Ensino Superior 2018: Colocações da 2ª fase já disponíveis online
Depois de terem sido anunciadas as colocações da primeira fase de acesso ao ensino superior, onde nem todos os candidatos foram colocados, foram agora lançados os resultados da segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público de 2018.
Os dados desta segunda fase revelam que nesta fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público de 2018 foram colocados 9452 estudantes: 4796 no ensino superior politécnico e 4656 no ensino universitário, tendo aumentado o número de estudantes na sua 1.ª opção (43%). Saiba já se foi colocado.
Segundo os dados disponibilizadas pelo Ministério da Educação, no conjunto da primeira e segunda fases já ingressaram no ensino superior público 46 070 novos estudantes. Na primeira fase do concurso nacional de acesso já tinham sido colocados 43.992 estudantes, dos quais se matricularam 38767 (88,1%).
A colocação de estudantes na 2.ª fase confirma as estimativas de ingresso no ensino superior público, que apontam para cerca de 73 mil novos estudantes em 2018/19, quando consideradas todas as vias de ingresso, incluindo cerca de 45.000 novos estudantes a ingressar por via do concurso nacional de acesso.
Na sequência das colocações da 2.ª fase, os dados revelam que as instituições de ensino superior fora de Lisboa e Porto aumentam o seu peso relativo no número de colocados, representando agora 54% do total de colocados (53% de peso relativo em 2017).
A segunda fase do Concurso Nacional de Acesso incluiu, pela primeira vez, a possibilidade de um contingente especial para candidatos com deficiência, o que permitiu que o número de estudantes a ingressar por esta via tenha aumentado 28% face ao ano anterior (231 estudantes colocados na 1.ª e 2.ª fase), tendo sido o número de estudantes colocados mais elevado de sempre
Os resultados da segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público estão já disponíveis na Internet. Para saber se foi colocado, aceda aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Alguém pode me explicar melhor como funciona o acesso a faculdade em Portugal?
Moro aqui há 10 anos mas entendo como funciona, meu filho está no 12 ano, no ano letivo que vem como entrar no ensino superior?