eFatura – Saiba os seus benefícios fiscais no IRS de 2015
Como já relembrámos aqui, o ano de 2015 está quase a acabar e é preciso começar a organizar toda a informação disponível para que este ano consiga um bom reembolso do IRS. O primeiro passo é validar/registar as facturas que estão pendentes (ver aqui) e podem inclusive fazer isso via smartphone.
Vamos conhecer a app eFatura que nos dá um conjunto de estatísticas muito interessantes e a possibilidade de gerir todas as facturas.
eFatura, que já apresentamos aqui em 2013, é uma aplicação para dispositivos móveis que possibilita ao utilizador não só a consulta das suas facturas, como também a inserção e mesmo a correcção de facturas que, por diversas razões, não são validadas automaticamente pelo portal e-fatura.
Resumidamente, as características do eFatura (para a versão gratuita) são:
- Apple Watch App
- Suporte para utilizadores autorizados (geridos no portal das finanças)
- Integração com a Factura da Sorte
- Consulta e gestão de facturas;
- Correcção de facturas em série;
- Correcção de divergências e duplicados;
- Estatísticas de despesas;
- Listagem de comerciantes;
- Vista informativa de dados do contribuinte com código de barras e código QR.
- Aviso de facturas pendentes de associação de receita médica.
O eFatura está também disponível numa versão paga com as seguintes funcionalidades adicionais:
- Remoção da publicidade
- Estatísticas mais detalhadas
- Suporte para multi-utilizador
- Exportação de facturas para xls
- Agregação de estatísticas de vários utilizadores
- Upload de fotos das facturas para a sua conta de Dropbox
Apesar de não ser uma aplicação oficial, o eFatura funciona como uma extensão do portal e-fatura. Outra das características interessante é o modo Offline, que permite ao utilizador aceder à informação, mesmo quando está numa área sem Internet.
eFactura
Este artigo tem mais de um ano
Eu acho que esta app está mt bem desenvolvida.
Acho que quem a desenvolveu, devia fazer um modulo com algo tipo YNAB, onde poderiamos fragmentar melhor as facturas, e entrar para estatísticas de despesas “X em charcutaria, Y em Comida plastico, Z em medicamentos” e fazer um plano mensal.
Queria uma aplicação simples para introduzir os meus gastos mensais detalhados para ver estatisticas e graficos ao longo do tempo e perceber onde é preciso gerir melhor, e so encontro apps muito complicadas tipo o YNAB com coisas a mais das quais nao preciso.
Simples e intuitivo: https://moneylover.me
Uma das coisas que acho estranho é haver uma APP para as Faturas não desenvolvida, mas terá pelo menos a autorização das Finanças?
Essa aplicação é oficial?
Não, está referenciado no artigo.
Muito boa iniciativa do antigo governo. gosto de ver o estado a acompanhar as novas tendencias tecnologicas com boas apps.
Vai.se manter por este pelo que ouvi…pelo menos a factura da Sorte.
Esta App nem sequer é do governo, e não conhecendo a sua origem é arriscado usar uma app deste género.
Ao disponibilizarmos os dados de acesso do site das finanças estamos a expormo-nos sem sequer imaginar o que podem fazer com eles.
Podes definir um utilizador próprio só para a manipulação de facturas e depois usar esse utilizados na App sem correres grandes riscos.
Sou utilizador da versão Pro, e na minha opinião só falta a possibilidade de retificar as facturas da Farmácia e melhorar um pouco a gestão em função do contribuinte (para quem tem mais que um registado na app) ex.: ver as facturas apenas em meu nome e não ver as da minha esposa.
De resto, é uma app super útil.
Recomendo!
+1
Não confio os meus dados pessoais a apps não oficiais.
Eu paguei pela versão sem ads, e só tenho a dizer bem da aplicação.
Era bom que houvesse mais empresas nacionais a fazer apps com a qualidade desta.
Alguém me explica como é que os combustíveis são dedutíveis em irs, neste caso em especifico o que esta na imagem do artigo?! Ou isto refere-se a uma empresa?
Só conta para a rubrica de “outros” gastos familiares com teto máximo de 250 €. É a rubrica onde podes por todo o tipo de despesa, seja ela qual for, e desde que não pertença às outras categorias de despesa.
Desculpem lá mas terão que levar com uma crítica.
Então bait para uma aplicação não oficial? Acham mesmo que vou dar as minhas credenciais a uma entidade a qual eu desconheço? Não vou.
Só usa quem quer, é como já foi dito o site oficial das finanças permite criar um utilizador com acesso apenas às faturas.
Tanto medo das apps e se for preciso estão carregados de malware no pc e nem sabem.
Uso-a desde o dia de lançamento na versão paga e só tenho a dizer bem da aplicação assim como da evolução da mesma, não me importava que houvesse uma versão mais cara com mais funcionalidades, quiça um mini BI.. Pagava bem por umas métricas de gastos mais elaboradas e um bocadinho de predictive analytics.
Do que já tem, uns dashboards com filtros à medida de cada user e ter um repositório, nem que fosse alimentado por users, dos comerciantes, sua morada e nome do estabelecimento, era simpático.
Com que base afirmas que quem tem medo desta “App” estão carregados de malware sem saber?
Não é por nada mas quem menciona a falta de segurança nesta situação é pelo menos um pouco entendedor ao ponto de saber como se proteger em ambiente virtual.
Fala-se tanto de espionagem feita pela Google e outros mas não se preocupam em utilizar programas não oficiais para tratamento de dados oficiais e de caráter confidencial e financeiro.
Alguém diz a Google anda a espiar as crianças… “Ai meu Deus! É o fim do mundo já não existe privacidade…” mas darem as credenciais de acesso ao portal das finanças a um desconhecido é normal… Está tudo bem… “A aplicação só podia estar um pouco melhor!”
Fazem muito bem…
Segurança…” Eu até tenho um cão e um antivírus no smartphone!” Onde está o problema…”
É 8 ou 80 …