Encontrou um cartão de cidadão? É melhor entregá-lo à polícia…
Perder objetos e documentos é algo que é comum. Certamente que ninguém gosta de perder coisas, mas quando encontrámos coisas de outros o melhor mesmo é entregar a uma entidade policial. Saiba o que pode acontecer se ficar na posse de um cartão de cidadão.
Caso mantenha um cartão de cidadão na sua posse pode pagar uma coima...
Se encontrar o cartão de cidadão de outra pessoa, deve entregá-lo de imediato a uma entidade policial. Caso o mantenha em seu poder está perante uma contraordenação punível com coima entre 50 e 100 euros.
Refere a DECO que também no caso de mudar de residência, não alterar a morada no prazo de 30 dias pode valer uma coima de 50 a 100 euros. O melhor será, previamente, agendar a alteração de morada do cartão de cidadão, no caso de a mudança de morada ocorrer nos próximos tempos.
Já no caso do seu cartão de cidadão ter sido roubado ou destruído, também deve apresentar um pedido de cancelamento nos dez dias seguintes. Caso não o faça arrisca-se a uma coima entre 100 e 500 euros.
O Cartão de Cidadão é um documento de identificação pessoal emitido em Portugal. Contém informações sobre a identidade do titular, como o nome completo, o número de identificação civil, a data de nascimento e a fotografia do rosto.
Para obter o Cartão de Cidadão, é necessário dirigir-se a um balcão de atendimento do Instituto dos Registos e Notariado ou do Espaço Cidadão mais próximo, apresentar a documentação necessária e pagar uma taxa. O cartão é geralmente emitido em cerca de 5 dias úteis.
Portugal vai ter, a partir de meados deste ano, um novo cartão do cidadão com um novo desenho e ainda mais segurança. Uma das inovações do novo cartão será a inclusão de tecnologia contactless, deixando de ser necessária a utilização de um leitor de cartões. Podem saber mais aqui.
Este artigo tem mais de um ano
“Se encontrar o cartão de cidadão de outra pessoa, deve entregá-lo de imediato a uma entidade policial. Caso o mantenha em seu poder está perante uma contraordenação punível com coima entre 50 e 100 euros.”
Quem sabe se eu o tenho ha 2 min ha ha 3 semanas??
“Já no caso do seu cartão de cidadão ter sido roubado ou destruído, também deve apresentar um pedido de cancelamento nos dez dias seguintes. Caso não o faça arrisca-se a uma coima entre 100 e 500 euros.”
Quem sabe se foi perdido ou destruido ha 10 dias ou mais a tras???
“não alterar a morada no prazo de 30 dias pode valer uma coima de 50 a 100 euros.”
aqui sim eles conseguem ir buscar dados e levares com a multa.
Imaginem eu encontrar um cartão de cidadão de outra pessoa, e não tiver disponiblidade de ira o policia de imediato e deixo no banco do pendura.
No fim do dia, apos o trabalho vou ao supermercado, e a entrada esta la a policia, podem implicar porque em vez de ter ido entregar o CC ao posto da policia, ando com ele e foi ao supermercado, pumba podem espetar a multa de 50€.
O que acham que o cidadão da proxima vez fazia??
era directamete para o caixote do lixo mais perto, não vou pagar 50€.
Que raio de conversa.
Onde pára a cidadania?
Se querem incentivar a cidadania é com incentivos!!!
Não com multas…
Achas que alguém no seu perfeito juízo vai arriscar a uma multa, quando simplesmente pode olhar para o lado??? E nem querer sabe?
Depois admiram se que ninguém quer saber dos outros, é o estado que incentiva a essas actos.
É muito bonito, mas as coisas nem sempre são simples. Um familiar achou um CC entregou na PSP, depois disso foi um rol de problemas, foi chamado uma série de vezes para prestar declarações, tendo que faltar ao trabalho, tudo porque o CC tinha sido subtraído num assalto a uma pessoa, e o familiar ficou como sendo suspeito… Nunca mais ele entrega nenhum CC na polícia.
O seu familiar esquece-se que caso tenha problemas com a justiça, esse acto ficará registado e poderá nas mãos de um advogado ser usado como argumento para defender a sua idoneidade, o que poderá vir a ser importante num âmbito processual. O facto de agirmos correctamente implica sempre alguns pequenos incómodos, mas que é isso comparado com os benefícios individuais e sociais que podem daí advir? Provavelmente o seu familiar até pode ter contribuído para a condenação de um criminoso.
Só desgraças
Site do gov.pt
“Se mudou a sua residência habitual, deve alterar a morada do seu Cartão de Cidadão. Esta alteração tem de ser feita no prazo máximo de 60 dias e pode ser feita online ou ao balcão.”
Ai é?! Já o fiz quando encontrei um BI numa carteira com dinheiro, fui entregar à própria dona. Mas agora, como ninguém me paga o trabalho e a boa vontade pode ser considerada crime durante o trajeto, fica o CC à espera que o vento o leve à PSP.
A polícia municipal que trate disso, já que gostam de caminhar e andar a farejar que nem cães os veículos para encherem os bolsos dos autarcas!
Não é ressaibo, é a realidade!