Ensino Superior: Alunos têm de realizar 4 exames nacionais?
Os alunos têm de realizar quatro exames nacionais para se candidatarem ao ensino superior? A resposta é sim, mas ainda não será este ano até porque continuam a vigorar as regras que foram definidas durante a COVID-19.
A única medida da pandemia que se irá manter para os próximos anos é o fim da obrigatoriedade dos exames para certificar a conclusão do ensino secundário, sendo exigidos apenas a quem queira ingressar no superior.
Ensino Superior: Português mais três disciplinas
Segundo revelou o ministério, os alunos terão de realizar quatro exames nacionais para se candidatarem ao ensino superior. Das disciplinas necessárias, o Português obrigatório e as três provas restantes definidas pelas instituições de ensino para onde pretendem ir.
O projeto de acesso ao ensino superior está na sua fase final e será aplicado de “forma muito progressiva” sem “perturbar as escolas, os alunos nem as famílias”, disse o secretário de estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, em declarações à agência Lusa.
O secretário de estado garantiu que estas novas medidas serão aplicadas de forma gradual: “Não faz sentido que a um estudante que está este ano no 11.º ano lhe seja pedido, quando está no 12.ºano, um exame do 11.º ano, se este ano eles não foram exigidos”.
Pedro Teixeira explicou que existem aspetos que “poderão ser introduzidos sem grande dificuldade já este ano ou em 2024 e outros em 2025”.
Uma das medidas que será introduzida já este ano será a antecipação da divulgação do despacho de vagas de acesso ao ensino superior assim como da divulgação dos resultados das três fases de acesso, para que todos os alunos possam começar as aulas na mesma altura.
Outra das novidades, que não irá entrar já em vigor, poderá ser o aumento do peso dos exames nacionais.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Sávio Fernandes / Global Imagens
Neste artigo: ensino superior, exames
E deviam contar só as notas dos exames nacionais, que por muito que se lhes aponte têm uma grande virtude: são os mesmos para toda a gente. Notas do secundário, cada escola dá as suas. E nota do privado é nota comprada.
Curiosamente as melhores notas dos exames nacionais são sempre de alunos dos colégios privados, devias estar mais atento.
Porque será, ele disse tudo…
resumir 12 anos de escola a 4 testes nao faz sentido na cabeça de ninguem daqui a nada mais vale nao ir a escola sao sismplemente treinados para aqueles exames e pronto, as melhores notas dos exames sao sempre dos privados portanto
Primeiro ainda são propostas, nada está definido.
Depois a cena de serem 4vexames está errado, á cursos que só pedem 1 ou 2 exames.
Terceiro… Contar só as notas de exame fazia com que não se ligasse nenhuma a outras disciplinas.
Quarto, o exames tb tem desvios. Uma escola privada tem uma vigilância de exames suspeita. Os alunos das privadas deveriam fazer os exames nas escolas públicas próximas.
Suspeito é tentarem denegrir a imagem dos colégios privados que curiosamente é de onde provêm as melhores médias, as melhores notas em exames e posteriormente esses alunos apresentam as melhores notas nos cursos.
Nunca andei em nenhum colégio privado mas tenho dois filhos em colégio privado e a ideia que se tem é completamente falsa, o que muda no colégio privado é apenas o acompanhamento feito para o sucesso dos alunos que no público é inexistente, até pela política dos zero chumbos.
amigo, já deste a entender que andaste no privado, portanto, só estás a dar a conhecer aquilo que estão a dizer, tudo passa com nota por baixo da mesa…
estas completamente errado ahah, se fosse assim chegavam aos exames nacionais e chumbavam sempre
Mas isto já não era assim? Eu fiz 4 exames no meu secundário.
Não… estás a fazer confusão, exames de acesso ao superior apenas 2…
Dois estudos nacionais mostram que estudantes oriundos dos colégios têm pior desempenho do que os do público.
https ://www.jn.pt/nacional/alunos-que-saem-do-privado-reprovam-mais-na-universidade-9383892.html