Elétricos chineses levam as marcas de VE a criar carros mais baratos
A tendência atual é a migração para os automóveis movidos a eletricidade (VE), mas um dos obstáculos desta transição são os preços ainda elevados de vários modelos. No entanto, o receio do domínio do mercado por parte dos carros elétricos chineses está a levar as fabricantes a pensar em elétricos a preços mais baratos.
Medo dos elétricos chineses promove o fabrico de VE mais baratos
Embora a maior parte dos automóveis que circulem nas estradas ainda sejam os tradicionais a combustão, aos poucos os elétricos estão a ganhar terreno. Mas o preço elevado ainda continua a ser uma desvantagem que afasta a compra por um maior número de condutores. Contudo, tal cenário poderá reverter num futuro próximo.
Neste sentido, de acordo com a Reuters, o aumento dos veículos elétricos chineses mais baratos está a aumentar a pressão sobre as montadoras para o desenvolvimento e produção de VE a preços também mais acessíveis. Isto porque estas marcas já começaram a recorrer a vários fornecedores, desde as fabricantes de materiais para baterias até às fabricantes de chips, como forma de conseguirem reduzir os custos inerentes ao desenvolvimento de carros elétricos, tornando-os então mais baratos.
Segundo Andy Palmer, presidente da startup britânica Brill Power, empresa que criou hardware e software para promover a gestão e desempenho do sistema de baterias dos carros elétricos, "agora, as montadoras estão apenas a recorrer aos veículos acessíveis, e sabem que precisam fazê-lo ou vão perder para as fabricantes chinesas".
O executivo, que já foi CEO da Aston Martin, disse ainda que os produtos da Brill Power poderiam aumentar o alcance dos veículos elétricos em 60% e permitir ainda a inclusão de baterias menores. Estas mudanças podem então ser fundamentais, uma vez que a bateria é atualmente o componente mais caro de um elétrico.
A Reuters indica algumas mudanças já feitas por algumas marcas, como a Renault que em novembro disse ter planos para reduzir os custos dos seus elétricos em 40% e a Stellantis que está a construir uma fábrica europeia com a chinesa CATL para conseguir baterias LFP mais baratas.
Várias marcas já começaram a lançar modelos até 30.000 euros e recentemente o CEO da Volkswagen disse acreditar que haverá carros elétricos de 20.000 até à segunda metade da década.
Ainda bem.
Até porque não são apenas (muito) mais baratos, têm também muita qualidade!
A sério? Já esteve dentro de um ou conduziu um?
E as baterias dos chineses? Será que são boas?
A Tesla acha que sim tendo em conta que muitos dos seus veículos usam baterias da BYD.
Eu já estive dentro de um BYD, bem como o conduzi. E devo de dizer que fiquei impressionado. Eu estava à espera de um veículo com vários problemas de controlo de qualidade. E no entanto encontrei um veículo com uma qualidade respeitável e que em muitos dos casos ultrapassa as marcas ocidentais, principalmente as mais económicas.
Boa chinos, toca a baixar.
Já tinha que vir aqui comentar. Vendedor de EVs
Lamento, mas não sou vendedor, se fosse estava a desejar que eles não viessem para cá, ou nem a isso chega ?
Mania da perseguição dá no ridículo.
Ainda é preciso trabalhar mais, mas haja concorrência.
Andamos todos contentes com telemóveis feitos na China e agora temos pudor aos carros chineses? Vergonha devia ter a Volkswagen que diz que não é competitiva por culpa própria. Agora que os gigantes começam a ter concorrência dão ao chinelo. Porque se assim não fosse…
“https://www.noticiasaominuto.com/auto/2229676/preco-medio-de-um-carro-comprado-em-portugal-e-de-16110-euros”
“…Stellantis que está a construir uma fábrica europeia com a chinesa CATL para conseguir baterias LFP mais baratas. …”
O que a Stellantis vai fazer ou já fez, é vender carros chineses com o logotipo da Citroen, grande avanço. lool
Mais vale, está visto que os europeus são os únicos que não pescam um chavo de carros.
Chama a isto carros?! Tem que rever conceitos!
Já viu algum na vida ?