Estado de Emergência: Multas na hora já podem ser pagas por multibanco
De acordo com informações recentes, mais de cem mil euros foram cobrados pela PSP em multas de violação ao estado de emergência. No entanto, até à última semana não era possível pagar tais multas na hora por multibanco pelo facto de não existirem referências definidas.
A partir de hoje tal ação já é possível.
Faz hoje precisamente um mês que o ministro da Administração Interna assinou um despacho que aperta a fiscalização aos incumprimentos. No entanto, quem for multado não poderia pagar a coima na hora por multibanco.
Tal acontece porque, só agora, a Agência para a Modernização Administrativa enviou os códigos às forças de segurança, num modelo muito semelhante ao que é usado para a fiscalização e cobrança de contraordenações de trânsito, revela a Rádio Renascença.
Só 10% das multas foram pagas na hora
As multas, por incumprimento, em período de emergência vão desde os 200 euros a 1.000 euros. Pelas contas provisórias deste primeiro mês, conclui-se que apenas 10% das multas foram pagas num primeiro momento.
A PSP, por exemplo, neste último mês levantou 9.141 autos de contraordenação no continente e ilhas, mas, até agora, tem concluídos apenas mil processos – correspondentes a cerca de 102 mil euros, valor muito aquém do imaginado pelo Governo, que, ao exigir o pagamento na hora, pretendia criar um efeito dissuasor, revela a Rádio Renascença.
Agora, por cada infração existe uma referência, podendo o infrator pagar de forma digital e na hora. Antes este tipo de multas só podia ser pago em dinheiro vivo. Caso o infrator não pague (seja na hora ou numa esquadra passadas 48 horas), serão acrescentados mais 51 euros de custas judiciais, e o processo passa para o tribunal.
Segundo informações, em janeiro e fevereiro, foram aplicadas 13.300 contraordenações pelas forças de segurança no âmbito do estado de emergência, enquanto em todo o ano de 2020 foram registadas 5.000.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
se os serviços do estado onde o contribuinte é que recebe fosse tão rápido e eficiente, isso é que era. quando é eles a receber, os meios para isso aparece logo.
nao ha multas na hora.. nao tenho dinheiro nem cartões. quando saiu de casa levo o dinheiro contado para gastar logo nao inclui multas, nao da para pagar na hora.. que enviem para casa loool quando foi de ter o à venda também enviaram para casa
Uma vergonha estarem a governar por decreto e ainda por cima andar a multar as pessoas por causa de um virus que nao passa de uma gripezinha.
Nao passa de uma gripezita, certamente que nao perdeste ninguém da tua familia nem tiveste infectado por ele… caso contrário já nao dizias asneiras.
Acho muito bem que multem, aliás até acho que as multas em Portugal sao muito baixas.
sim eu perdi, entre familia e conhecidos nao da “gripe” mas poe causa de so ligarem a “gripe. Em que ficamos?
É com cada comentário… é só “inteligentes” neste país… enfim…
A ciência tem a resposta para os incultos,basta procurá-la ..
Alguém me pode dizer como posso fazer o mesmo mas ao contrario? Sim quando o estado incumpre com as obrigações que possui quando me vai ao bolos, como posso passar uma multa ao estado?
É so inteligentes aqui! E tão barato que fica um voo de avião hoje em dia….