PplWare Mobile

Executivo do Facebook preso no Brasil por questão do WhatsApp

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Miguel says:

    acho que este é um caso de abuso de poder.
    não gostam?? que ponham uma ordem judicial para abolir o serviço no brasil.

    quem fica prejudicado sempre é o utilizador comum, porque que quere mesmo criar e manter uma rede de comunicaçao (segura) “neste caso para droga”, vai sempre o conseguir fazer.
    porque criar uns quantos servidores em varios pais estrageiro só para comunicação de uma rede de droga é facil para eles, tem possiblidades finaceiras para tal, e basta apagarem de 2 em 2 horas o registo de msg no servidor. que mesmo que o estado brasileiro consiga encontar a proveniencia nunca vão conseguir fazer muito, e alias é muito mais complicado brucraticamente todo o processo.

    • YaBa says:

      Os Mexicanos já fazem isso à muito tempo. Chegou-se a falar em engenheiros de telecomunicações raptados (procura no Google). Há redes GSM e de rádio alternativas com encriptação suficiente para as autoridades ficarem completamente às escuras.
      Quero com isto dizer que não adianta, fecham de um lado, abre-se do outro.

  2. g0tH1c.X says:

    Com estas questões digo sempre o mesmo…as armas também matam muito mais que as mensagens e iphones…por isso que tal pararem com a produção de armamento e acabar de vez com as armas?! Não convém não é…:P Pois…espertos!

  3. Miguel says:

    So mesmo no brasil, lol o homem nem deve ter acesso as mensagens encriptadas, enfim…

  4. Mario says:

    Os portugueses não deveriam ter “descoberto” o Brasil…

    • Vlad says:

      Tecnicamente não foram os portugueses a descobrir o Brasil porque este já se encontrava ocupado por várias tribos. No entanto não percebo qual a tua aversão a este caso. O tribunal brasileiro exigiu que o facebook revelasse as mensagens privadas do whatsapp de um traficante de droga. Ao contrario do que é dito na noticia isto não tem nada a ver com o caso da Apple, porque a justiça brasileira não esta a pedir que sejam introduzidas backdoors ou a criação de meios para facilitarem a decifrarem das mensagens, ao contrário do fbi.

      • Vítor M. says:

        Vlad é um ponto de vista. Malabarismo de tua parte, pois de forma honesta, se conseguisses claro, dirias “tal como diz na notícia, também um tribunal está a obrigar uma empresa de tecnologia a abrir o seu sistema para vasculhar uma mensagem sobre um caso que envolve um crime”. Mas claro, faltou-te a honestidade 😉 e puxaste ao pormenor do backdoor. Mas isso é uma questão de berço.

    • leon says:

      gostaria mesmo, que voces não tivessem feito isso.

      • Mota says:

        Porra.. as m*** que um gajo lê pro aqui.

        Querem seguir o trilho histórico? Vamos lá.

        USA, descoberto por ingleses = Armas é na boa se adquirir, ovos kinder não. O mesmo não acontece na inglaterra.. curioso?! talvez.
        Brasil, descoberto por Portugueses = Fazem canais onde passam crimes diariamente, pq aparatemente nesses país só sabem conversa na base da porrada e das pistolas. O mesmo não acontece em Portugal.. curioso? Talvez.

        Não fosse portugal ainda hoje andavam a brincar com pedras pra fazer fogo. Limitem-se à vossa ignorância. Atenção, não quero pôr os brasileiros todos no mesmo saco!!!! <—-

        Só aqueles que fazem comentários destes 😀

        Quanto ao assunto, eu farto-me de rir.. então antes dos smartphones como é que apanhavam os criminosos!??

        • Vlad says:

          Sabes que quase a totalidade dos Americanos e Brasileiros são descendentes de europeus. Os povos indígenas foram dizimados quase na sua totalidade.

    • Cleomar says:

      Concordo plenamente, se os ingleses ou os holandeses tivessem feito isso antes, o Brasil não teria o histórico que tem e com certeza seria um pais civilizado. mas tinha que ser um português???

      • Luis Coelho says:

        Não achei piada nenhuma ao comentário do Mario, no entanto fiquei também chocado com o comentário do Cleomar.
        Ao Mario só tenho a dizer que os nossos problemas internos (os de Portugal), deveriam por si só ser motivo por nos auto-avaliarmos em vez de querermos olhar para os outros com olhar de reprovação ou superioridade que não temos esse direito por todos os motivos e mais algum.
        Ao Cleomar só queria dizer que se o Brasil fosse descoberto pelos Holandeses seriam iguais ao que são, porque os Holandeses só se interessam por comércio e exploração, nunca por colonização. Se fossem os ingleses, seriam a esta altura tão “civilizados” como o Porto Rico, ou seja, economicamente iguais.

        • Cleomar says:

          ô pessoal, desculpa ai, só queria zoar o Mario, na verdade não sou racista nem preconceituoso, só tenho a certeza de que somos vitimas de governos imorais e corruptos como os daqui do Brasil, é uma grande vergonha para a nação e para o mundo. afinal sou brasileiro e não desisto nunca kkkkkkkkkk

        • BTN says:

          Curioso que já vi vários Brasileiros a nos culparem pelo que o país deles hoje em dia é!!!

          • Goncalo says:

            Pelos vistos nao aprenderam o suficiente, mas isso nao é culpa nossa.
            Quando estudamos podemos ouvir o professor, aprender, e com a aprendizagem vem a caoacidade de usar o conhecimento adquirido em várias situações ao longo da vida, não só a nivel profissional como pessoal, depois temos os “menos espertos” que não querem saber de nada, nao gostam da escola, acham uma perda de tempo, e acabam por viver uma vida limitada oela própria ignorância onde se fecharam, mas vivem a criticar a arte, a musica, a politica, tudo e todos, mesmo sem perceberem minimamente o que dizem, a estes há quem chame de burros também, e este é o mal de muito Português, Espanhol, Francês, etc. há disso por todo o mundo, mas em cada País há uma incidência menor ou maior, e isso é o indice de analfabetismo (há quem chame burrice) de cada País, e nisso não há dúvida que o Brasil é muito superior que qualquer País da Cumunidade Europeia, não por culpa de terceiros (que por acaso foram os que ainda lhes mostraram a luz no fundo do túnel), mas sim por opção própria.
            Querem mais um sinal disso? Porque é que os cidadãos do Brasil mentem sobre tudo? Mentem nos cursos que teem quando procuram emprego, apresentam documentos falsos a comprovar quem não são e o que não sabem, e se arranjam trabalho penduram-se no conhecimento e trabalho dos outros e vendem como se fosse deles, mas acaba sempre da mesma forma, acabam por fazer figura de parvos e um dia tudo escorrega na lama e tudo se perde, vi muitos casos desses, um deles até conseguiu crescer um pouco, durante um ano esteve bem, agora trabalha numa pizzaria, depois de 2 anos de desemprego, não consegue nada melhor e como a informação circula de maneiras inexplicaveis, tudo se sabe um dia, e lá não passa de um parvo coitado que inguém leva a sério.
            Claro que também já vi Portugueses quase na mesma situação, mas mesmo sendo burros, são mais discretos o que de certa forma atenua o impacto.
            Alguém conhece casos destes?

        • Xinuo says:

          Quem colonizou pode ter influenciado, mas certamente não foi a única coisa. EUA e Austrália tb foram colonizados pelos ingleses e estão bem melhores que o Brasil.

          Mas muita gente fala de Portugal aqui no Brasil, por conta da carta de Pero vaz de Caminha, o escrivão da esquadra de Pedro Álvares Cabral, o descobridor oficial.

          O Caminha pediu uma ajuda ao rei, para libertar o genro, que estava preso. Então muita gente lembra desse episódio, como nascimento do “jeitinho” brasileiro. Que muitas vezes é usado para levar vantagem sobre os outros, não seguir regras, contornando-as, muitas vezes acompanhando de um “incentivo” para que o outro dê esse “jeitinho”, ou seja, corrupção.

    • Henrique says:

      todos brasileiros concordariam com essa afirmação!

    • Sérgio Douglas says:

      Realmente. Devemos ser o pior dos povos reflexo de uma colonização medíocre de um povo preconceituoso.

    • astro02 says:

      O facto é que foram os tugas e as únicas coisas boas deixadas por lá foram as igrejas, que estão intactas até hoje.

  5. Kel cardoso brasil says:

    Essas impresas ficam nessa política idiota, se a pessoa é suspeita tem que liberar a conversa etc. É a mesma coisa de uma câmera de vigilância de um “prédio” por exemplo, Que filmasse um assassinato e o “sindico” não querer liberar a filmagem para “policia”..

    • Giordano says:

      Não, não é a mesma coisa!
      1 – A criação de backdoors como muitas vezes as autoridades pedem (caso Apple, por exemplo), permitiria que todos os utilizadores, sem excepção fossem monitorizados pelas autoridades e seus parceiros de forma indiscriminada.
      2 – Se a monitorização pelas autoridades já é complicada, por permitir que se limite e condicione a liberdade de expressão e circulação de informação (ver influência da deepweb e do TOR na primavera árabe), a monitorização por parceiros desconhecidos coloca em causa toda a privacidade e segurança dos utilizadores.
      3 – A obtenção de dados e conversas de uma determinada conta ou perfil, por ordem judicial ou outra, pode não ter sido prevista aquando da criação do serviço, o que complica o acesso a esses dados se eles sequer existirem.
      4 – Será como ter uma câmara do condomínio no quarto ou no duche, a saber tudo o que fazemos e com quem o fazemos. Convenhamos, não é bem a mesma coisa que uma câmara na rua ou no hall de entrada que mostra a que hora passamos ali, ou será? E mesmo essa câmara no hall já veicula demasiada informação…
      5 – Existe aqui uma questão legal e deontológica à qual o direito internacional não responde – Um servidor alojado nos EUA tem de cumprir e respeitar a lei de um outro país? E é também este último ponto que está em causa. Embora aqui haja dois pesos e duas medidas. Por exemplo, quem viola os direitos de autor vê os seus sites bloqueados mas já os casinos online e os serviços de media é na boa…

      • Kel cardoso brasil says:

        Até onde eu sei o governo quer o desbloqueio físico de alguns aparelhos da Apple. Entendo eu que seja uma “backdoor” do aparelho somente quando pego fisicamente. Afinal a Aplle não pode esconder informações de terrorismo, concorda?

        • Giordano says:

          Uma backdoor pode dar acesso a muito mais do que apenas os dados no aparelho ou os dados das contas nele contidos.

          Pode permitir acesso à ROM e com isso engenharia reversa do produto (com as consequências graves que daí podem resultar), bem como um total acesso aos protocolos de comunicação usados pelo produto. Há muito mais em causa do que apenas o acesso a um aparelho.

          Concordo que é importante, até crucial, o acesso a informação sobre terrorismo e terroristas. Mas não podemos pagar com a nossa liberdade, o nosso livre arbítrio e a nossa privacidade por esse acesso. O Estado, seja ele qual for, não pode ser um Big Brother que monitoriza todos os cidadãos (e vende os dados úteis a quem os queira comprar), em nome de uma segurança que não passa de pretensa.

          Aliás, como já aqui foi dito, relativamente aos barões da droga, mas também se pode aplicar a redes terroristas, até porque existem relações muito próximas e também têm muito dinheiro, facilmente – e com tantos hackers e engenheiros de software nas suas fileiras – podem os terroristas criar canais de comunicação próprios, encriptados e cujos dados não são guardados. Caso o façam, quem fica vulnerabilizado e exposto nas redes sociais e apps depois? O cidadão comum.

          Não é admissível! Nem justo!

  6. Benchmark do Surface Book says:

    Já liberaram um habeas corpus para o executivo.

  7. Xinuo says:

    Creio que o problema foi pq nem o WhatsApp, que não têm escritório no Brasil, nem o Facebook responderam à justiça. Se o juiz solicitou e o WhatsApp não tinha condição de oferecer, então que mandasse um comunicado explicando, pelo que sei eles só ficaram respondendo pela imprensa.

    Para mim a empresa, WhatsApp, deve cumprir a decisão ou dizer porquê não cumpriu, dar de ombros não é uma boa opção.

    Agora sejamos francos: vocês acreditam mesmo que se uma pessoa A manda uma mensagem pelo app, para a pessoa B, sendo que a mensagem passa pelos servidores S do WhatsApp, eles não teriam condição de ver? A mensagem sai do smartphone de A, criptografada, assim como chega criptografada ao smartphone de B, mas nada indica que a mensagem não foi aberta enquanto estava em S.

    Eu não uso WhatsApp, mas pelo que sei, os utilizadores não lidam com chave pública ou privada, então o app e o servidor S do WhatsApp que lidam com isso. Se eles lidam, então sabem como descriptografar a mensagem, eles, os programas. Daí os humanos que trabalham para o WhatsApp, teriam condição de pegar essas chaves, se quisessem.

    Digamos, que eu acredite que a mensagem não pode e nem foi aberta pois estava criptografada, entretanto algo não pode ser criptografado, que é quem (ou o número de telefone) do remetente e o do receptor, hora e data que ocorreu a comunicação senão o servidor S do WhatsApp não saberia a quem enviar a mensagem. Creio que em muitos casos, só com os metadados da comunicação os investigadores poderiam correlacionar pessoas com criminosos conhecidos e assim deduzir que também podem fazer parte da organização criminosa. É claro que o WhatsApp pode alegar que destruiu também esses metadados, entretanto ele deveria responder isso formalmente à justiça.

    • Giordano says:

      A questão não é essa!

      A questão é: porque raio tem uma empresa americana, com sede, escritórios e servidores nos US, tem de responder perante a justiça do Brasil?

      Os tribunais brasileiros não têm soberania nos US e o direito internacional não lhes confere qualquer pretensão a isso.

      O WhatsApp responde quando e SE quiser.

      Apesar de perntencer ao grupo Facebook, é uma empresa distinta. Prender um diretor do Facebook Brasil por isso é como prender um gerente de loja Worten porque o gerente da loja Sportzone ao lado assassinou um colaborador e fugiu para o Botswana… Afinal, trabalham os dois para a SONAE…

  8. marcos says:

    Vc diz descoberto o Brasil ou ter Roubado o Brasil e o que diz respeito a justiça está correta por os suspeitos estão envolvidos com drogas que acabam com qualquer família seja no Brasil ou em Portugal.

  9. Mordor says:

    Ao facebook, foi dado o direito do contraditório e a ampla defesa. As leis brasileiras foram descumpridas. Teje preso! Ainda teve sorte de não ser enquadrado por associação ao tráfico…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.