Elon Musk obrigado a abandonar presidência do conselho de administração da Tesla
As comunicações de Elon Musk no Twitter sempre foram de cariz intempestuoso e, aparentemente, pouco refletidas. O homem forte da Tesla recorre a esta rede social para apresentar novidade e para desabafar, levando a que por vezes diga coisas que não deve dizer.
Foram precisamente as suas publicações no Twitter, sobre a sua ideia de retirar a Tesla da bolsa, que levaram agora a que tivesse de abandonar presidência do conselho de administração da Tesla.
Esta novidade resulta de um acordo que Elon Musk e a Tesla estabeleceram com a SEC, a Securities Exchange Comission, e tem como base uma investigação que foi conduzida, onde procuravam provar que o dono da Tesla tinha cometido fraude ao anunciar que queria retirar a Tesla da bolsa e comprar todas as ações da empresa, tendo já investidores prontos para o apoiar.
Como resultado destas publicações, as ações da Tesla subiram 11% em bolsa, o que levou a entidade reguladora norte-americana a investigar o caso. Em causa estava a ideia de que a intenção de Elon Musk era meramente especulativa.
Desde o início deste caso que a SEC pedia como pena que Elon Musk abandonasse o cargo de presidente do conselho de administração da Tesla, algo que agora foi conseguido. De acordo com a informação existente, Elon Musk tem 5 dias para abandonar o cargo.
No entanto, Elon Musk poderá retomar este cargo dentro de 3 anos e conseguiu manter-se como o CEO da Tesla. Para além deste castigo, Elon Musk e a Tesla estão obrigados a pagar uma multa de 20 milhões de dólares cada um.
Curiosamente, e como uma das partes do acordo, Elon Musk terá aceitado que nunca poderá admitir ou negar que terá cometido fraude, o que na prática representa que nunca poderá publicamente declarar que não fez nada de errado.
Termina assim um caso que se tinha iniciado em agosto, pouco tempo depois das publicações feitas por Elon Musk e que acabaram por não ter qualquer andamento, tendo a empresa mantido a sua posição em bolsa.
Este artigo tem mais de um ano
ele é um farsante que se aproveita dos outros pra subir como todo rico
Pessoas inteligentes falarão da Tesla…aziados falarão do Musk.
É….Como se este senhor (o Musk) fosse uma pessoa muito honesta. É um artista do espectáculo de “Roube o próximo sem que ninguém dê conta”.
Pior é vires fazer um comentário deste tipo no artigo desta notícia…lol
Cala boca comunista
Seu nome faz jus à sua pessoa.
Quem te dera a ti ter 1/1000 da inteligência que ele tem.
O que lhe aplicaram não foi mais que um puxão de orelhas.
A empresa levou com um choque em bolsa, mas vai continuar a sobreviver à custa de subsídios estatais e especuladores.
Bingo.
Eu aconselharia o tipo, a parar de se dispersar por multiplos sectores e a concentrar-se em resolver primeiro, os problemas da linha de produção do Model 3, que é aquele que pode tirar a Tesla de problemas, e deixar o resto para depois. O Tesla pode ser revolucionário, mas as outras marcas não andam a dormir, e os outros fabricantes ainda vendem carros a gasóleo e gasolina, logo fazem negócios, e por aí, entra dinheiro. Ele depende só de carros electricos, e se não os produz… não tem vendas. E sem vendas …
Quem dera a ele que o maior problema da Tesla é a linha de produção do Model 3. Esse é o menor dos problemas dele, quase mesmo insignificante.
Caro “Informático Amador” uma pequena opinião minha: 1. Uma coisa é Musk outra é a Tesla.. até ele tem dificuldade em perceber isso…; 2. Os conselhos de que falas são para a Tesla, e concordo; 3. O Tesla não é revolucionário, carros elétricos existem à muito tempo. Em 1900 havia táxis elétricos em Nova York… apenas voltou a pegar na ideia e embelezou-a ao modo Apple; 4. A industria automóvel não se limita ao modo de propulsão, existe toda uma outra complexidade, e a Tesla como muitos outros construtores levam o seu tempo a passar por esse amadurecimento; 5. Ele (Musk) não depende só de carros elétricos, ele é sócio do Paypal de onde devem vir a maioria dos rendimentos. Quem precisa de vender carros elétricos é a Tesla. Cumprimentos
Carros elétricos existem à muito tempo mas não com a autonomia que a tesla apresentou, aqui a revolução não foram nos carros elétricos mas sim na autonomia.
O problema da tesla foi a promessa que ele (Musk) fez em tempos de entrega de carros, que foi muito irrealista e sem pensar que acontecem contratempos!
Os carros estão a sair a toda a velocidade da fabrica, a linha de montagem que foi quase foi construída de raiz e sem conhecimentos para tal para mass production. Esta marca está a lançar-se aos lobos sendo um carneirinho ainda, mas deixem a infraestrutura crescer e amadurecer que tem aqui muito pano para mangas.
Concordo totalmente Wave, as pessoas deviam conhecer o processo deles. Enquanto um novo carro de qualquer marca custa cerca de 1000 milhões de dólares no desenvolvimento e saída de primeira viatura de linha a Tesla conseguiu isso com 1/10 desse orçamento.
100 Milhões dólares (peço desculpa)
E não é só isso, qualquer linha de produção de carros a combustão já teve problemas a dada altura, a vantagem deles é que eram apenas mais uma marca (na altura), e não faziam grande impacto nas vendas automóveis. Nessa altura existiam poucos automoveis tambem. Neste momento essas marcas aprenderam com os erros do passado e não acontecem tantas vezes. A tesla pelo contrário e embora não seja uma empresa tão assim recente, ainda está a aprender como fazer produção em massa. Outro aspeto complicado é esta empresa estar na ribalta e qualquer parafuso que caia ao chão é quase um terramoto. As pessoas não sabem, nem querem saber o que se passa noutras empresas, não se fala em linhas de produção das outras marcas, não se fala em marcas pequenas com boas ideias, não não, aqui o importante é criticar esta marca (e o Musk em particular) por ser “pioneira” na autonomia, na desridicularização do elétrico, nas linhas “não feias” associadas a quase todo o elétrico pré model S.
O @Rui Afonço refere o ponto 4 e não podia deixar de concordar, mas estando na ribalta é complicado.
Caro Rui e Caro Informático Amador,
Aconselho vivamente que leiam claramente o que a Tesla faz e o que o Elon Musk faz.
O que o Elon Musk fez e faz e ter uma visão clara do que pretende de um produto e isso tanto acontece na Tesla, como na SpaceX, como na PayPal, com a OpenAI, como muitos outros projetos que ele visionou e pós em marcha. Podem dizer o que disserem dele, mas ele mudou o mundo em algumas áreas e muito à custa da sua perspicaz visão do mundo.
Quanto à Tesla, como tão insignificante que é para os outros construtores e a nível tecnológico também, apenas tem contratos com a Daimler para desenvolvimento de sistemas de potência e controlo de armazenamento de energia.
A Tesla fez com que todos os outros fabricantes se vissem obrigados a desenvolver os automóveis eléctricos, e senão foi pioneira então o que foi? Cópia? Sistemas de potência, baterias, softwares de controlo, etc, tudo desenvolvido por eles, o conceito deles é não depender de nenhum fabricante de componentes e controlo total da linha de produção. Têm problemas de linha, têm, contudo eles são uma empresa jovem (20 e poucos anos) que mudaram paradigmas do mundo.
Cópia sim é as outras marcas andarem a desmontar Teslas e ver como são feitos. E, apesar disso tudo, a Tesla ainda fez melhor, disponibilizou todos os softwares e códigos fonte dos seus veículos. Se possível digam uma marca que o tenha feito além deles.
E caso não se tenham apercebido, a jogada foi de mestre, ele consegui um acordo inédito, conseguiu ainda que a Tesla aumenta-se 11% num único dia em bolsa sem sequer haver um novo produto, acreditem que a jogada foi pensada, ele (Elon) não faz acasos, leiam um pouco sobre ele e vejam a forma peculiar como ele faz as coisas. Desde o início do século XX que não era criada nenhuma empresa com sucesso de carros de produção em série, devem dar mérito à empresa e acima de tudo reconhecer-lhes coragem para enfrentar a industria automóvel.
Quanto a prejuízos, têm tido enormes prejuízos, contudo eles gastam milhares/milhões de dólares em desenvolvimentos e novos processos, assim como empresas como a Farfetch, que têm prejuízos mas aposta na mudança de paradigmas dos mercados.
Tudo o que dizes faz sentido. Mas é de manter atrás da orelha que não é à toa que uma empresa que surge do nada consgue apoios, acordos e contratos com as forças governamentais assim do pé para a mão.
Isto não é só Musk a mexer no tacho.
Claro que não, nem podia ser. Muita gente vê aquilo que poderá ser o próximo meio de propulsão, nomeadamente “gajos do petroleo”. Esses têm uma influência terrivel no senado
Espero que o Musk vá para a prisão apanhar muitos sabonetes.
Ou a Tesla entra nos eixos ou vai por água abaixo. Há muita gente com dinheiro investido na empresa, uma empresa que até ao momento só deu prejuízos, seria bom que ganhassem juízo e começassem a trabalhar.
Os USA deviam aprender com os exemplos Portugueses os Accionistas são roubados,enganados lixados e está-se bem.
“No entanto, Elon Musk poderá retomar este cargo dentro de 3 anos e conseguiu manter-se como o CEO da Tesla”
Esta frase da ideia que é um castigo provisório e que se ele quiser pode voltar daqui a 3 anos. A ideia desta proibição exatamente o oposto. Ele foi colocado fora da presidência da admiração e nada pode fazer para reverter durante estes 3 anos. Ao fim desse tempo pode tentar conquistar o lugar, mas é preciso que o conselho de administração queira. É se grande parte já o queria fora…
Claro que o mundo da muitas voltas, mas nada depende dele neste momento.
Mas tem todos os outros projectos a qual agora se pode dedicar.
Pessoalmente acho que a Tesla não tem futuro, mas as suas outras empresas sim
Amanhã às primeiras horas o que se vai ouvir na parede será vende, vende, vende. Todos vão querer vender os papeizinhos da Tesla, mais vale perder algum que perder todo.
Infelizmente so falta deixar de ser CEO. A empresa precisa de alguém mais maturo. Este labrego de trate de emigrar para a Lua ou Marte.