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Deveria a Apple ou a Google considerar a compra da Tesla?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Gabriel Rodrigues says:

    Não me parece que o Musk queira trabalhar com a Apple (ou vender à Apple) se existir outra opção. A Google já tem participação na SpaceX e é um grande aliado dele.

  2. Nuno José Almeida says:

    “Tesla aos seus dias de glória passa pela privatização da empresa”
    Tornar uma empresa “private” não é privatiza-la é fechar o capital ao público. Não existe termo em português. Privada já a empresa é ao não ser pública. Os termos correctos de tradução livre minha são:
    Public – Capital aberto
    Private – Capital fechado
    Government – Pública

  3. tim says:

    obvio que NAO. é só prejuizo.
    as marcas europeis vao comer a tesla viva.

  4. Carlos Pereira says:

    É so as marcas alemas e francesas comecarem a investir em carros eletricos que a Tesla e as americanas vao todas de carrinho…..ninguem faz melhor carros nem tem melhor tecnologia que a Europa! Por isso os americanos passam a vida a enviar refugiados para ca causando disturbios nos seus paises na tentativa de enfraquecer a Europa! Mas lixaram-se que a primeira central de energia de fusao do mundo será no sul de franca logo europeia!!

  5. merc says:

    “É mais que sabido que o negócio principal de países como a Arábia Saudita é o petróleo, uma fonte de energia que a Tesla dispensa.”

    Curiosamente são os paises arabes dos que mais investem em energia renovavel

    • Celso says:

      Não, nao é!
      Antes de mais, mete as fontes do qual escreves essas informações.

      Aqui tens uma lista REAL dos paises:
      https://www.weforum.org/agenda/2018/02/countries-behind-global-renewable-energy-growth/

      Não estou a dizer que não investem em renovável mas dizeres que são os que mais o fazem, é pura mentira!

      • Dc says:

        Mas também é verdade que o maior projeto de energia solar do mundo vai nascer na Arábia Saudita

        • Celso says:

          Fontes, meus amigos…. Fontes. Onde leste isso?
          Isso a mim não me diz nada.
          Se não as metes, é como se nada dissesses….

          • Carlos1 says:

            Celso mas a tua fonte também está a fazer futurologia , o ano 2022 ainda está muito longe e muita tinta vai correr até lá, mas é óbvio que a China e Índia precisam de energia limpa , é que os níveis actuais de poluição destes 2 Países são gigantescas e a qualidade do ar começa a não ser respirável, quanto aos USA não acredito , enquanto estiver lá este presidente não me cheira, os Lobbys que o apoiaram e apoiam são mais os das energias fosseis , como o carvão .

      • merc says:

        eu compreendo … es jovem inconsciente … nao deves ter muito que fazer … a tua ideia do mundo resume-se a internet e as “fontes” e tens uma capacidade de analise muito reduzida. Como pareces ser uma boa pessoa apesar de tudo eu explico a minha ideia … mas so se prometeres que vais tentar deixar de ser um hater …
        o que quis dizer foi que apesar de serem paises com economias baseadas no petroleo, preparam desde ha muito tempo o fim da era do petroleo. usam os recursos economicos do petroleo para garantir futuro energetico de amanha. Nao sao como outros paises que pura e simplesmente pensam que o petroleo dura para sempre e nao pensam no dia da amanha. Quanto as tuas fontes, nao pensem so com um neuronio. tenta fazer a tua analise. concordas ?

    • Je says:

      Para os controlar (retardar) em favor do petroleo.

  6. Rui says:

    A Tesla fez tudo ao contrário.
    Tem um líder que é sem dúvida carismático e com visão, mas….. criou uma ideia (Tesla X, S…….), o que deveria fazer era escolher uma marca de qualidade de construção garantida, com fábricas espalhadas pelo mundo inteiro e que já produz carros à décadas ou mesmo à mais de 100 anos!
    Porque se o Musk fosse um bocado mais inteligente, negociava com várias marcas qual o melhor negócio, porque na altura o sector automóvel passava pelas ruas da amargura e tinham excesso de capacidade instalada (precisamente o que o Musk precisava).
    Mas não, sem perceber patavina do sector, quis criar do zero uma linha de montagem e esperava ele que essa linha de montagem ganhasse em qualidade e quantidade o que fazem marcas como a BMW, Mercedes, Toyota, Ford……..
    O resultado está à vista, cada carro vendido trás um prejuízo de 11.000 euros!!!!! http://www.aquelamaquina.pt/noticias/actualidade/detalhe/nao-vai-acreditar-quanto-a-ferrari-ganha-com-cada-carro-vendido.html
    Com os péssimos resultados financeiros apresentados pela Tesla, não sei se há mais milionários interessados em derreter dinheiro como os que já lá estão enterrados em dívidas!
    A título de exemplo, se eu criar um computador espectacular, não vou eu criar uma linha de montagem nova para o fazer……. escolho uma empresa que tenha essa linha de montagem subaproveitada!
    Até a toda poderosa Apple faz isso, deixa para os outros aquilo que fazem melhor que ela (processadores, memória, etc…..)
    É tudo uma questão de bom senso!
    Tenho a certeza de que mesmo agora, se fizesse uma proposta à VW, esta aceitava sem pestanejar produzir Teslas muito mais baratos!!!!! Até a Autoeuropa agradecia esse aumento de produção.

    • Marco Bolino says:

      É uma treta esse estudo onde diz que a Tesla perde 11 mil euros por cada carro vendido. Ainda há pouco foi apresentado uma analise exaustiva ao Model 3 por a empresa com maior reputação do mundo a Munro onde diz que é o mais lucrativo modelo de todos os eléctricos produzidos. https://www.youtube.com/watch?v=pAS-yjWj9DY

    • pedro F says:

      rui não me levas a mal mas acho a tua analise completamente ao lado do que se passa na TESLA.

      Primeiro: Ele não está a procura de se ligar a uma marca de automóveis ( ele quer redefinir as coisas e não é se juntando a uma delas que isso irá acontecer.

      Segundo: Já percebi que não estás por dentro do que é uma empresa, investidores e resultados. Não faz mal porque ninguém nasce ensinado ou tem de saber acerca de tudo. Lá por perder 11 mil euros por carro vendido ou por exemplo apresentar resultados negativos signifique que não seja atractiva para os investidores. dou 2 exemplos: Bugattu Veyron perdia 2 milhões de euros por cada carro vendido (rumores dizem que eram mais) e a VW continuou com a marca e tens exemplo da UBER que perde 1 Bilhião ano e ainda tem muitos investidores a querer entrar.

      • Sérgio J says:

        Cultura start up. Procura do El dorado
        A VW não procura so, dinheiro, procura estatuto

      • Rui says:

        Pedro F, por saber Gestão é que afirmo o que escrevi em cima. Não tem nada a ver a VW, como um dos maiores fabricantes mundiais (estava em 2º nas vendas de Janeiro a Junho deste ano com 5,5 milhões de carros), pode dar-se ao luxo de perder dinheiro num carro. Vou mais longe, engoliu o prejuízo de 20 mil milhões de euros com o caso dieselgate e mesmo assim dá lucro!!!!!
        A Tesla não produz nenhum carro a ganhar dinheiro.
        E o desespero de Musk (confessado por ele próprio, quando refere que é o seu pior ano), é que está a ser esmagado pelas críticas dos investidores e casas de investimento, por esse motivo é que ele quer tirar a empresa da bolsa (e poder tomar as rédeas da empresa sem prestar “contas” a mais ninguém).
        No entanto o falhanço dele é que não há dinheiro para tirar a Tesla da bolsa.
        Se queres saber um bocado mais sobre dumping, que é o que a Tesla está a fazer neste momento (vender a baixo do preço de custo): https://pt.wikipedia.org/wiki/Dumping
        O problema é que ele está a fazer isso com o dinheiro dos outros.
        O ego de Musk e a Tesla não combinam bem, ou separam-se e salvam-se ou afundam-se os 2!
        Vamos ver os próximos episódios.
        Já que sabes tanto de gestão, uma dica (break-even point)……..
        Imagina a aumento estratosferico das vendas para deixar de ter estas perdas ou o aumento brutal do preço dos Tesla (que já não são nada baratos).

        • Daniel says:

          Musk está a ser criticado por uma minoria insignificante dos acionistas (chamar de “investidores” a short-sellers” é um pouco ignorância, no mínimo… eu chamo pelo que são: parasitas que não contribuem com valor algum, antes pelo contrário destroem valor). E isso sim cansa, ter constantemente o sensacionalismo dos media a dar importância a acionistas que representam menos de 0.01% a dizerem que “os acionistas querem tirar Musk da administração”. Ainda a assembleia acionista não tinha esfriado com a proposta que haviam aprovado por maioria absoluta (de dar o maior prémio caso Musk conseguisse levar a bom porto a Tesla, com projecto a vários anos) e já essa minoria que nem a 1% do capital chega estava a conseguir “falar mais alto” do que a maioria que aprovou o plano… é esse o motivo pelo qual Musk pretende fechar o capital da Tesla, “matar” a parasitagem dos short-sellers e a parasitagem dos fundos de investimento com pequena exposição ao capital da Tesla que procuram capitalização rápida mas de pouca dura (para somente venderem a posição que têm, em alta, não tendo o mínimo interesse num plano estratégico para a empresa).

          Para quem diz saber de gestão pareces saber muito pouco…

        • Nuno says:

          Tanta Raiva por uma marca… tanta raiva por uma pessoa…
          Basta falar em Tesla, e ai vem um(vários) comentario cheio de raiva.
          “o que deveria fazer era…” serio? não pode ser “Se fosse eu faria…”
          “se o Musk fosse um bocado mais inteligente” Não sei qual é nivel de QI do Elon, assumo que o teu seja extremamente alto, ou pelo menos acima do QI do Elon.
          Resultados Financeiros são negativos e extremamente altos. Mesmo assim houve arabes a comprarem 2.000 milhoes de dolares em ações(benificiencia?)
          “se fizesse uma proposta à VW, esta aceitava sem pestanejar produzir Teslas muito mais baratos” oi?
          Relativamente a VW, já percebi que “engraças” com a marca.
          Ao que parece avalias a qualidade de um carro pela “estabilidade” financeira de uma empresa. A VW é gerida para ter lucro. Fazem carros banais, com qualidade mediana, preços altos. As pessoas gostam muito, compra muito, optimo para todos. A tesla tenta fazer os carros mais evoluidos tecnologicamente avançados do mercado e consegue. Claro, com o custo dos maus resultados financeiros. Se o Elon Musk tentasse ser apenas mais uma VW, não podia fazer carros tão bons, até podia ter resultados bons e a tesla era apenas mais uma marcazinha que iria ser comprada por uma gigante. Felizmente ele é estupido e pouco inteligente e conseguiu enganar muitos investidores. Desta forma temos os carros com melhor performance electricos, com mais autonomia, com features de condução autonoma acima da media entre muitas outras features tecnologicamente, anos À frente das restantes marcas. Só desta forma conseguiu abanar o mercado e por os restantes a tentar imitar.

        • Nuno says:

          Dumping… diz que é vender em paises diferentes em preços mais baixos para ganhar mercado….
          Telsa vende ao mesmo preço em todos os paises…
          Dumping é utilizado o termo, quando uma loja vende a preços mais baixos que o preço de venda do fornecedor…
          Aqui estamos a falar do fornecedor… ninguem sabe quanto custa realmente o carro…
          Mas o custo é relativo… custo das peças até pode ser quase fixo, mas os restantes custos são diluidas pelo numero de vendas.
          https://www.motor24.pt/sites/turbo/top-dos-carros-que-deram-prejuizo-as-marcas/
          Será que a Audi ao vender o A2 estava a fazer dumping? ou simplesmente não conseguiram fazer o numero de vendas necessárias para dar lucro?
          Se uma padaria vender 10 pães por dia a 1€ cada, está a fazer dumping?
          Break-even? não é para acontecer… à parte disso… forum de tecnologia. Discutir tecnologia. Num forum de tecnologia, mas só discutir a componente de gestão da empresa???
          preço brutal? são pouco mais caros que os mais parecidos(bmw i3, jaguar i-pace), mas são muito melhores…. por isso….uma VW se não faz um Golf com bateria de 60-70 ou 100KWh, e com 400-600cv, porque depois tinha de vender a mais de 250k€…. agora custa 40k€(a partir de) com bateria de 35KWh e potencia de 136cv. Menos eficiente em tudo….pouca autonomia, pouca potencia, pouca inovação, muito caro…

          • Rui says:

            Ó Nuno? Tu partes-me todo quando dizes que a VW faz carros banais!!!!!
            Não falei o nome VW por acaso, sabes que marcas comercializa a VW? Eu ajudo-te:
            – Audi (marca banal?);
            – Bentley (marca banal?);
            – Bugatti (marca banal só se for para milionários);
            – Lamborghini (também é banal?);
            – MAN (pesados);
            – Porsche (também é banal);
            – Scania (pesados);
            – Seat (esta até podes considerar banal);
            – Skoda (também podes considerar banal);
            – Volkswagen (esta também dou de desbarato pela banalidade).
            Vais dizer-me agora que os Tesla são melhores que os Bugatti, Bentley, Porsche……..
            Tanta banalidade!

          • Rui says:

            Já agora, sabes por exemplo como é que a VW (nunca tive nenhum carro do grupo), produz os carros nas suas fábricas? Lança um concurso entre as mais de 60 fábricas do grupo espalhadas pelo mundo, a que oferecer melhores condições para a empresa mãe, ganha o concurso!

      • Henrique says:

        Penso que querias dizer 1 milhar de milhão (1*10^9) em vez de 1 bilião (1*10^12)

    • TugAzeiteiro says:

      Tanta disparate junto… infelizmente é assim que o povinho menos instruído pensa… assim não vamos longe!

    • Paulo says:

      Tanta burrice junta até assusta…

    • Joao says:

      Viva
      Estive a ler o livro da biografia do Elon Musk, segundo o livro a Tesla não criou uma linha de montagem de raiz, mas comprou a preço de saldo uma fabrica com linha de montagem que se encontrava em falência (que salvo erro era duma parceria entre a Toyota e outra que não me lembro (GM?)). Acabaram por salvar cerca de 5000 mil postos de trabalho. O que a Tesla fez de raiz foi todo o desenvolvimento inicial dos prototipos.

  7. Me says:

    Para os que dizem mal do carro… Deviam coduzi-lo antes de criticar… Tenho um 3 RWD LR e é absolutamente fabuloso…

  8. mojorisin says:

    bem, se a apple comprasse a tesla, rapidamente tínhamos testas mais caros que bugatti 🙂

  9. NunoR says:

    Para uma empresa considerar adquirir uma participação maioritária, ou pelo menos significativa, de outra empresa, tem apenas, e inicialmente, de considerar apenas 2 factores: 1-Pode fazê-lo?; 2-É um investimento interessante? A resposta a 1 é claramente positiva para a Apple ou a Google. A resposta a 2 está longe de ser óbvia, e segundo todos os indicadores não parace ser um investimento atractivo, independentemente da “qualidade” do produto.

  10. Diogo says:

    a apple nao tem dinheiro para isso…

  11. Heldr says:

    A Apple agora é que vai querer essa sucata? AHHAHAHAHAHAHHS

  12. helder says:

    A Tesla e o carros elétricos não tem futuro.
    É tudo muito romântico…
    O futuro são os hybridos, sem duvida nenhuma.
    Os 100% elétricos vão ser sempre um nicho de mercado.
    O problema de carregamento das baterias e os km reais que se conseguem fazer com as mesmas vão ser sempre um grande entrave para as massas.
    Tenho a certeza absoluta que se a Tesla criar um verdadeiro carro hybrido, começa a ameaçar a indústria.

  13. censo says:

    O ‘eletrico’ é uma fantasia. Não há futuro para a tecnologia. Não é praticável. “andar a ligar o carro à ficha” ?? MAs tá tudo maluco ? E quando o mercado for “massificado” como nos querem fazer crer, como será ? Fica tudo na fila para ligar o carro à ficha ? Ou criam-se kilómetros de tomadas pelas estradas ? Tá tudo doido. Fantasia pura e dura ! Há alternativas muito melhores, como o hidrogénio.

    • Pedro Correia says:

      Carros movidos a Hidrogenio também são eléctricos, só que não utilizam baterias para armazenar toda a energia, apenas umas baterias muito pequenas, semelhantes às dos Híbridos normais para criar uma pequena reserva entre o conversor Hidrogenio->Electricidade e os motores, para momentos de pico de consumo.

  14. Pedro Correia says:

    Mas de resto concordo com toda a restante opinião.

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