PplWare Mobile

Exército ucraniano diz que controlou “mais de 20 localidades” em 24 horas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. jotac says:

    Grande tanga para quem quer quer acreditar.
    Os Russos fizeram uma retirada estratégica porque não tem interesse manter o que está destruído. Está quase a chegar o Inverno e eles querem estar o mais próximo possível das rotas de abastecimento. Vão atacar outros pontos estratégicos e fazer bombardeamentos direcionados para alvos selecionados.

    • Njss says:

      Vão atacar vão…Só se for à pedrada.

    • iDroid says:

      E deixar ficar equipamento em bom estado e bunkers também faz parte dessa retirada estratégica?

    • russomania says:

      Os russos vão atacar e tomar todas as cidades da ucrania como tomaram kiev, isso sim, ou só vês as noticias na televisão russa e tens a internet cortada ? Espera, vives em moscovo é isso …

    • Castro says:

      sinceramente… é uma retirada estratégica que abandona homens, armamento e munições… deve ser para voltarem depois do inverno, não é?
      ” querem estar o mais próximo possível das rotas de abastecimento”? dito por alguém que não sabe o que diz! Eles abandonaram localidades estratégicas do seu próprio abastecimento para a região, deixando de poder usar a linha férrea.

    • joaomatos says:

      Sim é verdade os Russos tomaram a decisão de abandonar a zona de Kharhov, para se focarem no Donbass, e em kherson, e pelo que se percebe foi uma decisão tomada á mais de uma semana.
      As tropas Ucranianas simplesmente foram alertadas disso pelos EUA e foram ocupar esses territórios que os Russso ocupavam e veem agora com mais uma operação de Cinema dizer que “Recuperaram território”, quando na prática foram os Russos que abandonaram esse território..

      Agora esta decisão por parte dos Russos, fica um pouco mal, porque agora os Ucranianos vão assassinar milhares de Russos que vivem nessas zonas, vai ser Bucha 2.0 🙁
      Pelo que se percebe eles chamam de filtragem a essa tática, e é um crime de Guerra.

      No Futuro os Russos que vivem na Ucrânia vão ter muita dificuldade em confiar no Exercito Russo outra vez, porque já teem este exemplo e o de Bucha, em que os Russos retiram e deixaram as populações á mercê dos nazis..e depois acontece genocídio em massa.

      Mas eu percebo porque é que os Russos o fizeram, no entanto do meu ponto de vista…se não teem forças suficientes para ocupar tanto território, para que é que ocupam esse território??não faz sentido..
      Para evitar que depois a população seja massacrada pelos nazis, os Russos devem de antemão, perceber se faz sentido ocupar uma Área, e se for para ocupar que seja permanentemente(para salvaguardar a segurança das populações nessas Áreas)

      • freakonaleash says:

        Tu estás a ver o filme de traz para a frente, enquanto fazes o pino e com as cores trocadas…só pode!

        Não se esqueça que deve bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido Führer Putin que tem na mesinha de cabeceira.

      • jota says:

        Aqui está um candidato a conselheiro de Putin, é só esperar que veja estes comentários e tem emprego garantido. Ou então é só um papagaio que faz passar a mesma cassete vezes sem conta.
        Saudações ☭

      • Castro says:

        uma decisão tomada há mais de 1 semana?
        Quer dizer que decidiram abandonar a única linha férrea a que tinham acesso para o nordeste da Ucrânia colocando em causa as suas posições no Donbas?
        As pessoas inventam cada desculpa!

      • Macopio says:

        Escreveu tanto e em meia dúzia de palavras dizia tudo. “Estamos a fugir todos borrados. Nem as calças conseguimos vestir”!

      • GM says:

        Mas, o Hitler está a defender a Ucrânia? Não dei por nada.

    • jorgeg says:

      +1 deixa os iluminados acreditar, coitados!

    • jorgeg says:

      +1
      deixa os iluminados acreditar!
      Coitados!

    • José Bonifácio Boni. says:

      TVs acabam de noticiar, que devido ao decreto de Putin convocando 300.000 reservistas para uma maior ofensiva na Ucrânia, russos estão pegando voos para qualquer país do mundo, e abandonando a Rússia.

      Putin desesperado, ameaça ocidente, com ataques atômicos.

    • José Bonifácio Boni. says:

      TVs acabam de noticiar, que devido ao decreto de Putin convocando 300.000 reservistas para uma maior ofensiva na Ucrânia, russos estão pegando voos para qualquer país do mundo, e abandonando a Rússia.

      Putin desesperado, ameaça ocidente, com ataques atômicos.

  2. Áquila Freitas says:

    Quero ver o que as russetes vão dizer agora. Mais um gesto de boa vontade do Putin? Deixe o vosso comentário e alegrem me o dia, a melhor piada ganha 10 rublos.

    • Nuno Monteiro says:

      A Rússia fez uma retirada de tropas.. O inverno está a porta, aquilo lá chega a temperaturas ridiculamente negativas! qual e o interesse de deixar tropas a morrer ao frio em localidades onde nem uma casa está de pé?
      Simplesmente vão segurar pontos estratégicos e continuar a bombardear em massa a distancia.
      O exercito Ucraniano sabe disso.

      • Paulo Martins says:

        Não há relatos de muitos conflitos, o que quer dizer que os russos realmente retiraram as tropas mas por outro lado tendo em conta a quantidade de equipamento militar que foi deixado para trás demonstra claramente que os russos não estavam preparados para uma ofensiva ucraniana, ou batiam em retirada ou era um banho de sangue.

        Hoje um oficial russo Vitaly Ganchev, deu uma entrevista a um canal estatal Russo em que admitia que o exercito ucraniano tinha uma vantagem numérica de 8 para 1 na região de Kharkiv.

        Agora com o exercito russo a concentra-se no sul da Ucrânia, será mais difícil a ofensiva, mas não venham com histórias que não acredito que a Rússia tenha planeado a retirada de tropas antecipadamente.

        • joaomatos says:

          Não há “equipamento militar deixado para trás”..essas fotos e videos são fake, muitas delas tiradas na Crimeia, e alteradas..não te esqueças que o Governo na Ucrânia é um governo de atores de televisão..

          • Paulo Martins says:

            Claro que sim… E o governo russo não é liderado por um espião?
            Não acredites no actor, acredita no espião…

          • Castro says:

            tiradas na Crimeia, e alteradas? E as comunicações de ordens pelo ministério Russo também foram alteradas? É que a ordem de retirada só foi dada depois do ataque Ucraniano, e não era em 2 dias que se retira todo o equipamento e munições do hub logístico e quartel general com 10mil soldados, que estava quase cercado e só com 1 estrada para a retirada.

          • joaomatos says:

            Castro,
            Foi precisamente os orgãos Russos que decidiram recuar no terreno, porque estavam a ter muitos soldados dispersos em zonas que depois não avançaram mais, e sim essa decisão foi tomada há pelo menos uma semana.
            A zona de Izyum é um desses exemplos, foi ocupada há muito tempo atrás, mas afinal essa frente não surtiu efeito nenhum.
            Mais os soldados dessa zona sofriam da possibilidade de puderem vir a ser cercados, caso outras zonas caíssem..logo portanto para que manter um risco, quando não ha beneficio nenhum??

            Há mais de 2 semanas que as forças Russas sabiam que ia haver um ataque na zona de kharkov, não foi em 2 dias como dizes…até eu que sou civil sabia, quanto mais os Russos..

          • Castro says:

            joaomatos, pára de dizer disparates. Havia 10 mil soldados em Izyum, coisa que está longe de ser ocupação dispersa, e Izyum era necessário para proteger o flanco da fronteira noroeste do Donbas, assim como fazer a distribuição da logística para futuros ataques para tomar o resto de Donetsk. Daí agora os ucranianos já estarem a atacar outras posições e a voltar a ameaçar a região de Luhansk.
            O facto simples é que os russos tiveram que se retirar porque as suas linhas de defesa foram penetradas e com isso estavam quase a ser cercados.
            “Há mais de 2 semanas que as forças Russas sabiam que ia haver um ataque na zona de kharkov, não foi em 2 dias como dizes” lol, e no entanto esperaram esse tempo para dar a ordem de retirada, obrigando a retirar-se à pressa deixando armamento para trás, e alguns dos seus homens cercados pelo avanço dos ucranianos. Grande plano sim senhor!

          • Pedro Gouveia says:

            Tu deves ser cá uma peça…
            Já viste a telenovela Gabiela?

      • RPG says:

        Se a ideia era recuar com o inverno, porque desperdiçar recursos desde o início em assegurar essas mesmas zonas das quais agora estrategicamente e de forma especial batem em retirada? Lógica zero.

        • Nuno Monteiro says:

          Quando uma guerra é pensada para durar muito tempo como os próprios russos anunciam é normal haver vai e vem de tropas, seja por mudança de estratégia ou por logística..

          Imagina, tens um batalhão de 100 homens a segurar uma vila a quase 3 meses, esta vila tem 0 habitantes pois esta tudo destruído ou morto, a comida e bebida têm de ser via transporte.. tudo isto envolve dinheiro e logística desnecessária pois trata-se de área de terreno fútil. Então é simplesmente necessário recolocar esses 100 homens em áreas de defesa vitais para o “projeto” poupando assim recursos, dinheiro e vidas militares.

          Como vez… não é “Lógica zero.”

  3. B@rão Vermelho says:

    Não sei que tipo de concelheiros o Put In tem, mas não valem nada, estavam mesmo convencidos que iam conquistar a Ucrânia em 3 dias, mas esqueceram-se de um pequeno pormenor, a vontade da gigantesca maioria dos Ucranianos não querem ser Russos, ajuda e que maneira fazer referendos com armas apontadas e boletins de votos já preenchidos, e isto é a democracia da Rússia de Put In, ou então é um visionário não vá o embargo económico ser alargado as canetas também, assim os boletins de voto já estão preenchidos.

    • joaomatos says:

      Os Russos Ucranianos teem 2 hipóteses,
      1) Desistirem de querer continuar a serem Russos( e depois são mortos, torturados e violados )
      2) Rezar muito para que a Rússia os proteja.

      Eu acho que a Rússia está a cometer um terrível erro, do meu ponto de vista a Rússia devia ter declarado Guerra á Ucrânia já em 2016, e assim por no terreno meio milhão de soldados e acabar com aquela palhaçada de uma vez por todas, isso evitada a morte de muitos inocentes..
      Mas os dirigentes Russos permitem que se continue a fazer genocídio na Ucrânia, e só lançaram uma operação especial, quando deveriam ter declarado Guerra á Ucrânia e avançar a todo o gás.

      • freakonaleash says:

        A avença deve ser jeitosa!

        Não se esqueça que deve bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido Führer Putin à porta do WC.

        • joaomatos says:

          Que eu saiba o Führer está em Kiev, e pelos vistos é suportado por si..

          • Castro says:

            que eu saiba quem segue a filosofia política inspirada no Nacional Socialismo (nazismo) é o Putin. É ler um pouco sobre o Dugin, e ver o paralelismo da justificação de invasão com as razões usadas pelos Nazis para invadir países na Europa.

          • freakonaleash says:

            O Führer bem queria ter chegado a Kiev, mas a vodka já tinha acabado quando os orcs rascunharam a invasão… e o álcool do perfume não é bom conselheiro!

  4. Nuno says:

    “Exército Ucrâniano” como se já não fossem soldados português, americanos e afins tudo menos da ucrânia.

  5. Mario Castro says:

    Quem é este artista chamado João?
    Já te foste alistar para o exército Russo, ainda aqui estás?

  6. jaugusto says:

    Chiça até aqui temos orcs, que raio de praga, voltemos á tecnologia, please!!!

  7. Luís Silva says:

    Bem! A guerra não se faz só com soldados!
    Eu espero que os russos se atolem em murdia – não são poucos os que já se borraram todos. E se fosse ao Zelensky ao fim da guerra ia atacar a Rússia e criava um único país: “A Grande Ucrânia” 🙂 🙂 🙂

    • joaomatos says:

      “E se fosse ao Zelensky ao fim da guerra ia atacar a Rússia e criava um único país: “A Grande Ucrânia” ”
      Não tenha duvida nenhuma que de certeza que o objectivo da NATO é mesmo esse..

      • Mr. Y says:

        Já faltava o argumento da NATO. Isso tem uma lógica imensa!
        O que dizes do pedido de aliança da Finlândia e da Suécia que são países historicamente neutros? Também foi a NATO ou partiu dos seus governos?

  8. Joao Ptt says:

    Os militares Ucranianos precisam de fazer uma operação anti-terrorista especial e levar os líderes dos terroristas que invadiram o seu país (Putin e os outros políticos e militares criminosos) a tribunal e prenderem ou mesmo executarem-nos para dar o exemplo.

    • JL says:

      Nem é preciso, o governo nacionalista orc vai implodir. Depois é só apanhar os restos.

      • Castro says:

        o problema é se colocam alguém ultra-radical à frente, já que esse é o caminho mais defendido! O discurso russo é tão antagonista contra a Ucrânia que dificilmente aceitarão qualquer tipo de derrota nos próximos tempos.

        • JL says:

          @Castro Derrota? Não, mas sim uma retirada estratégica.

          • Castro says:

            a desculpa da retirada estratégica já não vai pegar junto dos radicais… e não vai haver moderados a tomar conta do poder na Russia.
            Para a Ucrânia vencer, a guerra vai ter que durar alguns anos até que na Russia mudem de opinião sobre como querem ter paz!

    • PorcoDoPunjab says:

      João Ptt, então e fazer o mesmo àqueles que destruíram o Iraque e Líbia com desculpas que se revelaram completas mentiras?
      Já não, certo?
      Ah sim, o Iraque e a Líbia não eram soberanos, ou eram? Pá, já nem sei…
      Imparcialidade já vi que é consigo… só vê para um lado.
      Terá palas?

      No Iraque nas primeiras duas semanas morreram mais de 200 mil pessoas.
      Tem algo a dizer sobre isto?
      Não me vai dizer que os números na Ucrânia são semelhantes a estes, ou vai?
      Ah já sei, fomos lá, destruímos tudo, gamamos o petróleo, mas calma, não queremos anexar nada.
      Calma lá, isto é tudo coisa boa.
      Não há nada melhor que ver o país destruído mas sem perder terreno.
      Assim sim, é uma bela invasão.

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

      • joaomatos says:

        Mais, acrescento..
        A Ucrânia e a Alemanha, invadiram o Afeganistão onde morreram mais de 1 milhão de civis…mas agora estão contra a guerra na Ucrânia..onde o nazismo impera..dá vontade de correr com todos á bastonada..

        Será que devemos sancionar a Alemanha e a Ucrânia por terem andado a matar civis em Países do Médio Oriente, e no caso da Ucrânia na própria Ucrânia inclusive???

        Pois é…a palavra correta é nazismo… uma raça excecional, que pode fazer tudo, as outras raças, consideradas inferiores pelos nazis, são os escravos, e portanto podem ser mortos, violados, torturados, massacrados, etc..vale tudo.

        E ao que parece, não te surpreendas, porque há muito nazi por ai á solta..

  9. jaquim says:

    Há aqui cada anormal a comentar, será burrice ou ignorância? O que não falta é canais no Youtube a revelar o que se passa no terreno, mas estes com tico e teco nem isso observam depois é só entendidos em geopolítica putiniana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.