Eleições Presidenciais 2021: Envie uma SMS para saber onde vai votar
É já amanha (24/01) que todos os portugueses com mais de 18 anos podem exercer o direito de voto. Com o fim do Cartão de Eleitor, que levou ao fim do número de eleitor e também em plena pandemia, surgem as dúvidas em que local irá votar.
Saiba já onde irá votar. Na secção de voto, tenha o seu número de cartão de cidadão e não se esqueça de levar uma caneta!
Eleições Presidenciais são já amanhã! Veja as recomendações...
Para saber onde votar basta que aceda a https://www.recenseamento.mai.gov.pt/ e introduza os dados solicitados.
O resultado será idêntico ao apresentado na imagem seguinte.
Via SMS
Além do site, podem também enviar SMS para o número 3838, com a mensagem “RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento”, escrevendo a data a começar pelo ano, mês e dia de nascimento [aaaammdd].
Via App do MAI
São vários os serviços públicos que têm ganho nos últimos tempos apps para dispositivos móveis. Fruto do Simplex, estas apps disponibilizam informação importante aos cidadãos e também disponibilizam funcionalidades úteis. Através da App do MAI, em serviços, pode aceder a "Saiba onde irá votar". Disponível para Android e iPhone.
Face à pandemia, a Comissão Nacional de Eleições recomenda que cada eleitor leve a sua própria caneta, para assim minimizar as hipóteses de contágio do vírus. Além disso:
- Permaneça o menor tempo possível no local de voto
- Respeitar a distância de segurança e o uso de máscara
- Respeitar as filas
- Desinfetar as mãos e, se possível, o seu documento de identificação antes e depois de o entregar ao escrutinador
- Não se desloque ao local de voto logo pelas 8h (por causa de eventuais acertos e baixas de última hora).
Concorrem às eleições sete candidatos: Marcelo Rebelo de Sousa, Tiago Mayan Gonçalves, André Ventura, Marisa Matias, Vitorino Silva, João Ferreira e Ana Gomes.
Este artigo tem mais de um ano
E no meio de tanta coisa, ainda não é possível votar online…
É mais fácil falar do que fazer. Se nem os EUA que têm alguns, se não a maioria, dos grandes programadores atuais, alguns especializados em hacking (e alguns hackers de facto) não conseguiram até agora arranjar uma forma 100% segura de o fazer, ainda vai demorar algum tempo a acontecer. Podiam era ter feito o sistema por correio, mas mesmo assim era preciso confiar nos CTT para não fazerem borrada.
Isso são tretas de quem se está a borrifar para uma coisa que “dá trabalho”. Já tiveram tempo de sobra para estudar uma forma de fazer esse tipo de comunicação segura. Estamos em 2021. Ser obrigado a deslocar-me meio país para ir fazer uma cruz num papel é absurdo. Não estou nessa situação, mas há quem esteja. E não é assim um grupo tão pequeno de pessoas.
Dinheiro para investir em segurança e modernização não existe. Agora para dar apoios ao Novo Banco e à TAP, ui! É aos montões!
Não se trata apenas de desenvolver um meio de comunicação garantidamente seguro. Há muitos detalhes a ter em conta. O voto por correio é igualmente mau. O voto presencial é o único método que garante a cada eleitor a possibilidade de exprimir a sua escolha, e que permite verificar a autenticidade do eleitor.
Qualquer sistema computacional ligado à rede está sujeito a ataques. Por mais seguro que seja é uma questão de tempo até ser quebrado. Basta ver as falhas de segurança nos sistemas de voto electrónico nos países onde está implementado (https://www.csoonline.com/article/3269297/online-voting-is-impossible-to-secure-so-why-are-some-governments-using-it.html).
Vocês e as vossas teorias são qualquer coisa às vezes. Claro, é exatamente por essa razão que nenhum país se lembrou de tentar isso, não é pela possibilidade de ataque informático não, é porque dá trabalho… Offline é muito fácil conseguires criar um ambiente controlado, aliás a maioria das universidades já consegue fazer e faz no caso de alguns exames, agora online é que a porca torce o rabo por razões óbvias
E quem é que precisa de se deslocar meio país?? Só se alguém que mudou de residência recentemente mas isso quanto é culpa da burocracia.
Agora também lhe posso perguntar está tão incomodado por essas pessoas ou o meu amigo é que não queria ter o trabalho de se levantar e ir até á mesa de voto?
Legaliza a tua morada e já não deslocas-te meio país. Para ir ao centro comercial ou a um jogo de futebol nem que seja por caminhos de cabras para votar já não pode ser.
Isso mesmo para suceder o mesmo que fizeram nos USA corrupção ,roubo, e trafulhice,
Depois basta comprar aqueles que deviam fiscalizar.
Vocês não têm mesmo noção das coisas.
Primeiro ao contrário da suposta fraude americana, nesse caso haveria provas.
Segundo tu terias de ter uma equipa enorme a supervisionar tudo, não era só subornar 2 artistas e está feito. Ah e contar com que ninguém desse com a língua nos dentes.
Agora é verdade que é suscetível a ataques e obrigaria a repetir o processo todo.
Resido em Almeirim, distrito Santarém e estou com morada fiscal de Cascais, estava a tratar da alteração mas sem sucesso. Vou conseguir votar? Não sei se conseguirei voltar.
Se for para votar, pode sair do seu concelho de residência.
Tem é de levar comprovativo de morada.
nao quero saber do votar online, para mim é confinamento, por isso não vou votar. se foi “multado” por ir à praia para fazer o meu passeio higiénico ( porque não podia ) então tambem não posso sair para ir votar. preferia mil vezes que se preocupassem bem mais com a situação que com esta palhaçada de eleições quando estamos a passar pelo pior momento da pandemia no país.
Embora depois de referir a multa isso pareça mais birra do que propriamente um protesto, eu até concordo consigo, só que para isso acontecer era preciso que houvesse maioria e os mesmos partidos que andaram a pressionar o governo para facilitar no Natal (embora no fim seja culpa do governo por ter cedido), duvido mesmo muito que tivessem a consciência para fazer isso, principalmente quando tens membros que ainda estão associados a partidos.
o “artista” que lá está podia muito bem ficar mais uns meses até isto estar melhor e aí ja se podia fazer eleições, como assim para a “M*****” que está lá a fazer não faz diferença mais mês menos mês ( ele vai ficar mais 5 anos )
O problema mesmo é que o papagaio vai continuar no poleiro. Já se sabia ainda antes sequer de a campanha começar.
Seja responsável.
Cumpra as regras.
E vá votar cumprindo as regras.
Egienise o Chico espertismo que possa existir em si. Pode sempre fugir para um qualquer offshore em algum iate oferecido, mas primeiro vote.
Vou votar em casa no sofá. Não perdiam nada em ter adiado as eleições mais um mês ou dois cambada de atrasados.
Fiz o procedimento pela SMS.
Seja responsável.
Cumpra as regras
Vá votar cumprindo as regras.
Higienize o Chico esperto que possa existir em si e cumpra as regras.
Poderá sempre fugir para um qualquer offshore num qualquer iate oferecido, mas primeiro, Vá Votar.
Ai dos marmelos se chegarem a menos de um metro das pessoas, chamo a polícia.
Duas coisas que podem desmotivar as pessoas de ir votar. Chuva e o tempo de espera para se ir votar. Para quem tem tempo so de manha e complicado.
E o que é que eu ganho com isso ?
Seria interessante ser possível votar durante 7 dias seguidos no local de residência.
Seria bastante dispendioso, seria necessário ter mais pessoas para garantir turnos para aceitar pessoas para votar e para garantir a segurança em permanência das urnas.
A ideia? Tentar baixar um pouco a abstenção, que tem andado em redor dos 50% que é muito.
Vantagem: mantinha-se tudo igual, mas apenas durante mais dias.
Que eu saiba não se faz isto em lado nenhum, mas podia ser uma inovação.
PARA ELEIÇÕES E FUTEBOL HÁ SEMPRE EXCEPÇÕES À COVID 19
Estas eleições tal como o fim da contenção na altura do verão e as exceções do natal não fazem sentido algum, eu cá não vou votar vou ficar sossegado em casa.
Com a quantidade de pessoas que vão ao local de voto a hipótese de apanhar COVID aumenta exponencialmente.
Se eu apanhar o COVID posso afectar a minha família, é um risco desnecessário e que posso evitar.