Ex-SCUT com descontos em janeiro! Saiba o valor dos descontos…
São muitos os que têm defendido que as Ex-SCUT, especialmente no interior, deveriam ter um valor inferior no sentido de contribuir para a competitividade da atividade económica. Os "tão" prometidos descontos têm-se atrasado, mas finalmente há novidades já para 2021.
Conheça já os novos descontos nas Ex-SCUT que entrarão em vigor em janeiro de 2021.
De acordo com informações do Governo, os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das Ex-SCUT. Estes descontos irão ser aplicados a partir do primeiro dia do mês de janeiro de 2021.
Quais os descontos a aplicar nas Ex-SCUT e vias incluídas?
- Os detentores de veículos de classe 1 e classe 2 que sejam passageiros frequentes das antigas vias sem custos para o utilizador (SCUT) apenas pagarão portagens nos sete primeiros dias de utilização num mês, que podem ser seguidos ou interpolados, tendo descontos de 25% nas passagens seguintes.
Vias incluídas onde será possível usufruir de descontos...
As vias incluídas nesta medida são:
- A22 (a Via do Infante, no Algarve)
- A23 - Autoestrada da Beira Interior (quer a concessão da IP, quer a concessão da Beira Interior)
- A24 - Autoestrada do Interior Norte
- A25 - Autoestrada das Beiras Litoral e Alta
- A28 - Autoestrada do Norte Litoral, a A4 (na subconcessão Transmontana e na concessão no troço do Túnel do Marão)
- A13
- A13-1 (conhecidas como subconcessões do Pinhal Interior)
Os descontos das Ex-SCUT atualmente destinados aos veículos de transporte de mercadorias serão atualizados e alargados aos veículos de transporte de passageiros.
As quatro portarias existentes atualmente com os descontos concedidos aos transportes de mercadorias serão “harmonizadas” e serão substituídas por uma só portaria, revela a Lusa.
Esta portaria estabelecerá que o desconto harmonizado para os veículos de transporte de mercadorias e de passageiros passa de 30% para 35% durante o dia e de 50% para 55% durante a noite, fins de semana e feriados.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Pois a A17 que continua a ser das mais caras do país não tem um único desconto nem descriminação positiva… enfim
A41? A42?
Esqueceram?
a maior roubalheira foi colocar portagens… ninguem quer descontos.. querem como eram e deviam ser, GRATIS.
E quem não as usa que as pague
Não usas estradas gratuitas que também as paguei com os meus impostos e que também não as utilizo?
Eu até mal utilizo autoestradas até porque ando pouco de carro, mas reconheço que são muito úteis. Não for paga, para mim tanto melhor pois tenho a consciência que seria até uma medida importante para muitos portugueses.
Deixem de olhar apenas para o vosso umbigo!
Comentário sem nexo, Miguel. Tu não usas os hospitais todos do país, mas pagas. Não usas todas as escolas do país, mas pagas. São bem comuns e públicos. Deveria ser o mesmo com as SCUT, que têm um papel importante na economia do interior do país, e não só.
Não foram comparticipadas por fundos da UE?
Já as pagam todos os contribuintes com rendas garantidas para os privados
No caso da A29 existe muita gente a sair da a44 e fugir pelo desvio para não pagar a portagem da A29… Neste caso, se ninguem passa-se no pórtico, como se aplicaria a questão de utilizador pagador??A estrada tem desgaste à mesma…
Estas portagens só foram inventadas para chulos ganhar dinheiro
Dão prejuízo e sempre irão dar …
E continuamos como os pedintes à porta da igreja…. volta e meia lá caem umas moeditas e ficamos todos contentes para ir beber o tintol….
Em vez de investissem os 4500 milhões de euros que querem estoirar numa linha entre Lisboa e Porto só para irem a 250 km/h quando o alfa pendular chega ao 220 km/h, melhorar as infraestruturas existentes é que era de valor.
Além que pagar portagens com limites de 80 e 100 km/h, mais vale usar as estradas nacionais sendo que algumas delas tem melhor piso que as ditas autoestradas.
Em vez de baixarem o preço que tal fazer como os nossos vizinhos Espanhóis e Alemanha? acabar com as portagens..no imposto que pagam anualmente pelos veiculos já tem uma taxa de utilização das estradas pelo país todo. mas como Portugal é à base de “..autorizas-me esta obra, e recebes xxxxx..” assim nada vai para a frente… hoje em dia não é um luxo andar na estrada mas sim um bem essencial para todos nós, seja o motivo passear ou ir trabalhar, o que está aqui em questão é a forma da deslocalização.