Europa em alerta: mapa expõe a supremacia asiática na indústria automóvel
A indústria automóvel está a atravessar um período de grandes mudanças e os números de 2024 não deixam margem para dúvidas: a Ásia, com a China à frente, domina cada vez mais a produção mundial de veículos. Na Europa, os dados são vistos com preocupação.
Em 2024 venderam-se em todo o mundo entre 75 e 85 milhões de veículos, um crescimento superior a 2% face ao ano anterior. Mas se a pergunta é: que país fabrica mais carros?
A resposta é clara e vem ilustrada num mapa elaborado pelo Visual Capitalist com dados da OICA (International Organization of Motor Vehicle Manufacturers). O grande nome é a China.
Automóveis: China na liderança absoluta
O gigante asiático produziu mais de 31 milhões de veículos em 2024, dominando por completo o mercado mundial. A acompanhar a China estão os Estados Unidos, com mais de 10,5 milhões de unidades, e o Japão, com 8,2 milhões. Juntos, estes três países representam 54% da produção global.
A força asiática não fica por aqui: Índia (6 milhões) e Coreia do Sul (4,1 milhões) reforçam a hegemonia da região, embora o Japão tenha registado uma queda de 10% e a Tailândia, no TOP 10, tenha caído 20% com apenas 1,4 milhões de veículos produzidos.
Nos Estados Unidos, a produção caiu 12%, mas o país continua a ser uma potência, sobretudo no fabrico de veículos comerciais.
Em contraste, México e Brasil registaram crescimentos sólidos: o primeiro fabricou 4,2 milhões de unidades (+4%), tornando-se um polo exportador para os EUA e porta de entrada para automóveis chineses; o segundo produziu 2,5 milhões (+10%), liderando a América do Sul.
Europa entre a proteção e a dependência
Na Europa, Alemanha (4 milhões) e Espanha (2,3 milhões) mantêm-se como grandes centros de produção. Espanha, em particular, disputa a instalação de fábricas de marcas chinesas, como a BYD ou a MG, ao mesmo tempo que a União Europeia aplica tarifas para proteger a indústria local. O Ebro S800, da Chery, já produzido em Barcelona, é um exemplo desta tendência.
Outros países europeus sofrem quedas acentuadas: Itália (-32%), Bélgica (-28%) e Áustria (-37%) viram a sua produção encolher em 2024.
Rússia e África em movimento
Na Rússia, o vazio deixado pelas marcas ocidentais após a guerra da Ucrânia foi rapidamente ocupado. O país registou um aumento de 35% na produção, com marcas como Lada a recuperar terreno e fabricantes chineses como Chery, Geely e Haval a expandirem a sua presença.
Já em África, países como Marrocos cresceram 5%, posicionando-se como alternativa para a produção automóvel destinada ao mercado europeu, aproveitando acordos comerciais e custos laborais mais baixos.
O mapa global da produção
Em resumo, a indústria automóvel mantém-se concentrada em alguns polos: a Ásia reforça o seu domínio, os EUA continuam fortes, mas em retração, a América Latina ganha protagonismo e a Europa divide-se entre a proteção da sua indústria e a dependência crescente de fabricantes estrangeiros.
Produção mundial de automóveis em 2024 (variação face a 2023):
- 🇨🇳 China: 31.281.592 (+4%)
- 🇺🇸 EUA: 10.562.188 (-12%)
- 🇯🇵 Japão: 8.234.681 (-9%)
- 🇮🇳 Índia: 6.014.691 (+3%)
- 🇲🇽 México: 4.202.642 (+4%)
- 🇰🇷 Coreia do Sul: 4.127.252 (-3%)
- 🇩🇪 Alemanha: 4.069.222 (-1%)
- 🇧🇷 Brasil: 2.549.595 (+10%)
- 🇪🇸 Espanha: 2.336.504 (-3%)
- 🇹🇭 Tailândia: 1.468.997 (-20%)
O mapa global da produção automóvel mostra uma realidade difícil de ignorar: a Ásia domina o setor, com a China a liderar de forma esmagadora.
América e Europa continuam a ter papéis relevantes, mas enfrentam desafios distintos, os EUA dependem cada vez mais do segmento de veículos comerciais, a Europa debate-se entre proteger a sua indústria e atrair investimento estrangeiro, e a América Latina emerge como nova força produtiva.
No horizonte, a transformação tecnológica com os carros elétricos e conectados pode reconfigurar ainda mais o mapa, mas, por agora, o epicentro da indústria automóvel fala chinês.


























Presumo que estes números referem-se aos veículos produzidos em cada país, independentemente da marca/país de origem da sede!!!!!
Isto porque sei que só a Toyota do Japão, produz mais de 10 milhões de carros no mundo inteiro!!!!
E as marcas alemãs também não produzem só 4,1 milhões!!!! Só o grupo VW produz mais de 10 milhões!!!!!
Por outro lado, afirmar que Portugal produz mais de 300k veículos…… basta a VW fechar a Auto Europa e quase ficamos sem produção!!!!!
O que nos diz este mapa é que foi um disparate deslocalizar a produção para a Ásia, porque as fábricas poluem!!!!! Agora estamos a colher os espinhos do que plantamos!!!!!
Podem agradecer aos climáticos!!!!!!!
Como sabemos, a China está na vanguarda das preocupações climáticas, preocupações laborais, etc……..
Então sabe pouco, porque os últimos dados dizem que produziu menos de 10 milhões, aliás, a Toyota foi passada pela VW.
Mas ponto, já sabemos à muito que não acerta uma.
falso, em 2024 a Toyota vendeu menos 3,7‰ mas vendeu 10.8 milhões
a vw vendeu menos 2,3‰ mas vendeu 9.02 milhões
segundo os dados do primeiro semestre de 2025 :
Looking at YTD data up to July 2025, the leader was Toyota Group with a 12.6% share (+5.4%). It gained 9.3% in Asia and 3.6% in America.
The 2nd was Volkswagen Group with a 9.8% share (+0.8%). It reported losses in Asia (-1.3%) but grew 3.4% in Europe.
portanto a Toyota muito provavelmente visto que ganhou 5.4% de cota de mercado vai continuar no topo
Verdade, se contar-mos com os comerciais, de qualquer maneira foi passada pela VW.
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://global.toyota/pages/global_toyota/ir/financial-results/2025_4q_presentation_2_en.pdf&ved=2ahUKEwiq9PWDxMaPAxUxR6QEHWw9AfEQFnoECCMQAQ&usg=AOvVaw1ckTWWANOrKm_xnOk2l8jK
Portugal não tem indústria automóvel. Tem umas fábricas de gringos com capatazes gringos onde estão alguns macacos a apertar parafusos, a receber umas cascas. O resto é tudo robôs. Importados, obviamente. Se for ao charco praticamente só vai afectar robôs.
O amigo consulta outra literatura para além da facultada pelo Avante?
Temos uma indústria automóvel sim.
Comerciais Peugeot fabricados em Mangualde, 2 gerações de VW TROC fabricadas e a fabricar em Palmela mais o novo ID1 (UP?)…antes disso tivemos as Fuso e as Canter também fabricadas cá…entre outros…mas sim isto está a implodir para pena dos muitos milhares de portugueses que vivem disto. Tem alguma solução para os trabalhadores ou apenas vai apelar à cartilha? Se ao menos a sua ideologia distribuísse riqueza na vez de miséria!
sim os dados referem-se á produção de cada país , esta no titulo do estudo caso carreguem no link : ” MISCMapped: Global Vehicle Production by Country ” , isto nada tem a ver com a marca A ou B e sim com produção total
Nunca ouviste falar das “fábricas escuras” chinesas, pois não?
Ah ah ah… a China produz muito, sim é verdade, subsidiada pelo governo. Mas a grande verdade, é que as vendas não acompanham a sua produção. Consequência, a produção da China amontoa-se nos seus portos marítimos à espera de encomendas.
Conclusão: A China produz muito mas vende pouco, a produção chinesa ainda não convence o consumidor europeu mais atento que não gosta de esbanjar dinheiro em sucata.
Diferente da subsídiadas europeias em que aspecto, recordo que recentemente a Autoeuropa que é uma fábrica da VW, portanto investimento estrangeiro, vai receber 30 milhões de euros do estado português…….
Produz muito e vende pouco…..na Europa….
Não gosta de esbanjar dinheiro em sucata ? Deve ser por isso que compra muitos motores podretech, que são muito bons.
Vai receber 30 Milhões, para produzir carros Alemães, e enriquecer os Alemães.
Quem paga isso?
O Português claro, o escravo paga sempre.
Mas depois ha Electricos que matam porradões de pessoas, incendios que matam as centenas, acidentes de viação,sistema nacional de saude, etc
Não ha Elicopteros, mas 30M para Ajudar Alemães, ai já ha, pagos pelos escravos dos Tugas.
Matam onde ?
Incêndios ? Onde ?
Oh JL aconselho-o vivamente a emigrar para a China, lá terá tudo de bom e sempre aos melhores preços. Poderá até comprar carros elétricos chineses muito baratinhos, pois são feitos à custa de mão de obra escrava e sem respeitar as leis ambientais, subsidiados pelo governo chinês, onde o que interessa é a propaganda fácil e o lucro fácil. Se o carro chinês avariar ao fim de 4 ou 6 anos, não há problema, lixo com ele, que há logo outro ainda mais barato, fabricado na china à espera de ser vendido. E assim, vai alimentando a economia descartável da China, compra hoje para deitar no lixo passados meia dúzia de anos. Assim os carros nunca avariam!! Que eu espero continuar por cá, pela Europa, a tentar comprar um carrito europeu podretech, mas com os direitos de consumidor assegurados.
Onde é que falei na China e em preços baratos ?
Mão de obra escrava ? Vê bem o quanto conhece da china .
Descartável ? Aquela que usa todos os dias ? Já que descarta filtros, oleos, velas, turbos, etc ?
Direitos de quê? De pagar pelo descarte ? Entendo, até por pela conversa deve ser alguém que recebe parte dos ganhos desse “descarte”.
Que maior sucata existe que os motores podre tech (eles chamam àquilo pure tech) feitos na Europa para marcas europeias? Os tais da correia de distribuição banhada no óleo qua apodrecia atê desintegrar completamente e programados para rebentar algumas semanas depois do fim da garantia? Nem marcas alemãs escapam, a indústria europeia está mesmo de rastos, e mais a política deles de vender material descartável para arruinar os consumidores.
Oh amigo Grunho, tem razão, se me permite eu sugiro que emigre para a China, lá terá carros elétricos topos de gama, que nunca irão avariar, pois ao fim de 4 ou 6 anos, poderá trocar o seu carro elétrico antes que avarie, por um outro carro elétrico chinês ainda mais barato. Lá na China tudo é muito barato, pois tudo é fabricado, por trabalhadores escravos com baixos salários, sem direitos a segurança social, sem direito a fazer greves, sem leis ambientais, etc. Os tais direitos malditos ou burocracias instalados na Europa.
Quanto tempo viveu na China ?
Carlos Silva, vc percebe tanto da China como eu de de Física Quântica.
A China já foi barata. Já não o é…
Vá lá ver quanto custa uma casa em Shanghai ,que até lhe cai a matraca…
Aliás, come-se mais barato cá que em Shanghai.
Como é que sei? Simples, já lá estive por diversas vezes.
Com o pormenor que cá sei o que como enquanto lá é melhor nem saber.
Por acaso estou seriamente a pensar ir para lá viver após a reforma, eu e o resto da comandita.
O único que não fala mandarim sou eu…
Isto na Europa está a ficar demasiado problemático para o meu gosto, fiquem cá vcs a tratar disso que eu tenho mais que fazer.
A Russia ainda não recuperou da Cacetada, nota-se pelo gráfico.
Mas estão a reagir, e cada vez mais terão cadeias de fornecimento mais fiaveis.
Eles querem atingir um robot por cada 100 mil habitantes por 2030.
Teem alguns robots, mas estão a criar os mais avançados ainda.
Depois ha muitas marcas que deixaram o País e as Fábricas ficaram vazias.
É preciso arranjar produção de novo, mas eles estão a reagir.
É impressinante que devido a isso, Portugal aparece com 1/3 da produção total deles
Um País com população 15x menor 🙂
Forca china, rebenta o ocidente e liberta nos!!! A america decadente. Alemanha decadente, franca decandente, inglaterra decadente…..para que idolatrar os decadentes? Na europa o unico pais de jeito é a suica e a estrela emergente a Polonia
Força China, rebenta com o ocidente e põe estes Paulos Parreiras a trabalhar como os chineses, 6 dias por semana e 15 dias de férias , eles estão com tempo livre a mais e só dizem disparates
Pode sempre emigrar para a China, será de certeza bem vindo, para trabalhar dia e de noite… ou melhor ser escravo sem reclamar. Acho que assim, iria ajudar muito a dar Força à China !!
Vivi 3 anos em Shangai e so digo maravilhas, a comparar com Portugal é uma diferenca louca! Seguro, sem crime, sem abrigos nao existem, nao ha arrumadores de carros, tudo limpo, nivel de vida brutal
Rui Almeida, exactamente isso que disse.
Estou seriamente a pensar em ir para lá após me reformar, eu e restante família.
A europa fruto de lobbys quem sabe se comprados e dirigidos por uma idiota e corrupta chamada Ursula vo der leyan tem arruinado industria na europa com a agravante de estarem a criar uma brecha na segurança do ocidente veiculos que vigiam tudo e depois podem ser imobilizados a distancia ,facil parar um país,basta olhar o que acontecer na america com os tratores da John Deere e como os agricutores não conseguiam utiliza-los sem a maozinha da fabrica e custos altissimos.
Falso, senão os fabricantes não declaravam lucros.
Falso, todos os veículos vendidos hoje têm esses sistemas de telemetria há muitos anos.
Ninguém quer parar um pais, quando mais andarem mais eles ganham, acordem para a vida.
Não entendi, vem dizer que os veículos do ocidente podem ser controlados e trás um exemplo de tractores dos EUA ?
Já agora, esse problema dos John Deere tem a ver com problemas nas válvulas, e não de controlo remoto.
A China é maior produtor do mundo? É natural, os tipos são mais de 1400 milhões. Ah, já sei, são todos ignorantes, não deviam saber fabricar carros.
Só estou à espera quando é que a Índia passa para segundo.
Um veículo depender de uma peça não algo incomum de acontecer, por exemplo, numa aeronave há vários componentes que por razões técnicas não têm redundância, no entanto, na manutenção preventiva esses pontos são verificados com regularidade, por meio de inspeção visual.
Obviamente, que neste veiculo o cabo é vital para a sua segurança, penso que exigia uma inspeção visual com regularidade.