PplWare Mobile

Semana de 4 dias é inviável para muitas empresas. Mas já há alternativa

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Neto


  1. Ricardo says:

    Há sempre um mas nestas notícias.

    • Oscar says:

      Pois claro que há e vai sempre haver, há profissões que isto dos 4 dias não tem qualquer viabilidade, é bom para quem está num escritório, se calhar quem trabalhe em manutenção já nem por isso.

      • Ifm says:

        Há fábricas a trabalhar 24/7
        Há centrais de serviços, como eletricidade, água, gás, etc também 24/7

        Concordo com uma coisa, 8h de trabalho por dia 5 dias por semana, não é rentável.
        Pior que isso é a implementação de 15 dias mensais 12h.

        O rendimento de um funcionário 8h já é o que é, fazer 35h semanais a turno de 12h. É o mesmo que estarem a fazer turnos de 35h semanais e trabalhar 5 dias
        É só um desperdício de recursos para a empresa.

        Como não podemos ter empresas a trabalhar 4dias por semana.
        Essas deviam optar por redução de horas diárias.

      • Zé Fonseca A. says:

        Estudasses, ninguém diz que é para todos, muito pelo contrário, será essencialmente para funções onde usas a massa cinzenta

        • Zé Fonseca Noob says:

          Oh tu, quando precisares de net em casa, ou ovos no frigorifico, ou o carro a funcionar, espero que com a tua masssa cizenta gigante não precises de ninguém para te ajudar.

        • Oscar says:

          Amigo, calado era um poeta, pois assumiu logo que não tenho estudos e partiu para o insulto, revela e bem que não usa massa cinzenta nessa cabeça…

          Pois tenho estudos superiores e ao contrario do que pensa não trabalho o tempo todo dentro de um escritório como muitos, tenho de andar nos locais de trabalho também já para não falar das responsabilidades que tenho, mas sabe lá você disso…

        • Ifm says:

          Sabe ao menos a minha formação, e o meu trabalho???

          Para você estar em casa a fazer o seu teletrabalho e limpar o frigorífico como um aspirador com pernas.

          Há Eng com mais massa cinzenta que a sua, a trabalhar no campo a por a estrutura do país a funcionar.

          As profissões mais importantes de uma sociedade são aquelas que tem de trabalhar 24/7.

          Desde médicos, enfermeiros, todo o SNS, há justiça como polícias, a estrutura onde a nossa sociedade assenta.

          O teu trabalho aposto sem saber que é muito menos preciso que de um médico, e que a tua massa cinzenta é inferior.
          Aliás a tua massa é inferior a do homem do lixo.
          Só pelo teu comentário

          • José says:

            Nos trabalhos, não profissões. que exigem 24/07 há (deve haver) turnos de trabalho! Não se pode exigir a ninguém – sem consequências graves para a saúde, – que faça profissão num trabalho que exija estar continuamente pronto 24/07. Partindo deste prossuposto, quem trabalha nesse sector pode muito bem apenas trabalhar 4 dias por semana, pois irá descansar mais e estar mais atento, com outra vantagem, irá dar espaço a mais alguns postos de trabalho. Isso sim, é o ideal para todos, trabalhar e descansar para poder viver a sua vida, que também faz parte importante da nossa existência! Ninguém é cavalo de corrida. Trabalhei durante anos das 8.30H às 23/24H por dia, e, paguei cara a “brincadeira” – era jovem e cheio de “genica” – e agora? Quem paga a má qualidade de vida que tenho? Vários esgotamentos com que deram problemas de saúde parta o resto da vida, e a somar a isso, tendo corrido o risco de ficar cego? Mais valia ter ganho menos e dedicar mais à família e a passear! Pois morremos fica cá tudo, 10 anos depois de “partimos” já poucos sabem que andamos por cá, 100 anos nem desconfiam! Quantos conhecem o nome dos seus bisavós? Há coisas mais importantes na vida do que trabalhar. Não fomos feitos para tanto, nem para tanta exigência estúpida em que vivemos actualmente!

  2. rui says:

    “Semana de 4 dias” é apenas uma maneira de promover pessoas preguiçosas.

  3. Marko says:

    Quando chegar a Portugal, se chegar já estamos todos a descansar em paz não se preocupem!

  4. Jorge says:

    Semana de 4 dias e 6 horas diarias com 1 h de almoco, e assim la fora e em Portugal também devia ser

  5. SANDOKAN 1513 says:

    Por favor, deixem-se de delírios mentais. Por este pensar qualquer dia nem se trabalha e ainda se ganha o ordenado. Isto são delírios de utopias.

    • PTO says:

      O que interessa é o nível de produtividade e não o tempo de trabalho.

    • João says:

      Claro,nao podia faltar o o sandokan anti tele trabalho. Deves ser empresário. Se achas que os empregados trabalham pouco e ganha muito, feche a empresa e procure um emprego.

      • PP says:

        Se não houver investidores, ninguém trabalha. Faça lá 55 a 60 horas semanais presenciais como nos estados unidos, e vamos ver se não prosperamos mais que eles? Já pensou nisso? Ou somos só bons no “comes e bebes”? Vá lá…

        • João says:

          Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? Vai lá nos Estados Unidos e precise ficar 1 dia no hospital para o sr sentir como é.

          • PP says:

            É tudo privado. Chamar uma ambulância custa $2500. Mas se estiveres a ganhar $3000 por semana, é assim tão mau? E com um seguro de saúde fica bem mais barato

      • cenas says:

        Cheira-me a ex-trabalhador reformado com a mentalidade de “pimenta no cu dos outros para mim é regresco” ou “se eu penei toda a gente tem de penar”.

        • PP says:

          E qual é o mal disso? Eu penei para os outros andarem à boa vida? Onde está a justiça disso? Nem aos meus deixo que aconteça isso, têm de dar no duro! Têm de sofrer. Se não for sofrido nada é merecido! Isso é que é o verdadeiro trabalho honesto, o que dá alegria e alento de ter sido conquistado com o nosso suor e sangue.

  6. Nasp says:

    Isto nunca é uma coisa que se possa aplicar em tudo, será sempre para uma minoria. Mas claro eu gosto da ideia só que não acredito em nada disso.

    Então por exemplo um tipo passa os dias a pensar como pode rentabilizar a coisa ainda mais na industrialização porque a economia assim o exige e depois vêm estas ideias de tirar mais um dia. Percebo que nunca iremos fazer o trabalho de 5 dias em 4…. porque se assim fosse usariamos esse 5 dia para render ainda mais 😉

  7. PTO says:

    Eu trabalho 7,5 horas por dia durante 5 dias.

  8. urahara_kisuke says:

    Quando vemos grande a maíoria das empresas a obrigar os colaboradores a voltarem ao escritório x dias por semana, desacreditando totalmente o modelo “full-remote”, dificilmente uma semana com 4 dias de tralalho será implmentada.
    Se a mentalidade não mudou quanto ao modelo de trabalho, jámais irá mudar quanto ao número de dias de trabalho.

  9. Sigsegv says:

    Tenho a certeza q o PS irá implementar essa solução na Fpublica. Os serviços já funcionam todos tão bem mas ainda vão funcionar melhor….

    • Bruno Galvão says:

      E os comentários aos funcionários públicos que não aparecessem por aqui.
      Os funcionários públicos que não fazem atendimento ao público raramente fazem as 35 horas, muitos fazem +45 horas semanais a receber uma miséria.

      • PP says:

        Não é o que vemos. Antes pelo contrário, só vejo é uma cultura nos funcionários públicos de fazer pouco e reivindicar direitos que muitos no privado nem sonham ser possível.
        Eu até sou apologista da privatização de todos os serviços, tal como acontece nos EUA. Faria muito mais sentido do que o sistema implementado, e pouparia milhares aos contribuintes.

  10. EEQTR911 says:

    Na função pública são semanas de 0 dias. Não fazem nadinha no posto de trabalho.

    • PP says:

      Por essas e por outras é que eu despedia todos massa e privatizava os serviços públicos, como acontece nos EUA. Fazia-se o triplo com uma centésima parte dos custos actuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.