No passado mês de maio, Donald Trump colocou o mercado tecnológico – especialmente o de smartphones – em rebuliço. Com o boicote das empresas americanas à Huawei, criou-se uma tensão comercial entre as duas potências mundiais.
Este boicote foi suspenso durante algum tempo, mas Donald Trump anunciou agora que está novamente em vigor. As limitações nos negócios entre empresas chinesas e norte-americanas são para continuar!
A Huawei é uma das fabricantes de smartphones que mais vende em todo o mundo, apesar de não ter muita expressão nos EUA. Contudo, as empresas norte-americanas são essenciais na concepção dos seus produtos e por isso este boicote comercial de Donald Trump teve muito impacto na empresa chinesa.
Neste impasse comercial as coisas pareciam mais calmas quando Donald Trump anunciou o fim do bloqueio à Huawei. Não obstante, o presidente dos EUA voltou atrás na sua decisão!
We’re not going to do business with Huawei. That doesn’t mean we won’t agree to something if and when we make a trade deal, but we’re not going to be doing business with Huawei.
Numa conferência de imprensa realizada nos jardins da Casa Branca, Trump deu a conhecer esta medida. O Presidente norte-americano afirmou que os EUA não irão realizar negócios com a Huawei. Nesse sentido, o programa de licenças especiais concedido a empresas que desejassem ser parceiros da gigante tecnológica chinesa está suspenso.
Os motivos que motivaram Trump a voltar atrás na sua decisão são desconhecidos, mas pode estar relacionado com a decisão da China em não importar produtos agrários provenientes dos EUA. Assim sendo, está tudo relacionado com a guerra comercial entre os dois países.
De momento ainda é muito cedo para determinar o desfecho desta tensão comercial. A Huawei é uma empresa em expansão e está a desenvolver tecnologias para se precaver de impactos ruinosos provenientes desta guerra comercial. Em todo o caso, o bloqueio por parte dos seus parceiros norte-americanos pode vir a beliscar fortemente a sua prestação no mercado.