Eleições Europeias 2019! Saiba já onde irá votar
Em Portugal, as eleições europeias acontecem a 26 de maio de 2019. A partir dos 18 anos de idade todos os cidadãs têm direito ao voto. Com o fim do Cartão de Eleitor, que levou ao fim do número de eleitor, é preciso saber afinal em que freguesia ou distrito consular pertence para ir votar.
Saiba já como obter essa informação.
Com a Lei n.º 47/2018, de 13 de agosto, foram introduzidas profundas alterações ao Regime Jurídico do Recenseamento Eleitoral, sendo consagradas novas medidas de simplificação, das quais se destacam a abolição do número de eleitor e, as especialmente dirigidas aos portugueses residentes no estrangeiro - saber mais aqui.
Segundo informações do Ministério da Administração Interna (MAI) “com a eliminação do número de eleitor, os cadernos eleitorais estão agora organizados por ordem alfabética e basta a apresentação, no momento da votação, do documento de identificação civil (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou outro documento oficial de identificação civil)”.
Como saber o meu local de voto para as Eleições Europeias?
Via SMS
Os eleitores em Portugal devem votar na assembleia de voto que corresponda à área da sua residência.
Para saber onde votar, consulte a sua comissão recenseadora (Junta de Freguesia), este portal ou envie uma SMS para 3838, escrevendo a mensagem RE <espaço> número de identificação civil <espaço> data de nascimento no formato AAAAMMDD - saber mais aqui.
- Exemplo: RE 1234567 19820803
Segundo informações recentes, 1,7 milhões de cidadãos já enviaram SMS para saber local de voto.
Via Portal do Recenseamento
Através do Portal do Recenseamento é também possível consultar os cadernos de recenseamento. Para tal basta aceder aqui e indicar o seu número de Identificação Civil e também a sua data de Nascimento.
via app MAI Mobile
Através da app MAI Mobile o cidadão pode também ter acesso à informação sobre o Recenseamento Eleitoral - Pesquisa do local de voto.
Em 2019, os eleitores elegem 21 eurodeputados, ou seja, o mesmo número do que nas eleições de 2014.
Download
Este artigo tem mais de um ano
O que eu notava antes é que havia mesas de voto com grandes filas (as do pessoal de meia idade) e outras sem ninguém (dos velhos – os que eram da idade deles já morreram, e dos jovens – votam poucos).
Ou me engano muito ou os cartões de eleitor estavam organizados por idades.
Agora as seções de voto são por ordem alfabética, deve estar mais equilibrado.
São,sim.Agora é por ordem alfabética. 🙂
E para quem ainda precisa de perceber em quem votar:
https://euandi2019.eu/
Extremamente completo, útil e informativo.
Espero que ajude
Ne eu nao tenho a morada certa kssksk estou em franca entao nao posso votar :/
Eu acho que vai ser uma complicação descobrirem o nome nas listas para descarregarem quem vai votar. Espero estar enganado.
Lá para as 11 e meia da manhã lá estarei a votar.PS,mais nada. 🙂
Parabéns por apoiar a maior carga fiscal de sempre, por sorte não trabalha.
Ainda quer saber mais da minha vida ?? Porra,ainda ontem lhe disse isso.Olhe,durma bem e vá votar.Se está sempre contra tudo e todos vá votar e faça valer o seu ponto de vista.Votos brancos,nulos e abstenções não levam a lado nenhum !! Esses 21 eurodeputados vão ser eleitos e vão,por isso essas coisas não valem de nada.Nem que a abstenção seja a maior de sempre.Isso não interessa para nada. 😀 😀 😀
As pessoas realmente ainda não perceberam. Ao abster-se concordam com tudo o que os futuros políticos venham a votar. Mesmo se for para impor uma ditadura. Realmente pelo que parece os portugueses não querem democracia para nada.
Deve ganhar salário mínimo. Aumentaram um bocadinho vai votar neles. PS atira areia aos olhos pessoas continuam a acreditar no pai natal.
Hoje em dia é possível fazer tudo online, mas para votar, criticam a abstenção mas não implementam o voto eletrónico/online… Demagogia!
Qual voto online,qual carapuça !! Este realmente tem cá uma pancada,f***-se !! Já enjoa com as teorias dele !! 😐
O voto electrónico não dispensa presença física, por isso está equivocado. E não dispensa presença fisica por um motivo simples: coação. Senão havia imensa gente que era obrigada a votar no que nao queria.
O problema da abstenção era simples de resolver num país que tanta gente depende do estado, basta usar a ferramenta de benefícios fiscais. Ou se quiser ao contrário, penalizar quem não vota.
A sério que disseste isto? Então e não deixar votar quem não paga impostos? 😀
Moro a 1minuto da Aurelia de Sousa onde sempre que era possível votei, foram pouquíssimas as vezes que não o fiz por estar ausente, porém para grande espanto meu fiquei a saber que se quiser cumprir este meu dever terei de ir fazê -lo na escola Alexandre Herculano, gostava de alertar que situações como esta levam a um maior número de abstenções . Obrigada e espero que leiam.
Malta,vão votar.Votem em quem quiserem mas votem.Votos brancos,nulos e abstenções não levam a lado algum.Seja agora como em qualquer eleição.Se estão sempre contra tudo e todos votem caramba.Depois não digam que a culpa é vossa por não votarem.Eu vou votar,como sempre o fiz desde os meus 18 anos,e conscientemente.Voto naqueles que sei que mais nos ajudam.Eu até posso ser penalizado mas ao menos cumpri o meu dever e exerci o meu direito.Agora,não irem votar só porque não querem,isso só demonstra que são crianças autênticas e que nem deviam ter o direito de voto.Deixem-se de ser lingrinhas e percam o medo e a vergonha de uma vez por todas.Sejam homens/mulheres e ganhem coragem.Já é tempo de pôr essas cabecinhas a trabalhar,senão o que dirão de vocês ?? Haja juízo.
Os deputados de Portugal ao parlamento europeu não poderão dizer representar a maioria dos portugueses, porque a maioria das pessoas não votou neles! Seja porque: não foram lá de todo, votaram em branco ou votaram nulo: que totalizam 75,58% do total, ou votaram em outros partidos (9,56% daqueles que lá foram votar).
Pessoalmente não fui lá porque considero que a União Europeia está a morrer. Ainda vai demorar tempo a desmoronar por completo, claro, mas lá chegará como todas as grandes civilizações anteriormente… também aqui não aprenderam nada com os falhanços anteriores e por isso vão pelo mesmo exacto caminho sem hipótese alguma de fugir ao mesmo destino.