo que deveria haver mais liberdade, mas é uma opção..

      • R. says:

        “É que a ultima vez que ouvi falar em permitir usar algo no IOS uma simples ferramenta tal como o Bluetooth (…) Os telemóveis evoluíram tanto que agora certos telemóveis nem conseguem enviar coisas por Bluetooth”, A sério? Não se consegue usar o bluetooth no iPhone?

  17. a uns tenpos li algumas coisas sobre este fantastico sistema, parece que desta vez vai mesmo sair um OS para sistemas compactos e não para telemoveis maiores que muitos servidores…

  18. Nuno Gonçalves says:

    E viva ao javascript (ironia) :/

  19. Nuno Gonçalves says:

    E que na minha opinião este S.O acaba por ser contraditório, aplicações html5 supostamente é para estarem alojadas na web e não em modo offline, vamos smp precisar de apps a correrem codigo nativo.

  20. Andre says:

    Boas!
    Na linha de comando consigo executar os 2 pirmeiros passos, mas depois o ultimo (/caminho/para/b2g -profile gaia/profile) não consigo fazer. Eu tenho o b2g no Desktop, e meti o directório no Desktop e depois fiz -profile gaia/profile mas n da. também já tentei a partir da pasta de raíz executar com o caminho para a pasta desktop e também não deu.

  21. Corvo says:

    boas ppl, gostava de experimentar, o k me dizem de meterem ai um tutorial para os mais noobs cm eu meterem isso a bombar =) sff…. abraços e agradecia imenso essa ajuda

    • Nuno says:

      Caso em MacOSX (nos outros deve ser parecido):


      Vai a:
      http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/b2g/nightly/latest-ux/
      e sacas b2g-17.0a1.en-US.mac64.dmg!


      Abres o .dmg e copias o B2G para as Aplicações!


      Abre a linha de comandos e fazer por exemplo:
      cd Desktop
      git clone git://github.com/mozilla-b2g/gaia
      make -C gaia profile
      /Applications/B2G.app/Contents/MacOS/b2g -profile /Users/Andre/Desktop/gaia/profile

      4º TADAAAA podes mexer no SO que por sinal é fraco e feio como um burro! LOL

  22. Jorge M. says:

    Então isto é mais uma versão, sub-versão, adaptação de linux ou android mas não é android nem compativel com apks que ja existem, certo?
    Ou seja se isto for pra frente e substituir o android nos smartphones tem que se fazer apps e jogos novos pq o que ja existe não vai dar para isto? E este SO será melhor e mais rápido que o android?

    Só faltou dizerem como se usa isto no Virtualbox ou vmware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.