Euro NCAP: carros sem botões físicos causam demasiada distração para receberem 5 estrelas
Há marcas que sabem que não podem simplesmente remover todos os botões físicos e colocar tudo isso num ecrã tátil. Não se trata de modernidade, trata-se de segurança. Segundo o Euro NCAP, os automóveis sem botões reais causam demasiada distração para receberem uma classificação de segurança de 5 estrelas na Europa.
Botões a menos, desatenção a mais?
Não há carro novo que hoje não traga muitas funcionalidades no ecrã tátil no habitáculo. Alguns inclusive dispensaram mesmo o quadrante, introduzindo toda a informação centralmente, num ecrã de infoentretenimento com dimensões generosas. Mas nem todas as pessoas se dão bem com tanta modernidade. E, também é sabido que esta tecnologia tátil ainda não é tão rápida como desejado, por vezes alguma latência obriga o utilizador a tirar os olhos da estrada mais do que era suposto.
Além disso, os novos automóveis estão a disponibilizar menus com funcionalidades apenas acessíveis dentro desses menus. Há software que nem uma zona fixa deixa com as mais elementares ações, como desembaciar os vidros.
No limite da chamada evolução, há já carros cuja "caixa de velocidades" é no ecrã. Lá tem o slide para D (Drive, para avançar com o veículo), P (Park ou Parque), N (Neutral, o chamado ponto morto) e R (Reverse, a marcha atrás). Não será demasiado?
Euro NCAP diz que fabricantes de automóveis têm de trazer de novo os botões
Em breve, as principais funções do ecrã tátil do painel de instrumentos deixarão de ser sensíveis ao toque e serão necessários interruptores físicos para que os fabricantes de automóveis obtenham as classificações de segurança mais elevadas.
O Euro NCAP, o organismo europeu da indústria da segurança automóvel, está a introduzir novas orientações para 2026, o que significa que cinco tarefas importantes em cada automóvel terão de ser executadas através de botões reais, em vez de aceder a um ecrã.
Os piscas, as luzes de perigo, os limpa-para-brisas, a buzina e as funções SOS terão de ser controlados por interruptores adequados para que os automóveis obtenham a cobiçada classificação de segurança de cinco estrelas do Euro NCAP.
A utilização excessiva de ecrãs táteis é um problema de toda a indústria, com quase todos os fabricantes de veículos a transferirem os principais controlos para ecrãs tácteis centrais, obrigando os condutores a desviar os olhos da estrada e aumentando o risco de acidentes por distração.
Explicou Matthew Avery, diretor de desenvolvimento estratégico do Euro NCAP.
Os novos testes do Euro NCAP, previstos para 2026, incentivarão os fabricantes a utilizar controlos físicos separados para funções básicas de forma intuitiva, limitando o tempo em que os olhos estão fora da estrada e promovendo, assim, uma condução mais segura.
Vários fabricantes já foram criticados por controlos de ecrã tátil excessivamente complexos que obrigam os condutores a aceder a menu após menu para ajustar os bancos, os espelhos e a ventilação - estamos a olhar especialmente para a Tesla e a VW.
Embora não seja obrigatório cumprir as novas regras do Euro NCAP, os fabricantes de automóveis que não o fizerem perderão pontos valiosos nas suas classificações de segurança. Parece uma ideia sensata e um passo positivo na luta contra a condução distraída.
Acho muito bem! As construtoras adoram reinventar a roda… criar problemas onde não os há! Não há razão nenhuma para a manete dos piscas desaparecer e ser integrada em botões touch no volante… é só ridículo, principalmente na Europa, onde há uma rotunda a cada esquina. Já a manete do limpo vidros é igual. São funções que usamos constantemente, é estar a complicar o que era simples e eficaz!
Discordo! É uma questão de hábito. Da mesma forma como nos habituamos a uma manete paa fazer piscas, também nos habituamos a um botão. É uma questão de aprendizagem e evolução tecnológica. Veja-se por exemplo o que acontece com a caixa de velocidades. Há de haver sempre aqueles que preferem uma caixa manual, no entanto, os carros mais recentes, híbridos e elétricos ou têm caixa automática ou nem sequer têm caixa. A Caixa de velocidades manual é algo completamente desatualizado e tecnologicamente ultrapassado nos dias de hoje, e quanto mais avançamos mais fica.
E que dizer das luzes automáticas, do AC automático, das escovas automáticas. Vamos voltar ao manual porque as gerações mais antigas têm dificuldade de adaptação?
Não, não é uma questão de hábito… experimente em uma rotunda, com o volante torcido, carregar no botão para dar o pisca para a direita! A maioria das pessoas vai desviar a atenção da estrada para procurar o botão que está no volante… Como disse é daquelas coisas que não fazem sentido nenhum reinventar! Há 10 anos quando começaram a surgir os primeiros carros com tudo controlado no ecrã, muitos discordaram eu pelo contrário, adorei ter o meu carro com a maioria das coisas controladas no ecrã. Já as luzes automáticas, AC automático, escovas automáticas que ligam quando começa a chover… são coisas práticas e como você disse, funciona de uma forma automática, que não distraem o condutor, aliás devia ser equipamento de série hoje em dia. Agora retirarem a manete dos piscas é pura e simplesmente ridículo, é algo que não é automático e que precisa da intervenção humana… nunca será uma questão de hábito para a Europa e por alguma razão uma certa marca italiana desistiu de ter piscas no volante, isto há um bom par de décadas atrás. Eu gosto muito da Tesla, mas retirar manete de pisca é na minha opinião só ridículo… e apenas promove ainda mais que as pessoas não utilizem, o que é claramente uma questão de segurança para todos os que andam na estrada.
Plenamente de acordo. As luses é que deveriamser automáticas, bastava chover, estar tempo encoberto ou nevoerio, independentemente da vontade do condutor, pelo menos oe médios estariam ligados.
As luzes DRL já existem há pelo menos 17 anos.
As luzes automáticas é necessário estar no volante. Por vezes as luzes não ligam a tempo ou não estão adequadas (por exemplo no nevoeiro) e é preciso um método físico para as ligar facilmente em vez de ter que andar a navegar no menu do carro.
Limpa para brisas automático a mesma coisa, pois existem alturas em que o automático entra em funcionamento em alturas indevidas e é preciso desligar antecipadamente (por exemplo em AE o carro da frente limpa os vidros e água vai parar ao nosso para-brisas acionando de forma desnecessária pelo que é preciso desligar).
luzes automáticas é uma ajuda, agora luzes diurnas em led fortes ou com uma iluminação forte com existem em alguns carros é que não existe, pois as luzes diurnas não acendem as luzes da retaguarda e depois os mais “burros” andam de noite com as luzes diurnas ligadas e os medios desligados como eu vejo muita gente assim. é que nem a luz verde dos medios tem no conta-km, o meu seat não tem.
Sim são ajudas mas elas nem sempre funcionam bem (por exemplo em dias de nevoeiro não ligam automaticamente). E ter que andar à procura no meio do nevoeiro num ecrã pela opção de ligar os médios é perigoso para além de ter que procurar a opção das luzes de nevoeiro…
Isto tudo num touchscreen onde não tens feedback tátil no local onde estas a clicar, ao contrário de um botão.
Ou das duas uma, ou passa a ser obrigatório andar com os médios sempre ligados a toda a hora ou então essa ideia de integrar tudo num touchscreen é que não pode ir para a frente.
Tanta tecnologia e não se consegue fazer funcionar um sensor com chuva (já existe para os limpa vidros) com a luminosiade ou com o nevoeiro. Isso é que é mesmo indispensável basta circular com chuva ou nevoeiro para ver que a grande maioria dos condutores não liga os médios.
também foi uma questão de hábito passar de um blackberry para um iphone e responder a emails a conduzir?
por aqui continua a ter um risco muito maior, no blackberry nem olhava para o telemovel
Errado. Consegues usar o smartphone sem olhares para ele ?
Consigo. Os smartphones com teclas físicas dava para fazer isso…
Finalmente. É lamentável que tenham que se legislar coisas que deviam ser senso comum.
Espero que em breve também olhem para as dimensões das luzes traseiras de piscas, que em alguns modelos são minúsculas!
É verdade há piscas que não são visíveis durante o dia.
Talvez seja por quase ninguém utilizar os piscas, os tugas adoram extras no carro, mas depois não utilizam os piscas
Utilizam e muito. Os quatro piscas, curiosamente também muito mal. Normalmente é para sinalizar que deixaram o carro mal estacionado, a estorvar o trânsito a causar um risco desnecessário porque forma comprar o jornal, largar a criança ou apanhar a criança, para ir tomar café ou porque sim.
As motas usam apra ir ultrapassando pela esquerda, pela berma ou pelo meio. E ainda dizem que não invamos!
Lamentavelmente a fiscalização sobre este mau uso e mau hábito não existe.
+1
Muito bem.
Finalmente, apesar de que continuam a ser demasiado brandos a meu ver. Deveria ser imposto e estendido a mais funcionalidades.
Acordaram para a vida esses loool
Para além de introduzirem este conceito (quando avariar é só fazer as contas ao preço da reparação/substituição) é ainda pior o facto de muitas marcas não disponbilizarem comandos de voaz em português que ajudaria a não se aceder ao ecrã tátil tantas vezes. Um exemplo lamentável de uma marca premium é o Volvo XC40 vendido há mais de cinco anos em Portugale não dispõe de comandos de voz em português.
Não é só lamentável, é uma vergonha! É incrível verificar muitas atenções com línguas pouco faladas e a terceira do Ocidente mais falada no Mundo após o espanhol e o inglês, seja tratada como se não existisse! Para mim, acaba por ser prova de uma extrema ignorância de povos que se acham muitos cultos.
Esse modelo não tem actualizações via OTA? Porque na última versão do software já existe a possibilidade de escolher outros idiomas.
A Volvo não disponibilixa os comandos de voz em português, pleo que não dá para actualizar. E pior, não sabe quando vai disponibilizar e ainda pior, também já me informou que, quando disponibilizar, não sabe se será compatível com este modelo.
A ventilação é daquelas coisas que não faz sentido ser digital pelo menos o de desembaciar os vidros porque uns segundos podem fazer a diferença entre ter um acidente ou não devido a se perder tempo a procura no painel digital.
Pois, o senso comum é muito mais racional que a cegueira tecnológica. E há quem defenda o controlo pelo ecran.
O meu tucson de 2016 faz isso de forma automática, assim que começa a embaciar liga logo para desembaciar, por acaso os sistemas automaticos ( luzes, chuva, etc) da Hyundai funcionam bem, mas também tem os botões físicos pelo sim ou pelo não
Subscrevo!
A grande vantagem dos “botões físicos” é que habituamo-nos a eles e já os utilizamos instintivamente.
Em Portugal Devia ser obrigatório um “autopilot” que acionasse piscas pelo condutor.
Até que enfim, acabar com esta irracionalidade.
Bem, falando do que conheço, Tesla, acho que estes pontos estão já em botões:
– Os piscas – tem manete de piscas e na nova invenção (que pessoalmente não gosto) são botões no volante.
– as luzes de perigo – botão em cima (já vi este botão por todo lado em vários carros – em cima ou espalhado nos controlos centrais).
– os limpa-para-brisas – tem botão na manete para dar uma limpadela. para controlar é possivel definir um dos botões do volante para gerir velociade e se queremos em auto.
– a buzina – idem, cabeçada no volante
– funções SOS <- não estou a ver que funcções são estas mas se é o que penso (ligar para SOS) é de facto no ecrã mas não é preciso andar em menus. Mas isto deve ser algo recente ou especifico de marcas porque não vi isto noutros carros que andei mas sei que alguns tem.
O controlo de ar é feito no ecra mas não me pareceu complicado de gerir. Claro que se quiser andar a manipular além da força a orientação do ar e por aí fora, é preciso mais tempo a olhar para ecra. MAs o menu é grande. Também é possivel colocar alguns botões para acesso rapido no ecra . No inverno eu coloquei os desembaciadores.
Acho que no fundo é uma questão de habito o uso em ecra tatil. Falo por mim, claro. Sempre gostei de botões e fiquei preocupado com o minimalismo do Tesla mas diria que agora até gosto. Acho que ficava mais facilmente distraido com muita informação no tablier, como se vê em muitos carros eletricos (e hibridos) hoje em dia.
Controlar os ventiladores pelo écran é simplesmente ridículo. Transformar um ação que se faz sem olhar para os ventiladores mantendo os olhos na estrada numa função que requer o manuseamento de um menu eletrônico é o cúmulo do ridículo.
A Tesla é bom exemplo do que não se deve fazer.
Até que enfim. Um flagelo, sempre com a necessidade para olhar para os ecrãs…
Isto resolvia-se de forma simples. Juntar não sei quantos condutores de vários estratos e fazer um estudo sobre tempo ação/reação em manobras de trânsito, por uma câmara a ver quanto tempo os condutores desviam o olhar da estrada aquando de realizar determinadas ações (ligar/regular o AC ou o rádio). Se o estudo concluir que a falta de botões físicos pode levar a tornar a condução mais perigosa, então deve-se proibir que determinados controlos sejam efetuados por outro meio que não botões físicos.
Pessoalmente se tiver de optar por carros equivalentes mas um com mais controlos dependentes de botões físicos enquanto que o outro depende de controlos em ecrã, eu escolho o primeiro.
Mas achas que é preciso estudar a matéria ? És capaz de usar as funções do teu telefone sem olhar para o aparelho ?? É só isso.
Eu tb concordo que é td uma questao de habito, mas é facto que tudo o que nos obriga a retirar os olhos da estrada para procurar onde carregar é um elemento de perigo e deva ser considerado nos testes de segurança.
No que toca aos piscas, acho que devia ser proibido.. nao por serem botoes, mas por estarem em 1 sitio movel (volante) que pode levar a meter pisca pra direita quando queres meter pra esquerda e vice versa caso nao retires os olhos da estrada ou dos espelhos etc..enfatizo isto por normalmente quando estamos a usar piscas estamos a sinalizar “perogosidade”, isto é: sao momento tipicamente sensiveis e que querem a atencao nas outras coisas que nao estar a olhar pro volante.
Esse teu uso dos piscas…não percebi. Estás agarrado ao volante ou à alavanca dos piscas ? Conduzes com as mãos abertas em cima do volante ? Sinalizam perigosidade ou uma simples mudança de direção ? Isso não será dislexia ? A sério, não percebi nada do que disseste.
Uau…tanto engenheiro e tão pouco bom senso que tem de vir uma autoridade dizer para parar com a parvoíce que os construtores andam a fazer.
Gosto muito de tecnologia, mas realmente os botões físicos facilitam, sabes onde se localiza aproximadamente, só precisas de usar um sentido, o tacto (dispensas a visão) e chegas lá. Por exemplo ligar a chofagem para desembaciar os vidros, indicador de direção, esses são os mais comuns que me vem a cabeça assim de repente.
É óbvio o que o Euro NCAP diz, o uso do écran leva a maior distração. Eu tenho no meu carro raramente uso em movimento, até um simples atender de uma chamada. O condutor deve conduzir não precisa de ser distraído o seu único objetivo é levar veículo ao destino em segurança.