Edward Snowden: As criptomoedas vieram para ficar mas a Bitcoin vai desaparecer
As criptomoedas são hoje uma realidade e cada estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Ainda não estão disseminadas como muitos pretendiam, mas ganham mais espaço a cada momento que passa.
Também Edward Snowden, um dos mais importantes elementos da história recente da Internet, tem uma palavra sobre estas moedas virtuais e as suas ideias são claras. As criptomoedas vieram para ficar mas há quem vá ficar pelo caminho.
Todos conhecem Edward Snowden e as decisões que tomou para mostrar ao mundo as ações que agências como a NSA ou outras tomam para controlar e ter acesso à informação de todos os cidadãos.
Numa recente entrevista que deu a Ben Wizner, diretor do projeto ACLU Speech, Privacy and Technology, Snowden esclareceu as suas ideias sobre o papel da Bitcoin como moeda global ser transferido para outras criptomoedas, em vez de dissipar.
Segundo Snowden, a Bitcoin pode ser comparado a uma moeda fiduciária e apontou que a única diferença entre esta e o monopólio é a crença gerada pelo apoio estatal, que essencialmente se resume a “homens armados”.
Na sua opinião, enquanto a Bitcoin e outros ativos criptográficos baseados em blockchain têm uma quantidade severamente limitada de valor, duas coisas asseguram que a bitcoin permaneça viável no curto prazo.
O primeiro, é a escassez, que é causada pela oferta limitada da Bitcoin a 21 milhões de BTC. Essa escassez gera concorrência para minerar os poucos milhões de Bitcoins restantes, e isso por si só dá uma medida de valor.
O segundo motivo, e o factor mais significativo, é o facto de grande parte da população vê-lo como meio de troca. Segundo Snowden, essa crença nas criptomoedas como método de transferência monetária fora dos bancos é transferível, e sobreviverá à morte do BTC.
Ainda sobre a Bitcoin, revelou que gosta desta moeda pelas oportunidades e possibilidades que cria ao redor do mundo, mesmo com todas as previsões que tem sobre o seu fim.
Indo mais longe, no entanto, ele criticou o paradigma hash existente do blockchain, afirmando que nenhum dos dois principais métodos de hashing são bons e novos métodos devem ser desenvolvidos.
Sem se limitar nas palavras, Snowden descreveu o proof of work como uma atividade ambientalmente destrutiva, utilizada a favor dos mais ricos, e a proof of stake é um sinal que se dá para os ricos, esperando que a ganância mantenha o sistema a funcionar.
Este artigo tem mais de um ano
Não sei como ainda dão atenção a um gajo que acha que sabe tudo… Vem apresentar factos, mas exagera-os para fazer causar movimentações de mercado.
Deixem o homem desaparecer de uma vez
Um “gajo” que sacrificou parte da sua vida e liberdade para dar a conhecer aquilo que se sabe. Além disso, muito bom tecnicamente e com toda a razão naquilo que disse. O Bitcoin será obviamente ultrapassado. O Netscape também foi o primeiro browser, revolucionário, mas… onde está hoje?
A mim parece-me que quem precisa de atenção és tu.
Entrevistaram-no o ele e não a ti.
Não li a entrevista mas pelo que está nesta notícia não vejo nada de exagerado, o resto é isso factos = verdade não há exagero nenhum pois nem sequer fala em nenhuma timeline para o fim da BTC pode ser 2 dias como 2000 anos e ainda será visto um Nostradamus 🙂
Bem que vamos precisar muita mais gente como ele no futuro, se estivesses calado estavas muito melhor.
Tem que acabar com , biticoin o dinheiro tem ser aplicado e algo concreto para economia girar estavam no mundo virtual eagora, quem vai pagar o pato.
Um “gajo” que sacrificou , também, a vida de muitas pessoas porque foi irresponsável, tendo posto em risco a vida até de civis. Podia ter alcançado o mesmo, sem libertar nomes e muradas, mas…
É sobre a pessoa ou sobre a opinião da pessoa que o artigo trata?
#muradas <3
Tens noção que ele não libertou nomes e moradas certo? Ele libertou informação de como eram obtidos os dados, não os dados em si.
Em se tratando de tecnologia onde tudo ocorre de maneira veloz, nada dura por muito tempo, sempre abrindo espaço para o novo. Com o bitcoin não será diferente. A reflexão de Edward e convincente e bastante sensata.
Eu vou assistir de camarote só esperando a próxima queda!
Acho que a Bitcoin vai continuar como reserva de valor. Tipo ouro digital. Já os outros blockchains sim, a maioria desaparecerão a menos que resolvam problemas grandes (ex. ethereum).
Acerca do proof-of-work/proof-of-stake, já existem algoritmos de consenso mais “justos” e descentralizados. Exemplo do Stellar Consensus Algorithm, que é extremamente rápido, seguro e resiliente, ainda que tenha os seus problemas como é óbvio.
Estamos a falar de uma tecnologia com 10 anos. A cada dois ou três anos sai um projecto que promete arrasar com os restantes. Ainda está tudo muito no início.
Para mim foi uma agradável surpresa o que aconteceu com a Bitcoin. No inicio por brincadeira tive uns anos a minar a coisa, pelo facto de poder ter o sistema a funcionar sem pagar a eletricidade a empresa onde trabalhava na altura permitiu.
Sai da empresa vendi o material a alguém que por lá ficou, fiquei com todo o que minei (no inicio dava bastante) nunca mais pensei no assunto passados alguns anos qual não é a minha surpresa ao saber que cada uma tinha ultrapassado os 14000 mil euros, esperei mais um tempo e vendo por mais de 18000 todas as que tinha assim do nada ganhei bastante dinheiro livre de impostos:)
O preço máximo a que chegou foram quase 17.000€.
De certezinha que não foste tu o melhor alpinista.
E para te gabares dessa maneira, o mais provável é não pescares um boi do assunto e/ou estares REKT.