Donald Trump exige a demissão imediata do CEO da Intel
A governação de Donald Trump tem sido errática e pouco lógica em várias áreas. O presidente dos EUA parece querer ter mão em muitos dos temas e por vezes avança com ideias e com decisões que deixa todos perplexos. A mais recente tomada de posição é extrema e pede que o CEO da Intel seja demitido de forma imediata, por suposto conflito de interesses.
Todos sabem que a Intel não está definitivamente fora de perigo. A gigante americana dos semicondutores está em péssimas condições, e Donald Trump não ajudou em nada ao exigir agora a demissão de Lip-Bu Tan, o CEO que estava no cargo há apenas alguns meses.
Lip -Bu Tan provavelmente não precisava disto. Está no comando da Intel desde março e, desde então, tem vindo a reestruturar a empresa, que se encontra em apuros. E, à medida que os problemas se acumulam, Donald Trump acrescenta mais uma camada. “O CEO da Intel tem um sério CONFLITO DE INTERESSES e deve demitir-se imediatamente”, declarou nas suas redes sociais, com o seu estilo habitual.
O presidente dos EUA não forneceu detalhes ou provas do alegado conflito de interesses que Lip-Bu Tan terá cometido. Mas estava certamente a responder à carta enviada pelo senador republicano Tom Cotton ao conselho de administração da Intel sobre os possíveis laços do CEO com a China.
Lip-Bu Tan era o responsável da Cadence Design Systems. Esta empresa tecnológica norte-americana acaba de se declarar culpada de violar as regras americanas sobre a exportação de hardware e software sensíveis para uma universidade militar chinesa. O que o senador quer saber é se o recém-nomeado CEO da Intel tem alguma coisa a ver com isto.
A Intel afirma estar “totalmente comprometida” com a segurança nacional dos EUA “e com a integridade do nosso papel no ecossistema de defesa dos EUA”. No entanto, a empresa não disse nada sobre o discurso de Donald Trump, que se recusou a esperar pelas respostas da Intel às perguntas de Tom Cotton antes de tirar as suas próprias conclusões.
A situação surge num mau momento para a Intel, que acaba de anunciar 20 mil cortes de emprego e o cancelamento de várias fábricas na Europa.





















Como um pais como os estados unidos não consegue melhor que isto para presidente? O Marcelo Rebelo se Sousa seria considerado o melhor politico de sempre nas americas
Para o modelo presidencialista que são os EUA, está a fazer um excelente trabalho, nada comparado com a sua primeira governação.
Quem não consegue ver isso para lá do que é dito nos media e pelas classes privilegiadas é porque não tem capacidade de pensar pela própria cabeça.
Está a caminho de receber o Prémio Nobel da Paz, ou um óscar pelo seu desempenho em “O Padrinho”.
verdade seja dita, fez mais pela paz no medio oriente e na Ucrânia do que qualquer outro, tendo em conta aquilo que é o Nobel da paz não discordo da sua atribuição ao Trump
nota: eu não gosto do sr. mas que ele está a fazer um excelente trabalho isso está, se tivessem existido trumps nos anos 90s e 00s a china nunca teria tomado a dimensão que tomou, a russia ainda andava a contar os tostões e medio oriente nunca teria sido o exportador de terrorismo
Zé Fonseca, o que significa isso de que a China nunca teria tomado a dimensão que tomou?
Então mas agora obrigam-se outros países a serem pobres, é isso?
O Trump que se preocupe com os EUA, é para isso que foi eleito, e deixe os outros em paz.
Era só o que faltava, epá, estás a crescer muito, vou-te invadir mas é já.
Concorrência é coisa que não nos assiste.
Não tarda nada, e como diz que é empresário, vai incendiar empresas concorrentes da sua.
Sem dúvida. No médio oriente, em Gaza, completamente destruída, em que as crianças morrem de fome e israel se prepara para a ocupação militar total, com o apoio de Trump, está do melhor.
Na Ucrânia, com Putin a fazer dele gato-sapato também.
Pois sim, mas só se os cortes à ajuda humanitária mundial e os diversos cortes de apoio social e médico nos US não forem contabilizados!
Porquinho, com trumps no poder talvez os EUA não tivessem colocado toda a IP das suas empresas num país que não protege IP, nem quaisquer outras patentes
Parem de ver notícias e vejam sim o porquê e o impacto
Caro Max, se há crianças a morrerem de fome em Gaza é graças ao Hamas que já há muito tempo se apodera, pela força das armas, da ajuda alimentar para depois a vender bastante inflacionada e assim financiar as suas actividades terroristas.
Já Israel iniciou um programa próprio de ajuda alimentar a Gaza que só não tem tido mais sucesso porque os terroristas do Hamas até já disparam sobre os habitantes de Gaza que se dirijam aos locais onde esta ajuda é distribuída.
Quanto à ocupação total de Gaza, o estranho é Israel não o ter feito logo no início. Preferiu antes lidar com a situação com paninhos quentes o que obviamente não resolveu nada e só deu oportunidade aos terroristas de melhor se esconderem atrás de civis em escolas e hospitais.
A China não pode ter a dimensão que tem pq? Os EUA podem tudo, os outros não.
lol! primeiro a afirmação bombástica, depois o típico “se não concordas comigo é porque és carneiro”. Que fofo. Obrigado por teres jogado ao “idiota da aldeia vem à internet”.
O Carneiro é quem segue a carneirada
Aqui concordo ctgo. Estes iluminados criticam o Trump constantemente. O Trump é um burro e eles e a Kamala e o Bidé é que eram um espetáculo! enfim, é só portugueses hiper iluminados.
Na verdade está a fazer um péssimo trabalho.
Meta na cabeça o seguinte:
A ideologia de pensamento do Trump é a seguinte:
America first.
White people first
E da Europa é semelhante também mudando apenas a localização geográfica.
Sabe porque digo isto?
Porque pessoas genuinamente boas como Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e Mandela viam os seres humanos como seres humanos enquanto Trump e a Europa caracterizam os seres humanos por cores e por culturas com as quais se identificam mais.
Basta ver a situação da Ucrânia/ Rússia e a situação da Palestina,.onde este último são tratados como inferiores.
Tanto Trump como Europa podiam parar com o genocídio e não o fazem. Porquê?
Porque tal como referi em cima America/ Europa first e depois white people first.
SouHumano, essa da Europa whites people first deve ser gozar com o pobre.
Com os milhões de árabes e mustafás que entram por aqui adentro desenfreadamente, em que dentro de poucos anos os brancos serão minoria, essas suas palavras devem ser ironia da mais fina.
Bruce. o marcelo, com m pequeno, é o pior presidente de sempre desta república bananeira.
Nunca pensei que houvesse pior que o Sampaio, mas este actual bate-o aos pontos.
Uma miséria.
Até o meu cão daria melhor presidente.
Conhecendo o que a casa gasta, escreve a BBC:
“Um cidadão naturalizado dos EUA nascido na Malásia e criado em Singapura, Lip-Bu Tan é um capitalista de risco bem conhecido pela sua experiência na indústria de semicondutores.
Numa atualização recente aos investidores, ele disse que a empresa reduziria os seus investimentos em indústria, inclusive nos EUA, para atender à procura dos clientes. A Intel já cortou milhares de empregos este ano como parte de um esforço para “dimensionar o tamanho certo” da empresa.”
“O especialista do setor Patrick Moorhead, fundador da Moor Insights & Strategy, disse que achava que Trump estava a usar a controvérsia sobre os laços do Sr. Tan com a China para pressionar a Intel sobre alguma outra questão. Moorhead disse que outros executivos de tecnológicas que se encontraram na mira de Trump inventaram maneiras de “beijar o anel”, apontando para promessas de empresas como Apple e OpenAI de fazer grandes investimentos nos EUA. A Intel provavelmente percebeu mal como era importante entrar na sala e ser visível com a Casa Branca”.
Pelo contrário, a Apple percebeu (ver o vídeo recente de Cook na SalaOval). Como Cook frisou, levou ao senhor presidente um vidro, feito por um veterano das forças armadas e com uma grossa base de ouro de 24 kilates. E prometeu usar no iPhone um sensor de imagem, em vez do da Sony, um fabricado um da Samsungi de uma fábrica nos EUA (que recebeu 6,4 mil milhões de dólares de apoios de Biden para ampliação), e prometeu aumentar os seus investimentos nos EUA.
Quem, empresa ou outra organização, que não souber beijar o anel está lixado.
problema da intel foi já estar morta, já nada salva a intel
Trump não quer saber disso. O que não pode é haver um CEO da Intel que diga – estou a reestruturar a empresa, a fazer despedimentos e a reduzir os investimentos, inclusivamente nos EUA, porque é o melhor para a empresa.
Trump não aceita isso. O seu “America first” sobrepõe-se, não há cá interesses estratégicos da empresa – a Intel tem que investir e criar emprego nos EUA, porque é ele que manda. E, para começar, a empresa tem que despedir o CEO, suspeito disto ou daquilo.
As empresas inteligentes, como a Apple, beijam o anel com entusiasmo e entregam uma pesada prenda em ouro de 24k. As outras, contrariadas, vão ter que beijar na mesma.
Se “conflito de interesses” é a questão, então o trampas é o primeiro a ir.
Grandes conflitos, foi o unico presidente dos EUA que saiu mais pobre do que quando entrou. Ta tudo dito
O melhor presidente atualmente no mundo sinceramente. Tomara todos os países terem alguém como ele a liderar, estaríamos bem melhor.
Se fossem todos como ele andavamos todos (ainda mais) à batatada.
Essa ideia que as coisas se resolvem aos berros e como se fosse uma empresa, ou seja, sem diplomacia é muito ingénua. É de quem não tem conhecimento nenhum de História.
Se o Mr. Y não fosse um comunista empedernido, talvez as suas afirmações até pudessem ser levadas em conta mas como o é… e prefere os amanhãs que cantam em vez de se reger pelo bom-senso, lá teremos então de entender que as afirmações do Mr. Y são apenas produto da sua fantasia.
Fantasioso és tu nesse teu mundo a preto e branco com comunistas e os outros.
Não, não há só comunistas com que os moderados devem ter cuidado. Também há verdistas, livristas, panistas, bloquistas…
E você, com a retórica de chamar comunistas a todos que têm uma opinião diferente da sua, deve ser nazi.
Caro PJA, não sei por que razão vem defender comunistas (para além de ser um o que, felizmente e actualmente, é apenas problema seu).
Mas já que refere “nazis”, diga lá em que são melhores os comunistas ou o que difere comunistas de nazis. Do meu ponto de vista, tanto o comunismo como o nazismo são ideologias da pior espécie e a deverem ser erradicadas para todo o sempre e o quanto antes da mente das pessoas… mas o comunismo, mesmo assim, consegue ganhar em número de vítimas. Apesar disto e muito curiosamente o nazismo foi proibido mas o comunismo ainda anda por aí, mesmo que já com um pé para a cova.
Vieste trollar, mas nao sendo o melhor do mundo, é dos melhores que os EUA tiveram
Não achas que ainda é muito cedo para saber isso?
Nota: eu não estou a dizer que os EUA não precisem de medidas mais protecionistas para combater o crescimento da China. Vários economistas norte-americanos discordam do método.
Peguem no Trump, Putin e outros do género e levem-nos a ver o Titanic dentro de uma réplica (com os devidos defeitos) do Triton.
Eles vão adorar e o mundo também.
Eu cá preferia pegar nos Bidens, Kamalas, Guterres, Sánchez, Putins e Xi Pinguços e ainda em todos os outros socialistas que actualmente tendem para a extrema-esquerda e que infestam a nossa Europa e enfiá-los a todos… não num Titanix, mas num manicómix. De certeza que seria o local ideal e onde todos se entenderiam muito bem!
Ffs…
Há uma grande diferença entre uma intenção de atingir um objectivo e a forma como essa intenção é implementada. E é neste ponto que ele peca em toda a linha.
A única coisa que ele sabe fazer é usar a força e o poder que os EUA têm. Mais nada. Ele tem uma visão simplista do mundo, construiu uma narrativa à volta dessa visão e atropela tudo e todos para adaptar a realidade a essa mesma narrativa. Para ele os fins justificam os meios e não interessam os danos colaterais. E quando a realidade teima em contrariar a mesma, como foi agora recentemente com os dados oficiais sobre o desemprego, ele faz o que sempre fez. Usa a força para tentar manipular a percepção dessa realidade. No caso dos dados sobre o desemprego que referi, despediu a responsável pelo Bureau of Labor Statistics, porque não gostou dos números. Sempre foi assim e sempre será. Isso não faz dele um bom presidente. Faz dele um bully que usa e abusa da força e da estrutura de poder imenso que os EUA têm.
Vocês, odiadores de Trump, decidam-se. Ou o acusam de usar a força ou o acusam de recuar. Se a intenção fosse usar a força, vocês não teriam sequer oportunidade de o acusarem de tantos recuos, de que um dia diz uma coisa e outro dia diz outra. O que Trump quer é resultados rápidos em vez de ter de andar anos e anos em negociações e eventualmente deixar o fim das negociações para o seu sucessor.
Quanto ao ter despedido a responsável pelo Bureau of Labor Statistics, fez ele muito bem. Quem a mandou divulgar resultados completamente inventados? Pura incompetência ou então malandrice e ainda queriam vocês que ela lá continuasse?! Vão gozar com outros!
È dificil perceber isto:
Lip-Bu Tan era o responsável da Cadence Design Systems. Esta empresa tecnológica norte-americana acaba de se declarar culpada de violar as regras americanas sobre a exportação de hardware e software sensíveis para uma universidade militar chinesa.
Só mimimi do Trump e nem leiem a noticia.
Então, na tua, Lip-Bu Tan, foi presidente e CEO da Cadence Design, que não cumpriu embargo à exportação de software e hardware para a China – e com isso fica demonstrado que, enquanto CEO da Intel, há conflito de interesses, porque poderá não querer cumprir o embargo (ou, quiçá, até passar segredos aos seus amigos chineses).
Não é isso. Lip-Bu Tan é um investidor de risco e controla 40 empresas chinesas e tem participações noutras 600. É o que está na carta do senador republicano Tom Cotton, referida no post. Mas investir em empresas chinesas nada tem de ilegal.
A Intel foi buscar alguém que é profundo conhecedor do negócio de chips, como o demonstra a valorização da Cadence Design nos largos anos em que lá exerceu funções executivas. Cumprisse a Intel o que pretende Trump e não haveria problema nenhum sobre Lip-Bu Tan
Deixa-me adivinhar um Responsavel que não sabe o que a propria empresa vende e a quem vende, é um bom CEO para outra empresa? Não tentes passar pano no que não dá para passar pano.
Tem que deixar de utilizar Antolhos. Um presidente que é um idiota, ameaçou Espanha com sanções de impostos altos quando a Espanha recusou gastar 5% em defesa, quando qualquer pessoa NORMAL sabe que a Espanha pertence a UE e todos impostos são negociados diretamente com Bruxelas, Espanha o corrigiu publicamente e o mandou dar uma volta indirectamente LOL, Muito egotísta e um criminoso condenado. O primeiro presidente americano a ser condenado por acusações criminais, o que o safou da cadeia foi os americanos serem burros suficientes para o permitir ter continuado a ser candidato a casa branca. Grande exemplo de presidente. Se todos fizessem como ele, era um cause global que faz o cause de agora parecer uma gota no oceano.
Só um povo falhado se mete trás de um bully dando-lhe poder para infernizar a vida de outros países, prejudicando a vida de outros povos empobrecendo-os. A america tornou-se o cancro do mundo.
O X só fala em povos falhados que na sua visão são todos os que conseguiram algum progresso e riqueza… mas diga lá então de uma vez qual é o seu povo de sucesso. Afinal todos temos um fiel da balança a nível moral.
Achas o povo americano um caso de sucesso? para alguns e á custa de muitos, o povo de sucesso terá que ser o europeu e com valores humanistas.
Engraçado que os 11 milhões de imibrantes ilegais foram para os EUA e agora não querem sair. Se os EUA fossem maus devia ser ao contrario….
E o presidente dos E.U.A. também devia ser demitido.
Tem o cadastro cheio!
Se esse tal de “cadastro” contasse para alguma coisa… o luladrão estaria agora a ver o sol aos quadradinhos ou, na melhor/pior das hipóteses, a mendigar na rua.
Que eu saiba o Lula esteve preso e foi libertado e declarado inocente depois da Vaza Jato…
Nesse tal de “Vaza Jato”, com certeza uma realidade alternativa, não duvido que Lula o Santinho fosse inocente como um bebé acabado de nascer!
Na nossa realidade é tão corrupto como os que o soltaram da prisão e o apoiam agora num pobre Brasil em direcção a uma ditadura lulista com apoio férreo do sistema judiciário.
Zé Fonseca, não é porquinho, nasci ainda nos anos 60, sou um Porco Sénior.
O que tem o raio dos IP das empresas a ver com desejar que os outros países não se desenvolvam e querer todos pobres para se manter como dominante?
Acha que isso é uma ideia de que se deva orgulhar?
Gostava que algo ou alguém o impedisse de ser quem é hoje, todo cheio de riquismo?
O Belmiro de Azevedo começou a vida comercial ele e um burrito.
Gostaria que o impedissem de ser quem veio a ser só porque nasceu pobre?
Que ridículo…
Em relação ao Trump, entre ele e a Kamela ou o Biden, mil vezes o Trump.
O que noto é que os EUA ainda não querem perceber que a sua dominância está a definhar devido a haverem novos jogadores na mesa.
A China já não é o tigre adormecido e facilmente manipulável como sempre foi.
As coisas agora estão muito diferentes.
Sr. Porcalhão, orgulho será então permitir que qualquer um roube as nossas ideias e desenvolvimentos.. estranho o ocidente nunca ser ter lembrado de liberalizar as patentes, em vez de serem só alguns ricos eram todos?
Zé Fonseca, se passa para a ordinarice, vai levar o troco.
Isto não são maneiras de falar, e alguém como vc, que vem para aqui dizer que é todo empresário com estudos de tudo e mais alguma coisa, pelos vistos saiu da barraca mas a barraca não saiu de si.
No meio de tanto riquismo e luxo que diz que vive e possui, talvez uma aulas de boas maneiras e saber estar não lhe façam mal.
Já dizia o outro que dinheiro não compra tudo e vê-se isso no seu caso.
Pode começar por ir chamar Porcalhão a quem lhe fez as orelhas.
Gostou? Não? Temos pena…
Tinha escrito outra coisa mais apropriada para si mas decidi editar para não ser censurado.
Adiante…
Em relação às ideias, mas vc é assim tão bronco que não percebe que todos copiam todos?
Ainda há pouco li algures, dito pelo presidente da Ford, que os carros EV chineses estão anos à frente e que estão a fazer engenharia reversa a vários modelos Chineses para tentar copiar a tecnologia.
Isto não é copiar ideias? Ou só é copianço quando lhe convém?
Fica aqui um pequeno video para lhe abrir os olhos…
https://www.youtube.com/watch?v=z1GMzNwmjOk
Quando alguém como o presidente, ou lá o que é, da Ford, diz que vai à China e traz para os EUA os carros que mais gosta e depois desmonta-os todos, os motivos pelos quais são desmontados são óbvios e até vc percebe, o que me tem a dizer disto?
Já sei, é copiar e roubar ao contrário.
Mesma coisa que ir a perseguir alguém, mas indo não atrás, mas à frente…
Isto é o que se sabe, fora o que não se sabe.
Desça do pedestal porque não tem categoria para estar em nenhum, só se for o da vulgaridade.
Quem decide são os accionistas e não um gajo que vai estar no cargo 4 anos…
Trump é um ditador. O EUA estão a beira de se tornar uma ditadura, só falta começar a prender opositores políticos.
Quem defende este indivíduo mostra bem a sua personalidade.
Uma ditadura, lololol, quem ataca este individuo nestes termos mostra bem a sua cultura e educação.
Largue os alucinogénicos MAGA, pode ser veja que o seu amo é uma pessoa que não presta.
PJA, um dos enormes problemas dos EUA é a dívida.
Alguém vai ter que fazer algo para reduzir esse problema.
Todos os anos os EUA pagam de juros triliões de dólares a países como China e Japão, que eram os maiores detentores dessa dívida.
Como se têm livrado dela ao longo destes anos não sei se ainda serão os maiores detentores actualmente.
O Trump está a fazer este jogo das tarifas para reduzir essa dívida e baixar o valor do usd.
O que ele não estava porventura à espera era de que os Chineses, Canadianos e Brasileiros, entre outros, lhe fizessem frente.
Pensou que bastasse ameaçar e todos iam a correr beijar a mão ao Padrinho.
Enganou-se redondamente…
Canadá então é boicote total a tudo o que é made in usa.
Produtos que vendiam para os EUA estão a ser desviados para outros mercados.
Só em turistas Canadianos que deixaram de visitar os EUA é um prejuízo enorme.
Agora com esta de pagar 250 usd por cada visto pedido e não passado, atenção que pode ser negado e lá se vão os 250 paus, é o prego no caixão.
Pode parecer pouco mas uma família de 4 pessoas são logo ali mil euros.
Custa a dar.
Isto já para não falar que quando lá chegar o polícia pode achar que tem cara de maluco e é logo ali detido e quando der por si está em El Salvador a passar férias.
Só um louco para ir para os EUA neste momento.
Em relação à dívida, não sei se as tarifas são o remédio necessário e eficaz, mas alguma coisa terá que ser feita, pelo Trump ou quem vier a seguir.
Ainda para ajudar à festa, os Chineses, que eram quem mais comprava dívida dos EUA, deixaram de a comprar, claro.
Mas o pior disto, é que está a estoirar com décadas de trabalho diplomático.
Literalmente está a afastar aliados e a mandá-los para os braços dos Chineses.
O caso da Índia é o mais elucidativo.
Durante anos os EUA têm andado a passar a mão no lombo da Índia para os manter afastados da China servindo de contrapeso ao avanço Chinês.
O que fez o Trump? Ameaçou os Indianos e os Chineses todos espertos foram logo oferecer-se para ajudar.
Resultado? A Índia está mais próxima da China do que nunca.
Enfim… Os EUA nunca foram de confiança e agora então…