PplWare Mobile

Esqueça o ADSL! Fibra ótica já é a principal forma de acesso a TV por subscrição


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Tito Portugal says:

    “Esqueça o ADSL! Fibra ótica já é a principal forma de acesso a TV por subscrição” mas é em Portugal? pois na zona onde eu vivo somente ADSL do pior serviço que há. E não há previsão de fibra por estes lados. Os clientes ADSL pagam para os clientes de fibra. Um bem haja.

    • Pedro Pinto says:

      Viva Tito, já se queixou a alguma operadora? É possível saber onde mora?

      • Tito Portugal says:

        Aqui em algumas zonas do Alentejo somente MEO ADSL, as outras operadoras somente por satélite. O interior esta esquecido. Falta de reclamação de minha parte e dos moradores não foi, mas quando fazes uma pesquisa no próprio site da Meo, diz: Temos Meo fibra na tua zona, aproveita as nossas promoções” isto tudo é somente para estatísticas. abraço e obrigado.

        • Pedro Pinto says:

          Vou passar essa informação às operadoras.

          • Pedro Oliveira says:

            Tenho 2 serviços subscritos – Lisboa / Vodafone Fibra; Almograve, Odemira / NOS. Estou cansado de reclamar à NOS pela falta de NET.Pago, pago, pago e hei-de pagar 24 mensalidades porque esta legislação foi mal feita. E é como o Tito disse, falta de reclamação não é. Isto é uma grande vigarive pois a MEO diz que tem fibra e depois ainda presta um serviço pior que a NOS. Quanto à Vodafone disse logo que naquela zona nãopodia fornecer o serviço pretendido.

          • Luis says:

            Aproveitando o comentario anterior, eu moro em Setubal e so tenho ADSL que como sabemos é fraquinho e previsões de Fibra da MEO, ninguem sabe dar. Pode ser que daqui a 2 anos, eu mude de operadora para ficar com cabo, visto que a MEO nada se interessa por quem tem ADSL, e mais me irrita quando andam a espalhar panfletos pela zona para se aderir a fibra, quando a mesma não existe. Engraçado é que do outro lado da rua existe uma empresa que pagou para ter fibra… Enfim, Pais que temos.

          • Pedro says:

            Eu que moro no litoral (concelho de Vagos, distrito de Aveiro), com fibra nas localidades ao lado, e não existe na minha localidade. Quem tem ADSL só tem queixas de velocidade baixa na internet e falhas na televisão. E as pessoas do interior queixam-se quando nem no litoral as operadoras se interessam em prestar um bom serviço.

          • Tito Portugal says:

            Já passei a informação a muito tempo, mesmo numa loja em Montemor-o-Novo.
            Na loja Meo Montemor-o-Novo, fiz uma reclamação e até hoje não tive resposta. É para esquecer. Só estou a espera de acabar a fidelização e mudar. Eu preciso de net em casa, pois tenho AL e meus hospedes por vezes precisam de net para fazer os trabalhos que por vezes trazem.

          • Hugo says:

            Luís também podes pagar para ter fibra, mas sairá mais barato arrendar casa na cidade lol
            De qualquer forma parece-me que este não é um problema de zonas mas sim de focos. A necessidade de expandir a fibra em determinados locais simplesmente não existe para as operadoras.

          • Fak says:

            aqui para estes lados também prometeram fibra para o inicio do ano… o problema é que esse ano é 2018!

          • FrR says:

            E até já me disseram para mudar de casa. Lol. Se fosse rico ia para o centro citadino e pronto! Mas sou pobre de 3ªa classe, vivo onde a água, os transportes, a net é tudo 3ªa classe, o que me ofende é quando chego à cidade a dizerem que é a melhor net, água de portugal etc…são mentiras que me deixam ofendido, é só para os RICOS que vivem nas cidades.

        • José Moita says:

          Não é só o interior que está esquecido, pois vivo no litoral e só existe adsl na minha zona, mas o que é ridículo é que a MEO andou a passar cabos no meu concelho e teve a vergonha de deixar 2 freguesias por passar os cabos é uma vergonha o que fizeram, o mal é a concorrência que também não faz nada para mudar este estado de monopólio da MEO, já agora o concelho é Anadia no distrito de Aveiro

      • Pedro says:

        Subscrevo as palavras do Tito, em torres novas moro eu e fibra está onde?

      • Paulo Pedroso says:

        Vivo em Lisboa, e não há fibra na minha área, é estranho mas infelizmente é verdade.
        Zona historia não tem fibra… Não se pode fazer buracos…

      • FrR says:

        Eu queixo me diretamente a todas as operadoras há anos e até no portal da queixa, email anacom, nunca quiseram saber, mesmo quando ligam para vender serviços só digo que estou interessado em fibra, nunca quiseram saber, nem querem. Anos passam e nada.

    • Nuno Nunes says:

      Aqui onde moro passa um cabo de fibra e na minha localidade não colocam a fibra a dizer que não é viavel e o pessoal se cansou e comecou a mudar todos para a NOS Satelite mais net 4G

    • chico says:

      A questão é que as pessoas estão mais concentradas nas grandes cidades, daí isto ser uma estatística de contratos e não por zona de residência. Parece que tudo é maravilhoso mas de factos só nos grande meios é que há fibra, o resto é ADSL ou Coaxial se tiver sorte…

      • chico says:

        desculpem os error… viva à escrita “pouco” inteligente dos dispositivos =)

      • paulo rodrigues says:

        Não é bem assim… eu acho que já aqui reportei isto: conheço uma pequena rua, sem saída, digamos em região agrícola, com meia duas de casas e onde ninguém usa internet, que teve fibra muito antes de grandes aglomerados! E ainda conheci um caso de uma propriedade, com mais que um inclino, cuja ocupação se faz em duas vias, em que numa das vias era possível instalar fibra e na outra não… já está resolvido.

    • Filipe says:

      Aqui em Tomar, a Vodafone andou a espalhar fibra óptica por toda a cidade, e mesmo no local onde vivo que é meio esquecido pela câmara, também colocaram.
      Engraçado que verifico no site da Meo se tem fibra óptica na minha rua, e diz que sim que tem, mas não tenho conhecimento de terem instalado a tecnologia.

      • bruno carreira says:

        Filipe, em Tomar a rede de fibra no interior da cidade que é da vodafone é partilhada com a MEO, fora da cidade já não

      • Luis Salvador says:

        Podiam era mudar a central de Valdonas de ADSL para fibra, foi reestruturada a poucos anos e mantiveram ADSL em vez de fibra.

        • Bruno carreira says:

          Ja existe para ai projeto fibra da meo para arrancar este ano

          • R. Veras says:

            Boa Tarde Bruno, pelas suas respostas vejo que poderá ter algum conhecimento das intervenções a realizar…sabe-me dizer se a intervenção em Vale Sastre – Tomar (perto de Valdonas) que tem vindo a ser realizada nas últimas semanas corresponde ao projecto fibra que referiu na resposta anterior (de 28/01/2019)? Obrigado

          • Bruno carreira says:

            R.Veras, sim neste momento já estão a passar os cabos, essa zona também está contemplada para cobertura de fibra optica da MEO.
            Se estiverem a passar os cabos em postes da EDP é a NOS/Vodafone que também está a fazer investimento na zona Torres Novas / Tomar, se passarem em postes de madeira é fibra da MEO.

    • João Barroso says:

      e queixa-se voçe no passado mes de dezembro assinei contrato com esses meninos da meo, internet 24mbps e o pacote base de tv e telefone no mes de janeiro ligaram-me com uma “promoçao” que se aderisse ao serviço m5o a fibra seria instalada na minha casa até ao segunte mes de março, estamos novamente com dezembro e janeiro ai a porta e tenho ADSL maior parte dos dias 2.0MBPS um PING que o netmede ja me deu 1440MS, e quanto a fibta a resposta que tenho da Provedoria de cliente e que nao podem instalar para já, da MEO a resposta e outra mais engraçada “a meo nao se responsabiliza por contratos feito via telefone. pois e amigo fiquei com o m5o ativo tive de fazer guerra por causa dos numeros moveis que sao logo 2, e fiz tambem pela fibra mas a MEO não se responsabiliza por contratos via telefone. MAS assim que a fatura do m5o atrasa 1 dia a meo ja se apronta a entrar em contacto comigo… É uma vergonha. depois ainda pedem no final desta chamada avalie o meu desempenho e o grau de satisfaçao com a meo…

      • pois says:

        Acho que está aí uma coisa muito confusa…ao que parece assinaste um contrato de fibra e não tens fibra e se for mesmo assim então eles têm de cancelar o contrato sem qualquer tipo de questão.

        Mas sim, ter sempre muito cuidado com os contratos feitos via telefone, porque normalmente nunca é a própria operadora a ligar e são sim pessoas que andam de porta em porta a vender, dizem o que o cliente quer ouvir e depois chapéu, não era bem assim.

        Quando quero fazer algum contrato vou à loja oficial e é assim que deve ser feito, é que uma vez ia aceitando por telefone um contrato aquando eu me apercebi que havia ali trafulhice…não chegou a acontecer nada mas ia sendo enganado e serviu de lição para as outras vezes. Daí para a frente quando ligavam diziam tudo o que tinham a dizer, chegavam ao fim e perguntavam se estava interessado, eu dizia que não e desligava antes que começassem com a lenga lenga de novo…chegou a uma altura que nunca mais ligaram.

        • João Barroso says:

          E o seguinte o assistente disse me que estava a aceitar um contrato fibra, quando na realidade era um contrato ADSL igual ao que eu tinha, só me meteu o pacote m5o.

      • FrR says:

        Infelizmente quando é para avaliar qualquer coisa da meo é sempre uma estrela em tudo. E explico sempre o motivo do porquê. Pagamos como se tivéssemos fibra mas tenho 8/ 0.8.

    • Hugo says:

      +1
      Na minha rua não passa fibra, mas a 500 metros abaixo já tem…

    • Ricardo Sousa says:

      Partilho da mesma dor. Na minha zona temos ADSL e chage no máximo dos máximos a 3MB/s o que para os dias de hoje nao é nada…

    • Joãozito says:

      X2 caro amigo…

    • Paulo says:

      Moro na zona suburbana de Coimbra e ainda tenho como velocidade máxima 8Mbits (ADSL). Uma miséria no sec. XXI. Na verdade a Internet em Portugal é uma vergonha. As zonas centrais são de 1º mundo o resto pior que 3º mundo.

  2. pirata das cavernas says:

    Aqui nem ha fibra nem ADSL e o 4g so quando se pode…

  3. Nuno Nunes says:

    Aqui a net fixa da meo aqui so chega 2 mbits e net movel da nos pode chegar ate 40 mbits

  4. Luis says:

    O que é que uma coisa tem a ver com a outra?

  5. Ricardo says:

    Era bom que fosse verdade… saí de Coimbra com fibra Vodafone e vim para Viana do Castelo com Adsl…. tive de manter operadora por questões de fidelização…. serviço em Coimbra era “TOP” agora é “BOST”…
    Se já me queixei?
    Já…. 7 na operadora e 1 por escrito…. deu em 7 intervenções e ficou com a mesma qualidade de “BOST”.
    Mas querem saber o ridículo?
    O prédio do lado…. literalmente do lado…. tem fibra e o meu não.
    Pago tanto como um cliente de fibra e recebo constantemente contatos de marketing para aderir à fibra Vodafone…
    Fica a certeza que quando terminar a fidelização(2 anos = 1400€), termina também a nossa vontade de manter o serviço Vodafone…. São os últimos 1400€ que vêm da minha parte

    • Filipe says:

      São essas coisas que não percebo das operadoras. Se o prédio ao lado tem, seria necessário apenas fazer uma extensão da caixinha deles. Na minha rua, a caixa da Vodafone também está na parede do prédio ao lado, e fizeram uma extensão até à minha casa.

    • João Barroso says:

      Eu tive vodafone 2 anos fui fazer o contrato de proposito a lisboa no c.c Vasco da gama tudo bem até ai, o unico se nao e que eu tinha o serviço net 4G por 17€/ mes +/- e começa a chegar faturas superiores a 100€ achei estranho mas la fui pagando, até um dia me chegar uma fatura de 178€ um absurdo, entrei em contacto com a vod. quando venho a descobrir que a anta que me fez o contrato fez-me 2 contratosum no valor correto e outro que nunca cheguei a ver sequer o papel a frente, conclusao a vodafone assumiu o erroe foi-me devolvido os valores nao em forma numeraria mas em forma de serviço ou seja fiquei por dois anos a contar daquela data com o serviço da vodafone ja com todas as faturas liquidadas.

    • Abel Maciel says:

      Eu moro em Barroselas-Viana do Castelo e tenho Nos-fibra com 100 Mg de net e não é um grande centro urbano.

    • Fak says:

      circunstancias em que se pode cancelar o contrato por justa causa:

      – Uso do direito de livre resolução
      se a operadora não te informar, durante a chamada, no site ou vendedor porta-a-porta sobre a livre resolução, tens 12 meses para cancelar o contrato sem pagar nada, se informar, tens 14 dias a partir do dia em que foste informado. (https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1190697)

      – Incumprimento por parte da operadora
      não assegurar parte ou a totalidade dos serviços que o cliente contratou, trata-se de uma situação de incumprimento contratual. aumento dos tarifários sem aviso dá direito a rescindir o contrato com a operadora sem penalização, mesmo estando dentro do período de fidelização. (durante a fidelização o preço não pode mudar, contrato assinado é contrato selado, não mexe sem novas assinaturas. a partir de que a fidelização acaba a operadora já pode alterar os preços)

      devem comunicar por escrito aos assinantes a proposta de alteração com uma antecedência mínima de 30 dias, informando os assinantes do seu direito de rescindir o contrato sem qualquer encargo, no caso de não aceitação das novas condições, no prazo fixado no contrato, salvo nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício dos assinantes. (https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1388733)

      – Falecimento
      falecimento do titular, perante apresentação de certidão de obito.

      – Alteração de circunstâncias
      Desemprego de um ou dos dois membros de um casal, emigração, mudança de morada. a operadora é avisada por escrito e tem 5 dias uteis para confirmar a receção e dizer em que dia vai cortar o serviço. ( artigo 437º do Código Civil).

      toda a gente fala mal da ANACOM, mas se fossem mas era ler o que lá está no site, como eu acabei de fazer, talvez não reclamassem tanto e andassem melhor informados…

      • Diogo Freitas says:

        Como colaborador altice achei no mínimo curioso o teu comentário e posso dizer desde já que determinado(s) ponto(s) não são tão lineares como indicas.

  6. Falcão Azul says:

    Eu não percebo é como com tantas e tantas queixas por todo o lado contra a MEO e contra a NOS e o pessoal ainda continua a aderir aos seus serviços.Também não compreendo como é que a Vodafone não consegue crescer muito mais sendo,de muito longe,a melhor operadora entre as quatro existentes(Vodafone,MEO,NOS e NOWO).Eu fico pasmado.Não consigo de maneira nenhuma acreditar neste contrassenso.

    • Aj says:

      A vodafone é melhor por ter poucos clientes, quero ver o melhor da Vodafone com a dimensão de clientes da nos ou meo

    • Alexandre Santos says:

      à Vodafone apenas interessa o Filé mignon , vá o Falcão para uma zona que não tenha fibra e solicite os serviços da Vodafone…..não há…pois, assim as reclamações são em menor numero……

    • Filipe Correia says:

      Olá. Vou dar um exemplo.
      Viseu, não existe 1 (um) só metro de fibra Vodafone.
      Sabe porquê?
      Porque supostamente existe algo entre a Visabeira e o Municipio que não permite que a Vodafone entre no mercado com fibra própria e estender o mercado até meios mais rurais.
      Não tenho a certeza do que afirmo porque existem segredos muito bem guardados, mas foi algo que já me foi dito por um “grande” colaborador da vodafone.

  7. Vasco Teixeira says:

    Zona onde trabalho (parque industrial) só ADSL ou 4G.
    ADSL com velocidades máximas de 5Mbps download e 1Mbps upload.
    4G com velocidades máximas de 40Mbps download e 12Mbps upload.

    Na empresa tenho tudo em 4G…até o que se considera a linha fixa (telefone) usando Voip.

  8. João says:

    Acho engraçado certos comentários, quando as pessoas não têm a mínima noção do investimento e dificuldade em colocar esta tecnologia disponível para todos, é injusto sim pagar o mesmo preço por um serviço que não tem comparação possível com a fibra óptica, mas a vida é feita destas coisas, olhem menos para o vosso umbigo e olhem sim para o boom tecnológico que ocorreu no nosso país nos últimos anos, se tem é porque tem, se não tem é porque não tem, atitude 100% portuguesa, ass: Alguém que tem TDT em casa.

    • Pedro says:

      Falas assim porque deves ter um acesso de fibra. Deixa de ser xico esperto, e coloca-te na posição de quem pagar por um serviço de caca, o mesmo que outros por um serviço decente.

      • Fak says:

        pagar o mesmo que outros com serviço decente?
        eu pago literalmente o dobro por ADSL do que muita gente paga por fibra!
        há quem pague 25€ por fibra… eu cá pago 50, por ADSL…

    • João Barroso says:

      Uau tu deves ser daqueles que anda de Fiat uno para não dizer panda pagas um crédito pelo carro e bates palmas quando vês o Ferrari do teu visinho que foi o estado que lhe ofereceu. Porque para achares que devemos ficar contentes apenas com o avanço tecnológico. Agora se eu pago 10€ eu quero um serviço de 10€, mas se pagos 100 e vejo os de 10 terem melhor serviço que o meu alguma coisa está mal, depois ainda usam burlas para atrair clientes e fazer com que deixem um contrato de 40€ passem para um de 90€. Assim é óbvio que a fibra é barata claro os do ADSL pagam o suficiente para sustentar a fibra

  9. pois says:

    Onde é que o Vodafone fixa 4G se insere? É que onde eu vivo são muitos (incluindo eu) que mudaram de ADSL (meo) para o Vodafone fixa 4G.

    O ADSL por si só já é mau para os dias atuais, e ainda assim estavam sempre a reduzir as velocidades, até que chegou ao ponto de ter mesmo de mudar porque já estava em velocidades que nem vídeos no youtube conseguia ver.

    Não se sabe se vai passar cá a fibra ou não, nem há previsões disso, por agora estou contente com o serviço da Vodafone, sempre é melhor que o ADSL da meo.

  10. User Pplware says:

    Já esqueci, troquei o ADSL por net móvel NOS.

  11. Ninguém says:

    E para quando fibra na zona do Castelo São Jorge?Toda as as operadoras só fornecem ADSL!

  12. Luis Silva says:

    Estatísticas mal vistas, onde tou a fibra parou a um kilometro da minha casa e não é da meo.
    Tenho net top sem fios pois adsl é mau aqui, e a net sem fios outra barraca aqui onde estou sempre com falhas e caro pro serviço que é. Quando acabar contrato vão dar uma volta a meo.

  13. Luis Ribeiro says:

    Nem só no interior há falta de fibra. Moro em Lisboa, no bairro da Encarnação (Olivais – Lisboa) e fibra não há.

    • Mago says:

      Mentira, olivais tem fibra dos 3 operadores. Informe-se antes de dizer disparates

      • José Carmo says:

        Não é mentira, o que o disse o Luis Ribeiro está totalmente correcto. O bairro da encarnação em toda a zona de vivendas (formato borboleta) não tem fibra. Nem existe previsão, porque não os operadores não querem. Não só esta situação foi transmitida à junta e CML.
        Portanto, cuidado na forma como se responde.

  14. Pedro Oliveira says:

    Tenho 2 serviços subscritos – Lisboa / Vodafone Fibra; Almograve, Odemira / NOS. Estou cansado de reclamar à NOS pela falta de NET.Pago, pago, pago e hei-de pagar 24 mensalidades porque esta legislação foi mal feita. E é como o Tito disse, falta de reclamação não é. Isto é uma grande vigarive pois a MEO diz que tem fibra e depois ainda presta um serviço pior que a NOS. Quanto à Vodafone disse logo que naquela zona nãopodia fornecer o serviço pretendido.

  15. Jorge says:

    Soure (Coimbra), vila com 8 mil habitantes, em 2018:
    – fibra = 0%
    – cabo* = NOS (até 100 Mbps) (* HFC: fibra até à rua, coaxial até às casas)
    – ADSL = MEO (até 24 Mbps)
    – 4G = Vodafone (até 40 Mbps, limite de 100 GB de tráfego)
    – 3G = MEO (até 6 Mbps), NOS (até 2 Mbps…)

    NOTA 1: o “até” significa que a maior parte das pessoas não tem sequer 50% da velocidade contratada, a não ser no centro da vila. A mais de 1 Km do centro da vila, o cabo da NOS não chega, e o ADSL da MEO é para esquecer, com cabos de cobre ainda do tempo do Salazar… E como o 4G da Vodafone passou a ter limite de tráfego, sobra o Satélite.

    NOTA 2: concelho não está abrangido pelos fundos Europeus (para colocar RNG – Rede Nova Geração), porque não é considerado “interior” do país, e ainda não tem fibra em 2018 (tirando a solução híbrida da NOS) porque não é lucrativo para nenhum operador privado.

    NOTA 3: pagamos preços acima do normal, com soluções abaixo do exigível, para financiar o investimento em fibra nos grandes centros urbanos do país. “Obrigado”. Não têm de quê, caros Lisboetas, Portuenses, e companhia…

    NOTA 4: Poderia ter havido uma só rede de fibra de Norte a Sul do país já finalizada, que as operadoras poderiam partilhar. Em vez disso, privatizou-se a PT, e abriu-se o mercado à “concorrência”: três operadoras com fibra em zonas lucrativas, e nenhuma operadora no resto do país.

    NOTA 5: seja qual for a operadora, para serviços tão essenciais como as comunicações, a internet, ou a informação através da TV, pagamos 23% de IVA. É uma pena os ISP não torturarem nenhum animal numa arena, caso contrário o partido do governo e a oposição à direita proporiam baixar o IVA para 6%…

    #EstamosEmPortugal

    • 365 says:

      “É uma pena os ISP não torturarem nenhum animal numa arena, caso contrário o partido do governo e a oposição à direita proporiam baixar o IVA para 6%”

      TOP

    • FrR says:

      #EstamosEmPortugal

      ORA NEM MAIS!!
      MAS PIOR!!

      #EstamosAbaixoDoMondego

      Soure é a Sul de Coimbra. TUDO O QUE É ABAIXO DO MONDEGO É VARRIDO PARA O CANTO!
      O comboio da Lousã. A net, a água. é TUDO INEXISTENTE OU DE PIOR QUALIDADE.

      Foi um pacto que fizeram que abaixo do Mondego não é Coimbra, é lixo.
      É tudo cidadãos de 3ª classe.
      Já me habituei. Nunca vai haver fibra. Nem há previsão é para esquecer.

    • FrR says:

      E já que estamos fora dos centros urbanos porque pagamos a mesma taxa de IVA que os que vivem nas cidades se usufruimos muito menos em tudo?

  16. Nuno says:

    Internet nada chega a fibra, mas para televisao nada chega ao satélite. Em termos de qualidade, em primeiro esta satelite, depois coaxial e so depois os streamings em fibra/adsl.

    • fc says:

      Um dos problemas da TV no satélite é mesmo nada chegar ao satélite, ou seja não há comunicação de retorno para algumas funcionalidades inteligentes das boxes, também não pode ter video on demand, replay tv.
      Na fibra tem mais largura de banda do que no coaxial logo a imagem poderá ter melhor qualidade.

      • Nuno says:

        Qualidade de imagem nao existe melhor que o satelite! Ja comprovei muitas vezes, e a diferença nota-se bem.

        • fc says:

          A qualidade da imagem tem como limite a largura de banda o que em termos teóricos possibilita que a fibra tenha muito melhor qualidade do que a tv por satélite. Claro que alguns operadores/canais possam estar a transmitir em IPTV com uma compressão alta que degrade a imagem, da mesma forma que nem todos os canais no satélite têm a mesma qualidade de imagem.

          • Danny says:

            “A qualidade da imagem tem como limite a largura de banda o que em termos teóricos possibilita que a fibra tenha muito melhor qualidade do que a tv por satélite.” Completamente errada essa teoria. Existe uma largura de banda disponível para transmitir por IPTV e mais nada. e a qualidade é a que podemos ver. via satélite tem muito melhor imagem sem duvidas algumas.
            Lembra-te que são X canais no mesmo cabo, fora a internet e mesmo telefone. tudo conta.
            ja no satélite é sinal limpo e direto ao receptor.

          • fc says:

            Por alguma razão não consigo responder ao Danny
            “Danny 16 de Novembro de 2018 às 13:04
            “A qualidade da imagem tem como limite a largura de banda o que em termos teóricos possibilita que a fibra tenha muito melhor qualidade do que a tv por satélite.” Completamente errada essa teoria. Existe uma largura de banda disponível para transmitir por IPTV e mais nada. e a qualidade é a que podemos ver. via satélite tem muito melhor imagem sem duvidas algumas.
            Lembra-te que são X canais no mesmo cabo, fora a internet e mesmo telefone. tudo conta.
            ja no satélite é sinal limpo e direto ao receptor.”

            Mas está enganado, no satélite é que tem todos os canais ao mesmo tempo e por isso existe uma largura de banda limitada. Um satélite não suporte canais infinitos por isso mesmo. Já no IPTV o número de canais terá a ver com a largura da banda no backbone do ISP e não com a largura de banda na fibra que tem da OLT na central até à ONT em casa. Ai vai passar só o canal que está a ver. Por isso é que existe um número limite de STBs em particular para o ADSL pois cada canal HD que se está a ver (equivalente a uma STB) ocupa uns 6Mbps. Na fibra os canais que se têm através de RFTV, esses sim têm um limite que tem a ver com a largura de banda de serem todos transmitidos para o cliente ao mesmo tempo.

    • AMILCAR says:

      Mas quem é que ainda vê televisão? Ah sim, os parolos.

  17. Helder Velez says:

    Aqui por Tomar, nem na cidade tem cobertura total em fibra, Asseiceira na aldeia onde moro fibrs só na junta de freguesia (porque instalaram um MB)e algumas casas e redor de resto so ADSL fraca TV + NET a 2mbs e satélite.. reclamação todas as semanas… E sempre a pagar.

  18. Paulo claudino says:

    Vivo em Sintra, Terrugem, na localidade de Carne Assada. A Fibra passa a 800m da minha casa, prometem mas não cumprem já lá vão 2 anos. Meo/zon/Vodafone metam fibra que eu ofereço a sandes de Carne Assada! Tenho 4mb adsl e tv por satélite. quando na população ao lado tem fibra a 200mb.

  19. Pedro says:

    Vivo numa localidade, Trás-Os-Montes, onde há serviço de internet 4G, penso só haver tarifários limitados para todas as operadoras, e existe ADSL onde a velocidade é uns impressionantes 70 kpbs.
    Vivemos num país de dois Portugais, aqueles que “têm tudo” e outros que apenas possuem serviços de rasca e curisamente pagam por subscrições que não funcionam, ADSL a 70 kbps é impossível abrir uma qualquer página.

  20. Luís says:

    Só tinha ADSL na minha zona até umas semanas. Infelizmente ainda estou fidelizado porque a operadora disse-me que só tinha de esperar entre dois a seis meses pela instalação da fibra na minha rua. Demorou um pouco mais, mas da concorrência… O serviço ADSL tem vindo a piorar dia a dia, ainda ontem a ver TV em gravação automática as paragens eram constantes. Mas, para mim, o fundamental era ter boa Internet. Velocidades inconstantes, quebras frequentes, são um grande problema para quem vive ligado 8 a 10 horas por dia por razões profissionais. Muitas vezes nem sequer consigo enviar um simples e-mail.

  21. Sérgio Alves says:

    Com os serviços de IPTV que existe hoje em dia ligados directos na smartv, sem boxs, sem caixas….. o que basta é uma excelente ligação à net. isto sim é o futuro…

  22. Str says:

    No meu local de trabalho temos fibra meo 100/100 dizem eles, a verdade é que esta porcaria cai umas 5 ou 6 vezes/dia. Já vieram por um router novo mas está tudo igual. Fibra aldrabada. Em casa tenho da Vodafone e aquilo é uma limpeza nunca falha.

  23. Str says:

    No meu local de trabalho temos fibra meo 100/100 dizem eles, a verdade é que esta porcaria cai umas 5 ou 6 vezes/dia. Já vieram por um router novo mas está tudo igual. Fibra aldrabada. Em casa tenho da Vodafone e aquilo é uma limpeza nunca falha.

  24. Henrique Sá says:

    Pedro Pinto vai-me desculpar mas esse título fica muito aquém de alguém dentro da área tecnológica!
    Concordava consigo caso 90% do País tivesse coberto com a tecnologia seguinte a ADSL.
    Neste sentido resta aguardar que as operadoras se comecem a preocupar mais com os clientes, como por exemplo como é que um cliente ADSL paga tanto/mais que um cliente fibra, sendo que o serviço fica bem longe de um de fibra!!!

    • Pedro Pinto says:

      Henrique o caminho é logicamente a fibra. Está a crescer significativamente…sabemos que ainda não chega a todo o lado mas lá chegará o tempo.

      • Henrique Sá says:

        Concordo consigo com o caminho seja a fibra embora com a entrada do 5G não sei até que ponto as operadoras continuaram a investir na passagem da fibra…
        Aguardamos para ver 🙂

      • Nuno says:

        Em locais mais remotos a fibra nunca ira chegar. A fibra em locais sem viabilidade financeira é para esquecer. Para ver televisao o satelite e ate mesmo internet, chega a todo lado. A fibra é realmente um bom produto, quando existe!

  25. Miguel says:

    Se o governo realmente apostasse na descentralização de verdade, obrigava as operadoras a pôr fibra mesmo em aldeias pequenas e no interior pois há gente que trabalha a partir de casa e preferia até viver em uma aldeia pequena mas com boa internet.

  26. timsil says:

    Eu até queria esquecer a ADSL mas as operadoras e os governos não me deixam! Se não houver uma determinada concentração populacional esqueçam a fibra. Os contratos foram feitos para ajudar as operadoras e não as pessoas. Devia haver uma cláusula que obrigasse as operadoras a colocar a fibra independentemente da concentração populacional. Estou farto de reclamar e ainda por cima pagamos muito mais que os que usufruem da fibra. No Valinho de Fátima – 2495-661 – só lá para 2999 apesar da fibra passar debaixo do solo. Tenho a informação que todos os bastidores das centrais da PT estão ligados entre si por fibra. È uma questão de boa vontade das operadoras e dos políticos. As camaras também poderia fazer certas exigências mas não vejo nada.

  27. CF says:

    Às portas de Lisboa (Camarate) a Vodafone continua a não querer apostar na fibra, tenho um serviço péssimo de ADSL, farto-me de reclamar mas não querem saber, pago por um serviço que não tenho em condições, assim que o contrato acabar cancelo

  28. J.Fernando says:

    Eu tenho ADSL ainda do tempo dos Kits Sapo ADSL, a 18Mb/1Mb e como tem funcionado sempre tão perfeitinho e vejo tantas queixas dos serviços mais avançados que até tenho medo de mudar. Mesmo estando a pagar mais por menos. E vivo numa casa alugada dos anos 70, sem calhas para fios de tv e afins até tenho medo que com as fibras me destrua a casa e ainda bem cá o senhorio colocar-me na rua…:-)

  29. Mais do mesmo says:

    + 1
    Pior e ter fibra na aldeia num banco e operadora em questão MEO (altice) ter um serviço ADSL que não funciona e varias relações, onde um técnico da MEO (altice) que vai vir de outra localização que nem o técnico percebe porque…

  30. Rafael Encarnação Cardoso says:

    Eu já me cansei de reclamar, nem recebo reposta da MEO nem da entendi competente que é a ANACOM.
    Tenho fibra numa aldeia à 8 anos da MEO, apesar de minha insatisfação não tenho outra hipótese, é isso ou satélite, por que os cabos de cobre já foram retirados e não serão repostos.
    O problema é a ANACOM e a MEO comerem todos do mesmo tacho e por tanto será sempre assim.

  31. Pedro Torres says:

    Sou daqueles que até ao dia de hoje (felizmente não por muito mais tempo) que passou da “net normal” para o ADSL à cerca de 6 anos. Felizmente a Fibra chegou à dias e até já fiz contrato com a VODAFONE, previsão de instalação até ao inicio do próximo mês de dezembro….mês esse que nos primeiros dias termina a minha fidelização à MEO. A Fibra que instalaram (nos postes da EDP) é conjunta da Vodafone e NOS e só foi possível a um acordo que estas operadores fizeram com a EDP, pois a MEO “não deixa” usar a sua infraestrutura própria (antiga PT) para a instalação de outros operadores. Como foi possível trazerem a Fibra a uma aldeia limítrofe do concelho de Barcelos? Aos elementos da Junta de Freguesia o devemos, porquê? Entraram em contacto com as operadoras e obtiveram luz verde das mesmas, façam o mesmo minha gente…..eu já sofri na pele a pouca qualidade da rede, mas com a ajuda dos agentes politicos locais, pode ser, e repito pode ser que com um bocadinho de sorte também tenham a Fibra à porta………..e esqueçam a MEO, atirem-se à Vodafone e NOS, porque só elas têm “o poder da rede de postes EDP” e podem chegar mais perto de todos, porque neste novo caso, onde chega a rede elétrica “poderá” chegar a FIBRA. Forte abraço a todos aqueles que até hoje penam e penaram como eu, mas a solução é esta!

  32. Luis Manuel Brito says:

    Resido na rua Coutinho de Azevedo , freguesia do Bonfim, cidade do Porto. Já liguei várias vezes para o call center da Meo a perguntar se já havia fibra na minha rua e depois de dar o nome da rua e o nº da porta dizem-me que não tem, isto é, se quiser os serviços da Meo só por Adsl. Termino a minha fidelização à NOS em 10 de fevereiro de 2019 e queria mudar de operadora, porque a box UMA da NOS não me satisfaz e por isso e só por isso quero mudar para a MEo que tem uma excelente box pelo que vejo na casa do meu filho. Alguém me pode informar se realmente eu poderei ter fibra na minha casa? Faço a pergunta porque há uns meses atrás vi uns senhores a estender um cabo pela rua fora e disseram-me que era a fibra da MEO.

  33. Luis Manuel Brito says:

    Resido na rua Coutinho de Azevedo , freguesia do Bonfim, cidade do Porto. Já liguei várias vezes para o call center da Meo a perguntar se já havia fibra na minha rua e depois de dar o nome da rua e o nº da porta dizem-me que não tem, isto é, se quiser os serviços da Meo só por Adsl. Termino a minha fidelização à NOS em 10 de fevereiro de 2019 e queria mudar de operadora, porque a box UMA da NOS não me satisfaz e por isso e só por isso quero mudar para a MEo que tem uma excelente box pelo que vejo na casa do meu filho. Alguém me pode informar se realmente eu poderei ter fibra na minha casa? Faço a pergunta porque há uns meses atrás vi uns senhores a estender um cabo pela rua fora e disseram-me que era a fibra da MEO.

    • bruno carreira says:

      Amigo Luis, nessa rua está em projeto a construção de fibra da MEO, mas nao te sei dizer o prazo, de finalizaçao, se estão a passar os cabos possivelmente 1mes e meio

  34. Samuel Pereira says:

    Isso é tudo muito bonito mas não é para todos, esta a fazer 2 anos que fibraram a minha Localidade mas lembraram se que não havia mais fibra a meio e acabaram de a colocar a cerca de 1Km da minha casa…
    ADSL é para esquecer até porque as operadoras que cá puseram são a NOS é a Vodafone e houvesse o milagre da fibra depois tinha que estar fidelizado à MEO 2 aninhos, tenho 4g da Vodafone que não tinha muito a reclamar apesar de nunca ter sido perfeito já era qualquer coisa, mas como tudo o que é bom acaba depressa puseram aquilo como um limite de 100GB o que é só estúpido quando é a única NET que tens, parece que recuei 10 anos… O 4g da NOS tanto quanto sei é ilimitado mas a cobertura é uma m*rd@
    Ou seja estou com um plano onde tenho que ver Youtube a 360p para ver se acaba em antes da metade do mês e não tenho alternativa
    Só me apetece chorar

  35. Samuel Pereira says:

    Isso é tudo muito bonito mas não é para todos, esta a fazer 2 anos que fibraram a minha Localidade mas lembraram se que não havia mais fibra a meio e acabaram de a colocar a cerca de 1Km da minha casa…
    ADSL é para esquecer até porque as operadoras que cá puseram são a NOS é a Vodafone e houvesse o milagre da fibra depois tinha que estar fidelizado à MEO 2 aninhos, tenho 4g da Vodafone que não tinha muito a reclamar apesar de nunca ter sido perfeito já era qualquer coisa, mas como tudo o que é bom acaba depressa puseram aquilo como um limite de 100GB o que é só estúpido quando é a única NET que tens, parece que recuei 10 anos… O 4g da NOS tanto quanto sei é ilimitado mas a cobertura é uma m*rd@
    Ou seja estou com um plano onde tenho que ver Youtube a 360p para ver se acaba em antes da metade do mês e não tenho alternativa
    Só me apetece chorar

  36. Dani says:

    Eu moro numa pequena vila no concelho de Porto de Mós e este ano fiquei com fibra das 3 maiores operadoras nacionais.
    Para ver que esse mito das operadoras investiram em cidades é uma não realidade, cumprimentos

  37. Ricardo says:

    Eu obtive uma resposta hilariante da minha operadora…. Eles construiram a central fibra mas não ligam pois não tem viabilidade económica para eles….

  38. Paulo says:

    Este deve ser o post mas errado da ppware. Em Portugal a maior parte do território n tem fibra, e a onde há ADSL é de MT ma qualidade. Até é engraçado asx a MEO no mapa dizer k tem fibra a onde nunca houve

  39. Gonçalo Santos says:

    Olá aqui na zona de Óbidos freguesia de vau tenho já a fibra ótica NOS e Vodafone mas ainda não ativo,em princípio estará ativo em dezembro me disseram os técnicos da NOS andaram a colocar PD
    Na passada semana dia 21 de novembro a MEO ALTICE só daqui a 1 ano

  40. FrR says:

    Ando há anos a pedir às operadoras e a reclamar para meterem fibra, moro a 4 minutos de coimbra, tenho 0,8mb de upload 🙁 faz anos que olho para os streamers com inveja, vi imensos streamers do nada a fazerm fortuna, a fazer exatamente aquilo que eu faria….mas eu sem poder fazer nada! Portugal não é um país competitivo, é um país atrasado no cú da europa.

  41. Adérito says:

    Bom dia, a freguesia de Pousade – Guarda (6300-175 Pousade -Guarda) é uma das piores que conheço em comunicações, INTERNET ADSL/meo o download ronda os 200 Kbs que no tempo actual existem programas informáticos que não funcionam devido a lentidão da rede.
    Em redes moveis está muito deficitária, tem uma antena da MEO nas proximidades que raramente se encontra em 3G, o normal é o 2G.
    ANDAM A ANUNCIAR VELOCIDADES DE 1 Gbs, QUANDO EXISTEM PORTUGUESES QUE SIMPLESMENTE NÃO CONSEGUEM ACEDER A UMA SIMPLES REDE SOCIAL, É LAMENTÁVEL.

    A freguesia de Casal de Cinza – Guarda, teve direito a fibra recentemente porque o pai do satélite Português (Professor Carvalho Rodrigues), veio reclamar junto dos órgãos de comunicação social.

  42. Paulo says:

    Em Sintra ocidental só grandes centros interessa, é o dinheirinho a entrar, e muito de muita gente. Vejo a fibra passar mas ramal para ligar, esse só existe onde interessa à meo. Terrugem, tem central com fibra mas a freguesia não. Só promessas!

  43. manuel domingos arieira says:

    na zona só há a nos e não funciona na rua da linha há 3 casas que não chegam 50 aparelhos por ano que queimam e a meo não quer instalar a fibra que está a 600 metros o meu cod postal 4900 – 739 viana do castelo
    para quando a meo respeita os clientes com 40 anos de serviço da pt

  44. Justo says:

    Se não fosse eu ter 4G da NOS que apanho de uma freguesia ao lado estava eu bem bem tramado. O problema é que para ter 40 Mbps pago mais de 30€ só pela Internet fixa.

  45. António Sousa says:

    Em Torres Novas, existem ainda freguesias com Internet ADSL, sem Fibra óptica. E há localidades nessas freguesias que não apanhem nem 2Mbps de Internet ADSL! A MEO está a ser uma vergonha.
    Pior é que não abre mão à concorrência. Pagamos 50€ e não temos o serviço bem fornecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.