Ex-executivo da Sony é agora consultor estratégico da rival chinesa Tencent
O mundo tecnológico, tal como qualquer outro negócio, também acaba por sofrer algumas mudanças que devem deixar os sentimentos à parte. E tal verifica-se quando há alterações de equipa, quando uma empresa é comprada, entre outros exemplos.
Um caso recente é o de Shawn Layden, um ex-executivo da Sony, que ocupou o cargo de CEO da SIE Worldwide Studios, e que agora se tornou num consultor estratégico da Tencent, a rival chinesa dos jogos.
Executivo da Sony passa para a Tencent
Shawn Layden, um ex-executivo da PlayStation da Sony, mais especificamente ex-CEO da SIE Worldwide Studios, anunciou neste segunda-feira (19) que começou a fazer parte da Tencent, a gigante chinesa de videojogos, com o cargo de consultor estratégico. A Tencent é um dos nomes mais sonantes no setor gaming, sendo uma das maiores empresas do mundo nesta indústria com participação em várias outras empresas do ramo.
Layden esteve com a Sony durante quase 10 anos, tendo iniciado na marca japonesa no ano de 1996, como produtor, e cessado as suas funções, já como CEO, em outubro de 2019. Antes de chegar à Tencent, o executivo ainda passou por outras entidades, como a The Odysseus Partnership, Encore Leadership Advisors e The ExCo Group. Mas atualmente está então a exercer funções de consultor na Tencent e também na Streamline Media Group Inc..
Através de uma publicação na rede social LinkedIn, Shawn Layden anunciou a novidade e falou um pouco sobre as suas atuais tarefas. Segundo o executivo:
Tenho o prazer de partilhar que me juntei recentemente à #Tencent Games como consultor estratégico. Nesta nova função, espero aconselhar, ajudar e apoiar a equipa da Tencent à medida que aprofundam as suas atividades e compromissos dentro do setor ao qual dediquei a maior parte da minha carreira. Estamos num momento decisivo em jogos e entretenimento interativo. Há muitos caminhos possíveis pela frente, mas apenas alguns são profundos, abrangentes, inclusivos, edificantes, inspiradores e/ou sustentáveis. Estou emocionado por continuar esta jornada de descoberta e agradeço à Tencent pela oportunidade.
A Sony vê assim um dos seus funcionários com cargos de destaque a passar para a concorrência, numa altura em que a própria Microsoft adianta que está disposta a comprar mais estúdios de jogos para competir com a Sony e com a Tencent.
Este artigo tem mais de um ano
A Tencent não é rival da Sony… a Tencent não faz televisões nem consolas…
Visão um pouco escassa a tua. Ambas disputam um mercado fortíssimo 😉
Só é competidor na área dos jogos… A sony vive do hardware que faz e das licenças da play que vende… A Tancent faz um jogo para a Play e tem que pagar à Sony… Não me parece que haja competição…
Fontes de rendimento da Sony:
G&NS
Financial services
HE&S
Pictures
Semiconductors
Music
IP&S
MC
Os jogos (G&NS game and network services) vêm em 1º mas a Sony tem mais 7 fontes de rendimento, sendo que os créditos que fornece vem em 2º
A tencent faz mais dinheiro que a sony ao todo mas é porque é dona das redes sociais mais usadas na china e não por fazer jogos…
Certo, mas em termos de peso a Sony é muito grande na área gaming, mas a Tencent não é menos 😉 olha o valor de mercado de cada uma.
A Tencent vale mais (+ – 4x mais) mas:
1º as empresas chineses são mentirosas
2º a Tencent é a empresa de TI “oficial do estado chinês” – Com o mercado chinês só para eles é fácil…
3º Se houver um crash na china ou os utilizadores boicotarem as aplicações lá vem a Tencent por ai a baixo…
4º A diversificação da Sony torna-a mais robusta; Se o mercado dos jogos tiver um problema tem TV para vender…
Por isso, na minha humilde opinião, não são bem concorrentes…
A título de curiosidade: a Tencent e a Sony são socias na compra da FromSoftware (Elden Rings)
Sim que a Sony é a potencia que é com o que ganha na venda de tv´s e em consolas que anunciadas publicamente que lhes dão prejuizo.
A venda das consolas perde dinheiro que eles vão buscar nas licenças dos jogos.
Além disso, é só ao principio que as gerações de consolas dão prejuízo…
Este é que devia estar ao leme da divisão Playstation, a Sony antes quis o Jim Ryan que só pensa em dinheiro, sem qualquer tipo de visão sobre como inovar.