PplWare Mobile

Eric Schmidt – Processo da Apple motivado por inveja

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Tiago says:

    eu concordo um pouco e percebo um pouco o que este senhor diz…….mas vamos questionar uma coisa, que parece que poucas pessoas viram ou fazem que não veem, que é o facto de a AndroidMARKET ser, actualmente, uma Appstore autêntica. Fui eu o unico a mexer num sistema Android (e sendo eu utilizador de um iPhone) que a store da Android é EXACTAMENTE igual ao da Apple? Tenham dó, temos que ser um pouco coerentes e usar aquilo que é bom de se usar, mas originalidade acima de tudo. Agora de fazer pintch com os dedos e essas coisas, isso já é entrar no ridículo, mas acima de tudo, sejamos ORIGINAIS. Tenho dito. Cumps 🙂

    • Andre says:

      Em relaçao ao teu comentario pergunto:

      Ves alguma forma de o market mudar??? As bases do market, appstore e qualquer outra store que existe sao “iguais”… As bases sao as mesmas logo eles podem mudar um pouco o layout das mesmas, mas nao podem alterar de uma forma que nunca nenhum utilizador viu…

    • Rui says:

      Resposta simples:
      A apple store não foi pantenteada!

      • João Ribeiro says:

        Só faltava mais essa…

      • Agapytho says:

        Admito que era engraçado ver uma pessoa patentear bancas de jornais, ou de fruta…o conceito é o mesmo!

        A Amazon devia ter processado a Apple quando a iTunes store abriu. Porque era uma loja online…
        E nesse sentido, o site da FNAC, da Worten…era um festival!

    • racpxt says:

      Ora bem, a Appstore da Apple é quase igual ao Software Center do Ubuntu desde a primeira versão, só que em versão ecran reduzido. Tenham dó mas se a Apple quer ser um bocado coerente e usar o que é bom de se usar, mas originalidade acima de tudo.

      • Vítor M. says:

        Bom… em termos de originalidade, temos de recuar ao ano de 1976 e daí em diante por tudo lado a lado.

        A originalidade constrói-se com a história e nesse campo, a Apple, tem argumentos para chamar a si todo um vasto portefólio de ideias, projectos e tecnologias, hoje usadas e copiadas.

        Mas, a Apple está a preocupar esta malta. Fez um acordo com a Nokia e agora vai atacar quem está a usurpar as suas patentes.

        Volto a referir que a aquisição das patentes da Nortel foi um golpe de mestre. Eu já na altura que escrevi sobre isso, a alguns leitores que comentaram de forma menos atenta, referi a importância daquele post. E cá está, muita coisa vai mudar.

        Quando vejo o Eric Schmidt a atacar a Apple… hmm algo anda a tirar o sono a este homem… passa-se aqui algo fora do controlo da Google.

        As acções da HTC caíram fortemente, agora esta reacção do homem forte do Android…

        Algo está para acontecer…

        • a Friend® says:

          Um gigante adormecido chamado MS está a trazer o WindowsPhone7 a todas as marcas em força.

          A Google na vasta maioria de marcas deixará de ser necessário, já que ele foi para tapar um buraco por falta de sistemas.

          Ou seja, o objectivo do Eric é dar uma força à HTC pra cair nas boas graças como quem diz: unidos venceremos.

          Mas o mercado está exigente e embora o WindowsPhone7 esteja MUITO ATRASADO face ao Android e iOS, a Microsoft tem mais experiência profissional e ferramentas melhores para fazer dele um sistema mais eficaz, com updates certos e independentes e sem aldrabices de marcas/operadoras a lixar a vida dos programadores.

          Resultado, será um ecossistema mais apelativo e aí é que veremos o Android a andar aos Deus dará… a não ser que dêem uma reviravolta de 360º …

          PS. Saiu uma noticia recente que mais desenvolvedores de Android “fugiram” para o iOS, especialmente na area Tablet.

          Estes meses vamos ver muita reviravolta no mercado muito grande, e melhor que nós, Eric Schmidt sabe perfeitamente disso.

          • eu mesmo says:

            lol a Google é q está a atacar a Apple? o q chamam aos inumeros processos q a Apple moveu entao?

            a Apple está a tornar-se na Microsoft de há 10-15 anos… que usava e abusava as patentes mtas delas dubias para travar a concorrencia, isso em si n é condenável, mas é revelador do q se passa dentro da Apple

            incrivel como vcs os 2 conseguiram fazer uma leitura de 180º do que se passa na actualidade

          • a Friend® says:

            @eu mesmo

            A Apple é tão má que nem deixa a Google usa o Webkit no Chrome, entre outros projectos open-source pelo meio.

            Se há partes que a Apple não fez “open-standard” ou “open-source” as outras empresas só têm que respeitar. Assim como a Apple tem que respeitar as patentes que não lhes pertencem!

            A “Google” (ou o Eric) estão literalmente a choramingar porque querem usar algo que não lhes pertence para atacar a quem pertente!

            Põe-te no lugar da Apple, tens uma tecnologia, e tens alguém que é teu rival… como te sentirias se esse teu rival roubasse a tua invenção para lutar contra ti? Ias ficar quieto a olhar? Ou ias inovar algo “diferente” para lutar contra a tua inovação roubada? lol

          • racpxt says:

            Pois, a partir de agora é que é. Como há um ano atrás a partir daí é que iria ser, pelas tua previsões de há um ano atrás, por esta altura o Android já deveria ter tantos utilizadores nos dispositivos móveis como os utilizadores de windows 3.11 que ainda existem nos PCs. Só que continua a crescer e tudo indica que irá continuar a crescer, excepto para umas mentes distorcidas.

            Depois os argumentos continuam os mesmos. Hoje em dia já quase todas as grandes marcas se comprometeram com actualizações, dispositivos recentes já permitem actualizações OTA e elas aparecem. Mas ao que parece essa informação ainda não chegou aí.

            E se o WP7 é o futuro, por que razão mal a Nokia anunciou que o WP7 iria ser o seu sistema para smartphones fez com que as suas acções caíssem bruscamente. Deixa-me adivinhar? Os investidores na bolsa são todos android fanboys e freaks do open source! Mas tudo indica que sim, o Zune também ia arrasar com o iTunes, o Bing ia ser o rei dos motores de busca e o Google Maps/Earth também iam ser apagados do mapa pelo serviço de mapas da ms…

            Espero que daqui a um ano tenhas forças para voltar a dizer que o Android está em vias de dar uma volta de 180º.

          • Carlos says:

            O que o @Friend disse.

            Então a Apple e a Microsoft gastam pipas de massa em investigação (só a MS gasta mais de 9,5 mil milhões de dólares por ano) e agora vinham os gajos da Google e surripiavam o resultado disso?

      • a Friend® says:

        @racpxt

        Um exercicio de história. Há quanto tempo o Software center está no Ubuntu e há quanto tempo a Apple tem a AppStore.

        Software Center: Outubro 2009 @ Ubuntu 9.10
        AppStore: Julho 2008

        É a vantagem de acompanhar/usar os dois sistemas e não apenas um. Mas confesso tive que confirmar as datas… 😉

        • racpxt says:

          Correcção, a designação de Software Center é que é de 2009, mas antes já o Ubuntu e outras distribuições já tinham ferramentas de instalação de aplicações através de repositórios centralizados. Talvez o mais correcto fosse mesmo o Instalar/Remover que antecedeu o agora chamado Software Center.

          Nota: Não confundir o serviço de instalação “user friendly” com ferramentas mais hardcore como o instaladores de pacotes synaptic & Cª.

          • a Friend® says:

            Acaba por não ser o mesmo. As distros linux foram forçadas a simpliciar as instalações pois elas eram proibitivas para um “user” normal… e por vezes até para os Geeks.

            O sistema de instalação de apps da apple sempre foi (e continua a ser) o mais simples de todos.

            App.. pegar usar (seja onde for, desktop, aplicações, documentos..etc)… para remover, pegas na mesma e envias para o lixo. Mais simples que isso impossível.

            A AppStore foi apenas uma forma de fazer chegas as Apps mais depressa aos consumidores e permitir os desenvolvedores terem uma store mais lucrativa e menos fragmetada.

            Ou seja, as AppStores (Linux e Mac) foram feitas com propositos completamente diferentes, logo não vejo onde estaria esse dito “plagio”.

          • Antonio says:

            @a Friend
            Uso Ubuntu desde a versão 7.04 (2007), e já então existia uma aplicação chamada “gnome-app-install” que é uma verdadeira app store. Por isso neste caso quem “copiou”?
            Estou de acordo com o sistema de patentes, mas por “amor de Deus” à vezes penso que os senhores que aprovam determinadas patentes, devem ter uma QI inferior a um caracol.

    • STP says:

      LOL Então que o Continente processe o Pingo Doce!!!

      LOL Isso que dizes te não tem sentido!!

      Se fosse assim, só havia uma televisão, um telefone, etc….

    • K says:

      Depois de inventar a roda não há muito mais a dizer, mas já está na forja mais uma versão do Android market (houve um post aqui à uns dias atrás) com bastantes melhorias e diferenças em aspecto. Se tivesse que dizer, faz-me lembrar o esquema de tiles do win phone. Arrasta ligeiramente no phone mas de aspecto e organização está muito melhor

    • darth says:

      as stores sao aquilo expectavel. um agregador de conteudo à venda/borla. a google nao vai reinventar a roda. a apple tambem nao o fez com a appstore dela… pooor iiiissso… nao faz sentido o que dizes

  2. iPlagiator says:

    Não vejo o Android como um OS inovador.. é apenas um sistema operativo móvel bastante completo e um tanto complicado para a maioria mortal que compra o seu primeiro smartphone.
    Agora se alguém estivesse a usar as minhas patentes para crescer no mercado, claro que os processava. Isto não é para os fracos e éticos e moralistas.
    Viver ou morrer.

    • Andre says:

      Claro que nao é… Porque nao existe nenhum OS mais inovador que iOS…

      Deixem os fanboyismos de parte…

      A apple foi a que inovou em muita coisa é verdade, mas a google com o seu android tambem inovou muito…

      E fez uma coisa que a Apple nao fez, que foi chegar ao publico em geral… Quando saiu o iphone ninguem sabia o que era um smartphone e continou-se assim ate aperecer o Android

      • Relvas says:

        Mas essa sempre foi a politica da apple. produto bons. nao necessariamente acessíveis…

        dai á falta de imaginação… parece-me que tamos mais a falar da Google…
        onde inovações á parte.. baseou-se e muito no conseguido pela apple..

        tanto que a apple ja tinha 10anos de experiência antes de lançarem o iOS…
        e por consequente um portfólio de patentes e ideias bem alargado

        • João Ribeiro says:

          Falta de imaginação teve a Apple em pensar que todas as pessoas têm 1000 euros para comprar um Iphone.

          • Relvas says:

            1000? tá a bater mal isso por ai.
            só compra quem quer!
            e pelo o que o mercado diz… 50% dos consumidores querem o iPhone.. apenas 38% querem o android 😐

          • RCS says:

            @Relvas
            das 2 uma, ou tu achas que 100% das pessoas estão bem informadas sobre o ios e android ou então esse estudo serve para comparar estratégias de markting.

      • João Ribeiro says:

        Ora ai está!

      • Carlos says:

        Eu por acaso já muito antes disso (lá para 2005) tinha um Qtec (que depois passo a chamar-se HTC) S100, que era um smartphone com ecrã táctil e tudo. Aliás, ó aqui:https://pplware.sapo.pt/gadgets/comparativo-iphone-versus-o-primitivo-qtek-s100/

        • Carlos says:

          Bom, agora que li o artigo, eu tinha um S200 (acabadinho de sair, ainda nem estava à venda quano o recebi diretamente da Optimus).

          Bons tempos…

        • a Friend® says:

          Tive o S100 e o S110.

          Táctil salvo seja..sem caneta não iamos longe. 🙂

          Alias, uma vez quase que fui longe, ao tentar escrever um SMS onde não devia. (conduzir..)

          Nas instruções deveriam ter um aviso: Este produto requer pontaria para acertar em cheio nos menus. Foi por essa experiência que dei valor ao iPhone quando apareceu. 😀

      • iPlagiator says:

        ve lá quem vende mais, se são os iPads ou os tablets com android…
        Eu disse que o android era um OS muito completo… apenas acho que não trouxe nada de inovador a não ser isso, um OS móvel completo.

  3. Cláudio Silva says:

    A melhor opção para a google neste momento será comprar a RIM. ..
    Os blackberries estão a perder quota de mercado, o preço da RIM está a baixar e as equipas de engenharia da RIM estão desmotivadas.

    Se a Google comprar a RIM fica com o seu portefólio de patentes, com o kernel QNX e com a presença que a BlackBerry ainda tem no mercado empresarial (sector de mercado que o Android ainda não domina).

    Este portefólio de acções inclui aquelas da Novell que foram adquiridas recentemente pela Apple, Microsoft e RIM.

    • Rick says:

      Bem visto, contudo neste momento a RIM ainda vale muito, muito mais que a Google esteja disposta a pagar. E mesmo que estivesse para comprar, ainda faltava saber o negócio seria aprovado pelo regulado Norte Americano, o que sinceramente não me parece, pois ia dar à Google +/- 70% do mercado dos smartphones.

  4. p. says:

    O que preocupa é que a Apple está se a comportar como a Microsoft fez há 10 anos atrás, refugiando-se em patentes conceptuais que lhe foram atribuídas de forma muito dubia (multi-touch????) para tentar permanecer monopolista, ou pelo menos ameaçando a concorrência.

    Esse é um comportamento perdedor, que a Apple não necessitava de fazer. Continuar a inovar e a melhorar os produtos é mais eficaz do que andar a ladrar à concorrência. Para não dizer que como proprietário de um Android começo a sentir fortes anti-corpos à maneira de estar da Apple, algo que não sentia antes.

    Do no evil gentlemen.

    Isso é o futuro.

    • K says:

      Esta é uma postura que venho a sentir por parte da Apple já à bastante tempo. Houve tempos em que pensava neles como uma empresa diferente. Hoje em dia, por tudo de bom que até possam fazer, não passam de uma empresa gananciosa que não se importa de pisar outros para obter superioridade. Não estou a questionar a qualidade dos produtos mas como estratégias de mercado, estão bem ao nível da M$ aqui à uns anos, se não pior. Consequências de subir ao poder, talvez. Estou à espera, qualquer dia, de ver a jogada clássica do acessor de imagem: associação de benificiência Steve Jobs, para melhorar reputação, estilo o que o Gates fez e se passou a dedicar a “tempo inteiro” a mesma depois de passar a pasta.

      De uma forma geral, não tenho muito a dizer sobre esta notícia. Todos os 3 aparentemente tem que se atacar e defender, faz parte do jogo que é passado ao público. Esta é só mais uma jogada, para além de polémica, poucas consequências mais vai ter.

  5. Rui "ALL" Sousa says:

    Google+ app para iOS out!

  6. a Friend® says:

    Eles quebram as patentes e a Apple é que tem inveja.. lol

    Este senhor sabe bem que não é a quebrar patentes que se inova e o Android vive disso. Puxa ideias em todo o lado e faz o seu bolinho. Não deixa de ser uma forma de negocio, mas fazendo-o dessa forma, mais valia estar calado.

    Ironicamente, ele foi forçado a sair da Apple por conflitos de interesses por levar ideias do “ex iPhoneOS” para construir o Android, altura em que este era algo parecido com o Blackberry. Portanto, foi infeliz no comentário.

    Não admira nada que os dois génios da google o tenham tirado do cargo de CEO. Ou seja, já conta com duas empresas a tirarem-no de um cargo alto.

    • João Ribeiro says:

      Algumas patentes que a Apple afirma terem sido quebradas pela HTC são simplesmente ridículas. Por exemplo, o simples facto de desbloquear o ecrã com um gesto. Acho que as patentes é um método de extrema importância para proteger a propriedade intelectual, mas em excesso pode-se tornar um entrave à liberdade concorrencial. Eu acho que a pessoa que inventa tem todo o mérito e merece ganhar valor da utilização da sua inovação, mas não vamos tornar isto uma estratégia monopolista, porque pode ser perigoso em alguns casos. A Apple já está pior que a Microsoft no que respeita ao uso abusivo das suas patentes para abater a concorrência. Ainda me lembro de ver a Microsoft em 2008 ganhar a patente das teclas Page Up e Page Down e o quão ridículo eu achei que isso foi. É que por esta ordem de ideias, não podemos evoluir em quer que seja sem pagar ao inventor, acho que há limites para tudo.

      • João Ribeiro says:

        Errata:

        Onde se lê:

        “as patentes é” deve-se ler “as patentes são”

        “em excesso pode-se” deve-se ler “em excesso podem-se”

      • a Friend® says:

        Concordo que há patentes ridiculas, isso é um facto.

        Mas nem sempre elas “dizem” aquilo que parece. Como é o exemplo do Scroll… gesto para desbloquear, etc..

        Muitas marcas usaram isso e nunca foram processadas pela Apple ou Microsoft, desde que não o façam “copias chapadas”.

        A forma das empresas protegerem a propriedade intelectual é patentear isso, mas só “caem” em cima das empresas que plagiam em forma de “clone”.

        Porque se o fizerem de forma diferente, usando apenas o conceito, nunca vi nenhuma das marcas reclamar essas patente.

      • Carlos says:

        Não interessa se são ridículas ou não, interessa apenas se são válidas.

        A Amazon patenteou o 1-click check-out e obrigou vários concorrentes a alterarem as suas lojas para terem passos intermédios;

        Quem não se lembra do “click to activate and use” dos controlos ActiveX no IE6? Tudo porque uma empresa desconhecida tinha patenteado sei lá o quê e obrigou a Microsoft a introduzir essa alteração no Internet Explorer.

        Como disse, não interessa quão idiota uma patente é, apenas interessa se é válida.

  7. Joana says:

    A Apple defende as suas ideias/patentes, tem toda a razão.

    A google inovou com Android? Só para quem não sabe…!

    A google simplesmente pegou em java mobile e aplicou umas mudanças estéticas.
    A google inova usando tecnologias da Oracle? E ainda por cima utiliza sabendo que não o pode fazer sem pagar os royalities?

    Quem está a aguentar o inferno que o Google pretende monopolizar é a Apple e alguma coisa o Facebook. Sem estes só existia uma palavra no dicionário: Google.

    Google é a Microsoft no seu estado mais negro, e alto, ainda vai ficar pior. Acredito que Google vai conseguir dominar, dominar, monopolizar. A ganância não perdoa ninguem.

    Google só tem uma (verdadeira) inovação: o seu sistema de anúncios. É sim deveras inovador! De resto programinhas que puxam money para eles, ou seja, ganham dinheiro à custa dos outros! A maioria das empresas ganham dinheiro dos produtos que fazem, como Apple, a Google não, ganha dinheiro à custa dos utilizadores/anunciantes. Bem pode ficar de rabinho virado lua que é só cair money na caixa.

    Google inova? Têm dó! Apple anda a monopolizar? Têm dó? Olhem para que devem olhar porra! Cegos de porcaria. A google vem agora “obrigar” a malta a ter um SO que só funciona se tivermos net? Porra de inovação é essa? Tenham dó.

    Inovou com o gmail? Ehehe, por causa do mitico 1GB de espaço? Eheh, que linda inovação!

    Anda tudo cego, pronto! Compreendo, é só google pela net a fora e malta fica anestesiada.

    • a Friend® says:

      Há tempos li algo curioso sobre isso.

      “A Google oferece serviços porque o produto que eles vendem somos nós” 🙂

      Eu gostava da velha Google, quando nasceu do motor de busca, adquiriu o Youtube…e fez uma empresa inovadora no sentido de os empregados terem liberdade de fazerem o que quisessem, desde que isso desse frutos para a empresa.

      Olhava para o Google Campus e pensava: “empresa de sonho para se trabalhar”

      Mas depois quando vi o mercado “tubarão” que envolve governos e tudo mais por trás da Google com outros interesses…essa fé na marca caiu por agua abaixo. Mercado esse que antes vivia às custas da Microsoft por ser o gigante da tecnologia onde basicamente tinha o unico SO e agora virou-se para a Google, pois independentemente do SO que tenhamos, os serviços deles estão presentes.

    • João Ribeiro says:

      Não é preciso é cegar dos dois olhos!

      Quem diz que a Google só inovou no seu sistema de anúncios é porque também não vê. Eu não sou contra a Apple nem sou advogado de defesa da Google, mas a inovação também se faz com ideias que já existem. A questão que se prende aqui é se deve ou não pagar por essas ideias. A meu ver depende como tudo na vida! Se me disserem que tenho que pagar, porque agora lembrei-me que podia desbloquear o meu smartphone ao arrastar uma barra eu acharia isso ridículo!

      Ainda bem que a Apple não inventou o guarda-chuva, se não tinha que andar à chuva, porque não tinha dinheiro para pagá-lo!

      • Francisco Pinto says:

        João usando o argumento que usas uns post a baixo por causa do multituoch a google só inovou mesmo com o seu sistema de busca! tudo que gravita à volta ou foi comprado ou “roubado”! esse sistema de publicidade que falas foi “roubado” a um empresa goto.com criada por bill Gross e completada com a admob, o youtube comprado, google earth comprado,Android comprado,etc.
        Agora se me disseres que a google inovou na maneira como integrou todas essas tecnologias e as disponibilizou ao publico nisso inovou. Mas isso foi o que a Apple fez, usou tecnologia que já existia e junto num “pacote”(iphone,ipad,ipod touch) e criou um produto inovador/revolucionário. A Apple não inventou o multitouch nem os lcd capacitivos mas foi a 1º a usa-los em dispositivos moveis. Alias até me atrevo a dizer que a Apple e a fingeworks foram os primeiros a disponibilizar ao publico em geral produtos com multitouch.

        • João Ribeiro says:

          Concordo com o que disseste. No entanto, eu nunca disse que a Apple não inovou nem que a Google também não inovou, tal como a Microsoft. Todas as empresas com alguma monstruosidade têm essa propriedade de absorver tecnologias criadas por outras empresas. Lembro também que isso muitas vezes faz parte da estratégia de negócio dessas empresas. Quando se cria uma empresa em volta de uma determinada tecnologia define-se estratégias de saída e nessas estratégias costuma-se por como possibilidade a aquisição dessa empresa por parte de outra que detém algum poder de mercado.

    • jojo says:

      xiiiii… tanta babuseira…
      Uso e abuso dos serviços da google! Pelo preço que me custam (zero) são muito bons! Nunca dei um tostão para a google, nunca cliquei em nenhum add e mesmo assim tenho á minha disposição um conjunto de serviços que me é de enorme utilidade! Ainda há bem pouco tempo o meu chefe comentava que toda a corporação usa estes serviços a custo zero e de forma bastante eficiente!
      Claro que tem um poder enorme na net! Neste momento tem uma excelente credibilidade? Se calhar neste momento merece!
      Não estou anestesiado pela google! Bolas, não sou estúpido! Já experimentei outros motores de buscas, dão resultados deprimentes!!! Demoro o dobro do tempo a encontrar o que quero!!!
      Há outro serviços de webmail? Há pois! Há uns anos depois do registo no gmail ainda tentei usar o do sapo durante algum tempo. O spam era tanto que tive de encerrar a conta!
      Mas pronto… a google não inova… limita-se a copiar…

      • Vítor M. says:

        Nunca clicaste mas sabes que a pub está lá, tens de gramar com ela, além disso o teu perfil de utilizador é aproveitado para que essa publicidade seja apresentada conforme o teu “potencial” como consumidor.

        E mais, os teus movimentos na web são observados, vigiados e fazes parte de uma gigantesca base de dados de pessoas que entregam os seus mails e contactos a uma agência de segurança nacional norte americana (NSA) VER AQUI.

        Mais… estás constantemente a servir de “cobaia” para os muitos serviços que a Google lança para poder “usar” como plataforma de venda de publicidade. Queres mais?

        Tu és usado e abusado (tu e todos nós que usamos produtos Google) a pensar que estamos a ser agraciados com coisas gratuitas 😀

        Ninguém dá nada a ninguém homem, aprende isto que é uma lição de vida. 😀

        Abraço.

        • João Ribeiro says:

          Verdade sim senhora.

        • jojo says:

          Isso é da vida!!! Ninguém dá nada a ninguém! Tenho a noção que sou “vigiado”, eu e os milhões de utilizadores dos serviços deles! Sim gramo com a publicidade e sei que as adds que eles me apresentam estão relacionadas com os mails e as buscas que EU faço! Ok mesmo assim acho que fica barato! Mas isso tem a ver com privacidade! É outra questão! Quando duvidar que andam a abusar da confiança retiro-me! Eu e muitos mais! Há aqui uma relação de confiança que a Google conhece bem que duvido que ponha m causa de forma gratuita! Mas estamos a falar de inovação e quanto a mim os serviços que disponibiliza são inovadores em muitos aspectos, não se limitam a ser cópias de produtos existentes, quanto mais não seja pela qualidade e fiabilidade!

          • João Ribeiro says:

            Concordo, no entanto não sei se consegues sair assim dum dia para o outro, porque os teus dados estão lá e já não há maneira de os tirar.
            Apesar disso acho uma estupidez as pessoas preocuparem-se com a privacidade em torno dos serviços da google quando põem todos os dias fotos e informação pessoal nos seus facebooks. (Devo ser a única pessoa que nunca teve nem pretendo ter facebook xD)

    • Pedro Coelho says:

      @Joana

      Eu não gosto do rumo que a Google tem tomado nos últimos tempos, o mesmo se aplica à Apple.

      No entanto eu tomei contacto com o Android em 2005, arranjei logo o SDK e pus-me a explorar aquilo. Nuca tinha visto um software para smartphones como esse e já existia desde 2003!! Tive pena de não ter um telemóvel onde o pudesse utilizar. Nesta altura só os Qtek/HTC podiam tirar total proveito dele.

      O iPhoneOS (era assim chamado o iOS quando apareceu) nasceu em 2007 e eu apenas tive contacto com ele 1 ano depois, gostei bastante da fluidez ao toque e do acelerometro, mas quanto ao resto achei bastante parecido com o Android. Claro que o Android depois aproveitou esses conceitos (multi-toque, acelerometro, etc.), mas já a Apple em 1981 se aproveitou do file manager da Digital Research para fazer o seu sistema operativo MacOS e mais tarde do NeXT para o MacOS X.

      O que quero dizer é que todos, repito… TODOS, uma vez ou outra se aproveita das inovações de terceiros.

      E como já toda a gente disse, algumas patentes são ridiculas e vão fazer muito mal ao mercado informático e das tecnologias.

      Fica Bem,
      Pedro Coelho

    • p. says:

      Nunca vi um pensamento mais cretino. Então o motor de busca Google não foi revolucionário? Ou tu já cresceste no pós Google?

  8. PVRP says:

    Só por curiosidade, qual foi o primeiro fabricante de telemóveis a usar ecrãs tacteais, de certeza que não foi a apple, a apple não foi a original neste campo. Há coisas que a meu ver não podem ser patenteadas, pois não há outra forma possível de as fazer.

    • Relvas says:

      Por acaso não sei.. mas apostava na palm ou motorolla… nao sei…
      mas a orginilidade da apple foi a aplicação do multitasking num telefone tactil.. eles proprios disseram que não iam ser o primeiro telefone tactil.. mas sim o primeiro telefone tactil que respondia correctamente ao toque.. em base graças ao ecrã capacitivo (outra originalidade) e á sua tecnologia.

      • Francisco says:

        @Relvas querias tu dizer multitouch…..!!! Que o multitasking no ios é um bocado “castrador”…!

        • Relvas says:

          Ops enganei-me redondamente.. era isso era…
          sim multitasking é mesmo o calcanhar de aquiles do iOS a meu ver.. e não há maneira de quererem solucionar aquilo

          • João Ribeiro says:

            lool

            É mais que castrador 😀

            E mesmo isso do multitouch… só mesmo porque foi uma tecnologia utilizada num telemóvel, porque não foi a Apple que inventou o multitouch, mas sim a FingerWorks que depois foi comprada pela Apple.

          • João Ribeiro says:

            Um reparo, por acaso pensava que tinha sido a FingerWorks que tinha sido a pioneira na implementação de tecnologias multitouch em superficies que usam propriedadades capacitivas, mas foi o Bill Buxton. No entanto, foi a FingerWorks que utilizou essa tecnologia para desenvolver produtos.

      • Pisca says:

        OLha que não, olha que não

        O Multitasking já era aplicado mesmo no Qtek9000 que tive, muitos anos antes do tal Iphone, o WMobile tinha isso e julgo não estar enganado mas uma das queixas dos primeiros Iphone era precisamente não ter multitasking, posso estar errado

        Quanto ecran capacitivo, para o caso de não saberes, são feitos pela Samsung para a Apple, que anda agora a tentar arranjar outro fornecedor

  9. Maraduxo says:

    Para mim a Apple pode patentear o Mundo que eu nunca hei-de comprar seja que produto for deles.

    Apple para mim é lixo que já devia ter sido eliminado do mercado onde explora quem compra, com os seus preços exorbitantes dos seus produtos rascas.

    Google estou contigo e viva ao Android!!!

    Um aparte, claro que a Apple vai existir para sempre, senão onde os ricaços iam gastar o dinheiro que desviam…

    • Relvas says:

      mais um frustado.
      também não compravas um mercedes ou um lamborghini por ser overpriced??? (nao sabes o que perdes!)

      produtos rascas que a concorrencia anda a anos a conseguir alcançar o mesmo nivel de qualidade de construção.. e a mesma fluídez nos OS…

      Ricaços nao é sinónimo de desviar dinheiro. há pessoas que trabalham com esforço para alcançarem o que têm (claro que á outro que desviam) Mas a sombra da bananeira é que nunca se tem nada.

      • roliveira says:

        Tás errado! A concurrencia na qualidade de construção consegue ser tão boa ou melhor que o iphone!

        Queres exemplos?
        Htc desire hd – construção de um único bloco de alumínio
        nokia n8 – idem

        Por isso nesse ponto nem as pensas ! A apple está ainda à frente na experiência (pleno qualidade + SO)

        MAS a diferença já foi maior e e precisamente no pleno que a htc é a sua maior concorrente. Ou pensas que é por acaso que a apple escolheu a htc para processar?

        • João Ribeiro says:

          Sim porque a Apple não está a processar a HTC, mas sim o Android.

        • a Friend® says:

          HTC é boa em construção, mas não vás só pelo material, pois o aluminio até dissipa menos uma pancada caso a estrutura não esteja bem desenhada.

          O primeiro iPhone também era de aluminio e não era por isso o mais resistente de todos.

          Tirando isso, a HTC está a ser processada porque infringiu patentes. Não vale a pena teorias das conspiração até porque das marcas de smartphones em geral, a HTC não é a mais vendida.

        • Francisco says:

          Não é por acaso! A Htc foi a 1º a ter smartphones com android!!!e por isso foi a 1º a ser processada. a HTC é um mero veiculo para atingir o Android! Não a htc não é a sua maior concorrente! A maior concorrente nos smartphones com Android é a Samsung que por acaso também está a ser processada pela Apple e é fornecedora da Apple!! 🙂

        • Relvas says:

          Nao estou.
          material em aluminio é tão mau mas tão mau para o uso do dia a dia… basta pores em cima de superfícies… que ao fim de dois meses tá cheio de riscos… é horrivel….
          fala a voz da experiência.. tenho um amigo que tem o teu famoso desire hd… monobloco e tal.. e bonito era enviar uma foto de como ele anda… e o tipo que é dono dele… nem é de estragar telefones… agora se perguntas pela saude do vidro do iphone? ja teve quedas aparatosas.. e nao tem nenhum risco.. alias a unica coisa no meu iphone 4 onde tenho um risco é precisamente num dos locais do alumino.. mas continua a ser minusculo..

          • roliveira says:

            De facto e mt mau material até parte como a alegada fibra super resistente de trás do iPhone. Procura na internet e encontraras vários exemplos de partes traseiras de iPhone 4 partidas. Vá. Nem compare a resistência de alumínio com fibra de vidro q ficassem mal visto.

            Mas se quiseres tb te mostro exemplos de iPhone 4 riscam

          • roliveira says:

            Mas nem compares Relvas.

            Prefiro andar com um telemovel de aluminio riscado do que um iphone todo despedaçado. Foi de cavalo para burro do iphone 3gs para o 4 nesse aspecto. Mas quanto a nivel de durabilidade não tem nada a ver aluminio com vidro.

            Só espero que a Apple tenha aprendido e no tão “revolucionario” iphone 5 traga de novo materiais à base de metal (não precisa de ser aluminio) pode ser qq material de metal.

          • Relvas says:

            @roliveira

            olha la.. preferes andar com um de metal riscado do que um partido…
            mas quem raio parte aquilo??? eu por experiência propria.. ja lhe dei quedas que pensava que quando o fosse buscar ao chão.. estaria todo partido.. mas nao.. sempre resisitiu…

            eh pah.. a sério existem muito vidro partido.. em parte é normal.. mas a serio.. muita gente faz isso de proposito… em cenas do tipo “will it blend” e etc…

            agora a serio.. eu para mim… acho o iPhone 4 que tu chamas de burro… muito melhor do que o sabonete do 3G’s.. nao tem riscos… e é bem mais giro.. do que um telefone de metal.. mas é a minha opinião. E digo-te que á parte do HTC ficar riscado.. gostei da traseira de metal…

            ah.. e o iphone sempre podes trocar o vidro quando se parte…. já o HTC desire HD com o monobloco.. como é que fazes?
            Quando ao metal no iphone parece-me muito distante ainda… se calhar quando a apple apostar no liquidmetal.. se calhar ainda se vê fibra de carbono antes… (pra reduzir peso)

          • roliveira says:

            Relvas

            Lá está! Quem me conhece sabe que dou muito valor à parte de metal. Muitas pessoas gostam de toysmartphones tipo à base de plástico, por serem leves. Eu valorizo um smartphone pesado pela qualidade do materia, quando sei que quando bater com ele em algum sitio sei que não racha (embora no limite possa riscar)

            Mas mesmo assim não é fácil riscar isto porque tive durante vários anos um motorola clam shel dos antigos de metal e ainda hoje nem um risco trás.

            Tenho um colega que tem um desire hd e até agora com cerca de um ano quando o vejo com ele na mão aparentemente não lhe encontro nenhum risco para ser sincero. Uma coisa é certa se fosse preto, nem lhe notavas os riscos.

            Para mim carbono ou liquid metal como disseste são boas soluções, e são melhores que a fibra de vidro. E tenho quase a certeza que a apple vai remover da parte de trás esse pedaço de vidro (fixa as minhas palavras) 😉

      • Maraduxo says:

        Relvas se te serviu a carapuça… enfia até baixo mesmo.

        E não, não comprava um Mercedes pois acho que são caros demais para aquilo que são e vejo muitos deles encostados na AE.

        E por saber bem aquilo que perco é que não compro nada que seja da Apple.

        Não gosto de coisas brancas como é a maioria da Apple.
        Pagar 2000€ para ter um PC gama media da Apple enquanto posso montar um por metade do preço e superior.

        E sim, tenho um Samsung Galaxy S II que para mim nem existe comparação com qualquer produto da Apple.

        • Vítor M. says:

          Olha que não sabes o que dizes. Eu tenho uma máquina que dificilmente por este preço compras um PC deste calibre.

          Aliás, esta máquina tem tecnologia que poucos ainda têm ao nível dos PC’s.

          Mas pelo que vejo nas tuas palavras não compras não é por não gostar, porque tu adoras a Apple, tu não compras porque ainda não chegou ao momento financeiro, mas acredito que serás em breve mais um cliente Apple. Aliás os preços são o que são graças a pessoas como tu… odeiam tanto que amam desalmadamente a marca… e lá está… fazem tudo mais dia menos dia para comprar.

          Se fosse barato, entrada de gama ou gama média… quem quereria comprar? Era acessível, rapidamente saía de linha e num qualquer local, eram aos magotes.

          Se por 2000 euros conseguires montar uma máquina como esta por onde te estou a responder… eu bato palmas… mas como não acredito 😉

          • Maraduxo says:

            Vitor M tens de parar de beber quando fores responder…

            Eu amar a Apple lol é que só mesmo LOL

            Quando quiseres dizer o quanto é fabuloso o teu PC, começa por postar aquilo que tem dentro para podermos comparar.

            Para terminar, se me dessem um produto Apple, vendia logo assim como se me dessem um Mercedes…

          • Vítor M. says:

            Sim sim eu sei disso, dizem todos o mesmo, depois é o que vemos.

            “CUPERTINO, California—19 de Julho, 2011— A Apple® anunciou hoje os resultados do seu terceiro trimestre fiscal de 2011, terminado a 25 de Junho de 2011. A empresa apresentou receitas recorde de 28,57 mil milhões de dólares e um lucro liquido de 7,31 mil milhões de dólares, ou 7,79 dólares por acção diluída. Estes resultados comparam-se às receitas de 15,70 mil milhões de dólares e lucro líquido de 3,25 mil milhões de dólares, ou 3,51 dólares por acção diluída, do mesmo trimestre do ano passado. A margem bruta foi de 41,7 por cento, comparado com os 39,1 por cento do mesmo trimestre do ano passado. As vendas internacionais foram responsáveis por 62 por cento das receitas trimestrais.

            A empresa vendeu 20,34 milhões de iPhones no trimestre, o que representa um aumento unitário de 142 por cento face ao conseguido no mesmo trimestre do ano passado. A Apple vendeu 9,25 milhões de iPads no decorrer do trimestre, um aumento de 183 por cento face ao conseguido no mesmo trimestre do ano passado. A companhia vendeu 3,95 milhões de Macs no decorrer do trimestre, o que representa um aumento unitário de 14 por cento face ao mesmo trimestre do ano passado. A Apple vendeu 7,54 milhões de iPods no decorrer do trimestre, representando um decréscimo de 20 por cento face ao mesmo trimestre do ano passado.”

            Estes resultados são à custa de pessoas que antes tinha o discurso como o teu.

            PS: Essa do beber estás a confundir-me com alguém das tuas relações. LOL

          • Maraduxo says:

            Vitor M lá por seres jet7 do site não quer dizer que não sejas respondido.

            1- Vens numa de vidente a tentar adivinhar aquilo que vou comprar e do que gosto…

            2- Vens numa de me chamar pobrezinho nas questões financeiras, quando não me conheces de lado nenhum, é que se tivesses reparado, podia muito bem ter comprado a porcaria do Iphone mas não comprei pq é deitar dinheiro fora num material que é samsung no interior.

            3- Para mim a Apple é marca para bétinhos cheios de dinheiro que não pensam por eles e vão atrás da moda, é como os carros todos brancos, toda a gente compra a cor da moda mesmo que pareçam frigoríficos com rodas.

            3- Para terminar a Apple até tem o seu mérito em muita coisa, sem eles eu não tinha tanta variedade de produtos no mercado, mas simplesmente não tem produtos que me sirvam de utilidade no dia a dia.

            P.S Esqueceste de mencionar essa maquina fabulosa, ou então é mais um blufff

  10. Hélder Lemos says:

    Sinceramente isso das patentes..é simplesmente ridículo. Quanto mais, o registo de uma patente apenas deviam dar um tempo de uso exclusivo as marcas fazem o seu registo..6 meses ou 1 ano, que neste tipo de tecnologias já é muito tempo.

    Eu gosto muito dos produtos da Apple, tenho iPhone e um Macbook Pro, e este tipo de atitudes deixa-me triste com a marca e inclusive deixa-me se calhar com um pé atrás para no futuro gastar dinheiro nos produtos deles.

    Ao contrario de muito gente que por ai anda, não sou anti marca nenhuma, gosto de ver bons produtos e quanto mais basta for a quantidade por onde posso escolher, melhor. Este tipo de acções da Apple e outras marca, só é mau para o mercado.

    • a Friend® says:

      Não podemos ser tão ingenuos. Tirando de parte certas patentes ridiculas, elas são muito importantes para a sobrevivencia de marcas, especialmente aquelas que gastam anos a fio(e rios de dinheiro) em pesquisas e desenvolvimento das mesmas.

      Num mundo onde tudo isso não fosse protegido, existiram mais marcas e poucas delas sobreviveriam pois não havia motivação para se inovar, andavam tudo e todos a “copiar” e tinhamos mais do mesmo e mal uma marca fizesse algo pela diferença (ou seja inovar) todas as outras iam atrás.

      Resultado, com tanta oferta, o sustento seria missão impossível. Pior que tudo, não havia esforço para inovar.

      A grande força da inovação é precisamente a competitividade. Uma marca faz algo MUITO BOM, outra para sobre-sair é obrigada a fazer algo ainda melhor.

      Vejam o mercado dos tablets, como anda estagnado. Anda tudo a querer copiar a Apple em vez de inovarem e fazerem algo completamente diferente. Resultado, estamos a ter mais do mesmo. Para nós é péssimo, pois se queremos um tablet de jeito ainda só temos o iPad.

      • John says:

        Desculpa discordar da tua opinião mas comprei um Asus eepad e estou bastante satisfeito com tudo até agora. Tem recebido boas reviews. Portanto essa do só tens Ipad, não é bem assim.

        • a Friend® says:

          Vamos ser sinceros, não faz mossa ao iPad.

          E daqui a um ano (senão menos) confirmamos isso 😉

          Não estou com isso a dizer que ele é “lixo” mas terá o mesmo destino que o Samsung GalaxyTab.

          Saiu, toda a gente disse precisamente isso e hoje em dia quase ninguém se lembra dele…

        • Relvas says:

          Gostei do asus transformer. ou pelo menos do conceito…
          porque assim que lhe fui tocar fiquei abismado pela falta de fluidez que o honeycomb ainda tem… é este o grande tendao de aquiles do android.

          • John says:

            Deves ter usado com o 3.0, com 3.1 está bastante melhor. De qualquer maneira escolhi o Android pelo carácter livre que me transmite, não era um diferença de 100 euros que me fazia mossa. Só o tempo me vai dizer se fiz uma boa opção.

          • roliveira says:

            Cuidado com a impressão que tiveste. É bastante distincta do que o honeycomb é.

            Aparentemente a rom que vem no Asus Transformer é muito fraquinha e lenta. Segundo parece a culpa foi da Asus que não fez as optimizações de processador que deveria ter feito.

            Por exemplo o Samsung Galaxy Tab 10.1v e o Acer iconia Tab A500 (este já brinquei com ele durante algum tempo), não têm nada a ver.

            É certo que mesmo assim não estão perto do ipad a nivel de fluidez, mas basta fazeres uma pesquisa para saberes que muitas pessoas se andam a queixar do mesmo que te queixaste, mas só no Asus transformer 😉

    • João Ribeiro says:

      Ora até que enfim alguém que tem produtos Apple e é imparcial lol.

    • João Ribeiro says:

      A patente foi uma grande ideia para proteger ideias. O problema é que muitas das vezes estas são usadas de forma abusiva e sem grande relevância para a comunidade cientifica. Além disso, são usadas por quem pode, porque para patentear o que quer que seja é necessário muito dinheiro e só empresas com alguma sustentabilidade conseguem validar e manter as suas patentes. A Apple inovou em alguns mundos incluindo o dos smartphones e isso foi benéfico para todos, incluindo para milhares de empresas que se tornaram suas concorrentes. Acho bem que ela proteja as suas ideias e acho bem que faça frente à Google caso haja razões para isso, não porque se patenteou o arrastar do dedo para desbloquear o telemóvel.

      • A razao says:

        Desculpe, Sr. João Ribeiro
        mas parece-me que o senhor não entendeu o que está aqui em causa.

        O que me parece é que você tem um dispositivo com android e por isso agora está com medo que esse sistema perca força no mercado e mantenha o mesmo nivel de actualizações.

        Outro aspecto importante que falou – privacidade, você não usa telemóvel? Então já se está a expor a toda a falta de privacidade, inclusive, agora com o novo sistema que ai vem… se você usar sistemas pirateados automaticamente é levantado um processo contra si pela google. (isto é só informação)

        • João Ribeiro says:

          Correcto, mas onde é que eu disse o que o Sr. A Razão não disse ? É que não estou a perceber…

          Por acaso tenho um smartphone com android e sei que em privacidade já perdi muito só pelo facto de estar associado à minha conta da Google com este dispositivo, mas além de isso não estar aqui em causa, penso que no Iphone também não é assegurada a privacidade do utilizador. Além disso, não usa serviços da Google, não usa serviços da cloud? Então pronto. Nenhum dos utilizadores que usa a internet neste momento tem a privacidade assegurada nem que seja com server logs, o problema que eu levantei é que existem dois tipos de informação que podem ser violados por questões de privacidade, informação meramente pessoal e informação baseada em comportamentos pessoais o que é diferente. No Facebook é exposta duas destas informações, até existem mais de certeza, mas penso que estas são as mais importantes.

  11. Ricardio says:

    tudos o andriode market e uma copia da appstore entre muito mais coisas que a google copiou!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Serva says:

    A Apple inovou tanto no seu primeiro smartphone que nem sms enviava , já se esqueceram , já vão na versão 4 do seu Iphone perto da quinta versão principal do seu software e ainda andam a resolver coisas que já eram reclamadas no primeiro Iphone , nessa altura era ridículo comparar um Iphone a um Nokia da serie N , já faziam chamadas de vídeo etc , etc , etc , temos memoria curta .

    Não quero ser fanboy de nenhuma marca até porque o que o Vitor M diz é completamente verdade a Google não dá nada a ninguém e aproveita-se da utilização de estatísticas para implementar estratégias e vender essa base de dados enorme a peso de ouro , mas digam-me lá ? não é os que os outros todos fazem , só com a diferença que temos de pagar para ter os serviços a nossa disposição , este assunto já foi amplamente debatido aqui no Pplware a quebra da privacidade que eu acho ser extremamente grave .

    Cumps

    • a Friend® says:

      o iPhone enviava SMS.. não enviava era MMS… mas lacunas que foram resolvidas (e são) via software.

      Ao passo que certas marcas não resolvem lacunas via software. Literalmente obrigam os clientes a comprar o modelo seguinte.

      Mas..vamos ao cerne da questão. iPhone e iOS = 1 Marca… que se estreou em 2007.

      Android + Dezenas de marcas, muitas que já andam neste ramo ainda a Apple não sonhava com o iPhone. Como é que levaram uma chapada tão grande que a Nokia quase faliu, a HTC andou ao deus dará e outras marcas precisam de copiar a Apple para inovar…e mais, forçaram a Microsoft re-fazer o seu sistema quase do zero.

      Será que…dentro das lacunas existentes da Apple.. ela não merece crédito pelo que tem feito neste mercado? De certeza que, mesmo incompleta com coisas básicas como o MMS.. não inovou?

  13. John says:

    Mas sim, a Apple tem o seu mérito, como as outras também têm. É como tudo, todos têm, ou deviam ter o mérito que lhe é devido.

  14. Serva says:

    Eu de facto as vezes fico espantado , aquilo que me dizem que a Apple inovou foi em que exactamente ,? é que eu ainda não percebi , quer nos Iphones quer nos Ipods , a única coisa que poderemos dizer que a Apple teve mérito foi explorar uma faixa de mercado que estava disposta a pagar mais por uns brinquedos com melhor aspecto , lembro que a Creative tinha leitores de MP3 de melhor qualidade que a Apple e que proporcionavam uma liberdade total na passagem dos ficheiros do pc para o dispositivo ou vice versa , e que até tinham rádio coisa que os Ipods nunca tiveram , não quero alimentar discussões que não levam a nada mas ainda este fim de semana para consultar-mos a pagina da Fnac tivemos de recorrer ao meu Android porque os 2 iphones não tinham o suporte de flash que proporcionava ver correctamnete a pagina .

    A Apple não inventou a roda eu tenho um Qtek já com touchscreen ainda a Apple não tinha lançado o primeiro Iphone , o que acontece na Apple assim como na Google é que existe massa cinzenta e explora-se as boas ideias , prova do que estou a dizer é o novíssimo ios 5 que vem com muitas das ideias da comunidade Jailbreak .

    Cumps

    • John says:

      Tambem confesso que fiquei mal impressionado com a experiência de browsing da Apple quando tentei ir ao site da faculdade e nada. Mas pronto cada um deve ter os seus pontos fortes e fracos.

    • kekes says:

      Nem o iOS é inovador… Não faz nada de especial que os outros não fizessem, apenas tinha um bom hardware por trás e por ser um sistema tão limitado, tinha robustez, pois não tinha por onde arrebentar e nada mais…

    • a Friend® says:

      Continua a não haver justificação para, após iPhone:

      Windows Mobile: Morto em combate.
      Symbian: Morto em combate.
      Maemo: Morto à nascença
      WebOS: Desaparecido em combate.
      Android: Desfragmentado à nascença.

      Parece que um SO “sem flash” e outrora “sem MMS” fez alguns estragos até aos dias de hoje, onde a quota de mercado atingiu valores nas ordem dos 400 dolares.

      1 Marca, 1 SO … versus Dezenas de Marcas e Vários SO’s. Se não foi com inovação, então tenho que descobrir a magia. 🙂

    • Vítor M. says:

      Serva mas sabes quando é que Apple lançou o primeiro PDA?

      Essa do não inventar nada… vocês têm pouca RAM e quase nenhuma ROM e de vez em quando sai-vos uns comentários da memória flash 😀

      Homem, pega na cartilha e lê um pouco sobre o passado das marcas.

  15. Gerardo says:

    Podem processar o mundo que eu não compro nada da maçã. Eles ficam roídos connosco. Só obrigado, o Steve é tipo o Hitler, queria que todos comêssemos maçã. Mas há muita gente que pensa pela própria cabeça e compra o que bem lhe apetece, e isso deixa-os tão roídos 😀 Todos os dias a máscara da Apple cai, a máscara da sua face diabólica, a máscara da pseudo-qualidade, a máscara do pseudo-SO, a máscara da pseudo-inovação. Estas atitudes só vão criar mais inimigos. Vendam as vossas acções enquanto estão em alta, porque quando derem a volta só têm um caminho. Lembram-se daquela empresa à beira da falência??

    E depois que me importa se o google vê a minha informação para me dar publicidade ?? Têm de ver a privacidade de um modo diferente, esse tempo acabou. Prefiro pagar assim do que com euros. São automatismos, não é um gaijo de óculos que lá está a ver os mails que mandam às namoradas. Ou acham que se o FBI quiser ver os vossos mails é por estarem na Apple que eles não vão ver? O Steve até abre a porta e mostra o caminho. A nossa informação está na rede, TODOS a vêm, a Google não precisa que eu pague para me dar os melhores serviços do mercado, pois sabe rentabilizar essa informação, e não é gananciosa para querer mais. Se os outros não fazem milhões com a informação que têm, não é porque não querem, é porque NÃO SABEM. O resto são balelas.

  16. kekes says:

    Eu estou a ver aqui que os comentários são em torno se a Apple inovou ou não o mundo do mercado móvel, a minha opinião:

    Inovar inovou, mas na minha opinião houve um retrocesso, os sistemas estavam a evoluir num ponto que eram extremamente versáteis, faziam tudo, muito polivalentes, chegou a um ponto que estamos hoje em que apenas fazem o que os fabricantes querem, estaticos e inflexiveis. O Android é actualmente o unico que conserva a versatilidade dos antigos sistemas, muito graças ao facto de ser opensource. A unica novidade na minha opinião foi a generalização de markets de aplicações que promoveram o desenvolvimento de aplicações para os aparelhos moveis.

    Sobre as patentes, eu tenho uma opinião muito simples, VIVA as patentes, se de facto forem unicas, e forem alvo de investigação com custos, pois têm-se de proteger investimentos em investigação mas algumas patentes… Valha-me deus… Gestos… Há coisas que alem de estupidas, vão limitar o mundo actual, a quem tem dinheiro para patentear, ou seja vai tudo ficar no poder de grandes corporações que vão travar o desenvolvimento.

    As palavras deste senhor, são logicas de quem tem dores de cabeça nesta altura, é uma derrota para a Google e um travão para eles, eles têm que desenvolver melhor o seus leque de patentes para poderem negociar.

    • kekes says:

      PS. Sobre os sistemas serem inflexiveis, eu sei que é o que vende mas de facto de inovador isso não tem nada, não me venham com tretas, pois o que realmente valeu foi uma grande campanha de marketing e seguidores atrás.

    • roliveira says:

      Resumiste muito bem o que penso das patentes. Há algumas (nomeadamente que são usadas pela Apple), mas não vamos só por aí a Microsoft também já fez o mesmo, que são ridiculas!

      Esta facilidade de patentear o que não deve ser patenteado é que é a principal fragilidade do sistema de patentes. Mas infelizmente a culpa é mais das entidades que patenteiam e que não têm critérios, e obviamente só estão atrás do dinheiro fácil que a as empresas têm que pagar para patentear…

      O sistema de registo de patentes tem que ser revisto.

      • jojo says:

        Se bem me lembro essa questão foi levantada há umas décadas atrás, em relação à Microsoft! Por coincidência nos anos seguintes a MS fez muita asneirada, SO´s sofríveis e o Office só vingava porque não tinha concorrência.
        A mim parece-me mau sinal quando as marcas se agarram a patentes ridículas para esgrimir contra a concorrência!
        Acho alguma piada (NOT) quando as pessoas defendem marcas com discursos de fé!!! É impressão minha ou é um sinal de globalização e do “American Way”??? É que às vezes estes comentários parecem a descrição que me fizeram duma reunião da Tupperware em que pelos vistos as pessoas entoavam cânticos “religiosos” à marca, ou seja a caixas de plástico!!! Poupem-me!!!

  17. Jmrod says:

    Todos os “Apple lovers” falam de a Google copiar isto ou aquilo, contudo ainda ninguém referiu nada acerca do “nova” barra de notificações do futuro iOS.

    • roliveira says:

      Eu já: É um ripoff da barra de notificação do Android.

      Já o tinha dito, claro que os possuidores de iphone vão dizer “ah e tal eles pegaram no que android fez e fizeram melhor”. Independentemente de ser verdadeira ou falsa essa frase copiaram, aquilo que eu sempre disse era uma das grandes vantagens e mais inovadora funcionalidade (o sistema de notificações), Muito pessoal que tinha iPhone menosprezava quando eu lhes falava sobre o sistema superior de notificações do Android. Ainda bem que a Apple me veio dar razão porque a cópia é a forma mais sincera de elogio 😉

      A questão é que o Android também inova ao contrário do que muitas vezes alguns podem querer dizer que é uma cópia barata do iOS.

      • Francisco Pinto says:

        Mas o roliveira o sistema de notificações não foi todo copiado do android. Só é um ripoff o a maneira de fazer aparecer ‘a central de notificações”‘ que as notificações em si são mais ou menos(o dev que desenvolveu agora trab para a apple) um ripoff de uma app(mobilnotifier) que existe no cydia.

      • a Friend® says:

        1. Nunca foi menosprezada. Sempre foi a forte critica do iOS, as notificações.
        2. Embora semelhante à do Android, este sistema já havia no Cydia, assim como outras features mais que o iOS5 tem, foram buscar quase todos ao Cydia.

        É natural que a vasta maioria dos Android users desconheçam este lado do Cydia e pensem logo no Android, mas posso-te dizer que até muitas ideias do Android, foram pescados no Cydia. Não é a toa que o Cydia é feito por uma comunidade open-source.

        Mas mesmo supondo que a Apple tinha copiado o Android, querem comparar as listas?

        • roliveira says:

          Não quero comparar, mas muitas pessoas (tu incluido porque me lembro bem das nossas conversas 😉 ) menosprezaram sempre o sistema de notificações do android.

          Fico contente por agora me dares razão. E não … a não ser que tenhas provas que tenha aparecido no cydia primeiro (com datas), posso te garantir que foi mesmo uma inovação do android.

          Não não queria comparar a lista, mas já sabia que ias responder 🙂 E a resposta para ti é :

          Eu tinha razão em relação às notificações do android quando tu as menosprezavas 😉

          • a Friend® says:

            Não sei onde é que tinhas razão, até porque quando falamos na altura elas eram bem desorganizadas, e foi um dos pontos que referi.. a Apple precisa de um sistema de notificações melhor que o actual, mas quando fizer espero que faça algo melhor que as do Android.

            Posso-te deixar um exemplo entre as centenas que já havia no Cydia.

            Este, por exemplo, cheguei a usar ainda tinha o iPhoneOS 3.0

            https://www.youtube.com/watch?v=2BGeshdfvDs

            E esta é apenas uma das “mil” costumizações possíveis, já que tudo pode ser definido a nosso gosto até com simples tags CSS

          • roliveira says:

            Qual desorganizado? Já acompanho o android desde a versão 1.5 e as notificações mantém-se inalteradas desde ai (pelo menos). Mas a questão aqui é q nunca admitiste a superioridade das notificações do android. Fico contente q tenhas mudado de ideias 🙂

          • a Friend® says:

            Acho que estás a delirar ou com lapsos de memoria… só pode. Nunca disse que as notificações do iOS eram melhores.

            Sempre disse e afirmei que embora não fossem um bicho de sete cabeças, eram incompletas.

            Especialmente para quem tem muitas apps. Tás a querer buscar gloria onde não há.. não entres por aí.

          • roliveira says:

            Delirar eu? Camarada, eu? Ainda agora dizias que o sistema de notificações do android eram desorganizados. Mas o que era melhor? Um popup antiprodutivo que bloqueava o que a pessoa estava a fazer (como acontecia no iOS)?

            O que dizes da “desorganização” do Android é o que dizias na altura. Tenho curiosamente logs da altura de MSN onde dizias isso (embora não os vou mostrar aqui que seria deselegante).

            Mas ao dizeres que são desorganizados apenas demonstra que não tens qq conhecimento do sistema de notificações que o android tem, e nem esse aspecto sabes dar de palmatória que foi uma inovação do Android.

            Que a Apple se baseou no sucesso que teve (digas o que disseres). Se fez melhor ou pior não interessa, o android tinha um sistema muito melhor e isso é um facto.

            Mas para ti não vale a pena, porque és das poucas pessoas que continua a achar o Android um copycat do iOS. Até o Vitor já admite que o Android evoluiu e trouxe inovação. Toda a gente admite, aliás a quota de mercado do Android, mostra a qualidade que o Android (por direito próprio) trouxe para o Mercado. E agradece o Android ter aparecido.

            Se não aparecesse ainda estavas provavelmente nesta altura no iphone 3g.

            Olha eu vejo inovações em iOS, Android, Symbian e mesmo Web OS que injustamente é omitido já que é um excelente sistema móvel e inovador em alguns pontos. A minha definição de inovação ao contrário de ti não se restringe a uma única plataforma.

          • a Friend® says:

            Eu vejo inovações no Android, agora pores palavras na minha “boca” que não disse é que não. Já não é a primeira vez que o fazes mas pensei que com o tempo tivesses te deixado disso.

            Então repara, se eu achasse o sistema notificações da Apple perfeito, iria usar o cydia e aquele exemploq que te mostrei em video para que? Reparaste na data do video ao menos? 2009… e eu já usava antes.

            E sucesso do android pela qualidade? Agora “ofertas mais acessíveis” simboliza qualidade? lol

            Ele tem sim, os seus lados fortes e positivos, mas não venhas dizer que são os motivos principais da sua escolha.

            Este ano, como todos os anos fazem, a preferencia dos utilizadores pelo iOS continua a ser superior, mesmo questionando android users, uma vasta maioria ponderava mudar para iOS.

            E para que fique bem claro, nunca disse que o Android é lixo… é outra coisa que dás a entender mais uma vez. Eu simplemente não gosto da politica da Google quando a ele.

            Entraram completamente desorganizados (e em certa parte ainda o são) e tu que dizes ser tanto “amante” de Linux e Open-Source, defenderes o Android com unhas de dentes ponho totalmente em questão do que gostas. Uma das razões de eu embirrar com o Android é mesmo essa.. foi a primeira vez na vida que vi um sistema Linux a ter o acesso à root bloqueado, apanhar virus, não ser destribuido livremente, entre outros pontos mais.

            Do iOS sempre soube que é proprietario. Não vi ali hipocrisia como a Google faz com o android. Essa é uma das razões de eu não fazer questão de usar o Android.

            A outra, tem mesmo a ver com a parte “programação” … a fragmentação dele é um atentado para qualquer programador profissional.

          • roliveira says:

            “E sucesso do android pela qualidade? Agora “ofertas mais acessíveis” simboliza qualidade? lol”

            Eu disse oferta mais acessivel era simbolizador de qualidade? Afinal quem mete palavras na boca de quem? 🙂 Já devias saber que esses jogos do “tu metes palavras na minha boca” não funcionam comigo. Se o sistema operativo fosse de fraca qualidade ninguem o usava? Certo? Mesmo que fosse massificado pelos OEM e não prestasse achas que chegava onde o Android Chegou? Olha o marketing que valeu para o Windows mobile que morreu! Estás ainda aí acompanhar?

            “Ele tem sim, os seus lados fortes e positivos, mas não venhas dizer que são os motivos principais da sua escolha.”

            – claro que são! Já te expliquei porque no comentário anterior

            “E para que fique bem claro, nunca disse que o Android é lixo… é outra coisa que dás a entender mais uma vez. Eu simplemente não gosto da politica da Google quando a ele.”

            Acho que o teu preconceito com a Google tolda a forma de encarares de forma séria o Android. Não dizes que é lixo mas quase pouco falta. Associas geralmente a implementação de algumas funcionalidades de OEM’s de modo a justificares a copia do Android. Se queres comparar onde o Android copia iOS, compara com os modelos da Nexus que a google lançou que trazem uma experiência pura e inadulterada de android. Esse é o verdadeiro android e pelo qual a google pode responder não as “costumizações”. Se fizeres essa comparação justa verás que as semelhanças não são assim tantas como propagandas.

            “Entraram completamente desorganizados (e em certa parte ainda o são) e tu que dizes ser tanto “amante” de Linux e Open-Source, defenderes o Android com unhas de dentes ponho totalmente em questão do que gostas. Uma das razões de eu embirrar com o Android é mesmo essa.. foi a primeira vez na vida que vi um sistema Linux a ter o acesso à root bloqueado, apanhar virus, não ser destribuido livremente, entre outros pontos mais.”

            E depois? O Linux pode ser distribuido dessa forma, senão a Google não faria. Eu identifico-me mais com android, pq como ja te expliquei na minha opinião oferece uma melhor experiencia de serviços google que o iphone ou outros sistema móvel alguma vez oferecerá. Gmail, picasa, docs, tudo bem integrado como gosto. Permite-me ainda mudar o aspecto mais facilmente que faria no iOS. Basicamente gosto pela integração e funcionalidade de integração serviços, factores que a integração do iOS nunca me vai oferecer além de não me identificar com as politicas de rigidez da Apple. Não é por ser open source, pq uso windows e até uso OpenBSD. Mas tambem gosto de WebOS, Windows Phone 7 tem conceitos interessantes, iOS tambem.

            Como disse não tenho uma mente toldada como tu que só usas e vês apple.

            “A outra, tem mesmo a ver com a parte “programação” … a fragmentação dele é um atentado para qualquer programador profissional.”

            A unica fragmentação que vejo neste momento é alguns jogos não correrem em processadores menos potentes. De resto a nivel de aplicações há muito que não vejo uma aplicação que não é compativel já que a maioria suporta 2.1 ou superior e esse processo será sempre gradual de upgrade à medida que sai novas versões.

            E já agora, não gostei muito da forma como respondeste, modera apenas o teu de resposta agressiva ( não o fiz contigo). Vejo que continuas com o mesmo tom de superioridade que sempre tiveste e não te fica bem! Lamento se te irritei mas não respondi da forma como me respondeste!

          • a Friend® says:

            “Como disse não tenho uma mente toldada como tu que só usas e vês apple.”

            As tuas mentiras parecem uma anedota, serio.

            Só uso Apple ficou para a história. Ficarias envergonhado se entrasses em minha casa ou no meu trabalho com uma afirmação dessas, que no fundo sabes perfeitamente que é mentira e descabida.

            Não tenho mais nada para acrescentar. Pessoas afirmam mentiras com os dentes todos (ou teclado) não há dialogo possível.

        • roliveira says:

          Quando um dia quiseres falar, com mais calma e sem sentimentos exacerbados, o meu msn é o mesmo e podemos falar e resolver as divergências todas. Sabes portanto onde me encontrar

          Porque não tenho rancor nenhum mesmo depois de teres me chamado mentiroso 😉 Se querias discordar dizias porquê! Agora escusavas de chamar nomes.

          Bem, cá te espero se quiseres.

  18. Serva says:

    @Vitor ,

    Peço desculpa por não conhecer a fundo a historia da Apple , aquilo que sei é a muitos poucos anos estava falida , e foi de facto o Steve que tirou a Apple do buraco , agora se me dizes que a Apple já tinha lançado um smartphone ainda a mais tempo do que eu julgava então ainda fico mais preocupado .

    É que de facto eu não sei quem é que anda atrás de quem ? … vejo que a Apple anda sempre atrás dos outros , criam-se muitas expectativas para os novos produtos que a Apple lança , fazem-se especulações que o equipamento trás isto e aquilo e depois ficamos todos a perceber que afinal as diferenças de uma versão para a outra não são assim tão grandes e que pouca coisa de novo o dispositivo trás , depois através de firmware lá corrigem as lacunas , mas não totalmente como aqui já foi dito num post , as video chamadas estão limitadas para os Iphones e a sua qualidade que chegou a ser dito que seria de 1080p revelou-se afinal que a qualidade fica muito aquém das expectativas , por isso Vitor não sei se necessito mesmo de saber a história toda da Apple , o que sei é que até um momento quando os seus desktops e portateis tinham um desempenho mais que sofrível a Apple reclamava a melhor performance do mercado até que migrou para a plataforma Intel esses pontos eu sei agora desculpa a minha ignorância de não saber toda a historia da Apple .

    Cumprimentos

  19. Marco Faria says:

    Sem querer entrar em discussões vou expressar o meu ponto de vista.
    Vê-se tanta barbarida por estes comentários foram. Como designer penso que muitas patentes intelectuais são ridiculas, mas por outro lado é a maneira que existe de proteger as nossas ideias e criações.

    É mais que óbvio que uma empresa que lute por algo que criou para que se destinga no mercado.

    O que não se percebe é a maneira como certas pessoas falam das marcas que gostam como se fossem o equipamento. O mercado é livre e cada um faz as suas opções de compra, agora vir para aqui defender marcas a (quase) tratarem-se mal uns aos outros é vergonhoso.

    Desculpem o desabafo mas acho que estes assuntos passam muito além de propriedades intelectuais e patentes, movem muito dinheiro, mercado e interesses, e por isso nem devia ser aqui discutido por quem nem tem acesso a todos os dados, e assim me incluo neste grupo.

    MInha gente, opinar sim agora atacarem-se como “Lovers” e “Haters” é algo que não me entra na cabeça.

  20. Marco Faria says:

    (Off-topic)

    já agora se me poderem esclarecer uma dúvida.

    Formatei o PC à pouco e dei um voto de confiança ao IE9 em relação ao meu adorado FireFox.

    E agora sempre que clico em alguma parte do site do pplware tudo escurece, tipo Dim the Lights como vemos no LightBox, porém nada abre…

  21. p. says:

    E se quem inventou a roda a tivesse patenteado?

  22. Serva says:

    @Marco , bom dia ,

    Espero que não tenha sido eu a quem te referiste , de qualquer das maneiras eu concordo que as patentes devem ser respeitadas , agora o que eu acho também é que as regras das patentes nos USA têm de mudar , não sei se te apercebeste de quais as patentes que a HTC foi considerada usurpadora é que estamos como diziam num post acima na altura em que a Microsoft reclamava o page up e o page down dos teclados , há coisas que não deveriam ser patenteadas pura e simplesmente , o que foi aqui sugerido se leres os posts é que se em vez de chamares page down incluires uma tecla que re faça o movimento descendente não se passa nada .

    A questão que a mim me faz mais confusão nisto tudo é que a Apple também tem uma serie de acções em tribunal movidas por outras empresas também de todo ridículas outras farão certamente sentido para ambas as partes e posso-te desde já dizer que da minha parte uso software open source nada de usurpações por isso até posso escrever com moralidade para o fazer .

    Paguem-se os direitos quando devido sou totalmente de acordo , mas as regras têm de mudar no registo de patentes e perceber se faz sentido registar patentes como o caso dos cantos arredondados
    nos dispositivos ,a Apple acabou por processar a Sansumg e outros exemplos ridículos que não têm nada a ver com propriedade intelectual .

    Cumprimentos

  23. aver says:

    Este blogue é especializado em patentes da Apple: http://www.patentlyapple.com/

    Os dois posts que estão à cabeça hoje

    – Apple Attempts to Trademark their USB 2.0 Cable Design
    – Apple Invents a New Kind of Synchronized and Interactive Augmented Reality Display for iOS Devices

    são um bom exemplo de que as patentes não são uma questão simples.

    De facto para quê fazer do cabo USB da Apple uma marca registada ? Devo ter um ou dois cabos Belkin por serem mais baratos, porque os da Apple são caros. Se os cabos forem marca registada, a Belkin deixará de os poder vender penso eu – logo, estou contra.

    Já a segunda patente revela a “invenção de uma altamente avançada sincronização e realidada aumentada interativa para futuros dispositivos iOS”. Aqui já não parece certo que venha outro e copie a invenção sem pagar.

    Mas, como diz um amigo meu, a grande vantagem da Apple não está nas patentes. Está em convertê-las em tecnologia – a Apple tem tanto dinheiro que reserva ao fabricante de hardware o fabrico dessa nova tecnologia, em exclusivo, durante um ano. Ao fim de um ano a tecnologia está disponível para outros, ficando a Apple com preços preferenciais. É esse ano de avanço que é decisivo, conseguido porque a Apple já tem muito dinheiro e lhe aumenta esse dinheiro. Tão simples quanto isto. Por isso a Apple já vale muito mais que a Microsoft e o Google.

  24. Serva says:

    há outra situação que me incomoda , e que tem a ver com a concorrência , sabendo nós que a Apple tem o seu mundo fechado a sete chaves e que tenta ao máximo criar incompatibilidades com a generalidade dos equipamentos não Apple, criando aquilo que eu chamaria da bolha Apple , é normal que quando um sistema como o Android de fonte aberta com um sucesso estrondoso e que tem como objectivo ser o mais compatível possível com todos os equipamentos ,que esta situação crie muita tensão entre os protagonistas ” Google e Apple ” , chamo a atenção que aqui a Google terá de cumprir estritamente as regras da fundação Linux e que esta Distro porque é disso que se trata está dependente do desenvolvimento do Kernel Linux , a Google apesar de tudo tem um relacionamento com a comunidade Open Source como mais nenhuma empresa das Gigantes tem , as noticias do seu OS baseado na Web (mais uma distro Linux) tem feito que esta empresa entre em áreas que eram dominadas tradicionalmente por outros players criando muitas tensões e movimentações a volta da compra da ”Nortel ” e do seu portfolio de patentes , enfim penso que o Android sobreviverá , já foi anunciada uma nova versão mais compatível com todos os Tablets , mas sobretudo espero que não se perca o essencial da filosofia que está por detrás desta criação que terá os méritos dos programadores da Google sem duvida , mas que o código fonte é aberto e está a disposição de qualquer um para poder criar o seu próprio OS .

    Certamente que o relacionamento que a Google tem com esta comunidade será a razão principal para ultrapassar eu diria esta pequena contrariedade que está a ser colocada neste momento .

    Cumprimentos

    • Vítor M. says:

      Mas quem ganha mais com este tipo de relacionamento? Será a Google ou a tal comunidade (que ninguém sabe muito bem ao certo quem é)?

      É que os milhões que a Google encaixa todos os dias com as tais vendas estrondosas do Android são à custa da tal comunidade que não vêm cheta desses milhões. A Google através de algumas “organizações” transfere verbas mas eles não são tolos 😀 com o propósito de “apoiar” esses tais fundações, organizações e grupos de desenvolvimento, lançam muito provavelmente essas ajudas como “donativos” e ainda vão buscar uns milhões em impostos 😀

      Eu não estou de forma alguma a par de toda a actividade da GOOG‎ – Google Inc mas a empresa tem como objectivo o lucro…

  25. O matador says:

    Oh meus caros, patentes? Copyright? Vocês não percebem que isto é tudo capitalismo?

    Para o comum dos cientistas ou engenheiros a sério, isto é brincadeira de advogados. Na verdade eles partilham reuniões juntos, Microsoft, IBM, Google… Até vos arranjo artigos científicos onde eles trabalham em conjunto!!!
    Por isso, não venham falar quem evoluiu mais depressa ou devagar ou quem inovou mais ou menos, porque na verdade eles dependem todos uns dos outros. Agora estas noticias são só o resultado de meia dúzia de gatos pingados que são advogados e economistas que querem mamar sem fazer nenhum.

    E agora eu pergunto, com juros de divida portuguesa a 20,6% a 2 anos vocês não deviam estar a trabalhar, a estudar, a abrir empresas e A INOVAR em vez de andar a lavar roupa suja dos outros? Evolução não é só comentar, é aprender e fazer.

    • Vítor M. says:

      Mas, para abrir empresas de sucesso e não para agravar o desemprego, é preciso ter-se cultura, conhecimentos e informação actual do mercado e para isso, as pessoas vêm ao pplware.com.

      A ignorância é o primeiro passo para o insucesso. 😉

      • O matador says:

        Pois, é verdade. Mas para ser realmente informado deve-se cruzar dados, pegar em patentes e lê-las, ver as datas, ver os dados, analisar os gráficos temporais, tudo! Não é ler uma noticia de 500 palavras altamente influenciável pelas alterações que sofreram ao passar de boca em boca e que foram adaptadas ao seus públicos!

        É preciso levar as coisas com pés e cabeça. Eu não falo da ultramar sem ter lá estado. Se vão dizer que morreu muita ou pouca gente, têm de me dizer quantos morreram, quem matou, como foram mortos e quem são eles. Isto… é ciência. E ela deve estar em todo o lado.

    • aver says:

      “E agora eu pergunto, com juros de divida portuguesa a 20,6% a 2 anos vocês não …”

      E, agora pergunto eu, não achas estranho juros a 20,6% ? Eu fiquei, quando passou pelos 5%, 7% e 10%. Depois percebi. Essas taxas são “yelds” declaradas. Não há nenhuma omprovação de que haja transacções efectivas a essas taxas. Não é como as quotações em bolsa em se sabe que hoube transacções efectivas, embora não se saiba entre quem – num dia pode ser de A para B e no outro de B para A. Nas “yelds” nem isso se sabe.

      No resto tens razão. Cria uma empresa, emprega quem merece e faz concorrência à Apple.

  26. Serva says:

    @Vitor M ,

    Eu também não estou por dentro do mundo Google e até já expressei a minha preocupação pela quantidade de informação que eles recolhem , mas uma coisa é certa , os serviços que a Google disponibiliza ao consumidor não são pagos , nem o Android é pago , não podia é contra a lei da fundação Linux .

    Agora claro que eles ganham dinheiro , mas não com os users , mas sim com os clientes que estão dispostos a pagar para estarem bem posicionados nas pesquisas etc …. e pelo que sei ainda é das empresas aonde é mais agradável se trabalhar .

    Cumprimentos

    • Vítor M. says:

      Mas não são os utilizadores que “consomem” o seu principal produto de vendas, a publicidade?

      Então todos os suportes “gratuitos” da Google não são as bandejas publicitárias servidas ao utilizador? Então eles ganham muitos milhões à “nossa custa” 😉

      Fora o resto claro…

  27. Serva says:

    @ Vitor M , desculpa , mas publicidade temos nós as centenas, de spots na radio e televisão paga , em outdors em jornais que pagas em revistas e pagas certo ? ….. então porque esta atitude em relação a Google , eu não pago nada , pelo menos por agora , não sei se isso não me custará caro no futuro , mas objectivamente aonde é que posso pegar nesta estratégia empresarial que virou o negocio ao contrario , é o que tentam agora fazer os jornais que são distribuídos gratuitamente é a publicidade que paga mas não o consumidor , e só dás atenção a publicidade se estiveres receptivo .

    Cumprimentos .

    • a Friend® says:

      O problema não está na publicidade em concreto, mas sim na forma como elas a usa.

      Tudo o que fazemos no serviços Google são loggados, desde logalização (com precisão até), youtube, google, picasa, google+ …etc..

      E são todos arquivados por “cabeça”. Dando asas para montarem um portfolio exacto da nossa vida.

      Basta um leak ou cyberatack maior como foi aquele da China, que esses dados poderiam ficar expostos. Mesmo que não tenhamos nada a esconder (e falando por mim) acaba por ser estranho toda essa exposição assim como não sabemos o que terceiros podem fazer com tamanha informação.

      Uma delas, “clonagem” de identidades. Quem não diz que houve um leak gigante quando eles foram atacados pela China? Sera essa nossa informação 100% segura? Há que ponderar e muito esses problemas.

      É uma forma de negocio, é boa, dá-nos serviços gratutos, mas tem outro lado da moeda que pode ser mau. Não digo que seja essa a intenção da Google, mas nunca sabemos como essa informação é vendida. Porque sim a Google vende a nossa informação e nós não sabemos a que mãos elas vão parar. Basicamente, o todos nós que usamos serviços da Google, somos o produto deles.

      Há ainda muito pouca transparência no que se passa no “backstage” da Google. Não foi à toa que o mantra “dont be evil” foi fortemente julgado nos ultimos tempos.

      https://www.youtube.com/watch?v=n7U1e4B_iI8

      • Gerardo says:

        Deves pensar que tudo o que fazes no mundo Apple não é logado. Grande LOL. Como já disse anteriormente os outros (Apple, Microsoft, etc) não fazem milhões com essa info, não porque não querem, é porque NÃO SABEM (com excepção do Facebook). Nesse campo a Google dá bailinho a todos com uma perna ás costas e os olhos vendados. A Apple que faça um Apple Earth, Appletube, Apple searsh Engine, picasa, Apple +, etc, ofereça isto tudo e ainda ganhe milhões. É simples não é?

        Gostei da frase do Vitor “Eles ganham milhões à nossa custa.” llooooolllll E a Apple ganha milhões à custa de quem? Do Papa Bento XVI??

        A google é a World Wide Web, o resto são uns passarinho a tentarem serem águias. Ainda têm de comer muito Nestum…..

  28. Serva says:

    Esqueci-me de te dizer outra coisa que penso não ser de menor importância , um dos maiores contribuintes da fundação Linux é precisamente a Google isto revela algum carácter ESPERO , como exemplo tens os caso do Firefox e Chrome , a Google apesar de ter o seu browser ainda dá suporte financeiro no desenvolvimento da Mozila .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

  29. P3t3rU5 says:

    A Google é tão má que em vez de processar concorrentes processa gente que submete publicidade ilegal e spam … enfim… ironia das ironias… ao menos a Google preocupa-se com o utilizador e não com a sua barriga.

  30. Valente says:

    Fiz uma compra duma appl. no Android Market e foi-me debitado 1€ à parte além do valor da appl. Segundo a minha instituição de crédito a “Google” debita 1€ por confirmar os dados do cartão de crédito que utilizamos, antes de validar a encomenda !!!

    (Não é uma crítica)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.